Autor |
Mensagem |
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
Probabilidade trata a questão como testes infinitos, ao meu ver.
não... sempre vai haver um número x de tentativas mínimas que vão fornecer um erro pequeno, de modo que dê pra avaliar... vai dar uma curva de gauss, ae pega o Ym que vai ser o mais próximo do esperado
|
flea fan Veterano |
# jun/07
· votar
Com mais portas só vai dificultar. Vou tentar com 3 portas umas 100 ou 200 vezes, sempre trocando para a porta que sobrou, e aí eu digo quantas vezes havia ou não prêmio.
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
com 3 portas a chance de acertar é de 1/3
e a chance de o prêmio estar nas outrasportas é de 2/3
logo é melhor trocar, pois mesmo após uma porta ser aberta a probabilidade vai continuar de 1/3 para 2/3
|
james_the_bronson Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
Meu tio (professor do curso de matematica da USP, bacharel, pos e por ai vai, e ex diretor da pro reitoria) me passou esse problema, e o resultado correto é que vc tem mais chances de acertar se vc trocar de porta!PONTO!
Ele falou isso na aula (dono do Anglo da minha cidade) e eu nao entendi o pq!Depois pedi pra ele explica, ele ficou mais de 1 hora tentando explicar e eu nao entendi o.O
Mas que a chance é maior trocando eh xP
Diga a ele que não acredito. Mas não ficarei uma hora tentando te explicar o porquê :] ...
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Hauhau mas isso nao é nada
Quero ver alguem acreditar que 0.9999 = 1, mas eh igual, nao aproximado hauhau
De fisica entao, tem mtos problemas inacreditaveis, que pensando de um jeito dah um resultaod, pensando de outro da outro, tem bastante coisa assim problemas pensados antes da "invenção" do calculo, eh fodaa x/
Eu pra variar quase sempre nao entendo x/
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
que 0.9999 = 1
essa é velha.......
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Alguem sabe enunciar o problema da tartaruga e o Aquiles?Esse ateh hj eu nao entendo tb, sei que no final pro Aquiles passa a tartaruga vc tem que integra uma soma infinta que dah 1...x/
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
que 0.9999 = 1
essa é velha.......
Mas e para entender?
Uai, ou eh 0.9999 ou eh 1 :P
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
ué, é só ver a prova matematica
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
ué, é só ver a prova matematica
Mas é estranha, por mais que prove, ou um numero eh uma coisa ou outra, dizer que 0.999 eh 1 eh foda
O mesmo vale para o desafio que colocaram ai, a prova matematica existe, os grandes matematicos dizem que muda, mas para engolir que muda sao outros 500
|
flea fan Veterano |
# jun/07
· votar
Considere dois tipos de jogos diferentes. O primeiro é exatamente este que estamos discutindo. No segundo, desde o início havia apenas 2 portas, uma premiada e outra vazia, e o jogador deveria escolher somente uma porta, uma única vez, e verificar se tinha ganhado ou não.
No jogo 1, a situação final é exatamente a mesma do jogo 2: eu tenho que escolher entre 2 portas, onde uma contém certamente o prêmio, e o outra está certamente vazia. Como pode a probabilidade ser diferente em cada jogo?
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Aquiles, o herói grego, e a tartaruga decidem apostar uma corrida de 100m. Como Aquiles é 10 vezes mais rápido que a tartaruga, esta recebe a vantagem de começar a corrida 80m na frente da linha de largada.
No intervalo de tempo em que Aquiles percorre os 80m que o separam da tartaruga, esta percorre 8m e continua na frente de Aquiles. No intervalo de tempo em que ele percorre mais 8m, a tartaruga já anda mais 0,8m... Dessa forma, não importa quanto tempo se passe, Aquiles nunca alcançará a tartaruga.
Agora provem que Aquiles passa a tartaruga xP
OBS: Nao vale usar nenhuma lei do deslocamento vertical, tem que continuar esse principio, do aquiles andando um X, e a tartaruga andando X/10
|
# jun/07
· votar
imorrivel
Mas é estranha, por mais que prove, ou um numero eh uma coisa ou outra, dizer que 0.999 eh 1 eh foda
O mesmo vale para o desafio que colocaram ai, a prova matematica existe, os grandes matematicos dizem que muda, mas para engolir que muda sao outros 500
Isso! Diga isso ao seu tio...
flea fan
Considere dois tipos de jogos diferentes. O primeiro é exatamente este que estamos discutindo. No segundo, desde o início havia apenas 2 portas, uma premiada e outra vazia, e o jogador deveria escolher somente uma porta, uma única vez, e verificar se tinha ganhado ou não.
No jogo 1, a situação final é exatamente a mesma do jogo 2: eu tenho que escolher entre 2 portas, onde uma contém certamente o prêmio, e o outra está certamente vazia. Como pode a probabilidade ser diferente em cada jogo?
