Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...

Autor Mensagem
MagoMerlin
Veterano
# abr/05
· votar


Pessoal, não seria melhor, antes de sairem pilotando a bicicleta aprenderem a pedalar primeiro ???

O que o baruch_kata disse é a mais pura verdade, alguém aqui já tomou um choque de 500v para dizer se dói ou não !?! Claro que é difícil ouvirmos sobre alguém que morreu montando um amplificador, isso não acontece todos os dias, pois a maioria que se atreve a fazer isso tem um vasto conhecimento em eletrônica.

Não seria mais fácil aprender antes um pouco mais sobre eletrônica para tentar fazer um "monstro" desses !?! Porque, sinceramente, montar um MesaBoogie ou um JCM900 é muito, mas muito complicado.

Eu acho que tenho uns livros antigos de eletrônica (aqueles da editora saber, instituto universal... o problema seria scanear tudo isso !!!

Veja bem, não estou contrariando ninguém, somente alertando sobre os riscos que "existem" na montagem de um valvulado. Simplesmente por causa dos grandes capacitores que retém uns 450v (depende do capacitor).

Posso ajudar o pessoal com a montagem, se quiserem, estou terminando um JCM800 e começando um Triamp e aviso aos navegantes: Já vão preparando os bolsos, pois a qualidade e preço alto caminham juntos neste ramo !!!

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


'do computador' (q nem eu)
hehehe, estamos em turminha... eu programo Delphi, Vb e Assembler e vcs? sem disvirtuar o tópico...
começar com um ampli mais simples
talvez se eu tivessse
Com certeza... No começo tudo é mais difícil. É justamente isso que serve de aprendizado... Um capacitor diferente, um fio, etc. tudo pode fazer diferença, vc só vai pegar a mão na prática, montando coisas simples sem dar o passo maior que a perna...

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Cara..... escreva muito, não sei se você reparou mais eu tb escrevo.......
Quando agente começa a ler sobre o que interessa, como o que vc está escrevendo aqui não cansa, se alguém cansar que pule, eu vou ler.... não se esqueça que quem tá tentando fazer o bagulho sou eu, este tópico no fórum não servirá para ninguém montar um ampli, mais sim a página que vou montar...... pq tem coisas que não vão constar aqui, como minha apostila sobre válvulas por exemplo........... meu livro do malvino, etc.....
Quanto à quem pular a parte de segurança.... acho que é uma coisa contra a qual não dá pra lutar....... tem gente que até hoje anda de moto sem capacete e deixa de usar cinto de segurança.... aliás... vc fuma? pois éh.......
temos que dar a relevância nescessária no site quanto à isso...... o resto fica por conta do leitor..... EU VOU TOMAR..........
Aliás...... dá pra colocar na primeira página alguém famoso segurando uma válvula e dizendo.... "EU ME PREOCUPO COM A SEGURANÇA ANTES DE TUDO"......... Pensei em um Teletub fazendo isso, pois eles já se parecem com uma válvula hehehehhehe..... brincadeira........
quanto à idéia do livro....... é mais ou menos isso que eu tinha pensado, só que em forma de site...o que dá pra fazer pra quem não gosta de ler no micro é disponibilizar tudo em pdf tb para download..........
Quanto à fazer um ampli pequeno, não sou muito de acordo não pq eu queria começar realizando um sonho... porém vcs me convenceram do que eu já sabia..... é imprudência, afinal tenho 2 filhos e pretendo continuar do lado deles, por tanto, já que temos que nos preocupar com segurança, nada como ouvir quem manja mais né?!!!!!!!!!!
Vamos fazer uma votação.......
qual vai ser nosso primeiro ampli? o High-octane é bom? vamos neste como sugeriu nosso colega bOfh????

