[Review] Mesa Boogie Mark V

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30


Pois é galera, virei a casaca e troquei meu mesa single rectifier por um Mark V!! E to muito satisfeito com o resultado, tanto que vou ate postar um review aqui, com audio!

Entao pessoal , para começar eu vou comentar as principais diferencas que me chamaram atencao logo de cara, e comparar com os recto, antes de falar canal a canal (modo a modo, que sao 9!)

1) O Mark V nao precisa de booster, TS9, overdrive ou o que for para deixar o som mais 'tight' , ao contrario dos rectifiers que precisam de um. Isso eu achei fantástico, principalmente quando voce precisa pisar no clean e esquece que tem um maldito OD la atrapalhando.

2) Loop de efeitos perfeito! Chorus e EQ que eu testei ficam super claros e nitidos nao importa o level que vc use, o dos recto é em paralelo e embolam pra caramba, (do mark é em serie), outro ponto positivo.

3) Unico ponto negativo: O ampli tem muitos médios (lindos por sinal), mas se voce vai tocar um metal from hell , vai precisar de um EQ, ao contrario dos recto que tem um som mais 'scooped' , para dar uma acentuada em algumas faixas, porem prefiro usar EQ no loop do que ter que usar um booster.

Channel 1

Clean:

Maravilhoso, Cristalino, Fender-like, sem exageros, melhor clean em amp high gain que eu ja vi na vida.

Fat:

=Clean + Mais Encorpado. Ou um clean + gordo. Sensacional.

Tweed:

Foda! É o som de um fender valvulado bem saturado perfeito, overdrive macio e balanceado, nada de ardido, som vintage e lindo , SRV puro.

Canal 1 - Switch Normal - Bold:

Ligando esse switch, voce ainda tem + gordura um pouco no timbre é bem interessante.

Channel 2

Edge:

Esse é o modo que eu menos curti de todos, é um overdrive quase a la marshall porem achei meio magro demais, com agudos um pouco cortantes, talvez nao tenha conseguido regular ainda direito, achei + ou -

Crunch:

Esse modo deveria se chamar Marshall!. Sem zueira, é o timbre puro dos Plexi anos 60/70 (posso falar porque eu tenho 1, e ate to pensando em vender), muito bom, agudos brilhantes e macios, sem cortar. consegue reproduzir muito bem esse tipo de som, se puxar no ganho é Van Halen puro.

Mark I:

!!!!!!!!!!!!!!!! PQP. Que porra é essa? Nunca vi nada parecido (ate porque nunca toquei num Mark I) Nao há palavras para descrever esse timbre, overdrive gordo e aberto ao mesmo tempo, preciso,cheio... para solos é orgasmo na hora , para bases pode espalhar um pouco , mas ai vem o ponto abaixo:

Canal 2 - Switch - Normal - Mark I Thick.

Esse switch justamente acredito que sirva para deixar o modo 'Mark I' melhor para bases, menos espalhado, mais compacto, pelo menos ao meu ouvido tem esse efeito.

Channel 3

Mark II C+

Drive definidasso! firme, bem metal old school se puxar no ganho, muito bonito , nao sei o quanto é parecido com o original, mas é bem metallica antigo , a unica coisa que eu achei desfavorável foi uma ausencia um pouco de mais corpo e graves, tem uma explicacao gigantesca no manual dele sobre isso, nem vou entrar em detalhes.

Mark IV

Animal!! é o modo Mark II C+ com steroids, e agora com corpo, gordura e graves bem nitidos! ,agudos abertos mas definidos, high gain de primeira, palm mutes percussivos lindos , colossal!

Extreme

=Mark IV com um grave mais tight ainda, agudos um pouco menos abertos no geral um som mais comprimido , excelente para metal extremo.

