Autor |
Mensagem |
Cachorrão do Rock Veterano |
# jun/04
Oi pessoal... estou com uma dúvida. Eu fico lendo os tópicos do fórum, e muita gente fala de GANHO e VOLUME. p/ mim, os dois eram a mesma coisa.
Alguém pode me dizer a diferença entre eles?!
valeuz!!!!!!
|
felipe vai Veterano |
# jun/04
· votar
Volume eh a altura q tah saindo o som do seu amp....e ganho eh o tempo q uma nota fica soando..se vc tirar todo o ganho vai parecer a distorção do kiss por exemplo..mas ainda sai som!Entendeu??
|
Hunter Veterano |
# jun/04
· votar
então ganho seria um sustain?!
|
janick Veterano |
# jun/04
· votar
porra, ganho eh o q define a dist do amp
bota o ganho no minimo e o volume no maximo, e dpois o volume no minimo e ganho no max e tira suas conclusoes
|
felipe vai Veterano |
# jun/04
· votar
Isso....ganho seria tipo um sustain! Mas eu to falando na guita...naum no amp....
|
janick Veterano |
# jun/04
· votar
felipe vai
a ta...
|
felipe vai Veterano |
# jun/04
· votar
He...
|
Bico Veterano |
# jun/04
· votar
O botão de volume controla o sinal q sai do ampli, e o ganho o sinal q entra.
Simples assim.
|
Hunter Veterano |
# jun/04
· votar
um ganho alto significa som distorcido?!
|
felipe vai Veterano |
# jun/04
· votar
Claro q naum.....se vc tiver tokando sem distorça como q apareceria distorcido o som?? Eu dei um exemplo como se vc tivesse tokando um iron por exemplo...usando uma distorça daqle tipo....tenderam?
|
silvio_rp Veterano |
# jun/04
· votar
dependendo da quantidade de ganho distorce sim , mesmo no som limpo... se vc enche de booster (limpos) entre a guitarra e o amp vai distorcer (se for amp ss vai ficar uma caixa de abelha com som de falante rachado mas se for valvulado fica maravilhoso).
|
Hunter Veterano |
# jun/04
· votar
por que quando eu diminuo o volume na guitarra, a distorção diminui?! fica um som mais limpo!
isso seria o ganho diminuindo?!
|
janick Veterano |
# jun/04
· votar
Hunter
olha... nem sei... mas qdo c diminue o vol no amp, a dist tbm diminue, repara la . . . o Mkazan dve saber
|
Hunter Veterano |
# jun/04
· votar
janick
valeu...
é q eu sou muito leigo neste assunto! me perco todo!
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/04
· votar
Ganho é a quantidade de sinal, de energia (numa dist quanto mais ganho mais saturado fica o canal)
Volume eh a quantidade de decibeis, a energia transformada em som.
|
nobre Veterano |
# jun/04
· votar
em termos práticos, quanto menos ganho mais limpo o som, a medida que se adiciona ganho o som vai distorcendo
quando vc diminui o volume da guitarra está diminuindo a quantidade de sinal que vai pro amp, com o mesmo resultado do ganho
|
Hunter Veterano |
# jun/04
· votar
nobre
valeu, cara!
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mai/14
· votar
upando o topico de 2004;
alguem podia fazer uma explicação um pouco mais detalhada?
|
Iversonfr Veterano |
# mai/14
· votar
rhoadsvsvai
O ganho atua nas válvulas do pré, o volume atua nas válvulas do power (no caso do canal de drive).
Resumidamente, o caminho é o seguinte: captador > volume da guitarra > ganho > preamp > volume > power amp.
A distorção do preamp, que vem do ganho, é uma distorção mais pesada, rasgada, porém com menos definição, mais embolada. A distorção do power vem de aumentar o volume até distorcer as válvulas do power, que dá aquela distorção bonita, definida, cristalina que todos gostam (não esquecendo da distorção dos falantes, lógico).
