Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...

Autor Mensagem
glaucius
Veterano
# abr/05
· votar


MagoMerlin

opa.......aqui nesse site tem o radiotron handbook 3°edição(anterior ao outro radiotron) e mais um monte de material para leitura......

http://www.pmillett.addr.com/tecnical_books_online.htm



e aqui tem o radiotron handbook 4°edição(aquele tão cobiçado)

http://geek.scorpiorising.ca/F7AC4/index.php?dir=RDH4


macaco veio
virge!, não faz isso não, ces tão querendo assustar o cara?

uauauahuahu........não é assustar não.......é só para ficar "ligado"..... hehehe

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Todos.....
Pow seguinte.... nada me assusta... só minha sogra com pijama de bolinha sentada no meu sofá quando chego do trabalho..... isso sim é motivo pra correr pra longe.... muito longe.............
Aqui em casa a conexão ainda é discada, tenho 2 filhoes e uma esposa, então não dá pra ficar entrando toda hora durante sábado e domingo...... tento sempre entrar de noite,.... quando dá....
Dia de semana passo o dia na faculdade e a tarde (das 13 às 18) no trabalho..... é no trabalho que tenho a chance de passar meu dia estudando e respondendo no fórum.... a não ser quando pinta muuuito serviço, tem época que é foda láh..................

Quanto ao site que vcs me passaram.... é importante que fique aí, mais infelizmente não vai dar pra estudá-lo por enquanto, pois já estou vendo um livro especifico de valvulas.... nada voltado à caixas de som, mais à eletrônica pura mesmo.......

Já peguei a teoria básica de como funcionam as várias válvulas que existem, agora tô aprendendo os cálculos.....
Transcondução, fator de Amplificação e condutância da placa, inverso da resistência da placa.........
tô com um pouco de dificuldade pra definir o ponto quisciente......
se alguém puder me ajudar... a dúvida é a seguinte............... acho que chego lá me matando em cima, mais se alguém puder resumir pra mim a solução.....

Determinar a tensão entre placa e catodo, e a corrente que circula entre placa e catodo no circuito a seguir.....
tenho uma fonte polarizando a grade negativamente com tensão = 4V
tenho outra fonte polarizando a placa positivamente com tensão = 300V
Tenho uma resistência ligada em série com o gerador da placa e a placa no valor de 20 K ohms
a parte positiva do gerador de 4V está ligada no catodo juntamente com o lado negativo do gerador de 300V..........
Logo tenho:
RL = 20 K ohms
Ebb = 300V
Ecc = 4V
Ec = -4V
Sendo Ec = Tensão da grade

tipo.... achei os pontos máximos e mínimos e tracei a reta de carga, que dá de 15 mA de corrente de placa até 300V que é a tensão de placa, já que quando a tensão é maxima a corrente = 0, sem corrente a resistência se torna nula, e é desprezada......
colocando-se a tensão de grade = -4V, como eu acho a corrente e tensão na placa no ponto quisciente desta válvula?
A resposta é 7mA e 155V, porém não consegui descobrir o porquê.......

é aí que parei por enquanto, espero ter resolvido isso até amanhã.........

AugustoPedrone
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta

A resposta das suas perguntas está nas curvas de transferência da válvula em questão.

Dá uma olhada em um conjunto de curvas de alguma válvula de pré (ex. 12ax7) e trace sua reta de carga.

Abraços e bons estudos.

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
é que o livro assusta mesmo, pelo menos a edição que consegui baixar (no emule) tem tanta conta que eu so consegui passar o olho, eu tenho experiencia pratica e penso que muita coisa do livro eu acho que sei mas levaram muitos anos aprendendo, e o livro é uma dose cavalar de uma vez só (e em ingles ainda por cima), mas tamos todos ai pra sempre dar uma força (as contas eu deixo pro pessoal bom de cabeça).

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Pergunta.....
Pessoal, sei que ainda flata acabar de ler a teoria da válvula, mais é que enquanto vou estudando começa a surgir umas dúvidas que sei que na verdade terei que me preocupar só mais à frente... mais diga aí.....
Não entendo direito a relação potência de cabeçote com caixa e volume de som final que sai dela......
Por exemplo,...... digamos que eu tenha uma caixa com 4 celeniuns instalados ok?
a caixa da marshal 1690 é assim, e diz as especificações da mesma que é uma caixa de 300W..... bom.... primeiro... no site da Mashall brasil não consegui achar nenhum cabeçote que desse esta potência de 300W, que pensava eu que fosse a certa para uma caixa de 300W..... achei apenas um cabeçote de 100W de 2 canais, que é o 4100...........
Acho que este deva servir, mais não entendo direito esta relação.......
agora deixa eu dizer o que penso pra depois vc não me chamarem de estúpido, pra não dizerem BURRO.....