Canal 3 Switch - Normal - Bright

Isso aqui pra mim é um achado, essa chavinha deixa ainda o canal 3 com mais 'brilho' , que se resume a uma puxada de agudos . Para quem toca na frente do falante, a chave em 'normal' é algo que eu sempre quis, elimina aqueles agudos de alta frequencia desagradaveis (pelo menos pra mim) , muito comuns nos recto (principalmente devido a posicao de ouvir na frente do falante)

10,45 ou 90 W?

Bom ate agora 90 watts foi o que eu menos toquei, como eu ja sabia, é absurdamente alto, eu revezo entre os 45 W e os 10 W. A grande diferença é que com 45W voce pode escolher a rectficacao entre valvula ou diodo e em 10W fica automaticamente a valvula. Sabemos que em diodo voce consegue graves mais precisos e tight, o que sugere uma melhor aplicacao para metal, porem tenho experimentados bons resultados tocando high gain em 10W tambem, nao devendo nada.

Outro ponto que em 10W ele é SE (Single Ended) e em 45W é push pull .

A reducao de volume em 10W nao é tanta, mas pelo menos eu consigo abrir o master na metade sem sair com o ouvido sangrando, é ainda bem alto, mas é um alto sem 'pain' aos meus ouvidos.

Bom resumindo, eu busquei esse ampli justamente por estar um pouco 'farto' do high gain 'muito modernoso' dos rectifiers, aquele agudo cortante e tal, que por sinal é um baita ampli, tem um som percussivo em bases muito interessante que muitos sonham, entretanto , eu busco um drive mais 'controlável' para nao dizer com mais compressao , mais balanceado e uniforme como um todo, versátil e com clean cristalino, e isso eu encontrei no Mark V, até porque tambem 90% do som que eu curto é bem old school , principalmente metal 80, inicio 90 e o Mark caiu como uma luva.

Li comentarios sobre alguns pontos a respeito do canal 3 na net, que tem pouco ganho, pouco punch, nao achei nada disso, a gravacao abaixo foi feito com ganho no 6, ainda podendo percorrer uma longa pista e sem OD empurrando, talvez ele nao tenha um som tao agressivo ou moderno quanto os recto , mas tem ganho suficiente , alias o modo extreme beira o som dos rect, da para tocar um brutal death tranquilo com um EQ.

Quase ia esquecendo do EQ grafíco dele, que pode ser acionado ou nao, é mais uma versatilidade, nos canais 1 e 2 eu quase nao uso, mas para o high gain no canal 3 é primordial, é mais um recurso de modelagem do som , os graves no GEQ sao mais precisos do que se for ajustar no botao, portanto a dica é deixar baixo os graves e aumentar no EQ grafico.

Ainda tenho que explicar a chave triodo/pentodo (nem explorei isso ainda, é coisa demais nesse ampli)

Enfim é isso! Para finalizar gravei aqui uns riffs do and justice para voces ouvirem (depois gravo algo no clean)

Configuração:

10W
Channel 3 - Mark IV
Triode
Gain: 6
Master - 1/2
Output - 1/2
Presence: 1
Treble: 8
Mid: 1
Bass: 3.5
Bright Off

GEQ on:

80hz: maximo
240hz; quase no maximo
750hz: minimo
2200: 3/4 do caminho ate o maximo
6600: um pouco acima do 'meio'(0)

Unico pedal: EQ MXR no loop, 100 Hz + uns 6 DBs, 200 Hz + uns 6 Dbs, 800 hz - uns 9 dbs, 1.6 + uns 3 dbs , 3.2 + uns 6 dbs.

Guitarra: Jackson DKMG
Caixa 2 x 12 (Celestion V30)
Shure SM57

Ainda to aprendendo a gravar com mic, achando a melhor posicao, etc.. acho bem divertido e um aprendizado legal. Depois achei que podia ter puxado um pouco mais o ganho, mas é bom para ver que o ampli tem ja um ganho razoavel com ele um pouco acima da metade.

O timbre é o mesmo em todos os riffs, porem as BTs nao, algumas bem toscas por sinal o que prejudica um pouco, mas da para ter ideia.

