Crenças comuns à maioria dos Bruxos

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


adnz

Sou pesquisador, estou atualmente no Japão.

anonymous4

Tudo muito estranho mesmo. Essa idéia de que a Ética é o estudo da Moral eu já havia lido em algum livro (não me lembro qual era). Quando tive aulas de bioética aqui, a mesma definição surgiu. Como já vi a mesma definição em outros lugares, assumi que era consensual... Não parece ser o caso.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Como já vi a mesma definição em outros lugares, assumi que era consensual... Não parece ser o caso.

não mesmo. Talvez uma definição seja mais jurídica enquanto a outra mais metafísica mesmo.

adnz
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Pesquisador..?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


adnz

Sim, pesquisador. Do tipo que trabalha em um laboratório, tenta inventar coisas, faz PHD, e se desespera porque precisa fazer experimentos e publicar artigos. Cientista, se você preferir. Mas prefiro dizer que sou pesquisador, porque a imagem que muita gente tem por aqui de "cientista" é meio distorcida. Aliás, para algumas pessoas, dizer "sou cientista" já torna o cara automaticamente arrogante. O problema de dizer "pesquisador" é quando pensam que eu trabalho no IBOPE e faço perguntas para as pessoas na rua, ahahahah

adnz
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

Heheh, mas pesquisas relacionadas a que? E tu és aqui do sul?

Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


adnz

Sou curitibano. No mestrado, trabalhei com sistemas baseados em... formigas. Atualmente, minha área de estudo envolve sistemas tolerantes a falhas e inteligência artificial. Estou num lugar estranho, fazendo um PHD com o nome esquisito de "estudos avançados interdisciplinares". Só assim para entender como alguém formado em ciência da computação lê livros de biologia, faz aulas de bioética e propõe um trabalho sobre simulação de controle de epidemias, hahahahaha

Mas já desvirtuamos o tópico...

adnz
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Interessante cara, desculpa as perguntas, mas tive interesse pois li em algum outro tópico alguns comentários teus sobre ciência da computação... Valeu aí pelas respostas.

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Mas o fato de nascer, morrer e renascer, de uma certa forma, não é evoluir?

mas aí ta falando de evolução "material", evolução da especie e tal.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci

Quem escreveu o antigo Testamento, e em que época foi escrito?

Já foi respondido pelo Kobberminer.

Entre Moisés e Jesus temos aí, aparentemente uns 1500 anos.
Quantos anos temos aproximadamente entre Abraão e Moisés?

Não duvido daquilo foi escrito, re-escrito e novamente escrito na bíblia. Acredito que muitas coisas são simbólicas, alegóricas e que não podemos ser tão fundamentalista ao interpretar as escrituras. A arqueologia afirma que a origem do homem não é como está na gênese, não literalmente. Não posso ser tão fundamentalista diante das evidências do homem de Neandertal, do homem de cro-magnon, que curiosamente enterrava seus mortos, antes mesmo de surgir o tal de Adão. Se observar bem, verá que os homens da época de Noé por exemplo, não tinham sequer um calendário, e contavam o tempo de forma errada... ou viviam mesmo 900 anos?![/i]

Pode-se dizer que os crânios dos australopitecos encontrados até hoje são todos, confirmadamente, joelhos de elefantes. à partir de um dente encontrado em escavações, os cientistas criaram a imagem de um homem perdido, reconstruindo sua vida e etc, e depois descobriram que era o dente de um porco. Além do mais, a datação de carbono é incoerente: Segundo ela, os dinossauros foram extintos a 65 mi de anos; segundo a de urânio, a 4 bi, e pela de Rádio, a 345 mi. Em qual você acredita?

Não, não duvido que as pessoas no tempo de Noé vivessem bem mais. Nada impede que Deus queria que fosse assim.

Basser-Shelter

claro que são novas, pq nossa religião muda e se adpta aos tempos, e não podemos ignorar as outras religiões, mas sim tentar entendê-las e respeita-las, e não é o fato de não acreditar num Deus que fica sentado num trono dando ordens dizendo quem vive e quem morre que nos torna anticristão, muito pelo contrario acreditamos num Deus unico, mas que vive em cada um de nós nos tornando deuses também pq nós somos a continuação dele e eu sei mais do que vc imagina sobre o cristianismo e as suas imposições.

