Qual a diferença entre VOLUME e GANHO?!

Autor Mensagem
Cachorrão do Rock
Veterano
# jun/04


Oi pessoal... estou com uma dúvida.
Eu fico lendo os tópicos do fórum, e muita gente fala de GANHO e VOLUME. p/ mim, os dois eram a mesma coisa.

Alguém pode me dizer a diferença entre eles?!

valeuz!!!!!!

felipe vai
Veterano
# jun/04
· votar


Volume eh a altura q tah saindo o som do seu amp....e ganho eh o tempo q uma nota fica soando..se vc tirar todo o ganho vai parecer a distorção do kiss por exemplo..mas ainda sai som!Entendeu??

Hunter
Veterano
# jun/04
· votar


então ganho seria um sustain?!

janick
Veterano
# jun/04
· votar


porra, ganho eh o q define a dist do amp
bota o ganho no minimo e o volume no maximo, e dpois o volume no minimo e ganho no max e tira suas conclusoes

felipe vai
Veterano
# jun/04
· votar


Isso....ganho seria tipo um sustain! Mas eu to falando na guita...naum no amp....

janick
Veterano
# jun/04
· votar


felipe vai
a ta...

felipe vai
Veterano
# jun/04
· votar


He...

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


O botão de volume controla o sinal q sai do ampli, e o ganho o sinal q entra.

Simples assim.

Hunter
Veterano
# jun/04
· votar


um ganho alto significa som distorcido?!

felipe vai
Veterano
# jun/04
· votar


Claro q naum.....se vc tiver tokando sem distorça como q apareceria distorcido o som?? Eu dei um exemplo como se vc tivesse tokando um iron por exemplo...usando uma distorça daqle tipo....tenderam?

silvio_rp
Veterano
# jun/04
· votar


dependendo da quantidade de ganho distorce sim , mesmo no som limpo... se vc enche de booster (limpos) entre a guitarra e o amp vai distorcer (se for amp ss vai ficar uma caixa de abelha com som de falante rachado mas se for valvulado fica maravilhoso).

Hunter
Veterano
# jun/04
· votar


por que quando eu diminuo o volume na guitarra, a distorção diminui?! fica um som mais limpo!

isso seria o ganho diminuindo?!

janick
Veterano
# jun/04
· votar


Hunter
olha... nem sei... mas qdo c diminue o vol no amp, a dist tbm diminue, repara la . . . o Mkazan dve saber

Hunter
Veterano
# jun/04
· votar


janick
valeu...

é q eu sou muito leigo neste assunto! me perco todo!

GuitarHouse
Veterano
# jun/04
· votar


Ganho é a quantidade de sinal, de energia (numa dist quanto mais ganho mais saturado fica o canal)

Volume eh a quantidade de decibeis, a energia transformada em som.

nobre
Veterano
# jun/04
· votar


em termos práticos, quanto menos ganho mais limpo o som, a medida que se adiciona ganho o som vai distorcendo
quando vc diminui o volume da guitarra está diminuindo a quantidade de sinal que vai pro amp, com o mesmo resultado do ganho

Hunter
Veterano
# jun/04
· votar


nobre

valeu, cara!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/14
· votar


upando o topico de 2004;

alguem podia fazer uma explicação um pouco mais detalhada?

Iversonfr
Veterano
# mai/14
· votar


rhoadsvsvai

O ganho atua nas válvulas do pré, o volume atua nas válvulas do power (no caso do canal de drive).

Resumidamente, o caminho é o seguinte: captador > volume da guitarra > ganho > preamp > volume > power amp.

A distorção do preamp, que vem do ganho, é uma distorção mais pesada, rasgada, porém com menos definição, mais embolada. A distorção do power vem de aumentar o volume até distorcer as válvulas do power, que dá aquela distorção bonita, definida, cristalina que todos gostam (não esquecendo da distorção dos falantes, lógico).

Se voce entender inglês, esse video é espetacular pra entender isso. Na verdade, assiste a série inteira que é muito boa mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=5pgOzjKhXww

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Iversonfr
não é bem isso.... sua explicação ta muito guitarristica, eu tou querendo entender em um sentido geral de audio.

por exemplo.
uma mesa de som anaologia, tem tanto o pot de ganho,quanto o pot de volume e ainda o fader de volume.

qual seria a diferença ? acho que ganho não é simplesmente volume que distorce,porque em clipping todo volume distorce.

Iversonfr
Veterano
# mai/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


rhoadsvsvai

Numa mesa de som, o ganho controla o sinal que entra, ou seja, quanto de sinal que a mesa vai receber do microfone por exemplo. Fazendo uma analogia com fotografia, é como se fosse a abertura da lente, que controla quanta luz entra na câmera. Se entrar muita luz a foto estoura, se entrar muito sinal na mesa o canal distorce. O fader já controla a saída de som, qual volume que vai pras caixas.

Lelo Mig
Membro
# mai/14
· votar


rhoadsvsvai

Uma explicação básica e fácil:

Ganho é um controle de ENTRADA. Volume é um controle de SAÍDA.

Ganho é o quanto você permite que entre de sinal.
Volume é o quanto você permite que saia.

Se quiser maiores detalhes sobre os controles de uma mesa, explico no meu tópico sobre Sonorização de Palcos e P.A.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296206/

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/14
· votar


Iversonfr
Lelo Mig
agora sim entendi galera, vou dar uma olhada no seu topico Lelo Mig pra aprofundar mais, valeu!

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Complementando para registrar...

O ganho, é uma alteração do sinal, baseada em pequena amplificação, para que se possa atenuar no eq...

Aparentemente é meio contraditório, mas um ganho e equalizador "flat", se consegue atenuar o sinal de ganho (teoricamente) para o mesmo valor que o de entrada...

