Concessão de títulos de propriedade a favelas

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jun/07


Me chamaram hoje para ir a um seminãrio que acontecerá no auditório da OAB?RJ 18 e 19, para discutir formas de agilizar as concessões de títulos de propriedades das favelas e áreas de exclusão social no Rio. Com o apoio da comissão de Direitos Humanos da Ordem, o encontro reunirá advogados, urbanistas e representantes de orgãos públicos, ONGS, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, associações comunitárias e estudantes e contará com a presença dos ministros da Justiça, Tarso Genro, e das Cidades e Marco Fontes.
Eu não entendi direito...queriam desfavelizar o Rio , agora querem legalizar? Ao invés de sanear, tirar o povo daqueles lugares sem condição, vão legalizar o errado? Será que é por causa dos impostos ou por incompetência?

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


tirar o povo daqueles lugares sem condição
Mesmo que houvesse movimentação do governo nesse sentido, eu DUVIDO que isso ocorresse. As pessoas não iam simplesmente sair de lá numa boa, mesmo com moradias já prontas em outros lugares.

Será que é por causa dos impostos ou por incompetência?
Acho que os dois, pesando mais pro lado da grana. =(

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


mesmo com moradias já prontas em outros lugares.


depende mto...

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


Grow
Já aconteceu aqui em POA.
Tem muitos fatores envolvidos, e é claro que o planejamento, que é feito pelas autoridades (ou seja, quem nunca morou na periferia) sempre tem falhas.

Aqui por exemplo removeram uma vila de papeleiros e mandaram o povo pra região metropolitana. Detalhe é que os caras se instalaram em POA justamente por causa dos resíduos (papelão, alumínio etc), e levar eles pra onde não tem isso não resolveu em nada.

____
Mas também tiveram casos bem sucedido, é importante dizer hehe

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
Acho que sim, sua maioria prefere morar nas favelas da zona sul do que num conjunto no subúrbio...mas o diálogo governamental era esse até agora. Desfavelização da cidade.
Sempre achei isso utópico, pois as favelas do Rio estão assinaladas como ponto turístico nos guias.
Ouvi dizer que o Sergio Cabral quer fazer um teleférico nas favelas, como aqueles da Bolívia ou de Cuba, sei lá, no Rio de Janeiro, será?

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


ZXC
as favelas do Rio estão assinaladas como ponto turístico nos guias.
Unbelievable.

A verdade é que, se for realmente por causa dos impostos, vai ferrar a vida de muita gente.

Quem ganha salário mínimo e mora em favela não tem dinheiro sobrando pra pagar IPTU. O problema é bem mais abrangente, envolve nível de renda e conseqüentemente emprego, educação...

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
Vou pagar para ver, depois posto para dizer o resultado. Bem se tiver algum.

as favelas do Rio estão assinaladas como ponto turístico nos guias
Principalmente as que estão na orla do Rio.

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


na rocinha tem mais de 500 ongs =/

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
A Rocinha é um caso atípico no Rio, ela já é uma cidade com toda sua estrutura, Bancos, escolas, mercados.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Espero que reunam-se também com os moradores que provavelmente entendem muito mais do que qualquer orgão por que eles estão lá, quais as espectativas deles, e quais as soluções .

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


eu jogaria uma bomba ´lá


sem pestanejar

Gan
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
quando eu era criança eu pensava nisso

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
Cara vc é um cara muito inteligente para isto, tenho certeza que vc conseguirira organizar outro tipo de solução que não fosse o terrorismo.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
Acontece que tem muito inocente morando lá também, isso não resolve o problema.
O país vive um momento crítico em relação a falta de atenção com povo de baixa renda. O governador não pode inaugurar uma escola profissionalizante no Complexo da Maré por causa dos tiroteiros.
Bem , ele já sabia que tava assim, aí fez uma "benfeitoria" no meio do fogo cruzado? Piada né?

Foram contratadas professoras para ocupar cargos de pedagogia em áreas de risco, com salário de 412,00. Cadê as concursadas? Não foram chamadas? Eu sou uma delas...não me chamam mas contratam, porque custa mais barato. Eu não trabalharia por esse salário, nem f...E assim vai indo.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


Foram contratadas professoras para ocupar cargos de pedagogia em áreas de risco, com salário de 412,00.
+ insalubridade de 850%, no mínimo

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


Gan
quando eu era criança eu pensava nisso
sou crinança :´(

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
Pior que a fila era gigantesca. Deram prioridade para aqueles com o melhor currículo, e mais tempo de magistério, pode? Com esse salário ainda se deram o luxo de escolha.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


O caso Rio de Janeiro vem desde o tempo do Brasil colonia, não é mero acaso o que está acontecendo. Os modelos de distribuição de renda impostos pelos burgueses europeus se repete até hoje, e os governantes se comportam da mesma maneira como a 200 ou 300 anos atrás.
Pelas características e cultura de nossos governantes e povo, qualquer mudança levará décadas para acontecer.
Se o governo começar a investir pesado em educação, saúde, e geração de empregos hoje, as mudanças provavelmente ocorrerão daqui a uns 20 anos e assim por diante.
Da democratização para cá, evoluímos muito pouco, e pensem bem passaram-se 22 anos, nossa população praticamente dobrou de tamanho e o governo não acompanhou.
Agora os psroblemas do Rio não são mais privilégios cariocas, estão espalhados por todo o país, com menos intensidade, mas estão.

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


falando em Rio, ele é bem fedido

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Grow
Tu acha? Moro aqui e não sinto esse cheiro. Aqui tá tudo meio podre mas o cheiro ainda é de mar.