Uma religião que muda é diferente de uma religião que segue os mesmos princípios desde o começo e aplica-se a contextos diferentes. Uma religião que muda só pode estar errada. O cristianismo mudou? perguntará você, e eu lhe direi que não; eu lhe direi que muitas pessoas na história se disseram cristãs, mas ser cristão é mais do que professar ser cristão. Além do mais, esse panteísmo que diz que nós somos deuses é vazio. De fato, somos feitos à imagem dEles, conforme a semelhança dEles. Vale lembrar que o Deus cristão é triuno. Nos cristãos Ele está presente pelo Espírito Santo, mas isso não nos torna deuses. Ele opera para que vivamos em santidade e obediência, mas não nos dá divindade, pois Deus não divide Sua glória. E Deus não precisa dar ordem nenhuma: Ele já deu na fundação do mundo. Agora ele simplesmente se encarrega de garantir o cumprimento de Sua palavra.

a wicca é um conunto de praticas de antigas religiões, antigas formas de cultuar deuses que só mudam de forma mas possuem a mesma essencia, existem varios seguimentos de wicca, muitos baseados na mitologia celta outros baseados na mitologia romana e por aí vai.

Então, a wicca é um bando de seitas diferentes ok. Logo não há um consenso, como há no crisianismo. Podem ser parecidas, mas não se opde dizer que possuem a mesma essência.

e até onde eu sei pessoas ricas eram delicadamente obrigadas a doar parte da suas terras a igreja, na epoca do feudalismo.

Sou protestante, então se quer criticar algo em cima disso, fale com um católico.

e qual religião não procura respostas no sobrenatural, o Deus cristão é o q???

Toda religião busca explicações no sobrenatural, óbvio. Mas acho interessante que não haja nenhum povo que tenha, na sua origem negado a existência do sobrenatural. Esse comentário foi para lhe dizer que o teísmo é algo humano, pois o buscar explicações é humano e o teísmo procura dar as explicações.

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Uma religião que muda é diferente de uma religião que segue os mesmos princípios desde o começo e aplica-se a contextos diferentes. Uma religião que muda só pode estar errada. O cristianismo mudou? perguntará você, e eu lhe direi que não; eu lhe direi que muitas pessoas na história se disseram cristãs, mas ser cristão é mais do que professar ser cristão. Além do mais, esse panteísmo que diz que nós somos deuses é vazio. De fato, somos feitos à imagem dEles, conforme a semelhança dEles. Vale lembrar que o Deus cristão é triuno. Nos cristãos Ele está presente pelo Espírito Santo, mas isso não nos torna deuses. Ele opera para que vivamos em santidade e obediência, mas não nos dá divindade, pois Deus não divide Sua glória. E Deus não precisa dar ordem nenhuma: Ele já deu na fundação do mundo. Agora ele simplesmente se encarrega de garantir o cumprimento de Sua palavra.

não a Wicca é uma religião que muda com as mudanças do mundo aceitando as praticas que surgiram com o tempo, não é como o cristianismo que só aceita seus próprios conceitos sobre a vida, desprezando todos os outros sem ao menos tentar entender o pq, condenar o sexo e o uso de preservativos no mundo atual é pura idiotice, é como dizer que a igreja católica quer que os seus fieis morram de com HIV, ideias atrasadas...

Então, a wicca é um bando de seitas diferentes ok. Logo não há um consenso, como há no crisianismo. Podem ser parecidas, mas não se opde dizer que possuem a mesma essência.

primeiro de tudo seita é o nome dado pelos cristãos a religiões que não adoram ao mesmo Deus que ele, assim como o satanismo, a wicca pode ter varias essencias e formas de ser praticada tendo em vista que ela é uma religião baseada nas religiões pré-cristãs, bom cara eu acho que vc nunca ouviu falar do Lilith, pois é tem coisas que a biblia não conta. O unico consenso no cristianismo é se dizer algo absoluto desprezando todas as outras coisas, o cristianismo só é a maior religião do mundo pq foi imposta por quem descobriu e soube se utilizar da polvora, ou vc acha um ato cristão condenar outras religiões, até onde eu sei do cristianismo, existe o respeito ao próximo.