Mesa Boogie Mark V Recording Test

Wotalovisk
Veterano
# fev/13
· votar


cara que delicia.. ainda terei um desse e um Axe Fx II ..
otimo review e lindo sample !

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Wotalovisk

opa, valeu amigo.

up

MacB0y
Veterano
# fev/13 · Editado por: MacB0y
· votar


TOP! Um dos amplis dos meus sonhos desde o show do DT que eu fui... Petrucci faz chorar com o timbre que ele tira nesse amp...

Um dia ainda terei um desse, mas antes preciso de um JCM800 e um Legacy :P

Microfone é questão de paciencia e ouvido... eu por exemplo nem uso o SM57, e sim o SM58, não só pelo fato de eu só ter ele :P, mas também por que nos meus ouvidos, a microfonação do 58 agrada mais... (Fiz um teste com um 57 e um 58 na mesma posição, gravando o mesmo som, e o 58 ficou com os médios mais agradaveis ao meu ouvido, enquanto o 57 ficou mais estridente...)

Ótimo review, faltou só algumas fotos heim? só pra matar a curiosidade :P
Abraço!

Marthin87
Veterano
# fev/13
· votar


Eita!!! Nove canais? Infinitas possibilidades. Ótimo review!

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Puxa vida, no Rocket 30 que tem apenas um canal com chaveamento pra Hi e Low e um equalizador de 4 bandas já me deixa fascinado com o numero de possibilidades... Fico imaginando um desses!

Belíssimo amp, parabéns!

Ah, bota umas fotas aí...

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Marthin87
Na verdade sao tres canais com tres modos diferentes, e a eq de cada uma eh unica, ou seja, toda vez que voce mudar o modo, tem q timbrar o canal novamente

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30
Parabens pelo amp! pretendo ter um ainda, mas primeiro um 2203 e um ac30! haha

Jim Marshall
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jim Marshall
· votar


Drive30

Marcando para ouvir mais tarde.

Apenas duas perguntas:

Comprou novo ou usado?
Quantos madrugas/dilmas está +ou- ??


Parabéns, esse ampli é muito bom.

Abraço,
See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


MacB0y

É entao , esqueci de comentar que tem um segredinho ai pos gravacao, o SM57 usado bem no centro do cone do falante fica meio gritante mesmo e até ardido, tem que aplicar um filtro lowpass , basicamente eu corto todas as frequencias acima de 10 khz, que sao aqueles agudos bem fininhos abelhudos, tem um video do Ola Englund explicando isso e usei isso na gravacao, o Ola explica que se voce colocar o mic um pouco pro lado nem precisa disso , mas ainda nao achei essa posicao 'mágica'. hehe

Marthin87
joao b.
Hitman

Poxa valeu pessoal, mas e ai, ouviram o som? ficou legal a gravacao? Vou postar uma foto sim , para nao ficar parecendo a historia do slashfoda hehe

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


Jim Marshall

Cara foi o meu single rectifier usado + um pedal de delay + um mic zoom + 3K de dilmas.

Novo zerado, posso ate te passar o contato em off, so nao falo mais para nao levar ban, se é que me entende.

Brasil é foda, comprar mesa boogie é igual a comprar drogas... tsc tsc

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Beleza mano !!!

Mandei MP pra ti, depois da uma olhada lá!


Grande abraço!

See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

respondi la

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Então cara, sobre essa posição magica do microfone, vou te passar uma dica que peguei com um produtor musical brother meu, feita pra quem não tem uma sala com isolamento acústico...

Vai na sua DAW, e no canal do mic, coloca um delay qualquer

Nesse delay, vc coloca o mix em 100%, pra ele substituir totalmente o som principal, e deixar só o resultado

Coloca o delay com alguns segundos de atraso...

Assim, com o fone na frente do ampli, mesmo que o ampli esteja bem alto, vc toca, e espera o resultado do delay pra ver se ta bom... e assim vai mudando a posição do mic até gostar...

Outra dica, é achando a posição do mic, afasta um pouco o microfone pra dar um pouco de ambiencia... ele corta um pouco da estridencia e deixa o som mais conciso...