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC
Kra, fiquei na lapa ali, no centro e tal... puta meu, parece q todo lugar q eu parava tinha cheiro de urina... fora os cheira-cola ali dos arcos, dá até medo

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


jimmt vandrake
Cara vc é um cara muito inteligente para isto, tenho certeza que vc conseguirira organizar outro tipo de solução que não fosse o terrorismo.


boa guras; =)

o buraco é mais embaixo mesmo. Tem um problema por lá que vai muito além ... a tal da raiz. Não adianta chegar em um morador da rocinha e dizer: " - Arruma suas coisas que arrumamos um lugar melhor paravc"
O morador não vai air de lá. Ele na verdade não quer sair de lá.

Conheci umas pessoas que moravam lá e diziam com orgulho que aquele era o lugar delas. Não sairiam de lá por nada. Até entendo essa posição já que o lugar era mesmo =/ trabalharam para conquistar aquele espaço.

A solução?
bem simples. Basta uma mega operação da polícia para fazer uma limpa por lá. Fizeram em osasco uma vez. Perto de casa uns sem-terra invadiram um terreno da prefetirua. Aquela proliferação de pessoas aumentava pelo menos 20 % ao dia. Meus vivinhos já estavam marcando território por lá. Me recordo que pelo menos umas 120 viaturas chegaram por volta de 6 da manhã e limparam a área literalmente ...

é só querer. É facil? certo que não pq isso envolve gente grande, gente pequena, oportunistas, empresários ...


fazia tempo q não postava algo tão extenso =/

eita!

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


o que tem muito são medidas como estas; paleativas

bom aos olhos de alguns e lamnetáveis aos olhos dos outros =)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Grow
É verdade, o centro do Rio (que está listado nos guias turísticos) é local de vagabundagem geral. E onde tem vagabundo, tem imundice. Deveria ser mais limpo...Quase tudo ali é tombado como patrimônio histórico, daí é tudo um tanto velho e mal tratado. Isso contribui muito. Eu moro na orla, que é diferente. O governo deveria dar mais atenção a esses pontos da cidade, que aliás são muito frequentados pelos cariocas e turistas que levam para suas terras essa imagem imunda que tu teve.
Quando estudava fora, um pipoqueiro num parque ficou impressionado por eu ser brasileira ser loura e ter olhos azuis, ele achava que aqui no Brasil só tinha índio, mulata, carnaval e futebol...ehehehe

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC
eu ser brasileira
desculpa pelo kra, é q não conheço o povo novo do fórum(segunda vez q isso acontece)

Rock Charles
Veterano
# jun/07
· votar


solução?
bem simples. Basta uma mega operação da polícia para fazer uma limpa por lá. Fizeram em osasco uma vez. Perto de casa uns sem-terra invadiram um terreno da prefetirua. Aquela proliferação de pessoas aumentava pelo menos 20 % ao dia. Meus vivinhos já estavam marcando território por lá. Me recordo que pelo menos umas 120 viaturas chegaram por volta de 6 da manhã e limparam a área literalmente ...

é só querer. É facil? certo que não pq isso envolve gente grande, gente pequena, oportunistas, empresários ...


Acho engraçado como um governo que tem capacidade e disposição pra se preparar para uma guerra não conseguir combater um problema interno de tráfico bem organizado. Patético.

Se eles quizessem acabar com tudo mesmo, eles acabavam e pronto, afinal, qual é a desculpa do governo federal pra não enviar forças armadas reforçadas pra terminar de vez com essa putaria?

Ele pode, é claro que pode, a questão é que, de alguma forma, eles lucram com isso.

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


Rock Charles
Se eles quizessem acabar com tudo mesmo, eles acabavam e pronto, afinal, qual é a desculpa do governo federal pra não enviar forças armadas reforçadas pra terminar de vez com essa putaria?

tá na kra q a polícia e o governo ganham algo com o tráfico, dinheiro é claro... senão, qual a explicação deles pra não mandarem o exército pra dentro das favelaS?

Rato
Veterano
# jun/07
· votar


qual é a desculpa do governo federal pra não enviar forças armadas reforçadas pra terminar de vez com essa putaria?

o dinheiro que eles levam com essa.
PArece até uma teoria da conspiração mas é difícil deixar de acreditar

pego como exemplo a Souza Cruz. Todos sabem que mal que o cigarro faz e blá blá blá. P q ainda tem no Brasil? simples ... a carga tributária para comercializar isso é pesadíssima. Quando eles vão vetar? quando a despesa com os pacientes de cancer de pulmão por exemplo, for maior que a receita de impostos sobre comercialização de cigarros

=)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
Na zona oeste da cidade, Recreio/Jacarepaguá, há 3 anos vem sendo tomado terrenos e do dia para noite são levantadas várias casas de pau-a-pique e alvenaria. O governo fotografa, fala do aumento desacerbado, faz a topografia do espaço que era e de como fica a cada dia, e não faz nada. Os moradores se reuniram e pediram uma poisção...isso rende, e as casas aumentam. Dá pena, tá imundice lá. E o governo sabe e deixa perder o controle.

Rock Charles
Acho engraçado como um governo que tem capacidade e disposição pra se preparar para uma guerra não conseguir combater um problema interno de tráfico bem organizado. Patético.
A guerra me parece mais fácil que o tráfico. Menos perigoso, tu já viu os armamentos do tráfico? Isso é incrível mesmo.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Rock Charles
Grow
Primeiro é preciso ter uma legislação que determine o crime e sua punição, depois uma justiça que condene, depois um estado que tenha um presídio que mantenha o infrator preso até o fim de sua pena.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Concessão de títulos de propriedade a favelas