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Mago Merlin
Pow cara valeu pela força...... quero ajuda sim.......
Vamos fazer o seguinte...... já que quem precisa saber das coisas aqui sou eu.... sem querer ser centralizador, mais é que eu que vou montar o site.......... vou começar devagar...... vou pegar agora meu livrinho preferido e lê-lo..... tuda aquela parte que deixei de ler durante meu curso de eletrônica digital...."Válvulas" do Malvino, achei que não fosse me servir na época...... depoismparto pra mais um passo......
Penso que tenho que saber e aprender as coisas nesta ordem.....
1º - Saber tudo sobre válvulas.....
2º - Saber tudo sobre trafos......... (pela dificuldade de se encontrar penso que será importante um curso sobre enrolamento desses caras..... o tópico do nosso colega... Fernando Bello vai nos ajudar se ele descobrir que dá certo a proposta dele.... a famosa fórmula de bolo comentada aqui pelo Baruch_Kata......... quem não sabe do que estamos falando procure pelo tópico Transformador de saída barato??? ele fala sobre a idéia deles lá.....)

pois éh... penso que antes disso não adianta ficar socando pontaa de faca.......
segunda-feira acho que já estarei pronto quanto à válulas.... em relação à trafos é que é dificil... o malvino fala muito pouco sobre isso.....
quanto mais quanto à enrolar trafos.....
mais deixa pra depois... vou ler... flw.....

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Pensei em um Teletub fazendo isso, pois eles já se parecem com uma válvula
Agora mais um motivo para adorar as válvulas! Ufa Fiquei rindo um tempão...

Vamos fazer uma votação.......
qual vai ser nosso primeiro ampli? o High-octane é bom? vamos neste como sugeriu nosso colega bOfh????

Tava pensando em usar uma(S/E) ou duas(P/P) valvulas pequenas como as el90 (pq achei umas bem em conta...), ou el84. Acontece que aqui em sp só arranjo trafo de 8 a 10W, pois é muito raro maiores, mas pretendo aprender a enrolar um depois, ou arranjar alguém que enrole pro pessoal do fórum... Não queria fazer o trafo de saida, pois se algo não funcionar, com certeza posso dizer que é do circuito e verificar o erro, mas com um trafo a mais para me preocupar não ia ser legal.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Vc tem tempo? Tem um programa de computador para testar vc coloca as valvulas tudo e nem leva choque! A versão que eu tenho é estudante, só tem umas 3 válvulas, mas dá pra simular legal (menos o trafo).

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Quanto à fazer um ampli pequeno, não sou muito de acordo não pq eu queria começar realizando um sonho...
Apesar de achar que é um erro, vamos mergulhar nesse sonho...
Esperava que vc fizesse um amp na faixa de até 10W transistorizado, para pegar o jeito com a eletronica para som, e entao fizesse esses valvulados.
Lembrando que tanto o Champ do nosso belo amigo quanto o Octane tem só cerca de 6W.
Vc entende sobre decibeis? sabe que incrementa-se 3db a cada dobro de potencia? 6W pode ser suficiente para vc (e para mim tb).
Aonde vc vai usar esse amp? que timbre vc gosta... Já ouviu os sons do Champ? É esse som que vc vai tirar? mais pesado, mais leve?

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


cade o ALAN FLYYY?

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


macaco veio
Voou

Fernando Bello
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta

Cara, fiquei com o maior medo quando montei meu primeiro pedalzinho com válvula, depois quando montei esse amp. Depois vc vê que não tem nada de mais. TUDO que se faça nessa vida precisa ter cuidado. Não é por isso que vc vai deixar de fazer. Com 12v vc pode estourar um diodo e ele voar pegando fogo no seu olho e vc ficar cego... então desencana põe um aviso no site, "voltagens perigosas, pode matar", e foda-se.
Ninguém vai dar uma de manézão e tentar montar um cabeçote valvulado sem saber pelo menos como funciona um trafo. O máximo que pode acontecer é ele derreter o trafo.
Eu tenho algum material porque eu fuço mesmo, sou curioso e não tenho o menor pudor em dividir esse conhecimento, como a maioria do pessoal aqui do fórum.
Monta o esqueleto do site, manda um e-mail pra mim, pode copiar o que vc quizer do meu site e se precisar eu dou um toque no que precisar. Como eu também sou iniciante vou falar a mesma língua de quem quer começar, abraços.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Como eu também sou iniciante
Eu tb, digo o mesmo...

GuNn3r
Veterano
# abr/05
· votar


[b][/b]mclasta

me diz o curso que eu tenho que fazer pra entender dessas paradas ae.

