[Review] Mesa Boogie Mark V

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Ae galera, tao achando esse som pesado?

Ouçam esse aqui que gravei ontem:

Obituary - Chopped in Half (Mesa Mark V Recording)

Agora gravei em 45W Channel 3 Extreme, Pentode ao inves de Triode, EQ grafico usei de forma diferente, um pouquinho só de Pos EQ no reaper depois para dar mais grind ainda.

Vai uma correcao para a explicacao do 1 Topico, o EQ grafico agora entendi direito como funciona, as faixas de 250hz e 2200 hz nao tem que ficar necessariamente la em cima, se aumenta-las ela comeca a espalhar e vai te dar mais medios do que necessariamente graves e agudos, acredito porque elas nao sao exatamente nessas frequencias, elas vao abrindo para 800-1.2 quando aumentadas. Se quer scooped tem que aumentar somente nos sliders de 80hz e 6.600 hz.

O som aqui em casa tava brutal!!!! Que alegria , dá vontade de chorar até...

pode deixar que vou gravar ainda em Clean!! Esse ampli vai fazer eu perder meu emprego.. hehe tenho que ir trabalhar!

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


Jim Marshall

Entao mano, pode ser 1x12 mas tem que aguentar 90W. o ideal seria um falante com o dobro disso, embora no meu caso, eu uso 2 V30 que dao 120W , mas nao tem problema , aguenta legal, até porque nao uso tanto em 90W no talo.

Shapu
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Muito foda velho. Esse amp é um sonho mesmo. Recentemente comprei um Monster da alien, bem cavalo tb, so to vendo de conseguir uma interface para gravar algo, acho o timbre dele um pouco similar aos mesa mark.

Mas realmente esse mesa é um sonho meu a tempos.

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Shapu
Drive30

Entendi. Estou pensando em adquirir um, mas queria uma caixa com 1x12.

Drive30

Como você faz para tocar com ele com esse drive todo sem que sua esposa e/ou vizinhos te persigam com tochas acesas?...kkk

Eu moro em apartamento e com meu Laney LV300T com 2x12 não consigo passar do volume 2 que já fica muito alto.

Alguma dica valiosa?...rs

Abraço amigos!

See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Shapu

Pois é, eu levei 33 anos para conseguir ter um...

Jim Marshall

Entao , felizmente agora moro num apartamento grande. O ampli fica no quarto de empregada (que nao e colado com nenhum outro apartamento), ate ja comentei sobre isso, esse quarto tem uns 2 pisos em cima do piso original , (que o proprietario antigo colocou nao sei porque ), tinha um armario que mandei deixar so a madeira para conter ainda mais , dai sao + 3 portas até chegar na sala, a patroa ouve no maximo um zum zum zum baixo na sala (por causa dos graves) mas nem reclama , quanto aos vizinhos, ninguem nunca reclamou, moro perto de congonhas e numa rua meio barulhenta tambem acho que nego ja ta acostumado com barulho. Uso o bom senso tambem , nao toco depois das 10 da noite e tal... geralmente gravo isso depois do trabalho, horario das 18:30-19:00 da noite é o melhor , pois ainda tem barulho pra caramba na rua e o que eu faço acaba se misturando e vai junto .

Acho que é o conjunto de fatores que eu te falei, e tudo isso foi muito bem planejado . O unico porem é o seguinte, em dias quentes, sem chance de gravar, pois o calor que fica nesse quarto é insuportável e nao rola colocar um ar condicionado, agora gracas a deus ta de boa.

Shapu
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

É tranquilo velho, eu paguei 330 reais no meu eminence texas pra tocar no Monster da Alien que tem 50w e usar somente 1x12. Eu tinha outro falante de 80w, mas queimou, pq eu so tocava com master no 8 e com drive quase no talo, daí o falante nao guentou e no maximo ele meio que peidava.

Então recomendo que se for fazer 1x12 pro mark, procure esses falantes de 150w por aí.

Drive30

Você pelo visto é um cara sortudo como eu, eu uso meu Monstrido de 50w sempre com master alto e drive alto, e não incomoda, pq alem de morar em casa, quase nunca tem alguem aqui :P.

