Crenças comuns à maioria dos Bruxos

Autor Mensagem
anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Minow
eu e a Cris. =p

óóóóóóun...

Mas falando do que? Da musica? Do wicca? Do autumn? Do chacra?

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
Do Autumn!
(L)

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Minow


^^

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


Autumn!
q q é isso?

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


joe_harris
É uma banda.

Big James
Veterano
# jul/07 · Editado por: Big James
· votar


Basser-Shelter
Bem bacana esse texto. Eu já conhecia.
Difícil achar pessoas que realmente estudam a arte e levam a sério.
Aliás, tem mais algum pagão no fórum?

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


Minow
sério??
daki a poco aparece um falando q é um pedal..

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


Big James
nem conheço cara... mas o q é ser pagão?? vc é??

Big James
Veterano
# jul/07 · Editado por: Big James
· votar


joe_harris
Pagão, sendo bem sucinto, é aquele que tem crenças não cristãs.
Eu sou bruxo, pratico wicca e sigo esse caminho solitário (por opção minha) tem alguns anos. Sou pagão sim.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Pagão é aquele que não faz parte da religião dominante...
Assim como um cristão seria pagão no oeste da china

Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


anonymous4
Sim, a ciencia é religião tbm.

Não, não é. Porque não é dogmática e nem tem explicações no ou para o metafísico.

Existem VÁRIAS diferenças entre a ciência e as religiões em geral. Por exemplo: toda religião faz juízo de valor sobre idéias abstratas. A filosofia também, embora faça de forma diferente. A ciência não. A ciência nunca diz por si só se algo é bom ou ruim, só se algo é verdadeiro ou falso. Mas o mais importante é: religiões tratam do metafísico. A ciência só diz respeito ao mundo material.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Não, não é. Porque não é dogmática e nem tem explicações no ou para o metafísico.

Existem VÁRIAS diferenças entre a ciência e as religiões em geral. Por exemplo: toda religião faz juízo de valor sobre idéias abstratas. A filosofia também, embora faça de forma diferente. A ciência não. A ciência nunca diz por si só se algo é bom ou ruim, só se algo é verdadeiro ou falso.


Digo como guia da vida das pessoas.
Além do mais, muitas teorias cientificas sao incrivelmente abstratas.
A ciencia pode nao ser religião no significado da palavra. Mas ela se tornou uma espécie de religião, quer queira quer não.

tncv
Veterano
# jul/07
· votar


pegam as tochas.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
ela se tornou uma espécie de religião

Não conheço ninguém que coloque os seus juízos morais nas mãos da ciência. Conheço pessoas que procuram definições de "certo" ou "errado" no pensamento racional. Conheço pessoas que não acreditam na existência do sobrenatural, pela pura falta de evidências materias (o que não é de se espantar). Mas pessoas que guiam suas vidas apenas pela ciência eu não conheço. E olha que cientistas eu conheço vários, inclusive eu sou um deles.

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


Big James
anonymous4
ahhh sim intendi... por isso q a maioria das bandas d black metal são pagãs... por pregar o satanismo... pw valew... tiraram uma duvida minha...

anonymous4
Veterano
# jul/07 · Editado por: anonymous4
· votar


Bog

O que define a ciencia é o racionalismo. A teologia nem sempre é racional.
Daí que eu imagino a ciencia e a teologia como antagonicas mas tbm como complementares.
Se o homem não guia sua moral e seus costumes através da religião, ele guia através do racionalismo, como vc mesmo afirmou. E qual o maior expoente do racionalismo senão a ciencia e o método científico.

Exemplo na teologia cristã: Se um inimigo te der um tapa, de a outra face. Não faz sentido racional.

Cientificamente, os animais, e grande parte do comportamento humano trabalham em eterna competição. Pode ser até compreensível a necessidade de união, mas racionalmente a reação mais comum é vingar-se. Não por meios violentos necessariamente, mas de alguma forma tirar satisfação.

Eu já fui extremamente racional. Mas algumas ponderações (racionais inclusive) me fizeram pender para a religião.

anonymous4
Veterano
# jul/07 · Editado por: anonymous4
· votar


joe_harris
ahhh sim intendi... por isso q a maioria das bandas d black metal são pagãs... por pregar o satanismo... pw valew... tiraram uma duvida minha...

Sim, são pagãs pois estão inseridas em um contexto Judaico-Cristão de religião, utilizam-se de recursos externos a essas duas vertentes monoteístas para passar sua mensagem.
(bonito né?)

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
tu ta fazendo faculdade de alguma coisa do tipo??? teologia, filosofia tu manja hein...

anonymous4
Veterano
# jul/07 · Editado por: anonymous4
· votar


joe_harris
tu ta fazendo faculdade de alguma coisa do tipo??? teologia, filosofia tu manja hein...

haha valeu cara.
Mas nem, sou extremamente leigo no assunto.
Eu até me interesso e leio sobre, mas ainda tem muito chão pra poder organizar direito o que eu penso.