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


mais perigoso que o chock é usar um cap de tensão muito justa ou menor na fonte, ja vi abrir e eguinchar liquido (que nem tinta de compressor) a quase um metro de altura, se vai na vista. . .

glaucius
Veterano
# abr/05
· votar


MagoMerlin
alguém aqui já tomou um choque de 500v para dizer se dói ou não !?!

o cacildo ja tomou de 300 e poucos(não lembro ao certo) e disse q não foi uma das melhores sensaçãoes q ele ja teve.......q o coração ficou palpitando......só ele para explicar como foi a sensação.......

eu acho q depende de como tu toma......eu ja tomei varios choques de 220 e alguns não senti quase nada e em outros eu cheguei q quase "apagar" por alguns milésimos de segundo........~

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Válvulas
Cara.... acabei de ler 100 páginas de física pura, aprendi um montão de coisas sobre válvulas hehehhe muuuuiiiiittttoooo legal pow........
Agora entendi pq servem os capacitores de um circuito de som.....
Eles aumentam as ddps entre o catodo e a placa e regula a corrente na placa pela corrente na grade de controle pow......
muuuuiiiitoooo legal.............
Ecxitante ler sobre isso........ aconselho por diversão para o pessoal...... agora vou entrar na parte de cálculo mesmo, para calcular os valores na válvula....
Ah, vi tb o que é uma válvula diodo, triodo, tetrodo e pentodos........


GuNn3r
cara.... não fiz bem cursos..... eu pego livros.......
Procura na net um livro do altor Malvino.......
é de eletrônica básica........
ele ensina tudo sobre resistores e outros componentes lineatres e não lineares como diodo, diodo-zener, transistor..... tudo explicativo com retas de carga e td mais.. é um livro de 1960 ou 70.........
eu tô lendo sobre válvulas numa apostila da embratel que arrumei aqui com um cara que trabalhava lá........
tem que procuraar muito........

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


pessoal....... deixa eu acabar de ler aqui o bagulho.............
Seguinte Kata.......
Não sabia não disso de 3 Dbs a cada dobro de potencia...o que vc sugere montar primeiro afinal.....
sugira ae............
o que vc falar tá falado............
pra mim o que eu preciso é substituir o meu transistorizado que tem entrada pra microfone, voz, guitarra e teclado com 2x12 por um vlavulado............. iisso é pra tocar na banda... ensaios, pequenos show, etc...........
o que posso fazer se a potência dele for muito pequena é microfonar e jogar no meu amplificador-bombri.... que até punheta toca...........
mais eu queria que fosse um som aveludado e encorpado tipo marshall..........
se for grande como o 1690A ótimo não preciso ter o trabalho de microfonar pra ensaiar, mais se for pequeno que seja... sói queria o som de qualidade pra poder tocar com orgulho da minha criação...............
posso começar com esse e ir pra quele sem problemas tb ué.........
que vc acha?

navalvula
Veterano
# abr/05
· votar


glaucius
ja levei um de 450. quase passei dessa pra melhor. aminha sorte é que eu consegui me soltar. mais parece que o barato te pucha. fiquei meio bobão uma semana, as pontas do meus depos ficaram com uma marca de queimadura. fiquei com um sentimento meio estranho. seila coisa muito estranha mesmo. espero nunca mais dar um vacilo desses.

glaucius
Veterano
# abr/05
· votar


navalvula

bah.......ta loco......só imagino........se com 220VAC eu ja fiquei meio mal imagina 450VDC(suponho q o q tu tomou seja DC).........

então respondendo ao MagoMerlin
alguém aqui já tomou um choque de 500v para dizer se dói ou não !?! pelo jeito doi sim......e muito!!!!! hehehe

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


É o pessoal aqui sabe o que é choquito! E tem quem não tem medo...

mclasta
No valvulado, para ter potencias grandes a soma de dinheiro é muito maior. O transformador por exemplo, para aumentar um pouco a potencia o preço vai nas alturas, e não dá para ensaiar com a bateria tocando alto se vc tiver só 20W. Sugiro mesmo assim, que nós começantes fizessemos um de 6W mesmo, pelo preço, timbre, simplicidade.
Quem sabe no futuro, com mais técnica, pois sempre se aprende, faremos um de 200W ou mais... No momento não estou com condição financeira para comprar um transformador de 50W nem uma válvula 300-B, nem uma KT88 nem uma EL34. Sei que nas primeiras tentativas não conseguimos atingir o melhor resultado, mas serve de aprendizado e com ajustes regulagens e melhorias se atinge o resultado (e o sonho).

