Qual a diferença entre VOLUME e GANHO?!

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# mai/14
· votar


quanta confusao.
Ganho - eh o nivel que se ajusta uma parte de um circuito ativo de amplificacao (circuito ativo sao os transistores, circuito integrados e valvulas, todo o resto eh passivo) para que este circuito ativo amplifique o tanto que se queira, mesmo que nao tenha sinal nenhum, mas ele esta la ajustado ou para se ajustar com um potenciometro. pode estar na entrada ou em qualquer parte. O ganho nao mexe no sinal, mexe eh no circuito (no valor dos componentes).
Volume - eh o tanto de sinal que se injeta no circuito, quando se mexe no potenciometro de volume se mexe no sinal (na quantidade dele) e nao no circuito.

Lelo Mig
Membro
# mai/14
· votar


Desisto........


Uma coisa é o que é e prá que serve de fato...outra o que as pessoas acham que é.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Cara mas isso é bem relativo... Também é nescessário alterar o ganho conforme a nescessidade do momento... exemplo seria a dinâmica de músico A para B...

Lelo Mig

Depois do que li tbm desisto... Posso até estar incluso nos achistas, mas tem cada coisa sem pé nem cabeça, vindo de quem não diferencia um resistor de um potenciometro...

fgr
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig
Ismah
Desisto........
Depois do que li tbm desisto..

Não se frustem.. Explicar o que é ganho já é algo complicado e se for compara-lo com volume realmente rende muito assunto.

Esse é o tipo de coisa que se é explicado em prática e que exige uma interpretação de quem está a entender.

Acredito que a maioria saiba o que é ganho e volume porém não sabem expressar o que seja... Foi o que salientei lá atrás.. Classificar ganho como sinal de entrada e volume como sinal de saída também soa estranho assim como a explicação doidona do brother macaco veio que eu particularmente não entendi mas que pode ser que esteja correta também

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Segue o ponto de vista de alguém que deve saber o que está falando...

http://www.fender.com/news/amp-basics-whats-the-difference-between-gai n-and-volume/

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Ele diz, entre outras coisas:

Sobre o ganho:
"pode ser pensado como o volume de entrada para o estágio pré-amplificador"

Sobre o volume:
"Ele fornece o músculo. Pense nisso desta maneira: o pré-amplificador fornece a forma do som; o amplificador de potência fornece a força geral do som."

Ou seja, é exatamente o que explicamos. E exatamente o que é suficiente saber, se não pretender entrar em detalhes mais técnicos.

SergioTrindade
Veterano
# mai/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Todos são controle de volume, com efeitos sonoros diferentes. Os pre-amplificadores possuem, na maioria dos casos vários estágios de pre-amplificação. Ou seja são, dois ou mais dispositivos pré-amplificadores ligados em série e intercalados com atenuadores (os quais podem ser divisores de voltagem fixos, controles de volume, controle de tonalidades -"tone-stack") ou mais de um desses elementos combinados.
Todos os controles de volume limitam a amplitude do sinal introduzido no estágio seguinte. E este estágio seguinte, por sua vez, tem a capacidade de amplificar com fidelidade o sinal de áudio dentro de um determinando limite de amplitude.
Assim, um controle de volume situado, por exemplo, entre o primeiro e o segundo estágio tem a capacidade de fazer o segundo estágio 2 trabalhar além desse limite, gerando uma distorção típica, geralmente cortando os picos da onda e gerando componentes harmônicas.
Esse efeito é diferente daquele produzido, por exemplo, quando se aumenta o volume em um potenciômetro situado após o último estágio do pré-amplificador, o que (dependendo do dimensionamento) poderia produzir uma distorção no módulo de potência. O controle situado nas etapas iniciais é comumente denominado Ganho e, quando situado na saída se usa bastante o termo Volume Master. Mas na teoria é tudo volume e todos alteram o ganho de um determinado segmento de amplificação.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Vamos só lembrar que em amplificação de guitara, nada que é correto, é certo... Nem a construção do amp ;)

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Alex guitar man
SergioTrindade

Minhas explicações, todas, foram baseadas no conceito geral, como uma mesa de som, que muitas vezes não são amplificadas, possuem só os pequenos pres, que existem justamente para possibilitarem as regulagens/mixagens.

Numa mesa de som, ganho aumenta, teoricamente, o sinal (volume do som não processado).

Volume aumenta o som processado, ou seja, potência de saída ou final.

Não passam de resistores, de forma simplista são "registros de abre/fecha" apenas estão situados em locais diferentes com objetivos diferentes.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig
Positivo, sua explicação foi a melhor, não a questionei, mas sim
SergioTrindade que falou voltado a amplificação de guitarra que não era o que o autor da pergunta queria...

;)

macaco veio
Veterano
# mai/14
· votar


fgr
A explicacao ficou meio confusa, vou explicar facinho que voce e todo mundo vai entender. A explicacao do link da fender eh mais confusa que a minha e meio furada. Aqui vai certa valida pra todos os amplificadores. O nome correto para a quantidade de som que vai aumentar ou diminuir, ou seja o tanto de alto ou baixo que o ouvido vai ouvir se chama NIVEL (Level). Quem aumenta esse Nivel eh o controle de ganho que eh quem realmente amplifica o som, pois ele faz os transistores ou valvulas aumentarem a sua forca de amplificacao. Muito ganho vair gerar distorcao. O que eh o volume entao? Volume na realidade eh eh um atenuador, nao amplifica nada, na realidade ele diminui, um seja um me engana que eu gosto, so que o potenciomentro de volume eh ligado ao contrario no circuito (conectado de forma reversa), entao quando voce gira o potenciometro ele aumenta porque foi conectado ao contrario para quando girar ele aumentar em vez de diminuir. Eh assim que o volume trabalha. Tudo que tinha de ser amplificado ja foi amplificado, volume zera tudo pra quando girar ele chegar no maximo de tudo que foi amplificado.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


SergioTrindade

Bem clara sua explicação.

Lelo Mig

O teorema é o mesmo para um amp ou uma mesa de som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre VOLUME e GANHO?!