Pensso que a especificação de 300W da caixa seja um LIMITE, e que mesmo que eu ligue um cabeçote de 6W ele funcione, porém com a potência de 6W.....que pra isso apenas um falante seria suficiente......
penso também, que o cabeçote de 100W e 2 canis destinem deu máximo de 100W para um dos canais e outros 100W para outro canal, somando-se 200W, ou se estiver errado seria 50W para cada canal..... onde poderia se jogar separadamente um canal em 2 falante e outro nos outros dois, já que a soma de 2 falantes pela lógica dá 150W, sobrando 50W de cada 2 falantes, 25W de cada para uma "reserva de segurança", para que eu não jogue um sinal mais alto do que a caixa pode aguentar....
seria um intervalo para que não queime os falante em caso de oscilações de energia, e coisas do tipo, que podem amplificar mais o sinal dando mais potência que os falantes poderiam suportar.........

Vai lá...... esse é o pensamento correto?
Valeus... e desculpem a ignorância......

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


2 falantes pela lógica dá 150W, sobrando 50W de cada 2 falantes, 25W de cada para uma "reserva de segurança",
Uai? esclarece aí essa matemática...
O falante não é de 300, dois seriam 600, vc esta dizendo que 2 dão 150?
um canal em 2 falante
Cuidado com a impedancia!
não queime os falante
Vc ouve claramente quando o falante esta dando seu máximo, o som vai ficando ruim... experimenta ligar um falante fraquinho de 2"ou 4" no amp toca a mizona bem alto vc vai entender o que estou falando...

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Olha só...... eu disso que tava falando od Marshal 1690, que são 4 falantes, e diz a especificação da "CAIXA", que são 4 x 12 Celenium, que a CAIXA "TODA", isto é os 4 falante, éra de 300W, por isso 2 falantes dá 150W, que é metade de 300W = 4 falantes.......
Agora reveja se puder o que eu escrevi e tente responder...............
Desculpa pela falta de clareza......

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Se for o caso do que eu falei ser verdade, derepente até compense eu fazer uma caixa\ com 4 celeniuns, somando os mesmos 300Watts do 1690A da marshal e construir apenas a potência do hi-octane, que foi nossa primeira proposta de construção de amplificador..........
depois é só eu ir construindo cabeçotes maiores até que um dia eu chegue num JCM900-4100 Marshal ou num mesa de 100Watts tb.........
"um ideal" ok... não tô falando em fazer um mesa agora plz.........
que vcs acham??!!!!!!! dá?

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


bOfh
Legal o som da sua distorção na enter Sandman, agora me diz..... é puro over do seu hi-octane? ou tá usando algum pedalzinho ou coisas assim? tipo.... é Ampli + Cabo + Guitarra só?!!!!!!!!!!

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Uma perguntinha pessoal ENTENDIDO.............
Até que ponto é necessário eu conhecer as válvulas?
Tipo..... já sei o que é Transcondutância, Índice de Amplificação e Resistividade da placa, Sei a teoria toda sobre Diodos, Triodos, Quatrodos e pentodos........
é necessário eu saber calcular a faixa de trabalho das válvulas para clonar amplificadores? tipo... acho que pra criar um seja necessário, pois vc saberá calcular tudo pra saber que válvula usar....... mais pra clonar, me parece que seja mais saber o básico de cada coisa pra poder ter idéia do que está se passando.... que vc acham? Daquilo que falei, o que mais é preciso saber.......?
Valeus..........

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
caraca tu gostou daquele? dos 3 achei o piorzinho o enter sandman... hehehe... pra ver como gosto cada um tem o seu.

em todas as gravações é só o amp mesmo, nenhum pedal. A guitarra é que variou, na enter sandman foi a kramer, na back in black e highway to hell foi a cort viva, e na hells bells foi a epifone SG.

mas sempre guitarra + cabo + ampli :)

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
Gostei da distorção..... bem definida pra música e bem cortante..........
Achei bom sim, bem parecida com a distorção do metállica.......... achei mais parecida com a distorção de master of puppets, mais isso num interessa, o que interessa é que a distorção é muito boa...... achei o som limpo um pouco sem graça, mais deve ser pq vc num tá usando nenhum tipo de reverb, etc.....