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Eu até tenho 1 comodo somente para Home Studio que também não faz parede com nenhum vizinho, mas é do lado da sala...ai já viu...rs.

Shapu

Estava dando uma pesquisada, acho que no final vou acabar fazendo uma caixa com 2x12 com Celestion V30, tal como o amigo Drive30.

Gosto demais do som desse falante.

Até porque não pretendo morar em apartamento o resto da minha vida. Na verdade antes de casar eu sempre morei em casa. Sinto falta de poder aumentar o volume no 12 como fazia antes com meu Marshall...kkk.

Acho que a saída será usar o atenuador, um THD Hot Plate por exemplo.

Vocês compraram caixa com aquela abertura traseira?


Abraço,
See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

Caixa pra mim tem que ser Closed Back, fechada, para dar graves, casa muito bem com os V30.

Esquece o atenuador... o som nao fica a mesma coisa, perde-se agudos, graves, o agudo ate da para corrigir, mas os graves nao tem jeito . tenho um e nem uso mais.

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Esquece o atenuador... o som nao fica a mesma coisa, perde-se agudos, graves, o agudo ate da para corrigir, mas os graves nao tem jeito . tenho um e nem uso mais.

Valeu pela dica de ouro brother!!!

edalko
Veterano
# fev/13 · Editado por: edalko
· votar


Deem uma olhada nesse tópico aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/281290/

Tem bastante info sobre o Mark V e sobre Mesa Boogie em geral.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30
Não sou lá muito fã de High Gain mas achei o timbre perfeito cara, como você mesmo falou, timbre gordo, encorpado, ideal para som como o do Metallica, você deve estar pirando aí, hehehe. Parabéns pela aquisição !!!

é o timbre puro dos Plexi anos 60/70 (posso falar porque eu tenho 1, e ate to pensando em vender)
Caramba, como você conseguiu um ? Eu não venderia nunca !
Abçs

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


edalko

sim to sabendo que voce tinha !? um.. poxa vendeu pq? hehe

Jim Marshall

quando falei closed back, é em relacao as 2x12, se for uma 4x12 nao precisa, mas tambem 4x12 é foda hein... hehe

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa

essa é uma longa história. ta aqui o->

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/260808/

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

cara, lembrei aqui, sabe qual ampli que tem um otimo som em baixos volumes, por incrivel que pareça? o Peavey JSX. Tem uns na teodoro, se tiver oportunidade testa eles. Ainda é bem mais barato que qualquer mesa boogie. Os 120W dele parece assustar mas nao é tudo isso nao , so achei um pouco fraco de low end , comparado ao mesa , mas tem um high gain bem legal e definido.

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Vou dar uma olhada nesse ampli. Apesar de não ser um baita fã do timbre do Satriani...kkk

Estou pesquisando bastante, a patroa já aprovou a compra...rs....Falta só decidir qual será e juntar a grana.

Um ampli valvulado fecharia meu set com chave de ouro...rs

Confesso que estava até afim de pegar uma Fractal, mas o sr. fez o favor de postar o som do seu novo brinquedo e ai fudeu com a minha vida....kkkkk


Abraço,l
See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall

Cara nem eu, mas o Peavey JSX é largamente utilizado para high gain.

Axe-Fx é uma , principalmente se o problema é barulho. É o melhor pre-amp modeler que existe, mas tambem nao é barato.

Megadave
Veterano
# fev/13
· votar


Bixo, putz!! muito trash rsrsrsrsrsrsrsrsrs, Metallica anos 80, 90, megadeth 80, 90, perfeito seu som. parabésns toca muito.

Drive30
Veterano
# fev/13
· votar


Megadave

opa valeu!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall
Entendi. Estou pensando em adquirir um, mas queria uma caixa com 1x12.

