Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 16:57
· votar


comportamento social respeitável.

Comer uma banana no momento de estar sofrendo injúrias racistas.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 17:03
· votar


E os criminosos são sempre burros?

Não. Só aqueles que são pegos de uma maneira tão estúpida quanto à do Daniel Alves, sendo gravado perseguindo a vítima, dando 4 ou 5 versões diferentes do estupro, caindo no conto do "vem aqui receber um prêmio" para em seguida ser enjaulado para sempre.

Devo ser burro na sua opinião, né? Por favor, diga que sim. Talvez eu precise dar uma martelada na minha própria mão para você me considerar uma pessoa inteligente. Isso não farei.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 17:13 · Editado por: ProgVacas
· votar


Pedro_Borges

Você é o cara mais sem nexo daqui do fórum.

Não, eu não sou. Tudo o que eu escrevi tem muito nexo. Você que tem uma cognição pífia, estreita, e sem se dar conta se acha genial, quando na verdade não tem mais tempo nessa vida de poder resolver esse seu problema.

É óbvio, mas muito óbvio, que eu na época não saberia que ele estupraria uma pessoa anos depois e jamais poderia usar isso para considerá-lo inteligente ou burro. Você escreveu essa merda três vezes e eu ignorei duas, porque é muito estúpida. Isso sim não tem nexo nenhum. Mas até esse tópico eu nunca havia considerado se ele é uma pessoa inteligente ou não. Acontece que a única razão que me foi apresentada para endossar sua inteligência foi uma atitude que eu considerei idiota: comer uma banana jogada a ele enquanto sofria injúrias racistas.

Vocês acham isso genial. Eu prefiro a atitude do Vini Jr. Mas não o acho inteligente por isso. Aliás não tenho elementos para julgar isso.

Agora, todos nós aqui temos elementos para considerar Daniel Alves burro pra caralho.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 17:16 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Edit

Drinho
Veterano
# 27/mai/23 17:21
· votar


makumbator

O fato é que a atitude do Daniel Alves naquele caso de racismo foi bastante inteligente.

Daniel Alves é um preto bem resolvido, para ele individualmente também acho que seja inteligente, é muito mais tangível no curto prazo você mudar como você recebe a ofensa do que mudar 30 mil pessoas.

Para o grupo é ruim, ele reforça exatamente o que os agressores estão afirmando quando faz isso, ou seja, ele está agindo para perpetuar a cultura e isso é grave, provavelmente ele não deve ter pensado nessa possibilidade.

Para brancos militantes é INFERNAL que possa ter um preto fazendo isso, portanto Daniel Alves foi inteligente de fato.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 17:25
· votar


Pedro_Borges

Leia esse último comentário do Drinho.

Parece ter sido escrito por duas pessoas diferentes, com pensamentos opostos.

Falta de nexo é isso. Tomara que aprenda.

ejames
Membro Novato
# 27/mai/23 17:29
· votar


Drinho
militantes

Diz a verdade aí pra gente Drinho: algum cabeludo do DCE te corneou, né? Ou foi alguma paixão não correspondida?

Todo dia é "militante" pra lá, "militante" pra cá...

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 17:32 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas

Cara o Daniel cresceu na Espanha, ele sabe que nenhum movimento lá vai mudar nada. Só vai ter desgaste. O Roberto Carlos agiu da mesma forma. Vi uma entrevista com o Guardiola, espanhol, que apoia os movimentos anti-racistas, mas que diz que nada mudará. Ele sabe o que está falando.

Aqui no Brasil é diferente e estamos alguns anos luz à frente deles. Aqui há leis severas, há delegacias especializadas, há os instrumentos judiciais agindo, há ânimo do povo em combater, as federações e confederações estão comprometidas com a causa. Lá não tem nada disso.

É bom ir lá ganhar dinheiro, sim, mas deixar eles pra lá com os costumes deles e o nazismo enraizado e voltar com as panturras cheias de dinheiro. É isso o que importa. Ir naquela porra sacrificando infância, convívio familiar e social só tem essa justificativa.

Nos países Árabes os caras não podem nem fazer o sinal da cruz, não podem tomar nem cerveja sem álcool e mesmo assim aceitam isso numa boa, sob o pretexto de está ganhando dinheiro. E isso é o que fez Daniel e Roberto Carlos. Levanta bandeira na Arábia contra os costumes deles?

Se o Vinícius Júnior quiser ser um mártir e consertar a Espanha, que seja, mas deve saber que isso o tirará do seu foco e poderá comprometer até sua saúde mental. Alguém precisa mostrar essa opção pra ele, pelo menos, e não apenas deixá-lo entregue a um grupo classista que luta por um bem, é verdade, mas que só ver um lado da moeda.

