Valvulado sem aterramento em casa - O quão perigoso é?

Autor Mensagem
Baraky
Veterano
# mar/16


Pessoal, tenho um Mark V 25 e minhas últimas duas residências não tinham aterramento (incluindo a atual). Já achei muita informação difusa sobre isso, alguns tratam como uma prática mortal, outros falam que é de boa, que só aconteceria algo em caso de dano no amplificador etc.

Qual o veredito final disso? E é possível fazer algo para atenuar os efeitos da falta de aterramento (onde não é possível fazê-lo)?

Ramsay
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky
A falta de aterramento, de perigoso pra vc não tem nada, mas, tem e em muito pro som do Mark V 25 que vai apresentar um som ruidoso e com perda de qualidade (o famoso Humm).

Não sei se vc mora em casa ou apartamento.
Se morar numa casa, eu sugiro que enterre em solo terroso no quintal 3 barras de cobre de 1 metro de comprimento e 1cm de diâmetro, de modo a formar um triângulo equilátero de 60 cm de lado, interligue as 3 barras e conecte no chassis do Mark V 25.

Se morar num apartamento, não tem muito o que se possa fazer, há não ser que vc tenha uma assinatura de tv por cabo.
Se tiver, basta ligar o chassis do Mark V 25 ao terra da tv a cabo que todos os seus problemas de humm estarão resolvidos.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky

Não conheço esse circuito, mas não vai morrer não. No máximo alguns cagaços.
Se tens receio disso, use sistema sem fio.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


A falta de aterramento, de perigoso pra vc não tem nada, mas, tem e em muito pro som do Mark V 25 que vai apresentar um som ruidoso e com perda de qualidade (o famoso Humm).

Não sei se vc mora em casa ou apartamento.


Sim Ramsay, de fato no outro apartamento, havia uma perda considerável de qualidade. Bastante hum e tal, mas pelo menos, se nao vou morrer, já é um baita avanço. Melhor tocar com ruído e hum do que ficar sem tocar.

Tem como resolver o problema do hum sem aterramento? Algo como estabilizador, módulo isolador..algo assim é efetivo?


Não conheço esse circuito, mas não vai morrer não. No máximo alguns cagaços.
Se tens receio disso, use sistema sem fio.


Cagaços como? Como é um sistema sem fio?

Lelo Mig
Membro
# mar/16
· votar


Baraky

Punk que é punk ou Metaleiro que é metaleiro toca com valvulado, descalço, pelado e debaixo do chuveiro!

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Punk que é punk ou Metaleiro que é metaleiro toca com valvulado, descalço, pelado e debaixo do chuveiro!

kkk não me nóia mano!

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Baraky

"kkk não me nóia mano!"

Cara, falando sério, uma sobrecarga interna, é jogada na carcaça.

E o aterramento nada mais é que um fio conectado à carcaça para dar vazão a esta possível sobrecarga. O papel do fio terra é direcionar essa carga elétrica para o aterramento da casa, mantendo o potencial da carcaça a 0V e protegendo você do choque.

Não havendo o fio terra, a carcaça pode ficar energizada, mas num ampli "sadio" ela é isolada do resto.

Com o passar dos anos, algum fio poderá encostar nesse chassi, um componente "defeituoso" ou outras coisas podem servir de vazão para esta corrente e você irá levar choque, principalmente quando encostar em um microfone, pedestais de ferro e etc.

Mas, num ampli em bom estado isso não acontece.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Com o passar dos anos, algum fio poderá encostar nesse chassi, um componente "defeituoso" ou outras coisas podem servir de vazão para esta corrente e você irá levar choque, principalmente quando encostar em um microfone, pedestais de ferro e etc.

Mas, num ampli em bom estado isso não acontece.


Entendi. Bem, é um mesa e nao tem nem 1 ano de idade. Eu toquei uns 2/3 anos em um bugera valvulado sem aterramento, sem nem me preocupar com isso. Depois que li sobre, que passei a ficar preocupado.

Bom saber então, por isso que dizem que isso deve ser maior preocupação em amplificadores antigos. Vou continuar correndo atrás do aterramento para meu apartamento, do mesmo jeito. Mas pelo menos não fico sem tocar.

Mudando de assunto, vc acha que vale a pena um pedal para diminuir o hum e os ruídos? Sabe de alguma coisa que ajude?