Foram com essas dicas que gravei a Panama...

Abração!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


MacB0y

boa dica essa do delay hein, nao havia pensado. O que eu tava fazendo era colocar o mic numa posicao, gravava um acorde, parava , ouvia e repetia o processo até que encheu o saco e resolvi colocar ele no centro do cone mesmo e eliminar esses agudos num filtro.

Quanto a afastar um pouco o microfone , eu tentei mas nao gostei do resultado nao , vou tentar novamente. Obrigado pelas dicas!

jigo__
Veterano
# fev/13
· votar


parabéns pelo amp manolo!!!

tava pensando em pegar um desse tb ou um triaxis, mas vai ficar pra depois kkkk por in qto mantenho o rectifier!!! kkkk

abçs

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Obrigado meu caro!

Chegando em casa escuto as gravações !

Maldita G.A.S !


Abraço,
See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


jigo__

é entao , nao da para ter tudo ,hehe triaxis é um preamp ai tem que comprar um power , ai começa montar um rack...etc.. isso ai ainda nao to pensando nao, quem sabe um dia .

Meu sonho era ter um Mark II C+ com EQ grafico, so que eu comecei a achar muito remota essa possibilidade, quase nao tem, mesmo la fora e preços absurdos, entao eu pensei, porque nao o Mark V? No Mark V pelo menos consegui reunir varios tipos de timbre classicos da mesa em um unico ampli . Se eu tocasse só metal extremo , nao sei se teria feito essa escolha , mas gosto de arranhar uns bluesinhos de vez em quando e até jazz, entao o mark pra mim caiu como uma luva.

e_merson
Veterano
# fev/13
· votar


PQP!!! "Channel 3 - Mark IV".... fodástico, timbre maravilhoso!
Otima gravação.

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


e_merson

valeu cara!

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30


Muito bom !!!

Pode tratar de por umas fotos ai da bagaça...kkkkkkkkkk


Muito bom o timbre, adorei !

Abraço,
See ya!

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Parabéns pelo amp!! sonho de consumo da galera!!
Eu só não entendí uma coisa: Porque usar um EQ gráfico externo no loop se o Mark V já tem aquele EQ gráfico incluído? Mesmo você botando ele em "V" não foi suficiente pra dar aquele peso no som?

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Ramsay

É uma boa pergunta, e sabe qual a resposta que acabei de descobrir? porque nao sabia regular direito o EQ grafico dele, ai usava o EQ externo para consertar, acabei de ver isso , tudo errado e mesmo assim ainda saiu essa gravacao boa .. to gravando algumas coisas aqui, to lendo algumas outras coisas , ja ja posto outra gravacao.

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Ta ai a foto:

Mesa Mark V

reparem esquema tosco de gravacao, hehe

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Ai sim hein !!!!

edalko
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30
Parabéns pelo amp.
Fui o feliz proprietário de um a algum tempo atrás.
Mas 20 e tantos knobs, 19 switches, eq, etc não fazem o meu dia ser mais fácil. Hoje prefiro amps com sonoridades mais imediatas e menos regulagens.
Mas é um puta amp!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


edalko
Acho amps desse porte animal pra estudio, mas comprar pra tocar de tudo, nao eh nada pratico.

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Poxa valeu pessoal, mas e ai, ouviram o som? ficou legal a gravacao?


Sim, ouvi a gravação...

Timbrão man!

Claro, não é muito minha praia, mas a qualidade do timbre é excelente...

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Deixa eu te perguntar uma coisa mano,

O Mark V pode ser ligado em uma caixa 1x12 ou tem que ser necessariamente em uma com 2x12?


Abraço,
See ya!

Shapu
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

Jim, se pegar um falante que suporte a potencia dele não tem problema. Um exemplo seria um eminence lil texas, texas heat, swamp thang, todos tem 150w e um unico falante e tem 8 ohms, daria pra usar perfeitamente com o mark v.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Mesa Boogie Mark V