Debate na MTV com Lobão

Autor Mensagem
Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Beleza. Só não espere convencer ninguém usando o seu "interior" como argumento válido. O que é uma verdade absoluta para você, pode ser a coisa mais absurda para outros.
Eu não tento convencer ninguém com idéias pessoais. Eu sempre mostro provas coerentes de tudo que falo e não vai ser diferente por aqui...

Devil Boy
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza
O que eu como.

Você não é uma vegan-bomba? Até onde me recordo das aulas do colégio, vegetais também são espécies de seres vivos...

Abocanhar uma folha de alface não é ser especista também?

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Você não é uma vegan-bomba? Até onde me recordo das aulas do colégio, vegetais também são espécies de seres vivos...

Abocanhar uma folha de alface não é ser especista também?

Putz... Eu já discuti isso por aqui umas trocentas vezes, sabe? Aliás, isso tá na ponta da língua de qualquer vegan... Mas, para resumir, animais sentem dores, vegetais não. Vegetais são para serem comidos, animais não. Especista a lot... =)

Devil Boy
Veterano
# ago/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Zuzza

Então o argumento contra o consumo de carne não é de "especismo", afinal especismo por especismo, você também é especista.

Isto é, você também acha que existem espécies que devem ser subjulgadas pelo homem. Por consequência, a vida delas não vale a tanto quanto a do homem.

Mas, para resumir, animais sentem dores, vegetais não.

http://i272.photobucket.com/albums/jj184/ZombieBassist/Gifs/babypizza. gif

Chá de Uva
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza

D: então vc ñ come vaca,frango, peixe??? D:

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Então o argumento contra o consumo de carne não é de "especismo", afinal especismo por especismo, você também é especista.

Isto é, você também acha que existem espécies que devem ser subjulgadas pelo homem. Por consequência, a vida delas não vale a tanto quanto a do homem.

Visto por este lado, sim
Eu sou contra sofrimento para qualquer espécie. Isso me dá o direito de defender animais, não plantas.

Chá de Uva
D: então vc ñ come vaca,frango, peixe??? D:
Não. Nem porco, nem cavalo, nem linguiça, nem salsicha, nem nuggets, nem leite, nem mel, nem ovos, nem uso couro, nem gelatina, nem palito de dentes que derrubem a floresta amazônica, etc, etc... =D

Chá de Uva
Veterano
# ago/08 · Editado por: Chá de Uva
· votar


Zuzza
Não. Nem porco, nem cavalo, nem linguiça, nem salsicha, nem nuggets, nem leite, nem mel, nem ovos, nem uso couro, nem gelatina, nem palito de dentes que derrubem a floresta amazônica, etc, etc... =D


q triste D:

[/edit
mas...peraí o/ vc ñ come os palitos =O.....vc palita os dentes....o.o a ñ ser q vc coma eles =O omg /piada sem graça]

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Chá de Uva
q triste D:


hahahah

Chá de Uva
Veterano
# ago/08 · Editado por: Chá de Uva
· votar


ñ matem os macacos D:

e ñ comam os cavalos D:

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Chá de Uva
q triste D:
Os animais não acham. =)

mas...peraí o/ vc ñ come os palitos =O.....vc palita os dentes....o.o a ñ ser q vc coma eles =O omg
Eu como, na verdade. É que nós, veganos, temos que tirar a proteína de algum lugar, né?

Chá de Uva
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza
Eu como, na verdade. É que nós, veganos, temos que tirar a proteína de algum lugar, né?

com td o respeito......

isso sim eh triste D:

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Chá de Uva
com td o respeito......

isso sim eh triste D:

É triste na hora de sair, eu acho. =P
haha

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza
jsahauah

Chá de Uva
Veterano
# ago/08 · Editado por: Chá de Uva
· votar


Zuzza
Sim '-'

aheoaEOuaHOUE

(ai ja vai pro tópico do cocô [propaganda xD] ...)

Chá de Uva
Veterano
# ago/08 · Editado por: Chá de Uva
· votar


ñ me imagino sem carne '-'



triste D:


vo dormi...