Sou protestante, então se quer criticar algo em cima disso, fale com um católico.

de onde sua crença foi tirada ou o protestantismo não teve suas bases no catolicismo, mudaram apenas algumas coisas, mas continuaram com a mesma hipocrisia.

Toda religião busca explicações no sobrenatural, óbvio. Mas acho interessante que não haja nenhum povo que tenha, na sua origem negado a existência do sobrenatural. Esse comentário foi para lhe dizer que o teísmo é algo humano, pois o buscar explicações é humano e o teísmo procura dar as explicações.

então, nós acreditamso em varios deuses, mas no fundo todos são um só, apenas com uma representação diferente, acreditar na deusa mãe nada mais é do que ver o lado feminino no criador. já que universo é formado por duas grandes energias, positiva e negativa, uma nunca se opondo a outra, mas sim se completando. O Deus completa a Deusa, o homem completa a mulher, mas não de forma sexual apenas.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal

Não quero entrar numa profunda discussão sobre o cristianismo, mas entre as tuas afirmações, esta aqui é a que mais me chamou a atenção:

não há um consenso, como há no crisianismo.

Consenso no cristianismo? Você, como protestante, devia saber que entre as coisas que o cristianismo definitivamente NÃO TEM, um consenso é a mais evidente!!!

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

condenar o sexo e o uso de preservativos no mundo atual é pura idiotice, é como dizer que a igreja católica quer que os seus fieis morram de com HIV, ideias atrasadas...

Os cristãos não condenam o sexo, pois este foi criado por Deus. O que não concordamos é a prática inadequada do mesmo, fora dos parâmetros de amor e respeito ao próximo como indivíduo. Quanto à camisinha, desaconselhamos o uso de preservativos para diminuir o sexo antes do casamento, que é uma prática biblicamente desonrosa e reprovável. A igreja católica, proibindo o uso de preservativos, quer diminuir o sexismo da sociedade.

de onde sua crença foi tirada ou o protestantismo não teve suas bases no catolicismo, mudaram apenas algumas coisas, mas continuaram com a mesma hipocrisia.


Na verdade o protestantismo saiu da Bíblia, da leitura de um monge chamado Lutero, e não da igreja católica. E mudaram muitas coisas. Não acreditamos, por exemplo, que orar para um santo tenha qualquer efeito, além da idolatria de substituir Deus. E lutero não ganhou nada em vida: quase foi morto por acreditar na Bíblia ao invés de nas encíclicas.

já que universo é formado por duas grandes energias, positiva e negativa, uma nunca se opondo a outra, mas sim se completando.

Você acredita em duas energias, eu não. Eu acredito em Deus. E o bem e o mal não se complementam.

o homem completa a mulher, mas não de forma sexual apenas.

O homem é nascido de mulher e a mulher foi criada por causa do homem, sendo assim um não está acima do outro. Isso é 1° carta aos Coríntios capítulo 11. Concordo.

tem coisas que a biblia não conta

Mas a Bíblia deixa bem claro sobre quais princípios devemos viver. Deixa claro também como provar revelações espirituais, ao invés de aceitar qualquer coisa. Sempre que há experiência espiritual há interação; se não houver interação, ou é imaginação, ou é possessão. a Bíblia realmente não conta tudo, mas conta o suficiente.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

Consenso no cristianismo? Você, como protestante, devia saber que entre as coisas que o cristianismo definitivamente NÃO TEM, um consenso é a mais evidente!!!

Minha frase ficou ambígua. O que eu dise é que, como no cristianismo, na wicca não há um consenso.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Pati Cobain

Foi mal, mas não entendo como funciona essa de perfil, mensagens e tal...

manda pro meu e-mail, acho que é melhor

pardal_sparrow_bh@hotmail.com

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Os cristãos não condenam o sexo, pois este foi criado por Deus. O que não concordamos é a prática inadequada do mesmo, fora dos parâmetros de amor e respeito ao próximo como indivíduo. Quanto à camisinha, desaconselhamos o uso de preservativos para diminuir o sexo antes do casamento, que é uma prática biblicamente desonrosa e reprovável. A igreja católica, proibindo o uso de preservativos, quer diminuir o sexismo da sociedade.

pois é, a wicca vê o sexo como uma coisa natural e mais que isso, como uma troca de energia, mas não pense que wiccas saem por aí fazendo sexo com todo mundo, orgias na bruxaria são lendas apenas.

