Concessão de terras na Amazônia. E agora?

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# jul/07 · Editado por: maggie


Governo planeja concessão de 1 milhão de hectares de florestas

Áreas devem ser exploradas para produção sustentável de madeira e outros serviços.

Concessão faz parte do primeiro Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF).

O governo federal espera abrir licitações ainda neste ano para a concessão de 1 milhão de hectares de florestas públicas, que poderão ser explorados pela iniciativa privada para produção sustentável de madeira e outros serviços ambientais. A meta faz parte do primeiro Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF), concluído na segunda-feira (9) pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e que agora segue para consulta pública por 15 dias.

(...)

O mecanismo de concessões, apresentado como estratégia para combater os crimes fundiários e promover a exploração sustentável dos recursos naturais em terras federais, criou polêmica ao ser inicialmente interpretado como um plano de "privatização" da Amazônia.

Segundo a assessoria do Ministério do Meio Ambiente, a Lei de Gestão de Florestas Públicas proíbe a concessão para multinacionais. O texto prevê que as empresas "candidatas" sejam sediadas no Brasil.

texto completo

Duvideiro
Veterano
# jul/07 · Editado por: Duvideiro
· votar


clap clap clap para ele

Teccláudio
Veterano
# jul/07
· votar


Duvido muito que consiga...

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


Só pra salientar:

"epois que o plano foi aprovado, o SFB mapeou todas as áreas de floresta pública da União. O cadastro inédito, divulgado na segunda-feira, identificou 193,8 milhões de hectares de florestas federais (equivalente a 23% do território nacional), incluindo unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos. A maior parte (92%) está na Amazônia, principalmente nos estados do Amazonas e Pará.



Dentro desse mapa, foram identificados 43,7 milhões de hectares legalmente passíveis de concessão (excluindo-se terras indígenas, reservas extrativistas, parques nacionais e outras unidades de conservação). Na última peneira, restou 1 milhão de hectares que o governo quer licitar ainda neste ano".

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Teccláudio
Duvido muito que consiga...
já está em andamento

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


(Vão vender a Amazônia)
Essa foi digna de Veja. hehe

McBonalds
Veterano
# jul/07
· votar


Eu acho que realmente deveriam privatizar a amazônia, mas não com o intuito de exploração, mas sim de preservação.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Philipius
Na última peneira, restou 1 milhão de hectares que o governo quer licitar ainda neste ano".

Lendo assim, parece que 1 milhãozinho de hectares não é nada.

Rock Charles
Veterano
# jul/07
· votar


Caralho, estão fodendo tudo nesse país mesmo.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Philipius
(Vão vender a Amazônia)
ÓIA, para os íntimos.

McBonalds
Eu acho que realmente deveriam privatizar a amazônia, mas não com o intuito de exploração, mas sim de preservação.
Sim, o Papai Noel é que vai comprar.
Parece que o Coelho da Páscoa também está interessado.

E é claro que não vai haver biopirataria, nem extração ilegal de madeira, nem queimadas.

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Lei de Gestão de Florestas Públicas proíbe a concessão para multinacionais. O texto prevê que as empresas "candidatas" sejam sediadas no Brasil.

Dos males o menor =)

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Lendo assim, parece que 1 milhãozinho de hectares não é nada.
É um bocado.
Mas certamente os futuros donos vão cuidar muito bem, deve haver uma cláusula de desapropriação em caso de uso grotesco da terra.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Patys
Dos males o menor =)

Philipius
É um bocado.
Mas certamente os futuros donos vão cuidar muito bem, deve haver uma cláusula de desapropriação em caso de uso grotesco da terra.


Então vocês não vêem outra solução além de vender?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF).


Dão um jeito pra tudo rs...

leandro rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Então vocês não vêem outra solução além de vender

Existe sim outra solução. A solução seria o sistema de CONSIGNAÇÃO

Enfim...

ROTTA
Veterano
# jul/07
· votar


Não vou comentar.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/126842/

Abraços.

ESP
Veterano
# jul/07
· votar


Lula sabe o que faz!!! =)

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Então vocês não vêem outra solução além de vender?
Não será vendida, vai continuar sendo preservada.
A parte vendida é muito pequena, vai servir pra desafogar um pouco da ilegalidade, com muitos ilegais comprando e se transformando em legais.