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Chá de Uva
(ai ja vai pro tópico do cocô [propaganda xD] ...)
ñ me imagino sem carne '-'
Nossa... E eu não imagino como era minha vida antes de ler teu tópico... Excelente, viu? Minha vida mudou.

Chá de Uva
Veterano
# ago/08 · Editado por: Chá de Uva
· votar


eh...

...eu causo esse impacto nas pessoas....


trauma '-'

( damn it!....acabei com esse tópico =[)

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza

Mas olha só: se o próprio professor te chamou depois, é sinal de que ele foi capaz de reconhecer o teu avanço. Ou seja, ele soube separar a idéia da pessoa, não ficou te olhando para sempre como "aquela idiota". Isso é que é importante na discussão, saber que podemos ser amigos mesmo de pessoas com opiniões diametralmente opostas às nossas (em certos assuntos, obviamente).

No mais, o argumento do "especicismo" não é válido. Você pode até falar que não suporta o sofrimento de outro ser, mas essa de chamar os outros de especicista não cola. Afinal de contas, todos são especicistas, apenas uns usam critérios diferentes de outros para determinar o que torna algum ser "superior" ao outro. Sugiro fortemente que você troque esse discurso por outro mais rigoroso - dizer simplesmente que você não tolera o sofrimento de outro ser me parece de bom tamanho. Ficar chamando os outros de especicista sendo você mesma uma especicista (somente com critérios diferentes) não me parece muito convincente.

Fico esperando a tua lista, ela pode ser muito esclarecedora... para nós ou para você.

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Mas olha só: se o próprio professor te chamou depois, é sinal de que ele foi capaz de reconhecer o teu avanço. Ou seja, ele soube separar a idéia da pessoa, não ficou te olhando para sempre como "aquela idiota". Isso é que é importante na discussão, saber que podemos ser amigos mesmo de pessoas com opiniões diametralmente opostas às nossas (em certos assuntos, obviamente).
Essa é a idéia. Provar que tudo depende da gente... Do nosso esforço pessoal. Temos que ter paciência, saber escutar e saber argumentar coerentemente.

No mais, o argumento do "especicismo" não é válido. Você pode até falar que não suporta o sofrimento de outro ser, mas essa de chamar os outros de especicista não cola. Afinal de contas, todos são especicistas, apenas uns usam critérios diferentes de outros para determinar o que torna algum ser "superior" ao outro. Sugiro fortemente que você troque esse discurso por outro mais rigoroso - dizer simplesmente que você não tolera o sofrimento de outro ser me parece de bom tamanho. Ficar chamando os outros de especicista sendo você mesma uma especicista (somente com critérios diferentes) não me parece muito convincente.
O termo especista, como vc bem sabe, não pode ser colocado para ser humano nenhum, visto que todos somos, realmente especistas. Isso é um fato óbvio. Eu uso o termo especista quando vejo as pessoas colocando a espécie humana explicitamente em primeiro lugar, não havendo critérios para nada, como o Dr aí fez questão de ressaltar. Todos somos especistas e, quando eu uso a palavra especista, não estou julgando absolutamente a pessoa como um todo (por atitudes gerais) e sim uma certa atitude incapaz de me dar a vontade de responder adequadamente, visto o total absurdo dito. Eu não chamo de especista ninguém que tenha argumentos válidos e que não apelem ao terrorismo, como é o seu caso e o caso do Devil Boy.
Deu pra entender?

Fico esperando a tua lista, ela pode ser muito esclarecedora... para nós ou para você.
Exato. Eu tenho uma lista parcialmente pronta, tentando colocar tudo que eu vivencio na minha vida acadêmica e que me dizem ser impossível de ser substituído. Se vc quiser me citar algum exemplo mais relacionado à sua área para que eu possa tentar achar alguma alternativa, ou não, eu agradeceria. =)

ZXC
Veterano
# ago/08
· votar


Oh...oh...que diversão...tem boi na linha...ahahahaha

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza
O termo especista, como vc bem sabe, não pode ser colocado para ser humano nenhum, visto que todos somos, realmente especistas.