Meu palpite: Estude bastante Transcundutancia (para calcular os ganhos), e seguidor de cátodo (para mesclar válvula com transistor).

Tainha
Veterano
# abr/05
· votar


Concordo com Macaco Veio, o perigoso é ficar cego e com sequelas, se o sujeito não usar marca passo no coração ou não tiver algum outro problema cardiaco e não vacilar com os componentes carregados e ligados nada de mortal acontecerá, creio eu
Uma boa idéia para começar eu sugiro o High octane, Champ ou algum outro simple mas pp.

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta

he he he o cara tá empolgado...

primeiro: não existe amplificador 'marshall 1960A'. 1960A é apenas uma caixa 4x12 angulada da marshall (madeira e alto falantes). :)

Os amps interessantes da marshall para se 'clonar' são o 1987 (plexi 50 watts) e o 2204 (jcm800 de 50 watts). Amp de 100 watts eu não recomendo de jeito nenhum, é muito $$$ pra reles 3db a mais de volume. Na prática vc nem percebe a diferença entre um 50W e um 100W, só percebe mesmo na hora que tem que comprar as válvulas... :(

Bom, eu já não sou mais 'iniciante', já que já montei um high-octane (cheio de mods) e um outro que eu mesmo projetei, que tá com nome indefinido ainda rsss... mas se precisarem de um help, tamos ai.

AugustoPedrone
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
Agora entendi pq servem os capacitores de um circuito de som.....
Eles aumentam as ddps entre o catodo e a placa e regula a corrente na placa pela corrente na grade de controle pow......


???
Que livro vc leu amigo ???

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


AugustoPedrone
Hehehe, não tira o cara, com pouco tempo tempo ele aprende...
b0fh
Valeu, cara, por ajudar nós começantes... Concordo que cada db custa muito caro no valvulado, quando tiver uma grana vou me meter a fazer um grande, mas hoje em dia 20W é o limite. Alias pretendo começar com 5 a 8W

lula_molusco
Veterano
# abr/05
· votar


ae pessoal...depois de um longo tempo sme acessar o forum voltei por causa dessas discussoes de diy hehe to fazendo curso tecnico em eletronica pra aprender mais sobre a magica por tras dos amps e pedais

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
cara, se 20W eh o limite... então teu amp é um marshall 18 watt

tem uns esquemas no site deles: http://www.18watt.com

Agora se for fazer um single-ended, recomendo o High-Octane ou p P1-Extreme, os dois são uns monstrinhos.

cheers

AugustoPedrone
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Hehehe, não tira o cara, com pouco tempo tempo ele aprende...

Acho que a questão é montar um castelo sobre um banco de areia...

Os fundamentos dos componentes eletrônicos tem que estar "no sangue" da galera que pretende a se aventurar de forma séria com montagens tão perigosas quanto valvulados de alta potência.

Existe boa literatura por aí, a internet é para todos, basta meter a cara e estudar.

Abraços.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


AugustoPedrone
Vc esta certo:
mclasta
O capacitor é um componente engraçado, é como o teletubbie.
Ele quando se aplica uma tensão ele fica tensionado, se capacita, armazena no seu isolante(dieletrico) alguma carga. Ele permanece carregado até vc descarrega-lo, fazendo a corrente (de alguma maneira) passar por ele.
Agora, se a tensão aumenta e diminui, em CA, ou som, ele carrega e descarrega, mudando o que chamamos de Fase (isso é importante), ele permite passar um pouco de energia (o que nao ocorre na CC), mas com uma espécie de resistência, que chamamos reatância. O inverso ocorre no indutor.
Ex do cap: na entrada de um circuito para polarizar um transistor colocamos um cap que isola a cc da polarização da ca de entrada. Pegue qualquer esquema que eu te mostro onde esta isso...

MagoMerlin
Veterano
# abr/05
· votar


glaucius

Passa para o rapaz aquele link com o download do Radiotron para ele baixar, acho que é o livro mais completo sobre valvulados !!!

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


glaucius
virge!, não faz isso não, ces tão querendo assustar o cara?

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


macaco veio
MagoMerlin
Ele nem tá mais respondendo ao tópico, acho que já assustamos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...