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Então vocês não vêem outra solução além de vender?

Sinceramente..... não vjo nao.... acho que se tornando propriedade privada, sera mais valorizada, alem do desmatamento que com certeza o controle sera melhor.....

eu seria totalmente contra se fosse vendida pr alguma multinacional...

jimmy vandrake
Veterano
# jul/07
· votar


Na esteira da roubalheira, como outros partidos já haviam vendido as empresas nacionais, não restou muita coisa para vender, mas se tratando de PT no poder sempre se dá um jeito.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


maggie
Então vocês não vêem outra solução além de vender?

Patys
Sinceramente..... não vjo nao....
Irmãos, vamos sentar e chorar.

eu seria totalmente contra se fosse vendida pr alguma multinacional...
Testa-de-ferro. Coisa mais fácil de fazer.


Philipius
Não será vendida, vai continuar sendo preservada.
A parte vendida é muito pequena,

É, não é venda, tecnicamente vai ser uma "concessão" huehue
Um exemplo de concessão são os pedágios. As concessionárias ganham muito cobrando os motoristas pra conservar as estradas. Onde as concessionárias ganhariam na Amazônia?

leandro rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
eu seria totalmente contra se fosse vendida pr alguma multinacional

Hahahahahaha...Então vc é a favor que ela seja vendida por uma empresa nacional?

Mas tirando isso...

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF).
Mais detalhes:
aqui
aqui²
aqui³

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Daqui a pouco vocês me convencem que não tem mais o que fazer.
Vamos ceder logo, não tem jeito.
Vamos deixar pros pesquisadores gringos ganharem milhões em cima das nossas riquezas.
Tá tudo liberado.

=S

r2s2
Veterano
# jul/07
· votar


Qual o problema?

Concessão não é vender. Não há concessão por tempo ilimitado no Brasil.

E outra, vai ajudar a desenvolver as localidades. Não vejo nenhum problema nisso, pelo contrário, só benefícios.

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Sinceramente, o governo parece ser formado por ignorantes...
Privatizar a Amazônia... É o fim para o Brasil!!!?

Vick Vaporub
Veterano
# jul/07
· votar


Não se preocupem, os índios empalarão os gringos ao som de Cannibal Corpse.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Olha, vou até mudar meu título sensacionalista.

r2s2
Concessão não é vender. Não há concessão por tempo ilimitado no Brasil.
As TVs são concessões públicas.
Você acha que o governo retiraria a concessão de alguma TV poderosa, mesmo que tivesse motivo?
=)

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


leandro rodrigues
Hahahahahaha...Então vc é a favor que ela seja vendida por uma empresa nacional?

Mas tirando isso...


Se for vender...que seja pr uma nacional qual o problema?

repetindo o que eu ja havia dito dos males o menor =)

maggie
Daqui a pouco vocês me convencem que não tem mais o que fazer.
Vamos ceder logo, não tem jeito.
Vamos deixar pros pesquisadores gringos ganharem milhões em cima das nossas riquezas.
Tá tudo liberado.

=S


o que podemos fazer?
quanto a vender pr gringos sou contra.... mas enfim.... eu acho que nao chegara a tanto nao.... essa é a unica visao otimista que tenho.

r2s2
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
As TVs são concessões públicas.
Você acha que o governo retiraria a concessão de alguma TV poderosa, mesmo que tivesse motivo?
=)


O Hugo Chávez tirou! hehehe

Mas sério agora, as concessões de rádio e TV são diferentes, não há concorrência pelo mesmo espaço, se vc preencher os requisitos vc ganha.

Já a concessão de bens públicos é outro assunto. Não há qualquer risco de o Basil perder a posse dessas terras.

O único problema que eu vejo é a questão do usufruto dessas propriedades. Se não houver boa fiscalização ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) pode dar merda grossa.

Mas parabéns aí pro governo, essas concessões são um avanço, o Brasil só explorará bem seu patrimônio natural com essas medidas mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Concessão de terras na Amazônia. E agora?