Crenças comuns à maioria dos Bruxos

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Acho maravilhoso a reflexão coletiva da religião, da política etc...os pontos de vista não devem ser rígidos e inflexíveis...o livre arbítrio é maravilhoso a partir do conhecimento, e um bom diálogo traz algum ponto importante sempre.
A religião modifica a prática social, isso é uma realidade.
Me lembro que li a encíclica do Papa Leão XIII de 1891, Rerum novarum, onde reavivava a religião como instrumento de reforma e justiça social e dedicava-se contra a doutrina Marxista de luta de classes, apelando para o espírito cristão.
A partir disso a Igreja não se desvinculou mais da questão social e de suas concepções políticas. Apenas em 1965 que se dividiu entre conservadores que defendem o papel restrito do plano espiritual e outra que criou a teologia da libertação, defendendo a atuação eclesiástica como abrangência sociopolítica.
É importante o diálogo...a reflexão, não a obstinação e obsessão paranóica da crença como faz a Igreja desde séculos passados.
Tô contigo Bog.
:)

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


gostei do rumo que isso aqui tomou, pelo menos vejo que as pessoas respeitam, pelo menos aqui, é dificil ser de uma religião diferente num lugar onde prevalece o cristianismo, onde o preconceito ainda é muito grande, não só com a religião.

outra coisa que eu esqueci de falar, não sei se alguem ta pensando assim, mas eu não saio por aí todo de preto com unhas pintadas de preto e coisas do tipo.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter
mas eu não saio por aí todo de preto com unhas pintadas de preto e coisas do tipo.
Bem acho que isso coisa de carnaval , não de ideologia religiosa não? ehehehehehehe
Desculpe a brincadeira...
:)

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
Desculpe a brincadeira...
:)


nada relaxa, mas é que tem gente que pensa isso de quem é wicca.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Morte aos intolerantes!!!

:P

Sam
Moderador
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Morte aos intolerantes!!!

Antes que comecem a se matar? hehehe

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Sam

hehshehehe É vero!

Eu assisti um documentário, onde um americano diz que o Irã pode atacar no futuro, por isso o Irã deve ser punido agora. Eu heim...

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Eu assisti um documentário, onde um americano diz que o Irã pode atacar no futuro, por isso o Irã deve ser punido agora. Eu heim...

o.O

mas toda guerra sempre tem um fundo religioso. =/

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

Eu acredito que toda guerra tem interesses pessoais, que se escondem atrás de uma religião. É muito esquisito estudar as mensagens que Jesus deixou nos Evangelhos e ver os "maiores" representantes do Cristianismo usarem a violência e a intolerância pra defender os seus interesses (poder), vide a "Santa Inquisição" e a "Colonização dos índios nas Américas". Ali, a guerra não tem nada de religioso. Os intere$$e$ $ão outro$.

"Quem me dera ao menos uma vez
se entender com um só Deus
que ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
E a maldade então deixar um Deus tão triste

Nos deram espelhos, e vimos um mundo doente"


(ìndios - Legião Urbana)

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
não tô falando só de interesses financeiros, mas tem a questão de descriminar e/ou querer impor e sobrepor "sua" religião sobre outra.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

Quando você vai colonizar um povoado, as primeiras coisas que se impõe é a lingua e a religião... é uma conseqüência. Mas o que motiva, de fato, o domínio sobre um outro povo são interesses que não tem a ver com religião. Você acredita que os portugueses, espanhóis, holandeses, franceses vieram pra América pra impor a sua religião, ou pra trocar espelhos por ouro e diamante.

História antiga: Quando a Pérsia dominou os judeus (entre outros povos), Ciro não impôs a sua religião aos judeus, pelo contrário, era tolerante com as religiões. Os interesses dele eram outros.

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Quando você vai colonizar um povoado, as primeiras coisas que se impõe é a lingua e a religião... é uma conseqüência. Mas o que motiva, de fato, o domínio sobre um outro povo são interesses que não tem a ver com religião. Você acredita que os portugueses, espanhóis, holandeses, franceses vieram pra América pra impor a sua religião, ou pra trocar espelhos por ouro e diamante.

sim, mas os portugueses proibiram as adorações do indios e dos negros também.

História antiga: Quando a Pérsia dominou os judeus (entre outros povos), Ciro não impôs a sua religião aos judeus, pelo contrário, era tolerante com as religiões. Os interesses dele eram outros.

casos raros...

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Isso acontece e acontecerá sempre...
Segundo o nazismo, por exemplo , os judeus eram vistos como antinacionais e ameaçavam a constituição da grande raça ariana alemã. Essa mentira foi repetida até adquirir a forma de verdade. Assim a idéia fundamental do nazismo se expressa na frase "Ein Volk, ein Reich, ein Führer, (Um povo, um império, um líder).
Acho que toda colonização começa pela imposição da religião sim...pela verdade ou pela mentira.

