20w é muito pouca potência?

Autor Mensagem
Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


Ontem eu botei meu Moug GS20 no talo no clean, que merda, o amp é ruim demais, estou querendo logo é outra caixa!
Abç.

wiskeria
Veterano
# mar/11
· votar


20w serão suficientes se o amp tiver falante de 12 polegadas, independente se for valvulado ou tranistor...
Se for aqueles amps pequeninhos com falante de 8 pol ae vai ter um som ruinzinho de timbre e volume.

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


SS de 20w = Pouca potência
Valvulado de 20w = Boa potência

Andy Viper
Veterano
# mar/11
· votar


LipeGuitarrero
SS de 20w = Pouca potência
Valvulado de 20w = Boa potência


Eu ainda acrescentaria:

Se for usar no talo: MUITA potência.

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


LipeGuitarrero
SS de 20w = Pouca potência
Valvulado de 20w = Boa potência

Eu ainda acrescentaria:

Se for usar no talo: MUITA potência.


Boa acrescentação, porém vai depender de muitos outros fatores, se for tocar em casa/teatro/igreja/bar o numero de pessoas e etc.

Um valvulado de 30w com atenuador para 7w e 15w para minhas necessidades é perfeito, pena não ter dinheiro para comprar um.

wiskeria
Veterano
# mar/11
· votar


watt é watt, 20w valvulados ou SS em amps que tenham a potencia real será o mesmo neles, a diferença é que valvulados costumam ter falantes melhores e vc pode usar até o talo!
Os amps SS quando exigidos até o limite de volume geram uma distorção não muito agradável.
O Grande problema é que estes cubos transistorizados de 15, 20w usam todos uns autofalantes pequenos de 8 ou no max 10 polegadas e isso fode com o som deles.
Eu tenho um cubo transistor de 17w com falante de 12, e fala MUITO contando que ele tem só 17w.
Ou seja, Um bom falante de 12 vai fazer toda diferença para melhor!

Andy Viper
Veterano
# mar/11
· votar


wiskeria
Exatamente. E complementando, o espectro de freqüências emitido por um valvulado, com predominância em freqüências mais altas que um transistorizado, gera esta sensação pois nossos ouvidos percebem melhor freqüências mais altas e passam ao nosso cérebro a impressão de terem maior volume. Ou seja, a explicação está na qualidade e não na quantidade.

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar




Bog
Veterano
# mar/11 · Editado por: Bog
· votar


Tudo o que eu disser aqui pode estar errado, mas:

wiskeria
watt é watt, 20w valvulados ou SS em amps que tenham a potencia real será o mesmo neles

Que me conste aqui, não existe um único meio de se medir a potência de um amplificador, mas normalmente essa potência é medida dentro do headroom limpo, ou seja, até onde o power vai sem distorcer. Como você mesmo disse:

Os amps SS quando exigidos até o limite de volume geram uma distorção não muito agradável.

Por outro lado, com valvulados é exatamente o contrário, a distorção de power normalmente é desejada. Como eu costumo dizer, no mesmo momento em que você está pisando no freio do transistorado (para ele não clipar feio!), você começa a pisar no acelerador do valvulado (para ele clipar bonito!). Mas isso colocaria o valvulado na verdade um pouco acima dos 20w. Por isso, 20w valvulado e 20w transistorado seriam a mesma coisa SE estivermos falando de um valvulado limpinho limpinho. Do contrário, os 20w do valvulado talvez nem sejam 20w mesmo O.o.

Claro, e tem também a parte que você falou, dos falantes - sensibilidade e tamanho. No fim das contas, comparar amps usando SOMENTE a potência é mais ou menos como comparar computadores usando somente o clock do processador. A diferença existe, mas tem muito mais coisa que precisaria ser levada em conta no meio.

Andy Viper
o espectro de freqüências emitido por um valvulado, com predominância em freqüências mais altas que um transistorizado

Queria saber de onde você tirou esta informação...

Vale aqui lembrar que o hard clipping, que qualquer transistorado faz e dói nos ouvidos, tem frequências altas altas MESMO. E que bons falantes de guitarra CORTAM as frequências mais altas, e isso é exatamente o que atenua a abelhice do clipping.

nossos ouvidos percebem melhor freqüências mais altas

Queria saber de onde você tirou esta informação (2)...

Que me conste, nós percebemos melhor frequências MÉDIAS, entre 1000 e 6000 Hz, mas isso somente em volumes baixos. Conforme o volume aumenta, a percepção vai se equilibrando. É a "lição" das curvas de Fletcher-Munson.