Heheh, exatamente. Por isso, acho que não faz sentido ficar falando isso com os outros, porque é incoerente. E é o tipo de argumento que desvirtua toda a discussão, sendo que seria completamente necessário, já que você TEM argumentos melhores. Isso me lembra muito certos políticos, que apontam para qualquer adversário e dizem coisas como "demagogo", "populista" ou "neo-liberal" e depois fazem exatamente as mesmas coisas quando chegam no poder.

Acho que você simplesmente dizer que não tolera o sofrimento dos animais é muito mais claro, auto-explicativo, e sem os ares de "sou ativista natureba" do termo "especicista".

e vc quiser me citar algum exemplo mais relacionado à sua área para que eu possa tentar achar alguma alternativa, ou não, eu agradeceria. =)

Felizmente, minha área não lida diretamente com esses assuntos, embora talvez sirva para produzir ferramentas que um dia podem vir a substituir os testes com animais em certas situações. Sou da computação, e apesar de estar num departamento multi-disciplinar, o máximo de contato que tive com essas questões foram as aulas de ética e um punhado de discussões com algumas pessoas. Mas sei que a computação pode ser aplicada a coisas de outras áreas - por sinal, em algum momento do doutorado eu propus a idéia de simular epidemias e aplicações de medidas anti-epidêmicas (mas ficou só na proposta mesmo).

Sab_Ian
Veterano
# ago/08
· votar


DrBrodsky

Ps: Teria entrado no tópico antes se o título fosse mais esclarecedor.

O tema do tópico é universal para qualquer discussão levantada no programa Debate, que é apresentado pela MTV às segundas feiras, 22 horas. Cada programa, um tema diferente. Eu poderia criar toda segunda feira um tópico referente ao tema do programa, mas estou vendo se o tópico gera discussão. Se eu colocasse o tema do debate no título do tópico, não seria possível discutir outros temas apresentados em programas diferentes. Enfim, acabei vendo que não adianta ter um tópico para vários temas porque ninguém está disposto à procurar pelos posts do tópico um novo tema para ser discutido. Quando houver um tema interessante lançado no programa, eu crio um tópico próprio para isso.

Chá de Uva
Veterano
# ago/08
· votar


caramba '-'

q treta xO

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Acho que você simplesmente dizer que não tolera o sofrimento dos animais é muito mais claro, auto-explicativo, e sem os ares de "sou ativista natureba" do termo "especicista".
Tá certo. Concordo. =)

Felizmente, minha área não lida diretamente com esses assuntos, embora talvez sirva para produzir ferramentas que um dia podem vir a substituir os testes com animais em certas situações. Sou da computação, e apesar de estar num departamento multi-disciplinar, o máximo de contato que tive com essas questões foram as aulas de ética e um punhado de discussões com algumas pessoas. Mas sei que a computação pode ser aplicada a coisas de outras áreas - por sinal, em algum momento do doutorado eu propus a idéia de simular epidemias e aplicações de medidas anti-epidêmicas (mas ficou só na proposta mesmo).
Entendi. Bom, vou mandar o mesmo arquivo q estou fazendo para uma amiga, ok? Espero que englobe algumas coisas relevantes para você, mas está bem específico para a minha área de atuação. Mas, se vc achar que não é esclarecedor e q faltam coisas, é só me falar especificamente que eu dou uma estudada e pesquisada a mais. =)
Depois me passa seu e-mail que eu te mando.. Pra vc e os outros interessados (se existir algum por aqui). =D

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza

Manda para nassubt-geral arroba yahoo ponto com ponto bê erre. ;)

Brigado mesmo. E não é só para mim, é sério, se você quer investir pesado nessa linha de pesquisa, é altamente produtivo ter uma boa descrição de 4 coisas:

1. Onde os métodos alternativos existem e são largamente usados.
2. Onde eles existem mas NÃO são largamente usados.
3. Onde eles não existem, mas podem existir (a sua pesquisa se encaixaria aqui).
4. Onde eles não existem, e dificilmente existirão num futuro próximo (aqui entram "future challenges" e questões em aberto).