Melchiades
Veterano
# mar/16
· votar


Não sei se ajuda, em casa todas tomadas são aterradas.
Tenho amps valvulados, se estou tocando e o compressor do frigobar liga, na hora aparece um ruido(diferente do hummmm-que sanei com noise supressor boss), este ruido é proveniente de equipamentos que possuem motores e jogar este ruido na rede...............................................................nao uso estabilizador porque sei que nao resolve este tipo de ruido na rede elétrica, o que poderia resolver seria isolar a rede com filtros, mas sei que são caríssimos chegando a preço de um nobreak.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky
Cagaços como? Como é um sistema sem fio?

Um choquinho pra acordar.
Sistema sem fio, é meio auto explicativo. Se o choque existir, quem sobrecarrega é o receptor, não você.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Um choquinho pra acordar.
Sistema sem fio, é meio auto explicativo. Se o choque existir, quem sobrecarrega é o receptor, não você.


Entendi. O sistema deve perder sinal né? Perder a qualidade do amp e tal. Fora que é 800 reais...se não tem tanto perigo mesmo, melhor nem comprar isso.

Melchiades

Não sei se ajuda, em casa todas tomadas são aterradas.
Tenho amps valvulados, se estou tocando e o compressor do frigobar liga, na hora aparece um ruido(diferente do hummmm-que sanei com noise supressor boss), este ruido é proveniente de equipamentos que possuem motores e jogar este ruido na rede


Suas tomadas são aterradas e mesmo assim vc tinha ruído e hum? Estranho isso aí. As minhas não tem aterramento. O apartamento não tem o fio verde (terra). No seu caso, o noise suppressor resolveu muito? Se bobear vai ser uma boa alternativa para mim.

Agradeço a ajuda até entao, pessoal. Vlw mesmo.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky
Eu recomendo que coloque um bom aterramento, não só para proteger você mas para proteger o amplificador. O brinquedo custa caro e o aterramento vai ter o custo bem menor em relação ao que pagou pelo amp.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Eu recomendo que coloque um bom aterramento, não só para proteger você mas para proteger o amplificador. O brinquedo custa caro e o aterramento vai ter o custo bem menor em relação ao que pagou pelo amp.



Eu já to vendo isso junto ao proprietário do apartamento, mas sendo uma residência antiga, não to muito esperançoso de que seja possível o aterramento. E eu não gostaria de ter que mudar de casa por causa disso.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky

Desencana velho, meu amp nem pino de aterramento tem.
Sobre o sistema wireless, cara a perda é bem desprezível. Alguns casos ela que deu o timbre, como é o caso do Back in Black com o transmisso Schaefer.

arcade
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky
Tenho um valvulados tbm e uso o módulo isolador, reduz o ruido é" portatil", mantém a tensao de saida em 115v. Nunca tomei choque usando a guitarra.
Abraço

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Chaveado por relés presumo...?

SergioTrindade
Veterano
# mar/16
· votar


Antigamente não havia aterramento nas tomadas dos amps. O que atava os guitarristas mesmo era o ácido e a heroína.
O chassis do amplificador é ligado no polo negativo da alimentação, este por sua vez é ligado no negativo dos capitadores, na ponte e nas cordas da guitarra.
Se houver algum curto, ele estará energizado (com DP em relação à terra) e o caminho da corrente poderá ser feito atravéz de seu corpo.
Contudo, o mais porvável que ocorra (dependendo do circuito) é que, caso a corrente drenada seja muito alta (potencialmente letal) ela vai acabar queimando algum fusível ou componente do amp (provavelmente um resistor ou o transformador), interrompendo o fluxo de corrente.
O problema é que um curto de corrente menor pode dar um choque daqueles que faz barbudo gritar como mocinha.
Além disso o amp não aterrado tem um nível de ruído bem maior.

JJJ
Veterano
# mar/16
· votar


Lelo Mig
Punk que é punk ou Metaleiro que é metaleiro toca com valvulado, descalço, pelado e debaixo do chuveiro!

Mas só se o chuveiro estiver "aterrado" como aquele seu, né? kkkkkk

Baraky
Veterano
# mar/16 · Editado por: Baraky
· votar


SergioTrindade

Contudo, o mais porvável que ocorra (dependendo do circuito) é que, caso a corrente drenada seja muito alta (potencialmente letal) ela vai acabar queimando algum fusível ou componente do amp (provavelmente um resistor ou o transformador), interrompendo o fluxo de corrente.
O problema é que um curto de corrente menor pode dar um choque daqueles que faz barbudo gritar como mocinha.
Além disso o amp não aterrado tem um nível de ruído bem maior.