Andy Viper
Veterano
# mar/11 · Editado por: Andy Viper
· votar


Bog
Queria saber de onde você tirou esta informação (1 e 2)...

Simplesmente do site Acedo Audio.

Se o Paulo Acedo, um dos caras mais famosos e reconhecidamente competentes do Brasil tiver dito isso de maneira tão equivocada - como sugere o seu espanto ao ler essas informações - alguma coisa está muito errada e começo a ficar preocupado.

Abs.

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


Andy Viper

Meu espanto é porque nunca vi isso sendo dito em outra fonte. Pior, a segunda afirmação aparentemente contraria estudos amplamente conhecidos.

Não estou dizendo que está errado, mas qualquer afirmação diferente que apareça em uma única fonte sem peer review deve ser encarada com reservas num primeiro momento - e isso vale tanto para o que está no site do Acedo quanto para o que EU digo.

Queria saber de onde ELE tirou estas informações...

Preciso
Veterano
# nov/11
· votar


Galera, deixa eu dar uma ressuscitadinha de leve nesse tópico pq ainda não está muito claro para mim. Atualmente, tenho um Meteoro Thor Plus, de 30w, e pretendo dar um up no meu amp, não só em qualidade como em potência também. Pesquisei vários modelos, e estava praticamente decidido a pegar um Borne, ou o FCC 1260 (60w) ou o Evidence 212 (100w). Foi quando descobri o Bugera V22.
Aí que surgiu a minha dúvida, pois o Bugera é valvulado! Com esse amp eu consigo me aproximar dos Borne (em termos de volume), ou essa diferença de potência não será compensada pelas válvulas.
Eu toco na igreja e às vezes saímos para fazer apresentações em outras igrejas, porém nada muito grande. Mas, normalmente não temos tempo (e nem entradas na mesa! rsrsrs) para microfonar o amp e tals...
Creio que se ele bater de frente como o Borne de 60w eu opte pelo Bugera msm. Mas fico receoso de eu não conseguir chegar ao volume desejad, e aí, nesse caso, seja melhor optar por um SS msm de maior potência.

Enfim, agradeço a quem puder ajudar.

KimBarraônes
Veterano
# jan/12
· votar


Para ensaios qual seria a potencia minima ideal ?

Não para apresentações, só para ensaios

l.m.g
Veterano
# jan/12
· votar


Andy Viper
Simplesmente do site Acedo Audio.
Se o Paulo Acedo, um dos caras mais famosos e reconhecidamente competentes do Brasil tiver dito isso de maneira tão equivocada - como sugere o seu espanto ao ler essas informações - alguma coisa está muito errada e começo a ficar preocupado.
Abs.

Que credibilidade tem um texto onde o cara escreve dois parágrafos sem por uma vírgula sequer?

KimBarraônes
Para transistorizados, quanto maior a potência, melhor. Porque você quer evitar o clipping, ao contrário dos valvulados.

francisco2004
Veterano
# jan/12 · Editado por: francisco2004
· votar


Preciso
...
Eu toco na igreja e às vezes saímos para fazer apresentações em outras igrejas, porém nada muito grande...


Cara, uma dúvida que eu tenho... geralmente igreja é um salão. Nas igrejas evangélicas, que geralmente compram construções já existentes e adaptam um salão para os cultos, o espaço amplo tem tudo para produzir um som embolado.

Acho que a única saída para um som ficar bom em igreja seria distribuir caixas de baixa potência e deixando-as o mais próximo possível dos ouvidos dos fiéis para evitar aquele reverb de igreja (que eu acho muito chato exceto para cantos gregorianos :P).

Na minha visão (embora eu não entenda nada de tocar em igreja), o ideal seria um amplificador de baixa potência só para retorno ao guitarrista. O som ouvido pelos fiéis viria do circuito interno de som, em volume baixo e apontado para eles, evitando ao máximo a reverberação.

Lacrar no volume em um ambiente cheio de ressonância não me parece nada divino, mas sim uma tortura. Talvez o excesso de volume provoque uma espécie de labirintite e os fiéis e, com isso, acabem entrando numa catarse coletiva. Como eu prezo pelos meus tímpanos, jamais me permitiria participar de um culto desse tipo.

Então não sei... talvez seja mais vantagem você manter o amplificador atual e investir num microfone, efeitos, etc.

l.m.g
Que credibilidade tem um texto onde o cara escreve dois parágrafos sem por uma vírgula sequer?