Se voce entender inglês, esse video é espetacular pra entender isso. Na verdade, assiste a série inteira que é muito boa mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=5pgOzjKhXww
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mai/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
Iversonfr não é bem isso.... sua explicação ta muito guitarristica, eu tou querendo entender em um sentido geral de audio.
por exemplo. uma mesa de som anaologia, tem tanto o pot de ganho,quanto o pot de volume e ainda o fader de volume.
qual seria a diferença ? acho que ganho não é simplesmente volume que distorce,porque em clipping todo volume distorce.
|
Iversonfr Veterano |
# mai/14 · Editado por: Iversonfr
· votar
rhoadsvsvai
Numa mesa de som, o ganho controla o sinal que entra, ou seja, quanto de sinal que a mesa vai receber do microfone por exemplo. Fazendo uma analogia com fotografia, é como se fosse a abertura da lente, que controla quanta luz entra na câmera. Se entrar muita luz a foto estoura, se entrar muito sinal na mesa o canal distorce. O fader já controla a saída de som, qual volume que vai pras caixas.
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/14
· votar
rhoadsvsvai
Uma explicação básica e fácil:
Ganho é um controle de ENTRADA. Volume é um controle de SAÍDA.
Ganho é o quanto você permite que entre de sinal. Volume é o quanto você permite que saia.
Se quiser maiores detalhes sobre os controles de uma mesa, explico no meu tópico sobre Sonorização de Palcos e P.A.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296206/
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mai/14
· votar
Iversonfr Lelo Mig agora sim entendi galera, vou dar uma olhada no seu topico Lelo Mig pra aprofundar mais, valeu!
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
Complementando para registrar...
O ganho, é uma alteração do sinal, baseada em pequena amplificação, para que se possa atenuar no eq...
Aparentemente é meio contraditório, mas um ganho e equalizador "flat", se consegue atenuar o sinal de ganho (teoricamente) para o mesmo valor que o de entrada...
Logo, quando eu faço um corte de graves (guitarristicamente pensando, ao menos), eu estou atenuando uma faixa de frequências graves (geralmente abaixo de 200Hz), e não elevando as superiores.
Se, com ganho flat, negativar todo o EQ, terei (mais uma vez teoricamente) volume zero. Assim funciona com todas as atenuações de frequências, pra compensar isso, é recomendado, abrir levemente o ganho.
E claro, acima me refiro a um pré com ganho máximo, mas sem distorção... Na guitarra geralmente depois de um ponto X, o pré tende a começar a distorcer mesmo em estágio clean...
---------------------------------------------------------------------- ---------------------------
Não conheço nenhum amp que aplique isso...
Em teoria se eu colocasse um DI (para isolar a capacitância do cabo), e uma chave que jogasse o sinal ou direto no pré, ou primeiro por um resistor, teria sinal clean (passando pelo resistor) ou distorcido (direto)...
O que, por motivos sei eu do que, a maioria dos amps usa é:
- um circuito de dois prés (o primeiro alimenta o segundo, no canal drive, ou o sinal vai direto ao segundo, no cana clean)
- ou válvulas ligadas em série (uma amplificando o sinal de saída da anterior)
- ou ainda válvulas ligadas em série-paralelo geralmente aos pares (o mesmo que o anterior, porém duas vias de válvulas, ou seja, o sinal é dividido em 2 e amplificado por duas cadeias de válvulas)
|
Slash_1989 Veterano |
# mai/14
· votar
e no caso de um pré amp...
eu uso o botão de "ganho" pra "aumentar" o volume.
Por que aumentando o ganho eu consigo uma relação sinal X ruido menor do que aumentando o volume?
|
Ismah Veterano |
# mai/14 · Editado por: Ismah
· votar
Slash_1989
A amplificação é teoricamente igual... Em outras palavras um amp sempre gera X vezes um sinal maior que o de entrada, limitado pela tensão de alimentação...
