problema interessante ehhehee

Autor Mensagem
And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
agora sim :D

realmente, as pessoas vêem o tempo como absoluto.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


Eu acho que vocês estão viajando falando de "relatividade geral" para um carro a 100km/h.

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
agora sim :D

realmente, as pessoas vêem o tempo como absoluto


Mas vai tentar demonstrar para alguem o contrario!

Quico
Veterano
# jun/07
· votar


Vamos lá

Tortuga 100 metros a Frente, Aquiles anda 10 vezes mais rapido que a Tortuga

Aquiles Anda 100 - T anda 10, logo fica 10 a frente


pq fica 10 a frente? se o aquiles anda 100 ele jah passou..!!.. ou nao???

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Eu acho que vocês estão viajando falando de "relatividade geral" para um carro a 100km/h

Sim sim, mas se for um aviao por exemplo já dá diferença x)

Mas é que carro eh mais do cotidiano neh xP

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


amos lá

Tortuga 100 metros a Frente, Aquiles anda 10 vezes mais rapido que a Tortuga

Aquiles Anda 100 - T anda 10, logo fica 10 a frente

pq fica 10 a frente? se o aquiles anda 100 ele jah passou..!!.. ou nao???


Nao uai xP

Tartaruga está 100 metros afrente
Aquiles andou os 100, logo ele do inicio está a 100 metros
A tartaruga andou 10, mas ela jah estava a 100 metros do inicio da corrida, logo ela está a 110 metros do inicio, logo, 110 - 100, está a 10 metros a frente do Aquiles

Quico
Veterano
# jun/07
· votar



O tempo que demora a viagem, para quem está dentro do caaarro!

Mas leia bem, para VC percorrer, estando num carro, ah nao me expressei taaaao mal, dá para entender que eh vc dentro do carro nao?Logo, vc que mede o tempo xP


verdade, nao tinha reparado

Quico
Veterano
# jun/07
· votar


Tartaruga está 100 metros afrente
Aquiles andou os 100, logo ele do inicio está a 100 metros
A tartaruga andou 10, mas ela jah estava a 100 metros do inicio da corrida, logo ela está a 110 metros do inicio, logo, 110 - 100, está a 10 metros a frente do Aquiles


ah sim, dae o aquiles anda mais 100 e passa, enquanto a tartaruga vai pra 120

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
Mesmo para um foguete na velocidade de escape, o fator de Lorentz seria desprezível, e você pode tratar tudo classicamente. Além de que tudo isso se resolve facilmente com Relatividade Restrita.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


Mesmo para um foguete na velocidade de escape, o fator de Lorentz seria desprezível, e você pode tratar tudo classicamente. Além de que tudo isso se resolve facilmente com Relatividade Restrita.
isso mesmo.

relatividade geral só é usada pra coisas de proporções titânicas (galáxias, etc).

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
Mesmo para um foguete na velocidade de escape, o fator de Lorentz seria desprezível, e você pode tratar tudo classicamente. Além de que tudo isso se resolve facilmente com Relatividade Restrita.


Nao tao despresivel, se já foi provado que dá diferença, com relogios atomicos para avioes, creio que podemos considerar que em casos nao tao distantes da realidade, a coisa já vira aproximação.

Mas o interessante disso é demonstrar que o tempo passa de forma diferente para quem está a uma certa velocidade, em comparação com quem está parado!

Que se alguem somar o tempo que o aviao demorou para fazer a viagem, e uma pessoa dentro do aviao fazer a ´medição, o resultado sai diferente, sendo a de quem estava no aviao menor!

imorrivel
Veterano
# jun/07 · Editado por: imorrivel
· votar


Mesmo para um foguete na velocidade de escape, o fator de Lorentz seria desprezível, e você pode tratar tudo classicamente. Além de que tudo isso se resolve facilmente com Relatividade Restrita.
isso mesmo.

relatividade geral só é usada pra coisas de proporções titânicas (galáxias, etc).


Ou coisas com muita velocidade!

Eu nao lembro a formula, o livro que eu tenho ela anotada nao está aqui, só sei que é nao sei o que, eu lembro que nessa equação, se algo chegar a velocidade da luz, o tempo daria indeterminado pois ficaria uma divisão por 0, por isso demonstra que nada atinge essa velocidade, mas nha agora nao lembro a equação usada x/

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


ah sim, dae o aquiles anda mais 100 e passa, enquanto a tartaruga vai pra 120

Sim sim, mas vc tem que provar isso fazendo como eu fiz lah em cima, e chegar ao ponto que eles se encontrar, na forma geometrica, do aquiles andando a diferença, e vendo o qt a tortuga anda

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


só que é infinitamente mais fácil trabalhar com as equações newtonianas do que com as de einstein.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel
Nao tao despresivel
Faça o cálculo e você vai ver que, para um foguete a 11,2Km/s , o fator de Lorentz é absolutamente desprezível.