Na verdade o protestantismo saiu da Bíblia, da leitura de um monge chamado Lutero, e não da igreja católica. E mudaram muitas coisas. Não acreditamos, por exemplo, que orar para um santo tenha qualquer efeito, além da idolatria de substituir Deus. E lutero não ganhou nada em vida: quase foi morto por acreditar na Bíblia ao invés de nas encíclicas.

de onde veio Lutero, ele saiu de um erro pra outro, só não concordou com o ato católico de se basear em dinheiro e vender tudo que podia em torca da fé, ele não fez nada mais do que isso e se não fosse ele seria outro.

Você acredita em duas energias, eu não. Eu acredito em Deus. E o bem e o mal não se complementam.

eu acredito em Deus também, as energias são o que fazem nossos corpos estarem aqui apenas isso, e negativo e positivo, não tem nenhuma relação com bem e mal, são apenas duas energias que se completam, e até onde eu sei na sua religião sem mal não existe bem, pq até onde eu sei vcs vivem em luta constante contra o mal, ou seja, pra vcs sem o mal tudo se acaba, na wicca nós não acreditamos em Satanás se existe mal quem cria é vc.

O homem é nascido de mulher e a mulher foi criada por causa do homem, sendo assim um não está acima do outro. Isso é 1° carta aos Coríntios capítulo 11. Concordo.

claro e eu já li a biblia toda, não apenas uma vez, meus pais são protestantes.

ao invés de aceitar qualquer coisa.

cristão só acreditam no que a biblia diz e mais nada, desprezam tudo que não está lá, mas mesmo assim a maioria não seba interpretar, minha mãe as vezes fala que não sabe como, mas eu conheço e sei interpretar bem mais a bíblia do que muitos cristãos.

CheshireCat
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Os cristãos não condenam o sexo, pois este foi criado por Deus. O que não concordamos é a prática inadequada do mesmo, fora dos parâmetros de amor e respeito ao próximo como indivíduo. Quanto à camisinha, desaconselhamos o uso de preservativos para diminuir o sexo antes do casamento, que é uma prática biblicamente desonrosa e reprovável. A igreja católica, proibindo o uso de preservativos, quer diminuir o sexismo da sociedade.
estou acompanhando a discussão de fora, mas queria fazer umas perguntas, de curiosidade mesmo...
é apenas a igreja católica que condena a camisinha? os demais anticoncepcionais(pílula, diu etc) também são proibidos?
o que é reprovável é apenas o sexo antes do casamento ou o sexo por prazer? depois do casamento a camisinha deixa de ser proibida??? O_o

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter
Mas ela é considerada religião ou estilo de vida?

Bog
Aí amigo, andei lendo seu trabalho sobre as formigas com uns amigos...a parada é para lá de louca. Mas a coerência ou loucura da sua comparação é incrível...
:)

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

pois é, a wicca vê o sexo como uma coisa natural e mais que isso, como uma troca de energia, mas não pense que wiccas saem por aí fazendo sexo com todo mundo, orgias na bruxaria são lendas apenas.

Eu entendi. Não acredito que é uma troca de energias, mas acredito que é um momento muito especial que deve ser sustentado por um grande compromisso assumido entre as partes, que é o casamento, institiuição divina. O que Deus uniu não separe o homem, como dizemos.

de onde veio Lutero, ele saiu de um erro pra outro, só não concordou com o ato católico de se basear em dinheiro e vender tudo que podia em torca da fé, ele não fez nada mais do que isso e se não fosse ele seria outro.

Na verdade Lutero colocou na porta de uma igreja alemã suas 95 teses, ou seja ele discordou de muito mais coisas. Talvez você esteja se referindo a Calvino, não? Além do mais, uma ruptura eclesiásticas foi sim necessária, quando se passa dos limites...

eu acredito em Deus também, as energias são o que fazem nossos corpos estarem aqui apenas isso, e negativo e positivo, não tem nenhuma relação com bem e mal, são apenas duas energias que se completam, e até onde eu sei na sua religião sem mal não existe bem, pq até onde eu sei vcs vivem em luta constante contra o mal, ou seja, pra vcs sem o mal tudo se acaba, na wicca nós não acreditamos em Satanás se existe mal quem cria é vc.

