Crenças comuns à maioria dos Bruxos

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


há uma severa advertência de perda de salvação para quem mudasse o que está escrito na Bíblia
ahahahah, severa advertência...

Basser-Shelter
Tu sabe a época em que a WICCA foi reconhecida como religião?

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Pati Cobain

Me dá seu endereço e CEP que eu te mando uma.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

ahahahah, severa advertência...

Leu?

Pati Cobain
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Sério? Ôó

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Pati Cobain

Sério.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Pati Cobain

Até pago o frete.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Tenho uma Bíblia muito boa que tá velha (começo de 2006 mas tá muuuuuuito gasta; sabe como é, uso pouco...), e quando for comprar posso comprar uma igual pra você pra te dar.

Pati Cobain
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Te mandei uma mensagem pelo perfil ^^
Quanto ao preço a gente combina, não pode sair no prejuízo nao heheh

Valeeewww =D

ZXC
Veterano
# jul/07 · Editado por: ZXC
· votar


Pardal
Não me refiro a veracidade da essência da história, mas sua descrição feita por milhões de mãos. Nada se perdura intacto por tanto tempo amigo.Quando chegou a ser escrita, ela já era lenda. Que me desculpe
Josh McDoweell ...mas eu não acredito.
Então, foi mal, mas o que você diz é ridículo
Mas não se preocupe, não é por causa disso que vou achar o que tu fala ridículo, vou ler a bibliografia que aconselhou....sou aberta para novas ideologias comprovadas. Por isso gosto daqui, não há discussões e sim diálogos coerentes e agradáveis.
:)

Zé Vítor
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

Que negócio é esse de "não são utilizadas nenhuma droga ou são feitas orgias sexuais"?

Qual é a graça desse negócio então?

LeandroP
Moderador
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Pardal

Quem escreveu o antigo Testamento, e em que época foi escrito?

Entre Moisés e Jesus temos aí, aparentemente uns 1500 anos.
Quantos anos temos aproximadamente entre Abraão e Moisés?

Não duvido daquilo foi escrito, re-escrito e novamente escrito na bíblia. Acredito que muitas coisas são simbólicas, alegóricas e que não podemos ser tão fundamentalista ao interpretar as escrituras. A arqueologia afirma que a origem do homem não é como está na gênese, não literalmente. Não posso ser tão fundamentalista diante das evidências do homem de Neandertal, do homem de cro-magnon, que curiosamente enterrava seus mortos, antes mesmo de surgir o tal de Adão. Se observar bem, verá que os homens da época de Noé por exemplo, não tinham sequer um calendário, e contavam o tempo de forma errada... ou viviam mesmo 900 anos?!

Kobberminer
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Quem escreveu o antigo Testamento, e em que época foi escrito?

Posso responder, mas antes me diga qual seu grau de conhecimento em Religião? (sem zoeira, responde de boa)

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Kobberminer

Não sei cara. Como se mede isto????

Kobberminer
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci

Tipo... voce já leu toda a Bíblia?

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Kobberminer

Sim. Algumas vezes.

Kobberminer
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci

Bem, a Bíblia não foi escrita apenas por uma pessoa, sim por várias. Isso todo mundo já sabe, porém muita gente acredita que foi tudo numa mesma época. A Bíblia nada mais é do que a história do povo judeu, pois se voce tirar todos os milagres (ou analisá-los de forma crítica), verá que não muda muito de uma história comum.

Os milagres foram formas dos homens explicarem os fenômenos que não compreendiam, seguindo a precária lógica dá época. Se você e perceber, a quantidade de milagres que vão ocorrendo na Bíblia no decorrer dos livros, desde o Gênese até o Apocalipse, vai diminuindo. E também Deus vai se mostrando cada vez menos presente na vida das pessoas, se tornando quase isolado a partir do exílio dos judeus na Babilônia.

Gênese: Moisés
Êxodo: Moisés
Levítico: Moisés e os primeiros Sumos-Sacerdotes
Números: Primeiros Generais do exército hebreu
Deuteronômio: Moisés

Livro de Josué: historiadores da época
Livro dos Juízes: historiadores da época
Livro de Rute: cronistas da época

Livros de Samuel: historiadores da época

Livros dos Reis: historiadores da época
Livros das Crônicas: cronistas da época
Livro de Tobias: escritores da época

Livro de Jó: o próprio Jó
Salmos: Davi e poetas da época
Provérbios: sábios da época
Eclesiastes: filósofos da época
Cântigo dos Cântigos: Davi
Livro da Sabedoria: sacerdotes da época
Eclesiástico: sacerdotes da época

Todos os livros dos Profetas: foram escritos por eles mesmos, com exceção de Elias e Eliseu, que não deixaram escritos, e que historiadores contam seus feitos pelo Livro dos Reis

Livro de Judite: escritores da época
Livro de Ester: escritores da época

Livros de Esdras e Neemias: historiadores da época
Livros dos Macabeus: historiadores da época

Assim fecha a Antigo testamento, este último livro apenas foi terminado em 134 d.C. O que nós conhecemos como "Bíblia" foi uma coletânia (ou melhor dizendo, uma peneira) dos livros religiosos da época conclu´da apenas na Idade Média. O resto foi escondido e catalogado numa famosa lista chamada Index, os "Livros Proibidos", dos quais vem aquela história de das páginas serem envenenadas para todos os que fossem curiosos morreriam ao abri-los e folheá-los

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07 · Editado por: Basser-Shelter
· votar


cliquei antes sem querer =/

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Primeiro, as premissas que você postou na primeira página foram, sinceramente, feitas recentemente. Não são a coletânea de princípios anteriores a Cristo. E a religião cristã nada mais é do que a continuação do relacionamento entre Deus e o homem que existe desde que o ser humano foi criado: ou seja, o cristianismo é, sem dúvida, a primeira religião que existe. Muito antes de os homens se esquecerem de Deus e começarem a inventar moda. Não me leve a mal, mas talvez você não conheça muito o cristianismo para citá-lo dessa forma.

claro que são novas, pq nossa religião muda e se adpta aos tempos, e não podemos ignorar as outras religiões, mas sim tentar entendê-las e respeita-las, e não é o fato de não acreditar num Deus que fica sentado num trono dando ordens dizendo quem vive e quem morre que nos torna anticristão, muito pelo contrario acreditamos num Deus unico, mas que vive em cada um de nós nos tornando deuses também pq nós somos a continuação dele e eu sei mais do que vc imagina sobre o cristianismo e as suas imposições.

Segundo, algumas práticas neste mesmo primeiro post se referem a uma cultura ou outra, por exemplo: o círculo é tomado como local de adoração, mas isso não é universal: outras pessoas veneravam em volta de árvores, nas florestas, nas montanhas, à beira de lagos etc... e acaba que a wicca é apenas a escolha de práticas de culturas exóticas.

a wicca é um conunto de praticas de antigas religiões, antigas formas de cultuar deuses que só mudam de forma mas possuem a mesma essencia, existem varios seguimentos de wicca, muitos baseados na mitologia celta outros baseados na mitologia romana e por aí vai.

Terceiro: se a wicca é religião, não é exclusivista. Nada contra isso. Mas sem dúvida a wicca é contra o Deus cristão, assim como é para todo Deus de religião exclusivista: Se o bruxo não adora o Deus cristão, ele já está sendo contra Ele. Além do mais, segundo o cristianismo, só existem dois seres que são adorados pelos homens: Deus e satanás. O cristianismo entende que, como só há um Deus, os homens que não adoram esse Deus só podem estar adorando outra coisa. Sabendo que satanás milita contra nossas almas e está muito interessado em não nos ver adorando a Deus, engana a muitas pessoas, não só fazendo-as adorar um deus falso (que é ele, satanás, e nada mais) como também relativisa a religião, como escusa argumenta que não há como provar nada e blábláblá.

nós não acreditamos em Satanás, pelo fato de acreditar-mos no ciclo natural da vida.

Quarto: Não, nenhum dogma cristão foi criado por causa do dinheiro. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, bem disse Jesus. Houveram falhas humanas com relação ao uso do conhecimento de Deus e em nome de Deus pessoas impuseram interesses pessoais. Mas no cristianismo, principalmente o reformado (protestantes tradicionais), pessoas ricas são exortadas a doarem parte de seus bens a pessoas que necessitam.

"e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. João 2:16"

e até onde eu sei pessoas ricas eram delicadamente obrigadas a doar parte da suas terras a igreja, na epoca do feudalismo.

Quinto: respeito sua opção de explicação do mundo sobrenatural, mas discordo, claro. Acho muito interessante no sentido de que as pessoas fazem de tudo, mas sempre procuram o sobrenatural. Mesmo os céticos tem fé no ceticismo.

e qual religião não procura respostas no sobrenatural, o Deus cristão é o q???

ZXC
Tu sabe a época em que a WICCA foi reconhecida como religião?

foi o Gardner quem refez a wicca, mas as praticas são baseadas pricipalmente na religião celta.

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Zé Vítor
Que negócio é esse de "não são utilizadas nenhuma droga ou são feitas orgias sexuais"?

Qual é a graça desse negócio então?


nas praticas celtas antigas fazia chá de maconha ou fumava maconha, mas depois que foi descoberto o mal feito aos nervos, não foi mais usado hehe

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Kobberminer

Só faltou uma "linha do tempo". (tô de onda).

É isso aí. Ótimo post.

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


vou dar uma estuda no que eu tenho aq e postar um topico sobre introdução a wicca e como nós vemos as outras religiões, citarei alguns livros e links também.

Guitar_L
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
Fogueira em todos eles!!!!
HUASuhasuhasuhasuhasuhaushuashusahuhsauhasuhasuhas Kebrou as 2 pernas uhashusauhasuha

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

Convicção na reencarnação sendo uma seqüência lógica do ciclo de vida, morte e renascimento, sem presença de karmas, e sem um intuito evolutivo, apenas com o objetivo de viver, já que viver é a razão de nossa existência.

Mas o fato de nascer, morrer e renascer, de uma certa forma, não é evoluir? Não digo como intuito, porque também concordo que viver é a razão da nossa existência, mas que é uma conseqüência natural de todas essas existências.

anonymous4
Veterano
# jul/07 · Editado por: anonymous4
· votar


Bog
A ciência é racional, mas nem tudo o que é racional é científico. Exemplo: a ética não é científica, mas é racional. Eu sempre tento substituir a moral pela ética.

E nada disso transforma a ciência em religião.



Cara, tava lendo ainda hoje um livro do Huberto Rhoden onde ele define Moral como sendo racional e a ética como sendo metafísica. Não que eu concorde com tudo que ele fale, mas achei interessante ele ter posto dessa forma.

Não sei porque a dificuldade de se aceitar a ciencia como uma forma de religião. Todo mundo sempre gosta de criticar os Árabes e os Cristãos em suas intermináveis "guerras santas".
Mas ninguém se lembra de que Cientistas e Religiosos vem se degladiando a muito tempo também.
Pra mim, a posição que muitos cientistas tem assumido diante da ciencia é quase que puramente religiosa. "Se a ciencia não diz, eu não faço."
Mas beleza, se tu não concorda com esse ponto de vista, beleza. Eu aceito man! É uma questão bem pessoal mesmo.
Abraços.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4

Estranho mesmo, porque até onde vão as definições da filosofia, Moral são regras que as pessoas seguem, passadas pela família ou comunidade, e instituições como igreja, escola ou a mídia em geral. A Ética é a disciplina filosófica que tem a Moral como objeto de estudo. Ou seja, a Moral tem mais a ver com tradição e com o pensamento comum. A Ética é racional, pois questiona a Moral...

O fato de alguns cientistas viverem se quebrando com religiosos não diz nada sobre a ciência ser uma religião. Existem e existiram muitos cientistas religiosos, por sinal.

"Se a ciencia não diz, eu não faço."

Aí é que tá, eu não conheço um único cientista que pense dessa forma!!! E conheço vários cientistas, até porque é a minha profissão.

Olha, tirei do dicionário algumas definições para o termo "religião":

culto prestado à divindade;
crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;
reverência às coisas sagradas;
observância dos preceitos religiosos;

A ciência não tem nada disso! Por isso continuo me perguntando o que é que torna a ciência uma religião.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter
gostei do rumo que isso aqui tomou, pelo menos vejo que as pessoas respeitam, pelo menos aqui, é dificil ser de uma religião diferente num lugar onde prevalece o cristianismo, onde o preconceito ainda é muito grande, não só com a religião.

Acho que nesse forum prevalece qualquer coisa menos cristianismo.
Acho que prevalece mais a ignorância frente as religiões mesmo. Isso de forma geral.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Estranho mesmo, porque até onde vão as definições da filosofia, Moral são regras que as pessoas seguem, passadas pela família ou comunidade, e instituições como igreja, escola ou a mídia em geral. A Ética é a disciplina filosófica que tem a Moral como objeto de estudo. Ou seja, a Moral tem mais a ver com tradição e com o pensamento comum. A Ética é racional, pois questiona a Moral...

Eu conferi aqui pra ver se não tava falando merda, mas não foi equivoco não, Inclusive tem uma frase dele aqui:

"Filosoficamente falando a moral é produto do Ego; o maior ateu pode ser moral - mas nenhum ateu pode ser ético, porque a ética é do Eu, é um transbordamento espontâneo da mística, e a mística é impossível sem a experiencia de Deus."


O fato de alguns cientistas viverem se quebrando com religiosos não diz nada sobre a ciência ser uma religião. Existem e existiram muitos cientistas religiosos, por sinal.

Sei, conheço alguns, históricos e contemporâneos. E conheço muitos cientistas ateus, cresci nesse meio. Meu pai é cientista e ateu.

A ciência não tem nada disso! Por isso continuo me perguntando o que é que torna a ciência uma religião.


Eu acho que eu já disse, se não disse foi mal.
Mas eu digo que é uma religião sim, mas não na definição comum da palavra.
Mas não acho que isso vá levar a nada man.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4

A definição comum é mais ou menos desse jeito:

http://www.ufrgs.br/bioetica/eticmor.htm

Seja lá quem for esse autor, já fico com a pulga atrás da orelha só pelo papo sobre Deus e ateu.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

(Só pra salientar, não estou tentando empurrar nada goela abaixo man, to só expondo meu ponto de vista a partir da religião ok. Se tem algo que me irrita são alguns "crentes" que ficam por ae enxendo o saco com argumentos baratos.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_rohden

Esse é o homem ae, ele tem mta coisa de new age e talz, mas tem seus diplomas de filosofia...

Seja lá quem for esse autor, já fico com a pulga atrás da orelha só pelo papo sobre Deus e ateu.

haha por que man? Não é algo que eu goste de discutir também, mas se tu nao curte eu paro.

adnz
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

Que mal pergunte, mas qual sua profissão e de onde você é?

Curiosidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crenças comuns à maioria dos Bruxos