Logo, quando eu faço um corte de graves (guitarristicamente pensando, ao menos), eu estou atenuando uma faixa de frequências graves (geralmente abaixo de 200Hz), e não elevando as superiores.

Se, com ganho flat, negativar todo o EQ, terei (mais uma vez teoricamente) volume zero. Assim funciona com todas as atenuações de frequências, pra compensar isso, é recomendado, abrir levemente o ganho.

E claro, acima me refiro a um pré com ganho máximo, mas sem distorção... Na guitarra geralmente depois de um ponto X, o pré tende a começar a distorcer mesmo em estágio clean...

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

Não conheço nenhum amp que aplique isso...

Em teoria se eu colocasse um DI (para isolar a capacitância do cabo), e uma chave que jogasse o sinal ou direto no pré, ou primeiro por um resistor, teria sinal clean (passando pelo resistor) ou distorcido (direto)...

O que, por motivos sei eu do que, a maioria dos amps usa é:

- um circuito de dois prés (o primeiro alimenta o segundo, no canal drive, ou o sinal vai direto ao segundo, no cana clean)

- ou válvulas ligadas em série (uma amplificando o sinal de saída da anterior)

- ou ainda válvulas ligadas em série-paralelo geralmente aos pares (o mesmo que o anterior, porém duas vias de válvulas, ou seja, o sinal é dividido em 2 e amplificado por duas cadeias de válvulas)

Slash_1989
Veterano
# mai/14
· votar


e no caso de um pré amp...

eu uso o botão de "ganho" pra "aumentar" o volume.

Por que aumentando o ganho eu consigo uma relação sinal X ruido menor do que aumentando o volume?

Ismah
Veterano
# mai/14 · Editado por: Ismah
· votar


Slash_1989

A amplificação é teoricamente igual... Em outras palavras um amp sempre gera X vezes um sinal maior que o de entrada, limitado pela tensão de alimentação...

Geralmente o sinal é atenuado antes amplificação. Alguns casos, tem uma válvula que apenas amplifica o sinal,para um nível de trabalho satisfatório.

O que gera ruído é rede (80%) e RF, captada pelos cabos... No caso, o pré é alimentado com 50~60% do alimentado no power, logo os níveis de ruído são maiores... O "hum" dos singles é na casa de 50~60Hz (ou harmônicos), que é a frequência AC da nossa rede.

EDIT: se estiver falando bobagem, me corrijam. Ainda estou aprendendo e posso estar falando bobagem.

Paulo Heineken
Veterano
# mai/14 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


Ganho é um controle de ENTRADA. Volume é um controle de SAÍDA.
[b]
[/b]

o que acontece é que quando aumentamos muito o volume na ENTRADA, pode ocorrer uma clipagem, que gera o que conhecemos como distorção.

Essas distorção gera um timbre interessante em guitarras..

O volume tb gera um drive, que acho mais bonito ainda, quando em altos volumes em um valvulado...

Bem, eu ACHO que é mais ou menos isso, posso tá enganado

fgr
Veterano
# mai/14
· votar


Meu Deus, tenso esse tópico rsrs.. confunde mais do que explica..

Se o ganho for nível de entrada e o volume for o nível de saída isso faria com que se colocassemos o ganho no mínimo e o volume no máximo, não saíria som e não é bem isso que acontece.

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

Ok...dei uma explicação básica, porque é o suficiente para o uso prático, mas se quer algo mais detalhado, vamos lá.

Ganho

Gain = 10 x log (Power out/Power in) >> Esta é a fórmula para se calcular o ganho, que pode ser definido como:

Controle de "ganho" de qualquer objeto definido como tal: por exemplo, volume, energia (AC) ou corrente. Normalmente referido como o aumento da potência de um sinal. Este aumento é quase sempre expressos em dB (decibéis). É o aumento do sinal bruto antes de entrar em qualquer um dos outros componentes eletrônicos que o tratarão/modificarão. (O ganho ocorre por uma pequena pré amplificação, mas a ideia e ideal, em tese, seria não produzir alterações nas características originais do sinal).

É utilizado, principalmente, para termos um sinal de entrada mais forte (quando o emissor emite um sinal muito fraco) ou diminuir (quando o emissor produz um sinal muito forte).

Ampliar o ganho trás consigo tudo referente ao sinal original, seja bom ou seja ruim. Ruídos e chiados, por exemplo, também sobem proporcionalmente, assim como interferências e etc.


Volume

Além de definir o espaço tridimensional, o volume também é usado para descrever o nível de potência de um sinal "tratado". Quando você aumenta o volume, simplesmente significa que você está aumentando a quantidade de energia usada pelo amplificador para aumentar o sinal modificado/tratado pelo aparelho em questão. Volume sempre tem haver com amplificação, por menor que seja, não é possível AUMENTAR um sinal sem amplifica-lo.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Galera da mesa de som e etc, não vamos ficar fuçando no gaho, o ganho nesses equipamentos você Ajusta um vez de acordo com o instrumento, em um pouco que o sinal fique claro, sem distorcer, depois a unica coisa que você mexe é o volume, o ganho fica la parado...

Ja vi gente mexendo no ganho pra aumentar volume ai começava a clipar..


Esse esquema de préamplificador tem Ganho e volume

http://img215.imageshack.us/img215/348/hmspreesquemaaz1.jpg

Repare que o ganho fica na entrada do cirquito, la você ira ajustar o sinal, se for muito baixo você aumenta o ganho até o necessário sem clipar, se for muito alto você diminui, após isso, você deve esquecer esse controle e trabalhar somente com o volume, que como o cirquito mostra fica na saida do pré amplificador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre VOLUME e GANHO?!