Eu já sabia que as energias não tem relação co bem/mal. Mas o bem existiu e existirá sem o mal: quando Deus criou o mundo só havia o bem, e os cristãos aguardam a volta de Cristo para voltar a existir somente o bem. O mal é de fato criado pelo homem, é ele o culpado pelo que há de ruim. Mas o agente satanás é citado na Bíblia, até Cristo teve contato com ele; cada um é tentado a agir mal segundo a própria inclinação, mas satanás dá sua contribuição também.

claro e eu já li a biblia toda, não apenas uma vez, meus pais são protestantes.

E...? Legal isso.

cristão só acreditam no que a biblia diz e mais nada, desprezam tudo que não está lá, mas mesmo assim a maioria não seba interpretar, minha mãe as vezes fala que não sabe como, mas eu conheço e sei interpretar bem mais a bíblia do que muitos cristãos.

Eu não duvido que você saiba interpretar a Bíblia melhor que alguns que se dizem cristãos. Se você já leu a Bíblia mais de uma vez, já leu mais que muitos evangélicos e católicos. Mas não mais que todos eles. Mas se você realmente soubesse interpretar a Bíblia, serias cristão. Você pode até entender o que os textos dizem, mais daí a aplicar e viver aquilo, e entender que conhecer a verdade liberta, já é outra história...

Mas cristianismo sim, despreza as outras religiões pois é exclusivista, ou seja: estamos com a verdade e ninguém mais. é por isso que cristãos se empenham em, por exemplo, pregar a incrédulos.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter
Lutero, ele saiu de um erro pra outro

Opa opa opa! E o respeito com a crença dos outros, que os wicca tanto pregam? Como você pode afirmar tão categoricamente que Lutero estava errado? Automaticamente, você está afirmando que é errada a crença de alguns milhões de luteranos - e possivelmente de mais alguns milhões de protestantes de outras denominações.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


CheshireCat

é apenas a igreja católica que condena a camisinha? os demais anticoncepcionais(pílula, diu etc) também são proibidos?

Não sei. A evangélica em geral não condena, mas a IURD fala algumas coisas aberradas a respeito, do tipo: prazer no sexo seria pecado. Mas não é. A católica, aparentemente, condena. Eu pessoalmente sou contra o uso de anti-concepcionais pois o melhor modo de evitar gravidez e DST existe desde que o mundo é mundo, e quem ama usa sempre o melhor método, correto? Esse método chama-se abistinência.

o que é reprovável é apenas o sexo antes do casamento ou o sexo por prazer? depois do casamento a camisinha deixa de ser proibida??? O_o

No casamento, não vejo problema em usar camisinha, pois é lícito o sexo por prazer:

"O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um do outro, salvo talvez por mútuo consentimento, or algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da incontinência" I Co. 7:3-5

Percebe? Uma vida sexual ativa no casamento é até recomendada, pois a referidsa incontinência se refere a evitar adultérios.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

deixa estar, que a nossa conversa tá um pouco acalorada, mas tá chegando em algum lugar... de fato, foi falta de respeito, mas se eu digo que a religião dele são ensinamentos de satanás, ele tem todo o direito de dizer isso...

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Opa opa opa! E o respeito com a crença dos outros, que os wicca tanto pregam? Como você pode afirmar tão categoricamente que Lutero estava errado? Automaticamente, você está afirmando que é errada a crença de alguns milhões de luteranos - e possivelmente de mais alguns milhões de protestantes de outras denominações.

eu só disse que ele não mudou muita coisa, não foi uma critica, foi o meu ponto de vista, sem usar de wicca, foi apenas a minha sincera opinião, não falei como um wicca. Não quiz dizer que está certo ou errado o que eles acreditam.