Era o que eu queria dizer...
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
"Considere dois tipos de jogos diferentes. O primeiro é exatamente este que estamos discutindo. No segundo, desde o início havia apenas 2 portas, uma premiada e outra vazia, e o jogador deveria escolher somente uma porta, uma única vez, e verificar se tinha ganhado ou não.
No jogo 1, a situação final é exatamente a mesma do jogo 2: eu tenho que escolher entre 2 portas, onde uma contém certamente o prêmio, e o outra está certamente vazia. Como pode a probabilidade ser diferente em cada jogo?"
Mas a probabilidade é a mesma quando vc muda!No inicio no primeiro jogo vc tem 1/3 certo?
Se vc trocar, sua probabilidade muda para 1/2, ai fica = o segundo jogo!
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
No jogo 1, a situação final é exatamente a mesma do jogo 2: eu tenho que escolher entre 2 portas, onde uma contém certamente o prêmio, e o outra está certamente vazia. Como pode a probabilidade ser diferente em cada jogo?"
Não dá para comparar, em um caso as condições foram estabelecidas antes, não dependem de variações do jogo, na outra elas são dependentes
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Teddy, vc que manja podia resolver o paradoxo de Zenao neh xP
Prof de calculo passou na primeira aula e nunca resolveu x/
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
Aquiles, o herói grego, e a tartaruga decidem apostar uma corrida de 100m. Como Aquiles é 10 vezes mais rápido que a tartaruga, esta recebe a vantagem de começar a corrida 80m na frente da linha de largada.
No intervalo de tempo em que Aquiles percorre os 80m que o separam da tartaruga, esta percorre 8m e continua na frente de Aquiles. No intervalo de tempo em que ele percorre mais 8m, a tartaruga já anda mais 0,8m... Dessa forma, não importa quanto tempo se passe, Aquiles nunca alcançará a tartaruga.
OBS: Nao vale usar nenhuma lei do deslocamento vertical, tem que continuar esse principio, do aquiles andando um X, e a tartaruga andando X/10
acho que isso é uma PG
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
eu não manjo, to mais pra curioso hehe
mas qual é essa do Zenao?
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Simm, mas como que resolve?
Vc no final soma tudo e vai dah 1 da tartaruga, ai o Aquiles passa certo?
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
Ah do Zenao eh ah da tartaruga do Aquiles xP
|
flea fan Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
TIO_TEDDY
Mas o que eu quero dizer é que as condições iniciais não valem de nada, se a escolha deve ser feita com as NOVAS condições, que se resumem à escolha de 2 portas.
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar
Isso é uma falácia.
Tem ed ser considerar o momento anterior e a partida.
Aquiles parte de I.
Tartaruga de (I+80.)
A cada intervalo:
Aquiles. I+X+X+X
Tart. (I+X)+X/10+x/10+X/10
I+13X/10 (tartaruga)
I+3X (aquiles)
em mesmo intervalo.
|
SuperGeo Veterano |
# jun/07
· votar
mas depois que uma cartela foi virada, as outras duas cartelas tem a mesma possibilidade de conter o carro... Não faz sentido mudar de cartela
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
o Aquiles tem um problema no calcanhar e desiste da corrida :P
|
TIO_TEDDY Veterano |
# jun/07
· votar
flea fan
Mas o que eu quero dizer é que as condições iniciais não valem de nada, se a escolha deve ser feita com as NOVAS condições, que se resumem à escolha de 2 portas.
Mas o negócio é que valem.
Pega um número maior de amostragens.
Se forem 1000 portas, e forem eliminando uma a uma, até sobrarem 2, a chance de ganhar vai continuar sendo 1/1000
de um modo mais grosseiro, é muito difícil ganhar 999 vezes seguidas comparando com outras portas
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
o Aquiles tem um problema no calcanhar e desiste da corrida :P
Hauhau assim sim xD
Eu sei que no final vc faz uma soma infinita de x/inf que tende a 0 , e integrando a soma vai tender a 1 nao?Ai o aquiles passa
Eh por ai xP
|
flea fan Veterano |
# jun/07
· votar
imorrivel
Posição do Aquiles: xA = v.t
Posição da Tartaruga: xT = 80 + v/10.t
quando t = 100/v, xA = 100 e xT = 80 + 10 = 90. Não entendi qual o paradoxo.
|
imorrivel Veterano |
# jun/07
· votar
E ah o Aquiles passa em 111,11111..
\o/
|
flea fan Veterano |
# jun/07
· votar
Se forem 1000 portas, e forem eliminando uma a uma, até sobrarem 2, a chance de ganhar vai continuar sendo 1/1000
Isso não faz sentido, pois eu só posso escolher 2 portas, então a probabilidade não pode continuar sendo 1/1000.
|
# jun/07
· votar
Isso se chama "jogo de equipe". Vide Rubinho e Schumacher...
|