problema interessante ehhehee

Autor Mensagem
Energy
Veterano
# jun/07


Vc esta num programa de tv, onde existem 3 portas.

O apresentador fala pra vc escolher uma. Aí vc escolhe.

Das duas que sobraram, ele indica uma porta em que o premio nao está. Depois, pergunta:

- Quer trocar de porta?



O que vc faz? Explique

Vick Vaporub
Veterano
# jun/07
· votar


Vou na que ele indicou onde o prêmio não está e lá o prêmio estará.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


vejamos:

a chance de eu pegar o premio é de 2/3. ao escolher uma porta, é mais provável que eu não tenha acertado, portanto, troco de porta.

Energy
Veterano
# jun/07
· votar


Vou na que ele indicou onde o prêmio não está e lá o prêmio estará.

o q o apressentador disse é verdade

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


ops, a chance de eu pegar o premio é de 1/3. a chande de eu NÃO pegar é de 2/3

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


Troco, porque eu nunca acerto nada nesses jogos de escolher coisas.

TIO_TEDDY
Veterano
# jun/07
· votar


esse problema é legal, até hoje não se chegou a um consenso sobre o mais correto a se fazer

tem gente q diz q mudar de porta aumenta as chances e tem gente que diz que não

ESP
Veterano
# jun/07
· votar


quem escolher a porta da esquerda, tem tendências homosexuais!

Energy
Veterano
# jun/07
· votar


se vc nao trocar sua probabilidade é de 1/3 de acertar


se trocar sera de 2/3



fica mais facil visualizar se forem por exemplo 1000 portas

vc escolhe uma, sua chance é de 1/1000

ai o apresentador te mostra 998 portas q o brinde nao esta. Ai é claro que vc vai trocar pq acertar 1/1000 é dificil.

Sendo com 3 portas a ideia é a mesma, so que a probabilidade nao fica tao alta, mas é maior do q se nao trocasse

GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


vou na mesma que escolhi primeiro.
ja sou velhaco nesses triques de apresentadores

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/07
· votar


Eu não troco. =]

Vick Vaporub
Veterano
# jun/07
· votar


KaTy
GuitarHouse

Isso aê mans o/

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


Não faz nenhuma diferença trocar de porta.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/07
· votar


flea fan
Não faz nenhuma diferença trocar de porta.

Dependendo, faria

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


flea fan
faz.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


And the meek shall inherit the earth
KaTy

Têm razão, me expressei muito mal. Quero dizer que eu não vou aumentar minhas chances de ganhar se eu trocar de porta. É óbvio que faz diferença trocar, já que uma tem o prêmio e outra não.

GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


Na prática, não faz diferença. É pura sorte, visto que não há lógica para qual porta escolher ou qual porta estar o "prêmio)

Faz somente no lance das probabilidades e estatistica. mas na prática, não faz. Ou ganha, ou não. Não há "calculo" para aumentar chances na pratica. Se há, vc pode perder na que vc tem mais chance e ganhar na que vc tem menos. Ou seja, do que vale?

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


Mas o que eu acho (e falo como leigo, porque não entendo nada disso) é que mesmo a probabilidade não se altera. Não importam as condições anteriores, agora o problema é outro: existe uma porta com o prêmio e outra sem o prêmio. Seus eventos possíveis são escolher a certa ou a errada. Não imagino como as etapas passadas possam influenciar.

GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


flea fan
é justamente a questão da probabilidade. bem teorico, que na pratica nem sempre consegue transportar uma ideia aceitavel ou comparável pra tu mudar suas acoes.

é igual a questão da mega sena.

existem jogadas que sao mais provaveis e outras menos. Mas não entram na cabeça. Tipo, sair na mega sena 1 2 3 4 5 6 tem a mesma probabilidade de 1 , 20, 31, 42, 51, 60.

Apesar de a galera nao apostar em 1 2 3 4 5 6 por achar "absurdo". mas eh a mesma coisa.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


flea fan
faz sim cara. se vc entender inglês, assista a esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=P9WFKmLK0dc

james_the_bronson
Veterano
# jun/07
· votar


1/3...

Depois...

1/2...

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


And the meek shall inherit the earth
O inglês não é problema, o negócio mesmo é conseguir carregar o vídeo :) Amanhã eu tento ver na faculdade. Mas do que se trata?

GuitarHouse
Pode crer, eu nunca jogaria 1 2 3 4 5 6.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


flea fan
é um cara explicando isso.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


And the meek shall inherit the earth

Vou testar isso empiricamente. 100 vezes. Não consigo me convencer.

GuitarHouse
Veterano
# jun/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar


flea fan
Vou testar isso empiricamente. 100 vezes. Não consigo me convencer
exatamente.

mas na prática pode nao dar certo.

Pq a questão é probabilidade, e não que vai ocorrer.
Vc pode ter probilidade de 99% das vezes acertar, mas errar todas por pura "sorte" (sorte no sentido de ACASO);

Ou seja, no mundo da "Probabilidade", pode haver chances maiorias, mas na pratica, não.

Probabilidade trata a questão como testes infinitos, ao meu ver.

e sempre que vc fizer empiruicamente em numero limitado, por mairo que seja, nao vai conseguir corresponder à probabilidade, visto que sempre que vc testar mais uma vez, aumentará o campo do "denominador"....(1/1000, 7/2000) etc

imorrivel
Veterano
# jun/07 · Editado por: imorrivel
· votar


Meu tio (professor do curso de matematica da USP, bacharel, pos e por ai vai, e ex diretor da pro reitoria) me passou esse problema, e o resultado correto é que vc tem mais chances de acertar se vc trocar de porta!PONTO!

Ele falou isso na aula (dono do Anglo da minha cidade) e eu nao entendi o pq!Depois pedi pra ele explica, ele ficou mais de 1 hora tentando explicar e eu nao entendi o.O

Mas que a chance é maior trocando eh xP

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


GuitarHouse

Eu também concordo, na teoria a coisa só funciona numa quantidade infinita de testes. Mas, segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_grandes_n%C3%BAmeros , a coisa não pode ser discrepante demais. Basta saber quão grande deve ser o número de jogadas.

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Para vc testar isso, teste como o amigo falou, com mais portas, e teste igual o numero de chances de vc errar, testa tanto para o trocando a porta como para o nao trocando que ai vc ve a diferença ;)

Tem que ter mto saco para aguentar isso mas...

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
Meu tio (professor do curso de matematica, bacharel, pos) (...) vc tem mais chances de acertar se vc trocar de porta!PONTO!

Acho que isso não é um bom argumento :)

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Meu tio (professor do curso de matematica, bacharel, pos) (...) vc tem mais chances de acertar se vc trocar de porta!PONTO!

Acho que isso não é um bom argumento :)


Desculpe cara, mas dificil achar alguem que saiba mais de matematica que o prof de todos os niveis de matematica da maior universidade do pais nao?

No fantastico sempre que mostra alguem fazendo algo de estatistica eh ele, ele manja mto!

Mas realmente, para a pessoa em si muda pouco!Fica mais na sorte, mas caso isso fosse um programa diario, e todo mundo resolvesse mudar, para o programa mudaria sim, pois ai ele acaba mandando mais premios, mas para a pessoa em si nao, pois ela nao ira fazer tantos testes para aproveitar a vantagem ganha!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema interessante ehhehee