Pardal
Não acredito que é uma troca de energias

não é só uma troca de energias, existem muitos outros fatores sim.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Hhahaha, mas infelizmente eu não fui o primeiro a ter a idéia. :( E mais infelizmente ainda, a minha relação com as formigas está chegando ao fim. Em Outubro, alguém vai apresentar o trabalho para mim no RJ, e depois disso eu fico totalmente preso a outro$ intere$$e$ por pelo menos 1 ano e meio. Às vezes é meio chato você ter que trabalhar com algo que não é tão legal porque apareceu uma Panasonic da vida dando $ para o teu lab fazer algo mais... lucrativo. Bom, anyway, melhor que nos EUA, onde a maior parte das pesquisas tem $ do departamento de defesa, né? Lá eles sempre estão tentando achar um jeito de usar a ciência para massacrar mais algum povo "atrasado" e cheio de recursos naturais...

Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


Basser-Shelter

Mas Lutero mudou MUITA coisa!!! Talvez ele tenha se enganado, sempre é possível... mas ele realmente mudou coisas demais. E o impacto da reforma protestante vai muito além da rejeição à hierarquia ultra-rígida dos católicos. Teve reflexos até mesmo na política e na criação dos estados seculares! Se não fosse Lutero, talvez você jamais tivesse ouvido falar de wicca... e se tivesse, talvez já estivesse preso, torturado e tostado!

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Mas Lutero mudou MUITA coisa!!! Talvez ele tenha se enganado, sempre é possível... mas ele realmente mudou coisas demais. E o impacto da reforma protestante vai muito além da rejeição à hierarquia ultra-rígida dos católicos. Teve reflexos até mesmo na política e na criação dos estados seculares! Se não fosse Lutero, talvez você jamais tivesse ouvido falar de wicca... e se tivesse, talvez já estivesse preso, torturado e tostado!

eu sei, mas tudo que eu quiz dizer é que não mudou muita coisa do pensamento cristão quanto a outras crenças entende.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

não é só uma troca de energias, existem muitos outros fatores sim.

Pra mim não é uma troca de energias. Mas é divino, sem dúvida.

Bog

Qual sua escolaridade?

[ ]1° grau incompleto
[ ]1° grau completo
[ ]2° grau incompleto
[ ]2° grau completo
[ ]graduação imcompleta
[ ]graduação completa
[ ]pós-graduação incompleta
[ ]pós-graduação completa
[ ]mestrado incompleto
[ ]mestrado completo
[ ]doutorado incompleto
[ ]doutorado completo
[ ]livre-docência

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

Mas Lutero mudou MUITA coisa!!! Talvez ele tenha se enganado, sempre é possível... mas ele realmente mudou coisas demais. E o impacto da reforma protestante vai muito além da rejeição à hierarquia ultra-rígida dos católicos. Teve reflexos até mesmo na política e na criação dos estados seculares! Se não fosse Lutero, talvez você jamais tivesse ouvido falar de wicca... e se tivesse, talvez já estivesse preso, torturado e tostado!

E na música! porque você acha que o alemão Bach inventou um sistema musical diferente dos presentes em países católicos?

Basser-Shelter

eu sei, mas tudo que eu quiz dizer é que não mudou muita coisa do pensamento cristão quanto a outras crenças entende.

Mudou o seguinte: a igreja católica, na época, andava paradona em evangelização. Só inventava cruzadas pra matar os infiéis. Daí com Lutero o entendimento de evangelismo retornou aos princípios bíblicos, de não-violência e debates. Claro que os católicos não eram muito fãns de Lutero, vieram pras Américas e não fizeram uso deste sistema, mas enfim...

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Mudou o seguinte: a igreja católica, na época, andava paradona em evangelização. Só inventava cruzadas pra matar os infiéis. Daí com Lutero o entendimento de evangelismo retornou aos princípios bíblicos, de não-violência e debates. Claro que os católicos não eram muito fãns de Lutero, vieram pras Américas e não fizeram uso deste sistema, mas enfim...

eu sei, eu já li muito sobre isso, até vi aquele filme "LUTERO".

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
[ ]pós-graduação incompleta
[ ]pós-graduação completa
[ ]mestrado incompleto
[ ]mestrado completo
[ ]doutorado incompleto
[ ]doutorado completo


deve ser um desses =D

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

hahahhahahahahah!!!!!!

Com certeza!

XD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crenças comuns à maioria dos Bruxos