Mesa Boogie oferece o mark v em combo com 1 black shadow

Como você faz para tocar com ele com esse drive todo sem que sua esposa e/ou vizinhos te persigam com tochas acesas?...kkk

Na verdade, os mesa boogies ganharam seu nome no mercado com a distorcao do pre, e nao do power, como muitos acham.
Alias, eh bem incomum ver uma pessoa usando um M/B de alto ganho da mesma forma que se usaria um marshall dos anos 80 pra menos, tirando toda a distorcao do power. Isso eh um pensamento bem old school, que eh bacana, curto, mas quando o assunto eh monstro de ganho como muitos mesas, acho melhor tem um equilibrio entre power e pre, muito power estraga o som, EU acho.

maxbqi
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Parabens pelo amp. Sonho de consumo meu e de uma galera. Ainda vou ter um, e quero aproveitar que estou morando na terra do Tio Sam para realizar. Vamos ver. heheh

Abs

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Hitman

Mesa Boogie oferece o mark v em combo com 1 black shadow

Puts amigo, eu achei o combo bem fraquinho viu...parece até outro ampli.


Valeu pelas dicas!

Abraço,
See ya!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Jim Marshall
Puts amigo, eu achei o combo bem fraquinho viu...parece até outro ampli.

Tambem nao sou nada fa de combos.

Principalmente quando se trata de um amp high gain, e colocam apenas um falante e caixa aberta ainda.

mas voce queria com 1x12, achei interessante mencionar.

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


Esquece o atenuador... o som nao fica a mesma coisa, perde-se agudos, graves, o agudo ate da para corrigir, mas os graves nao tem jeito . tenho um e nem uso mais.

Drive30
Então, o seu atenuador de potência foi mal projetado, simples assim.
Porque o meu não dá perda nos graves e nem nos agudos e atenua legal permitindo conseguir todo aquele som de saturação das válvulas de saida.
http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay545.jpg

Vai uma correcao para a explicacao do 1 Topico, o EQ grafico agora entendi direito como funciona, as faixas de 250hz e 2200 hz nao tem que ficar necessariamente la em cima, se aumenta-las ela comeca a espalhar e vai te dar mais medios do que necessariamente graves e agudos, acredito porque elas nao sao exatamente nessas frequencias, elas vao abrindo para 800-1.2 quando aumentadas. Se quer scooped tem que aumentar somente nos sliders de 80hz e 6.600 hz.

Essa sua afirmação é no mínimo estranha, porque é impossível o amp dar mais médios com os pots das extremidades do EQ no máximo.
Se isso acontece, pode ser problema no Mark V.

Quanto aos sons gravados, eu gostei mais do primeiro.
Nessa última gravação achei o som um pouco abafado.

E afinal, vc fez essa segunda gravação com ou sem o EQ gráfico adicional ligado no loop?

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


Hitman

Sim isso é verdade, distorcao de pre realmente é o carro chefe, mas a de power é que dá aquele 'molho' , esses gravacoes tem um pouco das 2.

O combo dizem que nao é a mesma coisa mesmo, mas enfim, nao sei dizer porque nao toquei em um .

Ramsay

Vamos lá, tenho um atenuador da Weber , que tem até chave para corrigir os agudos, o que acontece é o seguinte, se voce for tocar qualquer coisa que nao seja high gain com aquele grave no peito, o atenuador tem sua funcao, sei disso porque uso em um ampli vintage de 1 canal só com distorcao de master volume apenas e para sons de baixo a medio ganho fica legal. Agora procura alguem que toque metal extremo com atenuador? nao tem. Esse teste ninguem faz... porque? porque fica ruim, high gain é outra historia, a timbragem é diferente e é outra praia. Normalmente voce ve comentarios de uso de atenuadores na praia do rock e tudo mais, agora eu digo por experiencia propria, ja usei weber, hotplate, e nao fica bom, nao fica por causa dos graves exclusivamente, nao fica aquele grave na sua cara, pesado e definido, fica uma coisa artificial.

Atenuador, é fantastico, até chegar no praia do hard rock ou metal tradicional, a partir dai , para sons extremos nao fica bom, falo por experiencia propria

Essa sua afirmação é no mínimo estranha, porque é impossível o amp dar mais médios com os pots das extremidades do EQ no máximo.
Se isso acontece, pode ser problema no Mark V.