Basser-Shelter
Não acho que toda guerra tenha fundo religioso, mas usam a religião para camuflar os verdadeiros interesses.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

O que eu quero dizer, é que usam a religião apenas como um pano-de-fundo. Os interesses econômicos estão acima de tudo.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


ZXC

Pois é isso que quero dizer. Até a "Teoria Evolucionista" funcionou como combustível pra palhaçada dos nazistas.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

Gostei do seu tópico. Achei legal você criar este tópico pra desmistificar a "bruxaria".

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter

gostei do rumo que isso aqui tomou, pelo menos vejo que as pessoas respeitam, pelo menos aqui, é dificil ser de uma religião diferente num lugar onde prevalece o cristianismo, onde o preconceito ainda é muito grande, não só com a religião.


Tô meio atrasado com esse assunto, esse tópico aqui, e como bom Pardal vou entrar de bico, ok?

Primeiro, as premissas que você postou na primeira página foram, sinceramente, feitas recentemente. Não são a coletânea de princípios anteriores a Cristo. E a religião cristã nada mais é do que a continuação do relacionamento entre Deus e o homem que existe desde que o ser humano foi criado: ou seja, o cristianismo é, sem dúvida, a primeira religião que existe. Muito antes de os homens se esquecerem de Deus e começarem a inventar moda. Não me leve a mal, mas talvez você não conheça muito o cristianismo para citá-lo dessa forma.

Segundo, algumas práticas neste mesmo primeiro post se referem a uma cultura ou outra, por exemplo: o círculo é tomado como local de adoração, mas isso não é universal: outras pessoas veneravam em volta de árvores, nas florestas, nas montanhas, à beira de lagos etc... e acaba que a wicca é apenas a escolha de práticas de culturas exóticas.

Terceiro: se a wicca é religião, não é exclusivista. Nada contra isso. Mas sem dúvida a wicca é contra o Deus cristão, assim como é para todo Deus de religião exclusivista: Se o bruxo não adora o Deus cristão, ele já está sendo contra Ele. Além do mais, segundo o cristianismo, só existem dois seres que são adorados pelos homens: Deus e satanás. O cristianismo entende que, como só há um Deus, os homens que não adoram esse Deus só podem estar adorando outra coisa. Sabendo que satanás milita contra nossas almas e está muito interessado em não nos ver adorando a Deus, engana a muitas pessoas, não só fazendo-as adorar um deus falso (que é ele, satanás, e nada mais) como também relativisa a religião, como escusa argumenta que não há como provar nada e blábláblá.

Quarto: Não, nenhum dogma cristão foi criado por causa do dinheiro. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, bem disse Jesus. Houveram falhas humanas com relação ao uso do conhecimento de Deus e em nome de Deus pessoas impuseram interesses pessoais. Mas no cristianismo, principalmente o reformado (protestantes tradicionais), pessoas ricas são exortadas a doarem parte de seus bens a pessoas que necessitam.

Quinto: respeito sua opção de explicação do mundo sobrenatural, mas discordo, claro. Acho muito interessante no sentido de que as pessoas fazem de tudo, mas sempre procuram o sobrenatural. Mesmo os céticos tem fé no ceticismo.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Já no século XVII o Renascimento científico retirou o monopólio da explicação do mundo e da natureza das mãos da Igreja, abrindo caminho para a ciência, onde o racionalismo triunfafa sobre as concepções herdadas de uma tradição religiosa que se baseava na fé...
E ainda tem gente pensando como no período medieval...

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Pardal

Quem é Satanás? É o Deus do mau ???

Acho que o cristianismo não foi a primeira religião do mundo.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci

Quem é Satanás? É o Deus do mau ???

Acho que o cristianismo não foi a primeira religião do mundo.


Satanás é um anjo caído que lutou pra ficar no lugar de Deus. Como não conseguiu, foi expulso e agora tenta seduzir os homens a adorá-lo.

Cronologicamente, o cristianismo surge entre 26 d.C. (data da crucificação de cristo menos três anos, que seria o tempo que Ele começou Seu ministério) e 30 b.C. (Quando os apóstolos organizam uma comunidade diferente da judaica, descrita em Atos), se supormos que ele surge com Cristo. No entanto, o cristianismo surge depois da queda de Adão no Éden, em que Deus profetiza a vinda de Cristo, o Filho do Homem que terá inimizade com a serpente e pisará sua cabeça. É neste momento histórico que Deus estabelece que o Messias haveria de vir: quando surgiu a necessidade de perdão por sangue (pois, se você notar bem, Deus dá três oportunidades de Adão pedir perdão, e ao invés disso ele culpa a mulher), surge a necessidade de alguém perfeito vir e paar pelos nossos pecados de uma vez por todas, pra que não precisemos nós mesmos pagarmos (já vão falar de interesses econômicos denovo...).