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
cara acho que vc tá perdendo tempo estudando tanta teoria... é legal e tal, mas na prática não tem q calcular xongas, é só pegar os circuitos manjados e juntar pra fazer um amp. Por exemplo, neste último que eu montei, juntei :

2 amplificadores a triodo 'mornos'
1 tone stack 'fender'
3 amplificadores a triodo 'quentes'
1 cathode follower
1 tone stack marshall
1 circuito de reverb 'fender silverface'
1 potência de 50 watts 'marshall plexi'

e pronto, tá lá o amp. e falando bonito... só precisa duns falantes melhores agora.

mas claro, é sempre bom ter uma noçãozinha de teoria das termiônicas, claro. Mas não vá perder tanto tempo com isso e acabar não fazendo o danado do amp rsss.

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
aaah... olha eu falando e omitindo informação...

pra saber como esses circuitos ai q eu falei funcionam (não todos, mas boa parte deles) leia o site do aiken:

http://www.aikenamps.com

na seção 'technical'

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


bOfh
Pois éh colega.... é que tudas essas pecas de marca me parecem pelo que andei lendo por aqui que mesmo aí em SP são o olho da cara... e penso que sabendo essa desgraça de teoria dê pra calcular as mesmas amplificações, derepente até ligando duas válvulas em série para que me dê a mesma coisa com coisas sem "MARCA"........
Tem coisa que não dá pra fugir, tipo Alto-falantes vons são Celenium, mais penso que válvulas e outros componentes seja possível fazer este tipo de coisa se for sabido o modo como se dá............
Sei láh.....
De qualquer jeito este fim de mês a grana tá curta e vou ter que esperar mês que vem pra começar a comprar os com,ponentes...........
Agora, quanto ao que disse de Potência x Caixa, que vc acha? tô certo ou não?
Me explica ae, esta dúvida me corroe por dentro...... hehehe
flw

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Captador Guitarra
Uma dúvida básica aqui galera.........
O captador da guitarra.... como funciona?
qualquer lógica de ligação de instrumentos funciona como sendo o plug da guita out, a entrada do cabo da guita em um aplificador IN, logo, a energia "lida" pelo ampli é totalmente gerada na guitarra, tipo.... não existe nenhum sinal jogado do Ampli pra guita e depois recolhido novamente, já modificado pelo ampli.......
Sei que o captador tem 6 bobinas enroladas em série, elas são enrroladas em um cilindro de metal geralmente, e existe um imã bem forte magnetizando as bobinas.......
penso eu que quando a corda vibra, esta vibraçao gera de acordo com a sua frequêcia e amplitude uma corrente alternada pela alternância de tensão nestas bobinas, este sinal é enviado ao amplificador que usa a energia alterna da tomada, 110/220V para modificar este "pequeno" sinal gerado por esta pequena fonte de energia, o captador, para que possa sair bem maior nos alto-falantes...........
Tem haver isso?

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
alem da teoria de funcionamento procure conhecer bem os componentes em si principalmente capacitores, ate hoje depois de anos as vezes me deparo com um componente que as vezes custo a identificar o que é, por exemplo tem um tópico em q estava havendo duvida entre o LDR de formato novo e fototransistor, ja vi pequenos indutores parecendo capacitores etc, também é legal tomar conhecimento dos desenhos de circuito dos estagios em separado num ampli (não precisa saber calcular apenas identificar), identificar parte de um desenho que corresponde a tonalidade, parte que corresponde a divisora de fase etc.
sobre o que falou acima somente uma ressalva, a energia alternada (AC) da tomada so serve para atrapalhar, depois de convertida em CC esta sim apenas alimenta os componentes que necessitam dela, estes componentes trabalham a pequena energia alternada (AC) vinda dos captadores (separadamente da CC), os componentes (o circuito em si) é como que realizassem uma troca de forças, gastam corrente e voltagem (que pagamos) para aumentar a pequena vinda do captador. mas sempre separe as duas , a energia do captador tem que correr livre dentro do ampli.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
Sua matemática está certa, agora, se vc já está calculando ganho tanto o normal quanto no seguidor de cátodo, está pronta a teoria de válvulas.
Se vc pretende ligar várias válvulas em série, não acho tão vantajoso, pois o soquete anda muito caro, então em vez de comprar uma válvula de 60 vc comprar 2 de 30, mais dois soquetes e dois bons capacitores, etc.. vai ver que não vale a pena... Leve sempre em consideração o ganho e a impedância de saída!