Geralmente o sinal é atenuado antes amplificação. Alguns casos, tem uma válvula que apenas amplifica o sinal,para um nível de trabalho satisfatório.
O que gera ruído é rede (80%) e RF, captada pelos cabos... No caso, o pré é alimentado com 50~60% do alimentado no power, logo os níveis de ruído são maiores... O "hum" dos singles é na casa de 50~60Hz (ou harmônicos), que é a frequência AC da nossa rede.
EDIT: se estiver falando bobagem, me corrijam. Ainda estou aprendendo e posso estar falando bobagem.
|
Paulo Heineken Veterano |
# mai/14 · Editado por: Paulo Heineken
· votar
Ganho é um controle de ENTRADA. Volume é um controle de SAÍDA. [b][/b]
o que acontece é que quando aumentamos muito o volume na ENTRADA, pode ocorrer uma clipagem, que gera o que conhecemos como distorção.
Essas distorção gera um timbre interessante em guitarras..
O volume tb gera um drive, que acho mais bonito ainda, quando em altos volumes em um valvulado...
Bem, eu ACHO que é mais ou menos isso, posso tá enganado
|
fgr Veterano |
# mai/14
· votar
Meu Deus, tenso esse tópico rsrs.. confunde mais do que explica..
Se o ganho for nível de entrada e o volume for o nível de saída isso faria com que se colocassemos o ganho no mínimo e o volume no máximo, não saíria som e não é bem isso que acontece.
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
fgr
Ok...dei uma explicação básica, porque é o suficiente para o uso prático, mas se quer algo mais detalhado, vamos lá.
Ganho
Gain = 10 x log (Power out/Power in) >> Esta é a fórmula para se calcular o ganho, que pode ser definido como:
Controle de "ganho" de qualquer objeto definido como tal: por exemplo, volume, energia (AC) ou corrente. Normalmente referido como o aumento da potência de um sinal. Este aumento é quase sempre expressos em dB (decibéis). É o aumento do sinal bruto antes de entrar em qualquer um dos outros componentes eletrônicos que o tratarão/modificarão. (O ganho ocorre por uma pequena pré amplificação, mas a ideia e ideal, em tese, seria não produzir alterações nas características originais do sinal).
É utilizado, principalmente, para termos um sinal de entrada mais forte (quando o emissor emite um sinal muito fraco) ou diminuir (quando o emissor produz um sinal muito forte).
Ampliar o ganho trás consigo tudo referente ao sinal original, seja bom ou seja ruim. Ruídos e chiados, por exemplo, também sobem proporcionalmente, assim como interferências e etc.
Volume
Além de definir o espaço tridimensional, o volume também é usado para descrever o nível de potência de um sinal "tratado". Quando você aumenta o volume, simplesmente significa que você está aumentando a quantidade de energia usada pelo amplificador para aumentar o sinal modificado/tratado pelo aparelho em questão. Volume sempre tem haver com amplificação, por menor que seja, não é possível AUMENTAR um sinal sem amplifica-lo.
|
Alex guitar man Veterano |
# mai/14
· votar
Galera da mesa de som e etc, não vamos ficar fuçando no gaho, o ganho nesses equipamentos você Ajusta um vez de acordo com o instrumento, em um pouco que o sinal fique claro, sem distorcer, depois a unica coisa que você mexe é o volume, o ganho fica la parado...
Ja vi gente mexendo no ganho pra aumentar volume ai começava a clipar..
Esse esquema de préamplificador tem Ganho e volume
http://img215.imageshack.us/img215/348/hmspreesquemaaz1.jpg
Repare que o ganho fica na entrada do cirquito, la você ira ajustar o sinal, se for muito baixo você aumenta o ganho até o necessário sem clipar, se for muito alto você diminui, após isso, você deve esquecer esse controle e trabalhar somente com o volume, que como o cirquito mostra fica na saida do pré amplificador.
|