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


e aew... q q ta rolando aki?

TWT ICE
Veterano
# jul/07
· votar


empalem-os

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


LeandroPanucci
Bem , no desde o período medieval pelo menos o poder da Igreja não estava restrito ao plano espiritual, por mais importante que fosse a espiritualidade para a sociedade, o poder da Igreja era também temporal. Isso, porque ela foi, pouco a pouco se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a aristocracia. O celibato clerical, criado nessa época contribuia para a manutenção do patrimônio eclesiático feudal ao evitar a divisão entre posíveis herdeiros dos membros do clero.
Uma restrita minoria era alfabetizada, os mosteiros e Igrejas eram os únicos centros de cultura....
Assim diante desse monopólio econômico e cultural talvez tenha sido mais fácil ser a religião predominante desde o passado....ehehehehe
O que nós dissemos anteriormente, sempre foi usada como pano de fundo por motivos econômicos....

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Cronologicamente, o cristianismo surge entre 26 d.C.
Sem comprovação bibliográfica...sua comprovação foi no disse me disse. Telefone sem fio...aquele que cada um que conta aumenta um ponto.
Quando chegou a ser esrito...a história já tinha perdido seu valor original.
E claro, escrito pelos abades letrados nos mosteiros, onde poderiam manipular a seu favor a verdade. Se é que eles sabiam mesmo.
:)

Diego MG
Veterano
# jul/07 · Editado por: Diego MG
· votar


o topico deu uma desviruada, mas ta legal!
era melhor voltar ao assunto estava interessante

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Quando chegou a ser esrito...a história já tinha perdido seu valor original.

Segundo um pesquisador ateu (não, não é Josh McDowwell), todos os evangelhos foram escritos antes do ano 64. Além do mais, o próprio Josh mostra claramente que os evangelhos são os documentos históricos mais confiáveis do primeiro século. Vale a pena ler "Evidências da ressurreição de Cristo". Eis aí minha comprovação bibliográfica: a Bíblia. Se acha que não é o suficiente, o historiador romano Tácito fala de uma "seita" judaica que acreditava num líder profeta, curador e realizador de prodígios, isso no ano 54.

E claro, escrito pelos abades letrados nos mosteiros, onde poderiam manipular a seu favor a verdade. Se é que eles sabiam mesmo.
:)


Depois que Josh McDoweell foi à Palestina, já foram encontrados mais de 25.000 cópias dos evangelhos datados do primeiro século. Então, foi mal, mas o que você diz é ridículo. Mesmo porque, no final de apocalipse (capítulo 22, versos 18-21), há uma severa advertência de perda de salvação para quem mudasse o que está escrito na Bíblia, existente na versão da vulgata (século V).

Pati Cobain
Veterano
# jul/07 · Editado por: Pati Cobain
· votar


Pardal
Oi... sabe me indicar algum site, livro, alguma coisa assim, pra eu poder ler sobre? Sempre me interessei, acompanho todos os tópicos que tenha a ver com religião, mas ainda queria mais =\


Edit...queria ter a Bíblia ¬¬

Fastturtle
Veterano
# jul/07
· votar


"Quem me dera ao menos uma vez
se entender com um só Deus
que ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
E a maldade então deixar um Deus tão triste

Nos deram espelhos, e vimos um mundo doente"

(ìndios - Legião Urbana)


\o/ tru

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Pati Cobain

Leia a Bíblia

"Mais que um carpinteiro", e "Evidências da ressurreição de Cristo", de Josh McDowell

"Icabode", "Igreja; e eu com isso?' Esqueci o nome dos autores...

"Teologia da prosperidade", Ricardo Godim

"Cristianismo puro e simples", C.S. Lewis (sim, é o mesmo escritor de "Crônicas de Nárnia").

Só posso indicar livros cristãos. Sobre livros que se referem a outras religiões, sou suspeito, sabe como é. Mas para ter uma noção do que pensam os cristãos acerca de outras religiões, vale ler:

"Os Enganadores", Josh McDowell e Don Stewart

Pati Cobain
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal
Leia a Bíblia

Pois é, eu editei lá assim que enviei.

Só posso indicar livros cristãos. Sobre livros que se referem a outras religiões, sou suspeito, sabe como é.

Perguntei pra vc justamente pq é o que eu quero mesmo.
Valew, vou procurar =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crenças comuns à maioria dos Bruxos