Zuzza
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Manda para nassubt-geral arroba yahoo ponto com ponto bê erre. ;)
Marcado... =)

Brigado mesmo. E não é só para mim, é sério, se você quer investir pesado nessa linha de pesquisa, é altamente produtivo ter uma boa descrição de 4 coisas:

1. Onde os métodos alternativos existem e são largamente usados.
2. Onde eles existem mas NÃO são largamente usados.
3. Onde eles não existem, mas podem existir (a sua pesquisa se encaixaria aqui).
4. Onde eles não existem, e dificilmente existirão num futuro próximo (aqui entram "future challenges" e questões em aberto).

Ué, eu quem agradeço o interesse e fico feliz que vc tenha interesse no assunto. =)
Agora, em minha graduação, tenho projetos científicos onde utilizo animais não vivos em minhas pesquisas. Dá um trabalho e um dinheiro gasto a mais, mas vale a pena. Estou tentando achar uma alternativa para um projeto de uma amiga, também... Mas, por enquanto, estou só na expectativa. hehe
É algo que eu ainda não sei se vou querer trabalhar. Seria uma satisfação pessoal, mas é um pouquinho complicado e têm outras paixões pessoais que eu gostaria de trabalhar, também. =)
Por enquanto, consigo achar alternativas para as coisas que eu estudo e para os meus projetos. Mas, talvez, um dia eu siga mesmo essa área.
Estou sem tempo para terminar o que estou escrevendo. Na minha área, mais especificamente para uso de cobaias em cosméticos e aulas práticas (cirurgias, fisiologia), eu já consegui escrever tudo que consegui pesquisar. No entanto, ainda estou engatinhando na parte de indústria farmacêutica, o que, na minha opinião, ainda seria necessário o uso de cobaias (ainda). Entrei em contato com uma universidade americana que não mais utiliza cobaias animais para suas pesquisas pedindo mais informações, visto que eles estudam medicamentos... Ainda estou esperando a resposta. Se vc tiver paciência (eu sei que vc tem... hehe), eu termino isso e te mando em breve. =)
Obrigada pelo interesse. =D

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Zuzza

Valeu sim! EU particularmente acho que, no futuro, o uso de simulações de computador até onde for possível em áreas onde existem preocupações éticas vai se tornar "hot topic". No momento, as simulações ainda são muito limitadas, mas onde existem, são usadas, simplesmente porque são MUITO baratas de usar uma vez desenvolvidas. A idéia de simulações de epidemias veio exatamente de uma aula de ética.

Quando falo sobre a necessidade das cobaias no presente, sempre penso na questão do desenvolvimento de remédios e NOVOS procedimentos cirúrgicos. Como meu prof. era médico, fiquei com a palavra dele de que nessas áreas não existem modelos eficazes que substituam as cobaias - pior, mesmo as cobaias animais são um passo intermediário, sempre tem que haver testes com humanos no final. Acho que é o caso. Mas nada nos impede de, no futuro, poder reduzir esses testes a um mínimo. Não é uma área na qual eu acho que posso contribuir, mas anote aí: acho que se você chegar nesta área na hora certa e com as idéias certas, tem boas chances de se dar bem. A "manha" é chegar num "hot topic" ANTES de ele ser "hot". O problema é que SE der certo, é uma situação onde todos saem ganhando, mas se der errado, é a tua carreira que vai para o buraco... =/

Sab_Ian
Veterano
# set/08
· votar


Vitória dos cientistas. A lei sobre o uso de animais em pesquisas foi aprovada.

Fonte: Folha

Pra quem não acompanhou a discussão do tópico, primeiro post.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


Uso de animais em pesquisas científicas.

Fiquei sabendo que o tema de redação da Unicamp 2009 foi próximo disso.

Chespirito
Veterano
# nov/08
· votar


Vitória dos cientistas. A lei sobre o uso de animais em pesquisas foi aprovada.

tsc tsc tsc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate na MTV com Lobão