Pelé foi tangenciado a ser um mártir da causa negra, mas disse que sua luta pela raça era de outra forma e o fez se fazendo brilhar e abrindo caminho com sua luz. Cada um faz do seu jeito. Queriam a todo custo que ele fosse um líder de movimento. Se assim o fizesse talvez se tornasse um Martin Luther King, mas jamais o maior jogador de todos os tempos, que era seu objetivo pessoal. E o Lelo Mig não teria tanto orgulho da galeria de troféus do Santos.

Eu ainda prefiro que o Vini Jr. saia da Europa com algumas bolas de ouro, e tem talento pra isso, com os alforjes cheiros de dinheiro e com uma medalha de hexacampeão pelo Brasil do que apenas dando nome a uma lei espanhola.

Aceita discutir as coisas de forma adulta e compreensiva sem vitimismo e proselitismo.

Agora, vá pra uma discussão saudável. Manifeste-se sobre meu último post no tópico da gramática.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 17:40
· votar


Pedro_Borges

O que eu disse aqui algumas vezes é que sou petista filiado. Isso não quer dizer nada em relação ao que estamos conversando.

Também não coloco minha inteligência na conversa. Aliás, dentro das minhas exigências para considerar uma pessoa inteligente eu mesmo não me encaixo.

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 17:43
· votar


ProgVacas

Comer uma banana no momento de estar sofrendo injúrias racistas.

O que ele devia fazer? Pedir um mic e fazer um discurso? Postar no Twitter? É o que deu pra fazer na hora naquela situação, e veja que ele foi tão rápido que nem atrasou o jogo, foi possível bater o escanteio sem atrasos.

Drinho
Veterano
# 27/mai/23 17:51
· votar


Falta de nexo é isso.

Ou foi alguma paixão não correspondida? Todo dia é "militante" pra lá, "militante" pra cá...

PT está boiando…
ptames entendeu bem…

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 17:59
· votar


makumbator

O que ele deviria fazer eu não sei. O que eu faria... Nem posso imaginar. Mas eu não comeria a banana e repudiaria qualquer tentativa de capitalização em cima disso, como o Somos Todos Macacos.

Mas enfim... Você acha que ele é inteligente só por isso?

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 18:07
· votar


ProgVacas

Editei lá. Acrescentei mais ideias e deixei no objetivo da discussão. Releia.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 18:11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Agora o que me causa estranheza é o fato de na Europa ter tantos brancos com jeitão de macaco albino, o goleiro alemão de 2002, Oliver Khan, o Haaland e tantos nórdicos e eles não os xingam de macacos. Deveriam fazer uma auto crítica.

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 18:11 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
e repudiaria qualquer tentativa de capitalização em cima disso

Mas ele capitalizou em cima disso? Pergunta honesta. Não me lembro disso ter acontecido. Outro detalhe é que ele nem deve ter pensado nisso na hora, foi realmente muito rápido.

Mas enfim... Você acha que ele é inteligente só por isso?

Vc está confundindo achar inteligente a atitude dele naquele caso específico com atestar a inteligência do cidadão de maneira global. Pessoas inteligentes podem ter atitudes específicas burras, e o contrário também. Principalmente quando a pessoa se depara com situações extremas, estressantes ou totalmente fora da área de conhecimento e costume dela. Ou pra vc todo mundo que é inteligente o é em todos os momentos da vida em absolutamente todas as situações?

Vc está achando que a gente deu uma certificação Mesa pra ele só por falar daquela atitute rápida? Tremendo exagero, não acha?

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 18:18 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


makumbator

Não adianta, o PV tem o giclê invertido. Ele tem mais habilidade em marcha ré do que progressivamente. A luta é inglória, Makumba!

Wanton
Veterano
# 27/mai/23 18:43
· votar


Pedro_Borges
brancos com jeitão de macaco albino

George W. Bush.

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 19:10
· votar


makumbator
Pedro_Borges

Concordo que a atitude do Daniel Alves, no episódio da banana, foi reflexo, rápido, sem pensar para fazer. Porém, como um humorista, a chamada "tirada", acho que o ato simples e até zueira, foi impactante e bastante significativo. Sim, teve o mesmo peso de mostrar a bunda ou chacoalhar o pau, porém, sem ser ofensivo, sem correr risco de uma expulsão. Foi desconcertante.

Com relação ao Viní Jr, acho que ele têm o direito de ficar puto, tocar o foda-se, chamar juiz, apontar o agressor, meter a boca na imprensa. Mas não confundo o direito dele com algum dever. Os pretos não devem cobrar dele que ele sirva como um martir da causa. Ele têm o direito de abraçar, se assim o desejar... ou, apenas comer uma banana e bater o escanteio.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 19:14 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator

Mas ele capitalizou em cima disso?