Entendo. Só vou evitar tocar enquanto estiver chovendo. Fora isso, vou comprar um ISP Decimator G String II pra remover os ruídos.

Acho que com isso fico de boa.

arcade

Tenho um valvulados tbm e uso o módulo isolador, reduz o ruido é" portatil", mantém a tensao de saida em 115v. Nunca tomei choque usando a guitarra.
Abraço


Aí na sua casa também não tem aterramento? Se diminuir bem o ruído e ainda proteger eletricamente o amp (e eu) pode ser uma alternativa melhor que um noise gate que to pensando em comprar.

Eu tinha lido sobre módulos isoladores, mas tinha muita opinião contrária sobre eles.

Valeu

SergioTrindade
Veterano
# mar/16
· votar


Outra coisa. Como qualquer outro aparelho doméstico, pode haver algum curto no primário da alimentação (ligando o fio fase da rede ao chassis). Se ocorrer, basta tirar da tomada e inverter a posição.
Quando não havia aterramento doméstico exigido pelas normas técnicas, os amplificadores vinham com um filtro capacitivo conhecido como death switch.
Isso diminuía as interferências e ruídos.
Com a padronização do aterramento obrigatório, esse filtro deixou de ter utilidade.
O ideal é sempre ter aterramento.

Lelo Mig
Membro
# mar/16
· votar


JJJ

Isso vai além de aterramento... é obra de arte!

Aterramento Top Master Jedi

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


SergioTrindade

Ou meu amp é muito bom, minha rede muito boa, ou eu sou um tão pau ferro, que crio um terra de massa nele, porque os ruídos são quase zero. Sem terra, e com death switch (dá mais emoção)...

Baraky

Escutei de divesos engenheiros que o módulo isolador auto-chaveado (vulgo estabilizador), é muito pior que deixar sem nada.

Os melhores são os que abaixam tensão (isso não faz mal, o oposto sim), ou elevam, de forma manual, como esse aqui. Talvez algum filtro, mas realmente o melhor é só garantir que o máximo que chega no amp seja N volts, para que ele foi projetado.

E não um módulo isolador, não vai proteger do jeito que tu pensa.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Bom saber. No caso, é bom manter em 110v certo? Vou ler mais sobre isso.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Baraky

Depende. Se for olhar o ideal é esse. Mas por prevenção, eu opero a menos que isso. Meu amp originalmente é 127V, e eu operava com ele a 110. Parei só porque o trafo é preciso em outro lugar rsrs

Ando pesquisando sobre isso aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707238863-estabilizador-de-volt agem-kron-500-w-nucleo-saturado--_JM

Ele se baseia num princípio de diminuir a transferência de energia entre primário e secundário. Ainda não sei afirmar como se comporta num amp, falam que esse tipo de "estabilizador" gera muitos harmônicos.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

prejudicando o timbre nao rola...de qualquer forma, tirar os ruídos e proteger eletricamente, sem aterramento, vão ter que ser através de duas formas. um noise gate e possivelmente essa parada de estabilizar a tensão.

Agora vou pesquisar sobre isso, como proteger ele eletricamente. Se alguém souber de algo dá ideia.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Faça um terra oras...! Nem que de massa num cano de ferro.

Mas sinceramente... É um preciosismo, o que está pensando.

Se te consolar, poderia por diodos retificadores de alta tensão (por exemplo o 1N4007 que aguenta até 1000V - verifique a corrente consumida é compatível), um LED que acende, ou um relé que desarma, quando a tensão no +B ultrapassa um valor X... O amp é projetado para essas falhas externas, e na maioria das vezes o fusível.

Eu só não entendo onde o noise gate vá proteger o amp.

Baraky
Veterano
# mar/16
· votar


Ismash

Meu apto é no 15o andar e aqui foi construído depois do resto do prédio. Não tenho muita esperança de que dê para aterrar, mas o eletricista ficou de me dar a resposta até a semana que vem.

O noise gate é só para cortar os ruídos mesmo.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Nenhum cano de ferro/metal condutivo por fora do prédio, ou a possibilidade de colocar um, pra fazer o terra de massa?

Baraky
Veterano
# mar/16 · Editado por: Baraky
· votar


Aparentemente não. A casa da minha mãe, em outra cidade, em que eu tenho outro valvulado também não tem. Ou seja, com o pedal poderia reduzir o ruído nos dois amps, lá e cá.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Putz, acho que a solução do Lelo é a única pra ti mesmo. Mas espere até ver se dá ruído, pra mim é bem pouco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado sem aterramento em casa - O quão perigoso é?