Eu nao disse que nas extremidades do EQ do amp voce tem mais medios, o que eu quero dizer é que existe uma relacao entre as faixas e os sliders que dao sensacao de um som + scooped. Por exemplo , eu achei o som mais 'bruto' com somente os sliders da extremidade mais altos do que com todos altos e somente o do medio abaixado. Ou , em outras palavras, aumentar somente as faixa de 80hz e 6.600 hz e deixar a de 240 hz e 2200 mais baixa pelo menos pra mim deu a sensacao de um som mais bruto e pesado do que deixar todas altas e abaixar somente a do meio (de 750hz) . Foi assim que eu gravei a segunda faixa, sem EQ no loop , porem usei um pouco de EQ no reaper, acredito que tenha ficado com graves de mais , por isso essa sensacao , eu até curto, mas para alguns posso ter exagerado.

Eu fui buscar algumas anotacoes que tem na net de regulagems do ampli e vi que realmente essas frequencias tem essa relacao, inclusive fui buscar ate as anotacoes do flemming rasmunsen na net , produtor do metallica nos anos 80 de como ele regulava os Mark IIC+ deles , e realmente o boost é somente nas frequencia das extremidades, com as outras ficando mais baixas, pelo menos para as bases, para solo ai ja era outra regulagem, pois usaram varios modelos desses cada uma para uma aplicacao

Nao sei qual a explicacao , quem tem ou teve ja Mesa Boogie sabe de como o ampli é ardiloso, e requer muito 'tweaking' para chegar num som legal, nao somente ligar a guitarra e aumentar o master como nos velhos amplis.

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30
uma coisa que fiz que quase me fez comprar o mark v.

Tente isso!!!!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Nao sei qual a explicacao , quem tem ou teve ja Mesa Boogie sabe de como o ampli é ardiloso, e requer muito 'tweaking' para chegar num som legal, nao somente ligar a guitarra e aumentar o master como nos velhos amplis.

+1

trashit hc
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

parabéns pelo ''brinquedinho''.
meu sonho!!!
também sonho com os recto. rsrsrs
vc já realizou os 2.

gostei mais da gravação do obituary.
prefiro um timbre mais fechado com mais grave.

vc nem fez dobras né?

abs

Ramsay
Veterano
# fev/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Drive30

O Weber é um atenuador que gera controvérsias, tem uns que adoram e outros que detestam e pelo jeito vc faz parte dos que detestam.
Como eu nunca testei um Weber eu não posso opinar.

O fato é que com o meu atenuador, eu toco high-gain numa boa, sem perda de graves ou agudos.
Inclusive na semana passada eu liguei o meu pedalboard, primeiro num Orange Tiny Terror, sem atenuador.
Depois, liguei o pedalboard num outro amp valvulado com o atenuador e o som foi tão superior que estou até pensando em vender o Tiny Terror.

E, afinal, na 2ª gravação vc usou ou não o EQ gráfico externo no loop do Mark V ??

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Drive30

Queria saber como o Mark V se comporta em volumes baixos mas com o ganho alto.

Teria como gravar algo com volume em volta do 2 e com ganho no 12 ?

O som desse ampli não sai da cabeça!

Fato que terei 1!


Abraço,
See ya!

Drive30
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drive30
· votar


trashit hc

tem dobra sim , 2 guitarras em cada gravacao 100% L/R

Hitman

usei uma configuracao parecida na gravacao do 1 audio.

Ramsay

Tem a questao tambem do quanto voce vai atenuar, se for pouca coisa ai realmente nao vejo tanta mudança drástica em timbre , mas ai nesse caso nem vejo necessidade de usar. Agora se for muito vai ter perda sim ... sei la , pode ser que os mesas nao se adaptem tanto a isso, nao tem como diminuir uns 10-15dbs sem perda de timbre.

Sobre o EQ do loop na 2 gravacao agora nem lembro, acho que usei sim, mas pouquissimo, acho que cortei uns 3 db de medios só, porem no reaper depois aumentei um pouco os graves , talvez tenha exagerado, enfim.. sao testes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Mesa Boogie Mark V