Teste: Se eu tenho essas 3 válvulas:
12AX7 - amplificação = 100, resistência da placa = 62,5k
12AT7 - amplificação = 60, resistência da placa = 11k
12AU7 - amplificação = 17, resistência da placa = 7,7k
a) Qual delas é melhor (tem mais ganho) para uma carga de 20k?
b) Avançado: Qual delas é melhor para uma carga de 5k?
No avançado, o que vc acha de usar seguidor de cátodo (cathode follower)?

O captador é um pequeno gerador. Tem pequenos sinais (cerca de 100mV) de alta impedância, ou seja, mesmo de ele desse 100V, com alta impedância nunca conseguiria mover um altofalante.

Estude agora o som, acústica (decibéis, caixas acústicas), transdutores (microfone, captador, falantes, suas impedâncias e sensibilidade).

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
cara, o lance da caixa eh o seguinte... no caso da 1960, ela vem de fábrica com 4 falantes celestion g12t-75, de 75 watts cada um. ou seja, somando a potência dos 4 falantes é que da os 300 watts.

mas isso não quer dizer que você tenha que usar 300 watts nela (pelamordedeus, ia deixar meio mundo surdo...). 300 é o máximo que ela aguenta, mais que isso vai ferrar os falantes. Nada impede de ligar um amplizinho de 10 watts nela, vai sair som na boa.

uma coisa interessante de se saber sobre os falantes (além das manjadas 'impedância' e 'potência') é a sensibilidade dele. Quando se quer trabalhar com amps de bx potência, tipo um p1 ou HO da vida, é interessante usar falantes de alta sensibilidade, como os eminences novos (patriot e redcoat), nessa linha tem uma penca de AF com 102, 101 e 100dB de sensibilidade. Tem uns celestions novos de neo q são legais também. Usar um jensen da vida, com uns 90dB de sensibilidade não é uma boa idéia aqui. Agora pra amps mais potentes (30, 50, 100W), a sensibilidade dos AF é menos crítica.

cheers

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
blz então.... pq tinha pensado em comprar logo 4 falantes ]selenium G12T-75 e depois ir apenas trocando os cabeçotes, o hi-octane por um maior, outro maior e etc,........, mais pelo jeito isso n dá qualidade, pois em porradas mais fracas na corda da guitarra provavelmente o ampli nem reproduza o som, poela sensibilidade baixa dos falante.....
Se entendi o que vc falou esta é minha conclusão...... tá certo?

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Amigo.... vc me deixou em parafuso, peguei meus livros, claculador e caneta e fui à luta..... a única coisa que dá pra concluir é o seguinte, que tanto em 20K quanto em 5K a válvula que me dá mais ganho (de corrente) en relação à variação de tensão na grade é a segunda, de 60 x 11K, pois sua trânscondutância é igual à 0,05454, sendo que a corrente na placa é igual à tensão na grade vezes o fator de trânscondução.....
por tanto, o ganho de corrente não depende da resistência da placa nem de sua tensão, colocando-se que estes são fixos........
(Estou presupondo que para isso o que vc chama de "mais ganho" seja a relação entre corrente inicial x corrente final na placa, em relação à variação de tensão na grade)..................................
Se não for isso plz, me explique.................
Pode gastar o verbo aqui ehhehehehe, me ajudará muuuuiiiiitoooo.......

Quanto ao "seguidor de catodo" não sei o que é isso, pelo menos não com este nome............
O que conheço é polarizador automático de grade, que consiste em um resistor ligado em paralelo à um capacitor na base do catodo, que consciste o circuito de catodo em tornar a grade negativa em relação ao catodo, tantos volts quanto forem a queda de potencial.... isso se aplica quando a alimentação de entrada da grade é alternada, para que a válvula não entre em corte.......o que ocorre quando a grade se torna positiva, fazendo com que a placa "repila" os elétrons produzidos pelo catodo.........

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Se não for isso plz, me explique
Desculpe, não fui claro, ganho em tensão.
Tensao = mu Rcarga / ( Rplaca + Rcarga )
No seguidor de cátodo a formula é outra. Seguidor de cátodo é quando a carga está entre o cátodo e o terra. Vai ver algumas diferenças. Quais?
Tava muito óbvio que era a segunda, agora inclua esta válvula:
12AV7, Amplification Factor = 41, Plate Resistance = 4800
Essa é melhor naqueles casos?