Não. Venderam camisa com a frase "somos todos macacos" estampada. Eu repudiaria isso.

a gente

Não. Quando respondo a você é especificamente por causa dos seus comentários. Não misturo você com os outros. Sou personalista. Não lhe considero um inepto intelectual.

Vc está confundindo

Não. Eu não estou confuso. Estou bem atento. Sei bem o que cada um escreveu e também o que estou escrevendo.

Ou pra vc todo mundo que é inteligente o é em todos os momentos da vida em absolutamente todas as situações?

Jamais. Não sou extremista. Sou uma pessoa bastante ponderada.

Tremendo exagero, não acha?

Exagero é achar que endossar racismo é ser antirracista. Quando ele comeu a banana não calou a boca de ninguém, pois continuaram com os insultos, no próprio jogo e, como se viu, nos jogos futuros.

Pedro_Borges

Releia

Te manca, mané. Vou reler merda?

PEGUEM A VISÃO:

Agora o que me causa estranheza é o fato de na Europa ter tantos brancos com jeitão de macaco albino, o goleiro alemão de 2002, Oliver Khan, o Haaland e tantos nórdicos e eles não os xingam de macacos. Deveriam fazer uma auto crítica.

Quer dizer que os pretos com o fenótipo de Oliver Kan parecem macacos? Manos... Manos!! Diante de seus olhos!

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 19:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Eu já falei aqui, alguma vez, que eu era descendente de espanhóis?

Era tudo mentira, tá! (Miguez é sobrenome Indonésio)

https://www.msn.com/pt-br/tv/novelas/influenciadora-faz-blackface-ao-t entar-apoiar-vini-jr-ap%C3%B3s-caso-de-racismo-falha-e-web-reage-f%C3% A3-ou-hater/ar-AA1bJfif?ocid=msedgntp&cvid=80ccd3f283ef4d0b806566d8b04 be02f&ei=9

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 19:45 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas
Exagero é achar que endossar racismo é ser antirracista.

Mas ele fez isso ao comer a banana? Vc acha que ele reforçou? Eu acho que não.

Uma vez um americano comentou em um vídeo meu que achava que eu gostava muito de melancia (que é um estereótipo alimentar de negros nos EUA). Respondi rindo que não curtia tanto, mas realmente adorava frango frito (que é um estereótipo alimentar ainda mais forte para negros dos EUA). Ele nem respondeu mais nada. Foi uma tiradinha simples em um comentário bobo de internet. Não podia mudar a cabeça do cara em uma seção de comentários de YouTube. Eu poderia ter bloqueado e até apagado o comentário, mas deixei lá. Vou fazer o quê? Chamar a polícia internacional da internet?

Quando ele comeu a banana não calou a boca de ninguém, pois continuaram com os insultos, no próprio jogo e, como se viu, nos jogos futuros.

Mas discursinho em nota oficial, faixa no meio do campo contra o racismo e aviso no sistema de som também não impediu novos episódios, pois tudo isso já foi feito antes. E aí? Pra mim essas coisas midiáticas soam muito como sinalização de virtude, o famoso jogar pra galera. Os ultras espanhóis nos estádios vão continuar a gritar mono (ou tonto, pra disfarçar). Talvez a tirada de comer a banana (metaforicamente) seja o possível a ser feito.

Drinho
Veterano
# 27/mai/23 19:49
· votar


Lelo Mig

Eu já falei aqui, alguma vez, que eu era descendente de espanhóis?

Sim, também disse inclusive que sua família é uma das maiores produtoras de Jamón Ibérico e uvas para Vinho do Porto.

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 19:51
· votar


Drinho

Aposto que o Lelo é parente do Generalíssimo Franco.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 19:54
· votar


ProgVacas
Quer dizer que os pretos com o fenótipo de Oliver Kan parecem macacos? Manos... Manos!! Diante de seus olhos!

Cristóvão Colombo, como tu navega, hein? Ai Deus, ai céus!!! Esse cara é um teatro!

Lembrei-me do causo em que a esposa sempre achava cabelo de mulher nas roupas do marido, quando ele chegava do trabalho. Até que certo dia ele pediu para que suas colegas de trabalho não passassem perto dele. Chegando em casa a esposa não encontrou nenhum fio. Então ela bradou forte: - Tu tá tendo um caso com uma mulher careca, seu safado!

Professor, tu leciona em três lugares, tá estressado. Em julho dá um pulinho no Araguaia, vem conhecer as belezas naturais e faz umas pescarias, paga um barqueiro pra te levar nos lagos adjacentes, leva umas sungas, toma um sol, leva umas picadas de mosquito, toma umas cervejinhas geladas, come uns peixes assados. Esse negócio de antidistônico, carbonato de lítio, alprazolam, essas coisas não podem se tornar de uso permanente, não.