É verdade, nem eu tenho credibilidade, mas ao menos eu tento embasar um pouco a minha argumentação :P

Eu acho que a sensação maior de potência dos valvulados se deve à compressão, que mantém o nível de sinal alto a maior parte do tempo, além de permitir a operação em volume alto sem clipar. Mesmo quando clipa, é um clipping bonito, ou seja, é o overdrive na sua melhor forma, e não o corte abrupto que ocorre nos transistorizados que lembra som de plástico queimando.

Num transistorizado, o cara deixa o volume sempre em torno dos 60-70% para evitar que uma palhetada produza clipagem, então não dá para usar a potência no limite quando o guitarrista tem uma palhetada mais agressiva.

KimBarraônes
Veterano
# jan/12
· votar


35 W é pouco para ensaio ?

E 60, é pouco ?

l.m.g
Veterano
# jan/12
· votar


KimBarraônes
É como o cara ai de cima falou... num transistorizado é interessante não passar dos 60-70% do volume... Vai depender da acústica do estúdio, se o baterista é um cavalo ou não... Mas acredito que 60w fica bom sim...

Neto dimebag
Veterano
# jan/12
· votar


Galera,
to querendo compra um amp, nada que passe de 500 reais, so pra toca de boa e fazer um som com os amigos

Achei um fender frontman 25r por 450
Ja tive amplificadores de 25 watts como os da meteoro e o da peavey, eles aguentavam ensaios no talo.
Percebei que o frontman tem um falante de 10, e os que eu tive tinham falantes de 8.

Isso influencia na potencia, o frontman teria mais volume do que os outros de 8 ou compensa espera um poukinho e partir prod e 50r.

Se alguem tive o de 25 da um toke ai.
obrigado

Rete
Membro Novato
# set/13
· votar


Eu tenho um Amp de 20w! e pra tocar na igreja nao vai dar conta! Pois voce vai ter que por no ultimo volume e vai ficar uma chiadera danada, alem disso nao vai cobrir direito a bateria ! Aconselho voce a comprar um mais forte, da meteoro, marshall, fender e outras.. Um Amp de 60w é o melhor para tocar em igreja pequena ! Um abraço, espero ter ajudado!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


A essa altura o cara já deve ta com um 100w mas blz...

Eu to bem feliz com um valvulado q montei de 50w muito bom sem pedais em qualquer ajuste seja clean ou high gain, é um jcm 2204, ótimo volume realmente não da pra aguentar tocar com volume no maximo.. fica muito alto, ficar surdo é questao de tempo apenas em sala pequena mas quando a batera entra em cena e o baterista senta a mão.. ai ja muda de figura.

Um Bx200 de 140w da staner é muito pouco pra aguentar uma batera.

O um valvulado de 50w aguenta mas ainda acho pouco.

Pra estúdio é uma coisa, até 15w capaz de tirar um bom som, mas pra ensaios e apresentações acho que seria perfeito ter 100w pra guitarra 400w pro baixo.

Cristhyano
Veterano
# set/13 · Editado por: Cristhyano
· votar


Ô doido, já toquei com banda com valvulado de 18w e não faltou volume em nenhum instante.
Você deve estar tocando com algum neanderthal.
50w só se for pra ter bastante clean. Meu ideal pra banda (blues) seria de 20 a 30w (preferencialmente 30).

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Ontem eu tava tocando um Eric Johnson com meu irmão e um Bx200 da staner com 140w ja tava ali quase se peidando todo pra aguenta um baixo com som de boa qualidade e um volume bom, agora imagina colocar um 18w ali no meio, aqui não teria muito sucesso..

A guitarra com o JCM 2204 50W em um falante de 15" deu conta tranquilo, mas o melhor é poder controlar isso tudo e achar um volume bom, e ainda ter uma sobra.

Isso era um ensaio, diversão, mas se fosse uma apresentação séria acho que o 50W não seria suficiente, mas depende do "show", se o batera vai querer ligar o bumbo, caixa e overs em umas caixas tb, ai o staner de 140w nao daria conta nao..

Eu sou meio suspeito pra falar, já que não tenho vizinhos há quilometros de distancias e costumo tocar o horror lá pelas 3h da manha.

Isso q falei foi em uma sala pequena, eu tenho uma sala grande de 12x10 mas ainda to terminando ela, nesse caso muda muito, já gravei uma bateria ali varias vezes e o som é diferente, mas o volume da bateria sem caixas sem nada tb é brutal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 20w é muito pouca potência?