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
cara não existe selenium g12t-75... é CELESTION, made in inglaterra (er, hj em dia na china, mas...) e é caro pra burro um falante desses. uns 400 conto cada um, ou mais. Isso porque é o mais baratinho da celestion. hehehe.

melhor custo benefício é pegar uns eminence legend da vida.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
Já viu esse? Ele vem pro Brasil? Seria especial para tocar Reggae???
http://editweb.iglou.com/eminence/eminence/pages/products02/patriot/ca nnabis.htm

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
hehehe to atras dum desses e de um the governor pra minha 2x12.... não presta pra reggae não, tem um som meio grave esse falante. O nome dele é cannabis porque o cone dele é feito de 'hemp paper', papel feito da planta da maconha.

sds

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Selenium...
Blz galera, tava confundindo os nomes...... realmente, o que eu quis dizer é o Celestion...... Seguinte...... dos Patriot, o The Governor me parece muito bom.... que vcs acham? aliás, nas especificações do mesmo tá escrito que ele dá 102Db, isso é muito baruch_kata?
Ele vale a pena? dizem que éra pra ele ser o substituto do Celestion, só que ficou com agudos e médios menos estridentes e com o grave com menos punch, mais suave que o V30, que vcs acham? frescura?

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


RMS
Que é isso? seria uma (potência Real do bicho?), qual a diferença dessa e da outra RM"alguma coisa"? tipo...... fui numa loja de som daqui de porto velho que tinha um altofalante SELENIUM com 400W e 300W RMS, porra, logo isso seria muita coisa en relação aos 75 do Celestion V30....... porém vem aquela antiga coisa, não entendo nada dessa porra ainda.... logo não t/ô sabenmdo bem o que isso significa, até pq ele não tinha a caixa pra mim poder ver quantos DBs ele emite ou outras coisas do tipo, sei que ele éra de 8K.........Outra dúvida, sei que Kohms é usado para medida de resistência, agora...... que significa que um alto-falante é de 8 K? pq uma saida no cabeçote do JCM900 de 8 e 4K e outra de 16 e 8 K? onde isso influi, que tipo de medida isso é? seria uma força a ser vencida para o alto-falante se "mover"? tipo "vencer a inércia"?
ou o circuito todo do alto falante tem, essa resistência? tipo....... vc tem que projetar o seu circuito para que a tensão e a corrente de saída, logo sua potência deve ser projetada para gerar uma corrente x e uma tensão y no circuito de 8k ou 4k ou 16k?
Dúvida
Que altofalante é melhor, um de 4K, um de 8K ou um de 16K?
Teóricamente se for correto me raciocinio anterior, o de 4K é mais econômico, gera mais DBs por Watts......
Ok, sei que tô viajando, mais se n~çao tiver nada haver me digam ae plz......
Valeus....

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Ok, sei que tô viajando
Na verdade K é media de Kilo, mil Ohms, já o falante tem só 16, 8 ou 4 Ohms, é como se fosse um curto-circuito...
Impedancias da ordem de 1k, 5k, 10kOhms, são muito altas e não conseguem ter força suficiente para mover um falante de 8 Ohms. Por isso fazemos o amplificador! Quando for possível usar falante de maior impedancia, tipo 16 Ohms, melhor para o amplificador. Mas se vc usar um falante de 16 Ohms num amp de 8 Ohms a potência fica reduzida quatro vezes (-6 db) o que é significante. Se o falante for de 4 Ohms e o amp for de 8 Ohms, ele distorce, esquenta e pode queimar.
Se um falante tem sensibilidade de 102 db e o amp tiver 50W, e outro tiver 96 db e o amp 200W, eles terão (aproximadamente) o mesmo volume. Veja que talvez vale gastar um pouco no falante para não gastar no amplificador, mas tudo tem um limite. Nessa área de som, existem equipamentos caros que não valem tudo isso. É o caso da válvula 300B, e outras coisas que são valorizadas demais...

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Reaposta...............
Seguinte....... a resposta que eu tinha dado é em relação à ganho de corrente nos 3 itens que vc me passou......... quanto ao ganho de tensão por acaso tb é o segundo o melhor dos 3 itens... tanto em 20K como em um circuito de 5K;.;....
Esta nova válvula sendo incluida, temos que das 4 então, esta última é a 2º melhor para um circuito de 20K e é a melhor para um circuito de 5 K....
Está correto agora sr.?

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Vem cá.... já vi que não manjo nadinha de alto-falante.... onde consigo teorias sobre o assunto?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...