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
só... cara leio pa kramba tbm... mas ultimamente não encontro material em lugar nenhum e de nenhum tema... sei lá... ta meio dificil agora achar alguma coisa interessante...

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


joe_harris

Uma dica, procure estudar a história do pensamento filosófico ocidental. Aí parta para ler livros de cada época pra se aprofundar mais.
Ajuda bastante.
Eu particularmente gosto basntante dos assuntos relacionados a Estado, Teologia/moral e ciência.
decide o que tu curte e vai caçando os livros.

Se quer uma dica, leia A Divina Comédia. É um acatado geral do pensamento medieval. Mto bom, mesmo que fantasioso.

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
só... valew cara... vo ler sim...
pesquisar um pouco do assunto, tbm curto mto...

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


joe_harris

o/
Boa sorte.

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
valew man...
até mais
vou durmi...
fuiiii

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4
Aí Leozinho, tirando onda hein?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


anonymous4

A ciência é racional, mas nem tudo o que é racional é científico. Exemplo: a ética não é científica, mas é racional. Eu sempre tento substituir a moral pela ética.

E nada disso transforma a ciência em religião.

joe_harris

Existe um site chamado "Pausa para a Filosofia". Tem um punhado de livros grátis para você baixar lá. E mais um monte de coisas interessantes... É um dos meus sites favoritos. ;)

MoOn White
Veterano
# jul/07
· votar


O grande e feio problema aqui é que alguns aqui não aprenderam ainda que religiao é algo que NAO SE DESCUTE apenas se respeita...
cada um tem a liberdade de escolher a religiao que quiser...mesmo que tenha bruxas e balblablablablablab...

O cara está mostrando no que ele acredita e talz,otimo se vc não acreditam,adotem uma atitude positiva..pelo menos vocês aprenderam sobre uma religião diferente em vez de ficarem tentando mudar a opniao do cara.

De boa não acredito nessas coisas...sou apaixonada pela minha religiao,como ele tbm deve gostar da dele...se ela é certa ou nao o tempo prova isso pra ele.

Bom dia meus anjos ^^

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


MoOn White

Claro que religião se discute!!! Se questiona! Se as religiões mudaram, foi porque pessoas as questionaram e discutiram! Santo Agostinho discutiu religião. Martinho Lutero discutiu religião. Caramba, se não se discutisse religião, nem mesmo o autor desse tópico teria virado wicca!

Fora que quem discute e questiona a própria fé normalmente vai para uma de duas direções: ou encontra erros na própria crença e procura algo que lhe pareça mais adequado, ou fica ainda mais convicto da própria crença. Do ponto de vista do indivíduo, ambos podem ser coisas muito boas.

O que é chato mesmo é quem fica tentando converter alguém para a SUA crença. Ou quem tenta empurrar abaixo da garganta dos outros dogmas básicos - que são irracionais e inquestionáveis, ou seja questão de fé. Mas sempre dá para se discutir se as coisas que as religiões pregam estão de acordo com esses dogmas básicos.

Pati Cobain
Veterano
# jul/07
· votar


Se não discutisse, todos seguiriam as crenças dos pais, pq desde cedo já levam seus filhos às igrejas, claro tendo certeza de que está fazendo o melhor para eles. Mas a pessoa tem que buscar o que acredita, e não apenas aceitar o que os pais acreditam. Se eles discutirem e ainda assim achar que o que estava seguindo é realmente o certo, ele vai continuar e pronto. Aposto que vão seguir com mais crença ainda.

É que aqui no OT, quando se discute religião, geralmente são 125 páginas de quase pura ofensa. Fazendo piadinhas, ao invés de dar sua opinião, questionar de forma interessante, sso sim é ridículo.

O que é chato mesmo é quem fica tentando converter alguém para a SUA crença. Ou quem tenta empurrar abaixo da garganta dos outros (2)

Isso parte dos dois lados, de quem acredita e de quem não acredita. E isso, ultimamente, tem partido mais de quem não segue religião.

Mas felizmente esse tópico ta indo de boa =]

McBonalds
Veterano
# jul/07
· votar


É uma religião livre dos dogmas hipócritas da maioria do que se vê por aqui. Procura respeitar a liberdade de cada indivíduo pensar e agir e por isso tem o meu respeito.

Na minha opinião, a religião (ou até a ausência dela) faz parte da identidade do indivíduo. A partir do momento que alguém empurra goela abaixo uma crença que não tem nada a ver com esse indivíduo, ao meu ver, está corrompendo a sua identidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crenças comuns à maioria dos Bruxos