ProgVacas
Membro Novato
# 27/mai/23 20:05
· votar


Pedro_Borges

Mas se você acha o Oliver Kan parecido com um macaco albino... Não entendo por que, sob essa ótica, seria diferente com um preto.

Quem escreveu isso foi você mesmo, cara.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 20:09 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas
Não entendo por que, sob essa ótica, seria diferente com um preto.


Aí o racismo por ilação é fruto da tua cabecinha, fessor!

Na verdade o Haaland eu acho mais parecido, inclusive com aqueles macados japoneses que ficam no lago termal, perto de Tóquio.

Meu caro, achar parecido ser humano com animais, por si não é racismo. Muitos de nós temos semelhanças com faces de cavalos, cachorros, macacos, gatos. Tem até estudos que mostram que os cachorros tendem a parecer fisicamente com seus donos. O Marcos dos Santos, por exemplo, tem cara de Makumbator.

Ofensa é propagar essa semelhança de forma pejorativa com o intuito de depreciar a pessoa e se essa ofensa for em relação a uma raça humana essa ofensa é racismo. Portanto eu posso dizer que você tem cara de um beija-flor e isso ficar no campo da ofensa - embora penso que iria gostar. O Oliver Kan pode me processar se eu usar isso ofensivamente e direcionado a ele, porém não como racismo.

Vai lá no tópico da gramática, aproveita e tira dúvidas com a esposa. Quero saber se minha propositura lá está correta, ou não.

Drinho
Veterano
# 27/mai/23 20:43 · Editado por: Drinho
· votar


Pedro_Borges

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRgEEb8ZVcL1woaSv kzjKRLtRM2REL2aQ2Kh1NCDX11Hg&s

Eu entendi o que você falou e não tem nenhuma insinuação racista. Não tem jeito, todo cuidado é pouco com petista/psolista e simpatizantes.
Para saírem te incriminando e fazendo drama é 2p, além do que é bom ter cuidado no Brasil porque cada vez mais precisa de menos para ser incriminado, se o humorista já tá tomando no rabo, imagine o adversário político dessa gente.

O usuário PT claramente está se esforçando para insinuar uma coisa enquanto tenta afirmar outra.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 21:56
· votar


Drinho

Verdade, ele sempre tá procurando chifre em cabeça de égua, sendo que ele é vaca, deveria procurar na própria (com todo respeito à senhora dele, que nada tem a ver com isso!).

Ele ficou um tempão aqui no fórum procurando nos meus posts uma frase minha que pudesse me imputar racismo. Nunca encontrou. Agora fica distorcendo minhas palavras pra ver se cola. É uma figura! Se encostar na barriga ele cai alegando que foi uma cotovelada no nariz. Gabigol foi aluno dele. O mundo tá cheio desse tipo. Fazer o quê, o código penal não tem previsão pra esses casos.

Wanton
Veterano
# 27/mai/23 22:08
· votar


Quando eu começo com os papos sérios, os caras peidam.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 22:46
· votar


Wanton

O que você disse se aplica a todas as situações em que há uma pessoa inferiorizada em relação ao grupo ou à sociedade e não apenas à questão racial ou espectro político. O problema é que você só vê as coisas por esse prisma político/ideológico.

Todos nós, branco ou preto, índio ou amarelo, não importa, estando em condições inferiores temos que nos submeter às regras ditadas senão não temos chances, principalmente na relação rico/podre, família sem tradição/família com tradição, conhecido/desconhecido.

Eu cheguei nesta cidade que moro, com 16 anos, com uma mala nas costas, daquelas antigos de Duratex, lembra? Fui morar em república, estudar e trabalhar. Se eu fizesse qualquer merdinha, por menor que fosse, as portas se fechavam.

Eu não tinha família, nem parentes. Com certeza já seria taxado de pivetinho. Eu tinha que ser certinho e cortêz. Namorar com moças de família, nem pensar. Cadê suas referências? Eu sabia que minha chance era ser pianinho mesmo.

Isso acontece com todo mundo nessas condições. Como se diz, o filho do pobre só tem uma coisa, o nome. O filho do rico não, pode ter passagens que não importa, tem família, sobrenome, etc. etc. E foi assim que pude sair do nada para alguma coisa, que não é lá muita coisa, mas pelo menos conquistei respeito no meio onde vivo e opero.

Portanto, isso não é de raça, é de classe social e até mesmo de localização. Se eu continuasse onde eu nasci não passaria por nada disso, pois família e referência eu tinha, mas a região não oferecia futuro na época. Meu pai, com oito filhos, não tinha condições de dar casa e conforto onde cada um fosse se aventurar.

Lembro que a primeira moça de família que namorei, me dizia que eu era "muito certinho", isso num tom de irritação, sugerindo que eu fosse um pouco carga torta. Eu respondi que ela poderia ser, eu não. Você com certeza nunca teve essas dificuldades.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito