20w é muito pouca potência?

Autor Mensagem
Jonh Master
Veterano
# mai/10


É porque vou comprar um amp pra mim esses tempos pra mim poder a começar a tocar na banda,mas num sei se um amp de 20w aguenta,só o que posso dizer é que aonde vou tocar é uma igreja(que é pequena)será se um amp de 20w vai dar conta?! ou tipo vai ficar mto baixo o som e a bateria vai encobrir o som??

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Jonh Master
Como é o primeiro ampli, suponho que você esteja falando de um ampli transistorizado...
Se for esse caso, 20w é pouco sim, procura alguma coisa com 50w pra mais, senão você vai penar no palco....

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Jonh Master


Bom, o que o colega DotCom colocou deve ser levado em consideração.

Se for transistorizado, é bom que seja um com mais potência. Mesmo que vc não use toda a potência do amp, não vai haver problema, não vai perder qualidade, como pode acontecer com valvulados.

Se for um valvulado, talvez seja suficiente com 20W com pelo menos 1 falante de 12".

OBS: Considerando que a igreja é pequena, como vc falou.


Abraços.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Jonh Master

Transistorado de 20w não costuma aguentar apresentações não.
Já um valvulado de 20w aguenta, desde que você não queira o clean mais clean do mundo.

Lembre-se também que o tamanho dos falantes influi na projeção sonora.

Ch4p0L1N
Veterano
# mai/10
· votar


seria mais amp pra estudo um desses

Jonh Master
Veterano
# mai/10 · Editado por: Jonh Master
· votar


Então quer dizer que se eu comprar um transistorizado não vai dar conta!!???

E se eu comprar um valvulado vai dar conta!!!???


Porque é o seguinte,nossa banda tá começando ainda,e bandas das igrejas geralmente são convidadas pra tocar em outras igrejas,ai como minha banda é iniciante ninguém vai chamar um bando de ruim ainda pra tocar lá,entaum eu queria um amp só pra tocar na minha igreja pequena mesmo,ai sim,quando eu fosse sair pra outras igrejas e eu já tiver melhor eu compro um amp com mais potência!!!



O que vçs acham entaum???

Guitar_hell
Veterano
# mai/10
· votar


Olha amigo como já foi dito um amp de 20w é so pra estudo mesmo, como a sua igreja é pequena, mas não muito ele ainda não vai ser uma boa principalmente por causa da bateria que concerteza vai encobrir o som do amp de 20w. Pegue um amp de mais potência.

Pois com um amp mais potente o som não vai ficar tão distorcido ou embolado!

Blz!
Abçs!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


a verdade é q depende muito do seu baterista.

se ele é porradeiro , as vezes nem um stack é o suficiente.
agora se ele é bicho preguiça até amp de 10w serve.

Jonh Master
Veterano
# mai/10
· votar


Amplificador Meteoro Demolidor 50w
O que vçs acham desse,será se esse dá conta??



O ruim é que a grana que vou receber não vai ser lá essas coisas,então não tem como comprar um bem melhor,acho q deve ser no máximo uns R$600,00!!
O que vçs me indicam com esse dinheiro em mãos??!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


com 600 reias não tem ne um amp bom. pra tocar em banda.


mas se vc economizar um pouquinho mais , vc pode pegar peaveys,laneys,meteoro vulcano , e um monte de boms amps hibridos de potencia legal.


ensaiem em estudio (que geralmente os estudios tem amps razoaveis). e quando vc tiver um bom amp .ai vcs começam a ensaiar na casa do outro ou sei la.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143666062-amplificador-marshall -30-watts-super-oferta--_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142722219-marshall-g30r-cd-r599 00-_JM

peter.forc
Veterano
# mai/10
· votar


Se ambos amplificadores (transistorizado e valvulado) apresentam potência RMS de 20W, por exemplo, e mesmo tamanho de falante, qual a razão p/o valvulado apresentar maior volume sonoro ? Ou esta potência não é RMS ?
E qual a origem técnica desta diferença ?

DotCom
Veterano
# mai/10 · Editado por: DotCom
· votar


Amplificador Meteoro Demolidor 50w
O que vçs acham desse,será se esse dá conta??

Esse dá conta sim.

peter.forc
Se ambos amplificadores (transistorizado e valvulado) apresentam potência RMS de 20W, por exemplo, e mesmo tamanho de falante, qual a razão p/o valvulado apresentar maior volume sonoro ? Ou esta potência não é RMS ?
O que acontece é que a potência é medida com o amplificador sem saturar.
Porém, no SS você tem que ficar SEMPRE abaixo do limite da potência, pois na hora que ele satura, o som fica feio, aquela distorção que soa mal.
No valvulado, ele vai distorcendo aos poucos. Começa com uma leve compressão no som, se você forçar mais no volume começa a crunchar, e vai distorcendo mais até virar um overdrive. A distorção do valvulado é mais musical.

Por isso que falam que o "watt valvulado" é mais alto. Não é que é mais alto. É que a distorção dele é aceitável, ao passo que a do transistorizado não.

junior px
Veterano
# mai/10
· votar


esse amplificador é bom?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135685928-amplificador-guitarra -sound-maker-g20-caixa-20w-loj-jacmusic-_JM

comprei uma washburn x24 e esse amplificador mas como to iniciando com a guita num sei se o son ta mesmo saindo legal.

peter.forc
Veterano
# mai/10 · Editado por: peter.forc
· votar


DotCom
Grato pela resposta.
Mas o limiar de saturação em um SS é razoavelmente "padrão" ? E qual seria, dentro do range de volume ?
Os comentários anteriores citam necessidade do dobro de potência (aproximadamente) entre um SS e um valvulado.
Equivale a dizer que (em um range de 1 a 10, tb. como exemplo) eu já perco qualidade sonora em um SS a partir do 5 e em um valvulado posso trabalhar "no talo", no 10 ?!
E mais uma questão... Se eu desejar trabalhar sempre antes da distorção, neste caso, tanto faz um valvulado como um SS, para efeitos práticos ?!

Del-Rei
Veterano
# mai/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


peter.forc
em um valvulado posso trabalhar "no talo", no 10 ?!

A idéia do valvulado é exatamente trabalhar no TALO.
O overdrive clássico de válvula saturada é obtido em altos volumes.

Por isso a discussão eterna de "Como saturar o valvulado sem atrapalhar os vizinhos".
É difícil conseguir porque o melhor do valvulado é em altos volumes....

Mas aí é que vem:
-O valvulado vc trabalha em volumes altos (pra obter o melhor das válvulas).
-O SS vc trabalha na faixa mediana, porque muito antes de chegar ao talo o som já vai estar muito ruim....


Isso explica o porquê de um de SS falar "menos" do que o valvulado.

Se ambos forem 20W RMS, falarão na mesma altura. A diferença é que, normalmente, quando o SS chega ao volume máximo, o som está distorcido demais, sem definição... embora esteja com bastante volume sonoro (os 20W RMS).
Já o valvulado, nesta faixa está o mais definido possível.


junior px

Cara, não conheço.... :/



Abraços

peter.forc
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Ok. Grato. Mas mais uma questão... Se eu desejar trabalhar sempre antes da distorção, neste caso, tanto faz um valvulado como um SS, com mesma potência RMS, naturalmente, para efeitos práticos ?!

peter.forc
Veterano
# mai/10
· votar


junior px
Esse pessoal da SoundMaker tá respondendo uns tópicos aqui no FCC. Por exemplo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/233196/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/210532/

De repente, talvez valha a pena vc. mandar um recado p/eles via FCC, mesmo.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


peter.forc

Cara, na MINHA opinião, se vc for trabalhar na faixa antes da saturação de válvulas, não há muita necessidade de valvulados.


Mas não entendi muito bem sua dúvida.

Geralmente quem quer um amp valvulado é porque aproveita a saturação da válvula. E ganha um overdrive com timbre de válvula, que normalmente é mais definido.

Se a válvula não satura, vc fica no CLEAN (se não levarmos em consideração a distorção do PRÉ).

E seria uma heresia ligar um pedal de overdrive/distorção em um valvulado (a não ser pra dar um boost, ou seja, somar a distorção do amp com o pedal).

Entendeu... mais ou menos? Na verdade não entendi mto bem sua dúvida... hehehe

peter.forc
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Blz ! Valeu ! Realmente, não sei se fui muito claro, mas creio que minha dúvida é a mesma de muitos outros. Na prática, não tenho hábito de trabalhar com o instrumento (contrabaixo, por exemplo) na fase de overdrive/distorção, preferindo p/o mesmo o som clean e mais definido.
Para uma situação dessas, a princípio, teríamos mesmo resultados com amps SS e valvulados.
Já p/o caso da guitarra, realmente, a distorção é bem vinda e, frequentemente, "procurada". A não ser, ainda como exemplo, que estivéssemos tratando de uma guitarra base... Mas isto é outra história e envolve gostos particulares, com certeza.
De qq. forma, estas menções a potência me sugeriram uma interpretação distinta, relacionada à potência efetiva de cada tecnologia, o que não procede.

Mais uma vez grato. Abraço.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Mas o limiar de saturação em um SS é razoavelmente "padrão" ? E qual seria, dentro do range de volume ?
Não, pois isso depende da potência... Por motivos óbvios, um ampli de 10w vai saturar com um volume muito menor que um de 100w, por exemplo.
Quando digo volume, digo realmente volume de som, e não a posição do pot de volume do ampli.

E mais uma questão... Se eu desejar trabalhar sempre antes da distorção, neste caso, tanto faz um valvulado como um SS, para efeitos práticos ?!
Depende. Do ponto de vista técnico, o que você precisa é de algo pra amplificar o som da sua guitarra. Então, tanto faz se é SS, valvulado, etc... O que você precisa é de um amplificador.
Mas seja pra som clean ou distorcido, é quase unânime que os valvulados soam melhor.
Então, pra sua pergunta, minha resposta seria não. O valvulado vai soar melhor que o SS em qualquer condição.

Equivale a dizer que (em um range de 1 a 10, tb. como exemplo) eu já perco qualidade sonora em um SS a partir do 5 e em um valvulado posso trabalhar "no talo", no 10 ?!
Mais ou menos isso. Claro, se você quer CLEAN, então botar o valvulado no 10 não vai te dar o som que você quer.

Ok. Grato. Mas mais uma questão... Se eu desejar trabalhar sempre antes da distorção, neste caso, tanto faz um valvulado como um SS, com mesma potência RMS, naturalmente, para efeitos práticos ?!
Acho que minha explicação sobre a sua questão da distorção responde essa pergunta também... Mas melhor pecar por excesso do que por falta.
Novamente, amplificando o som, TECNICAMENTE tá tudo ok. Mas o valvulado soa melhor né... Então, se um bom timbre é algo importante pra você, o valvulado tende a ser uma opção melhor.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


peter.forc
Realmente, não sei se fui muito claro, mas creio que minha dúvida é a mesma de muitos outros. Na prática, não tenho hábito de trabalhar com o instrumento (contrabaixo, por exemplo) na fase de overdrive/distorção, preferindo p/o mesmo o som clean e mais definido.
Ah, você toca contrabaixo? Legal, mais um abençoado! (Toco contrabaixo também).

No caso do contrabaixo, existem algumas considerações TÉCNICAS que fazem valvulados não serem consenso no nosso instrumento:

- Baixo precisa de doses massivas de potência. E isso é difícil (e caríssimo) de conseguir com válvulas. Hoje em dia temos amplificadores com menos de 3 kg fornecendo 500w. Isso é uma maravilha da tecnologia que as válvulas não têm como oferecer.
Não é raro ver amplificadores de contrabaixo com mais de 400w, ao passo que valvulados normalmente é de 100w pra menos.

- Os amplificadores valvulados normalmente dão uma "esquentada" no timbre (seria algo como uma adição de médios...), e isso foge um pouco do timbre "etéreo", ou "hi-fi" que alguns baixistas preferem (pessoal do metal, slappers, e baixistas solistas, costumam gostar do timbre assim).

- Outro ponto é que no meio "baixístico", algumas marcas já desenvolveram prés caríssimos e muito sofisticados (glockenlang, alembic, pra citar alguns exemplos) pra timbrar o instrumento. Aí, depois de tanto custo pra timbrar, muita gente não quer que o timbre seja alterado mais de jeito nenhum (tem baixista que usa potência de PA, por vários fatores, entre eles sua "linearidade"). Com isso, o valvulado perde outro ponto a favor, que é o de alterar o timbre para deixá-lo mais legal.

É claro que tem alguns baixistas que usam valvulados, tiram ótimos timbres. Mas normalmente é em outra linha de som (o lemmy, do motorhead, é conhecido por usar JCM900 -- DE GUITARRA -- pra amplificar seu instrumento).

peter.forc
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
DotCom

Ok. Grato !

ThiagoGasb
Veterano
# mai/10 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


cara por experiencia propria ja tentei levar uma pequena apresentação com um onerr de 40w e 2x10,bateria encobriu ele, o unico jeito eh tu microfonar o amp,mas ai tem q ter um bom sistema de PA se nao esquece


junior px
cara sobre esse Sound Maker ai,nunca ouvi falar mas se tu curtiu o timbre dele ta valendo

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


ThiagoGasb

Cara... Depende do que se chama de "pequeno".

5 mil pessoas é POUCO se vc comparar com um show lotado em um estádio.

5 mil pessoas é GENTE PRA CARALEO se vc usar um 30W com 2x10.



Eu já fiz uma apresentação com 30W e 2x10" sem microfonar.

Dexterzin
Veterano
# mai/10
· votar


cara eu tava ensaiando com a banda num meteoro demolidor e uma ibanez e tava dando microfonia

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Dexterzin

?

Nerdbanger
Veterano
# mar/11
· votar


To querendo comprar um valvulado de 20w. Será que rola de tocar em lugar pequeno, tipo Bares e Pubs... Vou usar a distorção, então usaria ele no talo. Será que rola?

Andy Viper
Veterano
# mar/11 · Editado por: Andy Viper
· votar


Nerdbanger
Rola sim, velhinho. Um 20w valvulado no talo é coisa pra baralho! E vai ficar com um sonzão (em ambos os sentidos).

Se for barzinho pra rolar uma musiquinha ambiente (sem ser show), vai ficar até alto demais.

Há braços!

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


Nerdbanger
Vou usar a distorção, então usaria ele no talo.

Talvez você não consiga. E não é por falta de volume, e sim excesso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 20w é muito pouca potência?