Aterramento para Amp Valvulado

    Autor Mensagem
    hughet
    Veterano
    # fev/08


    Eu vou comprar um valvulado mas aqui na minha casa não tem aquela tomada de três pinos, e para o meu amp novo (Laney LC 30 II), eu queria fazer tudo direito, mas eu falei como meu pai para fazer uma tomada dessa no meu quarto, mas ele disse que é complicado fazer isso porque é um bastão de 2M que tem que ser aterra quase todo na terra, mas ai ele disse que tem gente que ao invéz de usar o fio terra usa um neutro, mas ele disse que não sabe se é seguro...

    Então eu queria perguntar para vocês, se eu posso fazer isso (ao invéz do fio terra usar um neutro), ou se tem problema usar um filtro de linha e fazer uma "gambiarra" para ligar na tomada "normal" mesmo... Ou se tiver algum outro jeito para me ajuda, fala ai... Vão com calma ai porque eu não sei direito sobre essas coisas então, me expliquem com "calma"...

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    Realmente, hughet, você vai precisar mesmo, e morando em casa residencial (não apartamento) as coisas ficam mais fáceis.

    Ocorreu aqui que liguei o meu Laney AC-30 valvulado em uma tomada comum, ou seja, 2 pinos apenas, e o barulho 'hummmmmmm' se deu, até que, o liguei num estabilizador e tudo melhorou; não que eu não tenha aterramento aqui, o tenho, mas só por ter ligado numa tomada simples, já percebi o tal barulho que estraga os bons momentos de auês com a guita.

    Olha, sou LEIGO no assunto que também a mim interessa e creio que aluguém poderá nos ajudar com esta informação, pois nem sempre teremos um local com aterramento, principalmente se formos tocar em alguns locais; portanto, pode se dizer que estamos na mesma, mas não abrirei um tópico pois este certamente me servirá também! Aguardemos! Dizer que precisaremos de um bom ATERRAMENTO para um amplificador valvulado é até redundância, mas valerá ler aqui também:

    http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=960

    hughet
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Aqui é residencial, eu moro no 2º andar, e aqui em casa tem o 1º andar que mora meu tio e meus primos, eu moro no segundo andar, e tem um quintal, e mais em cima tem um pomar, então o que faltaria eu fazer era levar um fio lá para cima e aterrar um bastão de cobre de 2M todo dentro da terra?

    Tem bastante espaço lá em cima, tem um pomar e do lado dele tem uma outra área cheia de areia que a gente vai montar um estúdio no futuro, para a gente usar e alugar também, então a gente faria aterramento lá que é mais fácil... Mas eu queria fazer no meu quarto também...

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    Como você disse que futuramente montará um estúdio para ensaios, sugiro que também leia a seguinte matéria e já bota pra fazer sem dó nem piedade um BOM ATERRAMENTO, pois precisará do mesmo desde então e no futuro.

    http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=130


    *Edit* - Não creio que apenas um bastão de 2m seja o suficiente, penso que no mínimo três, formando um triângulo, seria necessário. E outra, mesmo sendo de 2m, torçamos para que não haja rocha no local, pois há alguns locais rochosos onde não conseguimos acondicionar totalmente o bastão de cobre (quanto mais cobre, melhor). O fio que irá para o andar superior provavelmente será grande, não tem problemas com o tamanho do mesmo, mas convém que seja coberto também, p.ex, dentro de uma mangueira daquelas baratas.

    Olha, não quero complicar nada nem desanimá-lo, mas ATERRAMENTO tem que ser sempre muito bem feito, do contrário, além de avacalhar com a sonoridade, algum equipamento poderá ir para o beleléu! Então, prepare o bolso já pensando no ESTÚDIO e independente deste, afinal, aterrar a instalação elétrica é sempre bem-vindo para todos os eletrodomésticos.

    filipe p marcato
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O aterramento é algo exigido por norma e extremamente necessario para o bom funcionamento dos equipamentos e da própia instalação elétrica, deve ser feito por um profissional especializado, um técnico em eletrotécnica ou um engenheiro eletricista.


    Obs: O aterramento não se trata somente de colocar uma haste de cob re na terra!! existe muito mais além disso.

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    Veja um modelo de aterramento em TRIÂNGULO (quanto mais, melhor, e dependendo da quantidade de equipamentos):

    http://www.byknirsch.com.br/artigos/03-05-aterramento-fazdif-prt-02.ht m


    Vasculhe por aqui também, no FCC, tem muita coisa boa: olha aí!

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    hughet o "neutro" que dizem...pelo que eu sei ...seria ligar o terra do amp junto com o polo negativo da tomada... Isso é muito comum de ser feito em chuveiros residenciais... porém não sei ser teria alguma mudança significativa nos amps...

    eu moro em apto... e não uso nada...so um estabilizador que tb acho q não serva p/ quase nada... não tenho problemas com ruidos... É muito raro ...depende do dia... o bom é tocar fora do horário de pico (depois das 18hs)....

    emaniox
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nao ligue o terra no neutro. Se algum dia alguem mecher na instalação pode sem querer trocar os fios e lá se vai 110V direto nos seus dedos. O neutro também nao é zero volts, ele pode oscilar. Aqui em casa ele chega em torno de 6 Volts.

    O terra é importante pra sua segurança.

    Flw.

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    o bom é tocar fora do horário de pico (depois das 18hs)....
    Hammer


    rsrsrs O BOM É... tocar... tocar... tocar! rsrsrs
    Após as 18h00min com um amplificador valvulado (valvulado= só volume alto) só mesmo dando a cada um dos vizinhos chatos um presente rsrsrs do contrário vai ser um Hammer nos ouvidos deles! rsrs

    hughet
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então está certo, neutro ao invéz do terra não é bom, ok, não farei assim, vou falar melhor com meu pai, porque tem que fazer um terra mesmo, vou vê se dar para fazer o esquema do triângulo que has4 disse, vlw!

    Hammer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    has4
    huahauhuah

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    hughet
    O mal de aterrar o neutro: O chassi não vai ser 0v. Vai oscilar de acordo com a sua rede. Entrara ruidos de maquinas elétricas no audio. Conformeemaniox
    falou vai ter risco de toma um 110v ou 220v na cara. Ha e outra coisa - Ele tem alguma chave de fase? Se tiver elimine-a.. E quando for colocar o cabo de 3 fios no fio correspondente ao terra solde na massa com ferro de no minimo 100w pra ter uma boa soldagem. "lixe bem aonde for soldar o fio"

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    eu moro em prédio e aqui não tem aterramento na tomada....
    porem na parede do prédio desce um terra (provavelmente do para-raio).
    A pergunta eh....em dias q naum tem raios, eu posso ligar o terra do meu ampli nesse cabo???

    hughet
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DAVI SOBRAL
    Ele tem alguma chave de fase? Se tiver elimine-a.. E quando for colocar o cabo de 3 fios no fio correspondente ao terra solde na massa com ferro de no minimo 100w pra ter uma boa soldagem. "lixe bem aonde for soldar o fio"

    Meu pai vai chamar alguem aqui em casa para fazer isso, vou falar para ele chamar alguem que realmente entenda... Mas a parte do "chave de fase", eu não sei o que é isso, seria o fio fase ou o que? Foi mal, mas eu não entendo bem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aterramento para Amp Valvulado