Quico
Veterano
# jun/07
· votar


Sim sim, mas vc tem que provar isso fazendo como eu fiz lah em cima, e chegar ao ponto que eles se encontrar, na forma geometrica, do aquiles andando a diferença, e vendo o qt a tortuga anda
saquei

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


só que é infinitamente mais fácil trabalhar com as equações newtonianas do que com as de einstein.

AMEM!

Pq usar as equações do Einstein eh froid, hehe o negocio eh tao facil que uma delas ele mesmo errou em conta e demorou um tempo para perceber o erro hauhau xP Eh fooda

Mas nao é pq o negocio pode ser consideravel, e que eh mais facil, que significa que é uma verdade absoluta, vc pode considerar para viagens a grandes distancias a grandes velocidades as equações normais do movimento, mas pode ter certeza que dá alguma diferença para a vida real, muitas vezes na casa do 10 ^ -10000000 segundos (aqui é um chute e dos brabo), mas que dá dá xP

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Nao tao despresivel
Faça o cálculo e você vai ver que, para um foguete a 11,2Km/s , o fator de Lorentz é absolutamente desprezível.


Mas ai vc está com uma velocidade mais baixa do que meu carro a 100 xP

Faça para um avião super sonico dando a volta na linha do equador por exemplo...

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Stephen Hawking explica isso tanto numa breve historia do tempo qt no universo numa casca de noz x)

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


Ou coisas com muita velocidade!
Mesmo coisas com muita velocidade não precisam de RG. De forma simples, a RG estuda o efeito da deformidade no espaço causada pela presença de um corpo.

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Ah lembrei, no Universo .. ele usa um exemplo de um aviao viajando para oeste e um para leste, ambos fazendo o mesmo espaço com a mesma velocidade, e o tempo dos passageiros sendo diferente!

Quico
Veterano
# jun/07
· votar


Faça o cálculo e você vai ver que, para um foguete a 11,2Km/s , o fator de Lorentz é absolutamente desprezível.

Mas ai vc está com uma velocidade mais baixa do que meu carro a 100 xP

caralho me vende esse carro???
obs.: 11,2Km/S

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/07
· votar


alguém aqui leu livros do stephen hawking e tá todo empolgado pra compartilhar o conhecimento.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel

Mas eu estou dizendo 11,2 Km/s.

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Ou coisas com muita velocidade!
Mesmo coisas com muita velocidade não precisam de RG. De forma simples, a RG estuda o efeito da deformidade no espaço causada pela presença de um corpo.


Sim, mas a grandes velocidades vc deforma o espaço tempo, e o tempo muda

Nao precisa ser a velocidade C onde a fisica classica está totalmente errada, a velocidades bem mais baixas, vc já registra uma deformidade no espaço tempo, minima é verdade, mas registra!

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Mas eu estou dizendo 11,2 Km/s.

Isso dá quase 40k/hora

Ahh, dá alguma diferença sim pco, tem ctz que nao?

Dá sim cara, no caso dos avioes já deu, nesse ai deve dar alguma com ctz!

Principalmente se vc hipoteticamente sentar alguem dentro desse foguete e mandar ele medir o tempo e comparar com a mesma medida de alguem que a fez parado na Terra...

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel

A geometria do espaço não tem a ver com a velocidade, é isso que eu estou dizendo. Um observador em repouso vê uma alteração no comprimento de um foguete que viaja a 0,4 c, por exemplo, mas não faz o menor sentido usar Relatividade Geral para explicar isso. A Relatividade Restrita é suficiente.

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


imorrivel

11,2 Quilômetros por segundo

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Oh, na lata a teoria eh essa (achei meu livro)

"Cada pessoa teria seu tempo pessoal. Os tempos de duas pessoas coincidiriam se elas estivessem em repouso uma em relação a outra, mas nao se estivesse em movimento.
Isso foi CONFIRMADO por varios experimentos"


Hehe o que eu estou aqui tentando mostrar, como vcs sabem alias, é que o tempo de quem está viajando é diferente de quem está em repouso, pode ser minimo, e vc desconsidera a diferença, mas em termos absolutos, é diferente!

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Entao

11,2 Quilômetros por segundo = (aproximadamente) 40k km/h uai xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema interessante ehhehee