Duvida Master Volume x Ganho em Valvulado 2 canais.

    Autor Mensagem
    Drive30
    Veterano
    # nov/12


    Pessoal, essa duvida parece ridicula e até batida, porem me surgiu recentemente:

    Em valvulados de + de 1 canal, normalmente existem knobs para regulagem de ganho , porem qual a influencia do master volume para obtecao de + ganho? Sei que em valvulados que possuem apenas o master volume ele é o principal regulador de saturacao e tambem ganho, mas quando voce utiliza um ampli no canal 'sujo' a influencia do master volume tambem é significativa no quisito ganho?

    Tenho um Mesa Single Rectifier e antes quando tocava com master em volumes ridiculos, no canal high gain , eu fazia muito esforço , usava o ganho perto de 8,9 e ate achava que tinha algo de ruim na minha pegada, agora com o master mais alto, o ganho as 5 ou 6 ja é suficiente, como nao levo o amp mais para ensaio, e antes morava em um apt que nao dava para abrir ele legal nem lembrava como era... mas é notavel a diferenca.

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Drive30
    O master regula o volume geral do seu amp, então a influência dele é nas valvulas do power. Quanto mais aberto o master, mais as valvulas do power irão saturar, por isso o seu ganho aumentou quando você abriu o master!!

    Drive30
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brunowebguitar

    valeu, essa resposta me parecia obvia mesmo, mas como queria confirmação resolvi perguntar ..

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Drive30

    ehehehe, que coincidência, acabei de responder isso em outro tópico... vou copiar:

    Tem amp q o controle de ganho controla TODO o ganho (força do sinal, digamos assim)... aí, se vc zerar ou abaixar muito o ganho do canal, vc vai estar cortando o sinal todo, ae chega muito pouco à potencia e o som sai baixo.

    Tem amp que o controle de ganho funciona, digamos, em paralelo com o sinal "limpo"... ou seja, conforme vc aumenta o ganho ele somente adiciona mais força nesse sinal pré existente.

    A maioria funciona do primeiro jeito, então, se vc baixar ele demais, o som fica muito baixo mesmo, e, por ter pouco sinal, fica difícil crunchar o power do amp.

    Ideal eh vc deixar ele com volume master baixo e ganho razoável, mas enquanto o teu som ainda tah limpo, ou seja, sem sujar o pré, dae depois vc aumenta o volume master quanto quiser.

    Desse modo, a sujeira que aparecer, normalmente vai ser toda, ou quase toda, do power.

    Abraço

    NeoRamza
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ressuscitando o tópico pra não criar outro...

    No caso desses amp da imagem abaixo (DSL15), cada canal tem um volume e um gain. Isso significa que os knobs de volume são masters, e o amp tem dois masters? Ou esse amp não tem master?

    http://www.tdguitars.com/wp-content/uploads/2012/09/P9031293-1024x473. jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Master Volume x Ganho em Valvulado 2 canais.