Falantes de pouca potência para baixo.

    Autor Mensagem
    Tarugas
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Tarugas


    Aí galera! Tenho duas caixas sendo uma com 4X10" e outra 1X15" eram de outro set que tinha(Hartke Systems 5000), o fato é que agora ligo elas no meu TIII, mas ao passar do vol 5, o "mizão" peida legal... Perguntas:

    1ª Os falantes são de 8 Ohms e 200 RMS(num amp de 87RMS) não é demais?

    2ª Eu tenho a caixa original desse TIII, na verdade é do meu TS BASS III(que pos sinal, apresenta a mesma anomalia "distorção"), compensa colocar os 4X10" nessa caixa, que seria selada, pois as do Hartke são dutadas?

    3ª Não seria melhor eu comprar 4 falantes mais fracos, para ligar nesses meus amps(coisa mais apropriada segundo um Sr. que vem trampando com valvulados a vida toda), para se ter uma idéia, ele sugeriu falantes de no máximo 40 Watts para o TS BASS III e de 75 Watts para o TIII. Procede o conselho dele? Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas
    Talvez o problema seja apenas de equalização.
    1ª) Não
    2ª) Não
    3ª) Não também. Mais "fracos" como, e quanto? Não há no Brasil falantes p/ instrumento com essa potência.
    Abçs

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O Bertola ta certo.
    A caixa que vc usa é para o thunder sound que tem metade da potência do tremendão, logo os falantes vão estar sendo forçados com o T3.
    É normal os valvulados saturarem depois do volume 5, então vc deve usar ele no limite entre o som simpo e saturado equalizando bem os graves e agudos. Se teu T3 estiver bem regulado ele dá muito volume limpo para baixo antes de saturar, mas se não foi feita revisão/valvulas/regulagem de bias eles costumam saturar antes, principalmente se ligados em 110.
    Verifique se a saida do seu T3 esta para 4 ou 8 ohms, depois case com a caixa que vc usa para obter o melhor rendimento possível.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Outra coisa além do que foi dito : Seu raciocínio a respeito da potência dos falantes e do ampli relacionado com o timbre está equivocado,na verdade é o contrário,qto mais forte o falante mais duro ele é e menos chance de "peidar" ele tem .

    Se eu fosse vc investiria em verificar o estado das válvulas de saída ,se são novas e bem reguladas tem menos chance de distorcer cedo

    O estágio inversor tb ,é melhor usar uma válvula de baixo ganho (12AU7 ou no máximo 12AT7) porque a distorção pode estar vindo daí e pra baixo é melhor deixar o ganho dos estágios baixo.

    Mais uma: Esse ampli não é pra guitarra? Se for ele não vai rolar legal pra baixo a volumes altos mesmo ,o trafo de saída não responde legal a uma oitava abaixo se vc meter potência ,peida mesmo

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Tarugas
    · votar


    Esse ampli não é pra guitarra? Se for ele não vai rolar legal pra baixo

    Obrigado Mauricio, Boletero e Paulo! Minhas dúvidas estão esclarecidas, só mais uma coisinha, será que compensa eu vender esses meus dois amps, (TIII e TS Bass III) e pegar um Duovox 240B? Esse sim é para contrabaixo e com certeza até o dois deve ser uma potência absurda, fato que me deixaria satisfeito bem antes do limite de distorção. Boa sorte e até mais!

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o problema é vc achar o 240, enquanto vc não achar um recomendo ficar com pelo menos um dos valvulados... Lembre que uma geral com troca de válvulas ele pode falar muito alto e sem precisar mais potência do que a original. Vc pode modificar o tremendão com válvulas 6550 que dão 200W 4 válvulas, mas depende do transformador fazer esta mudança. Fale com um técnico de valvulados para estudar sua situação.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Coisa pra doido esse ampli cara ,se vc não tem amor à sua coluna ele serve pra vc ehehehe.

    cara,me manda um email no pauloacedo@ig.com.br que tem opções bem melhores pra vc.

    boleterodectba

    Potência vc consegue até razoavelmente fácil mas fidelidade é outro papo.Guitarra até permite muita saturação e em várias modalidades de timbre,sempre vai ser útil pra algum estilo mas baixo é muito mais limitado.Pra instalar 6550 ou KT88 ou o que for nesse ampli e fazer rolar legal com baixo vc tem q praticamente fazer outro aparelho .

    Um trafo de saída responde pior em baixas frequências qto mais potência vc põe nele.O mizão da guitarra tem 80Hz e o mizão do baixo tem 40Hz,dá uma diferença brutal da quantidade de ferro que precisa a mais pra ter resposta plana nessa frequência,isso se o giannini dele tiver trafos willkason que eram melhores mas se for os transnúcleo que vieram depois a coisa piora ainda mais ,estes eram bem inferiores e subdimensionados ,já vi vários darem pau enquanto os willkason seguem firmes e fortes

    Em tese usando um valvulado de guitarra pra baixo vc fica limitado `a metade da potência pra ter uma resposta satisfatória

    Filipe Reis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Paulo Acedo

    Mas quando o pessoal usa aquelas afinações dos inferno tipo uma guita de 7 cordas afinada em B com distorção fudida ainda ? Essa frequencia da guita se altera não? E outra pergunta uso minha guita afinada meio tom abaixo do padrão com um mega dist num amp de 50w o trafo de saida corre algum risco?

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    guita de 7 cordas afinada em B e mega dist = sacrifício sonoro
    mas náo pega nada com o trafo nao...
    as vezes o pessoal toca num bar aqui que um tremendao 3 fica para baixo com uma caixa porreta e uma coisa que náo falta sáo os graves, quem usa baixo mais agudo até reclama de tanto grave que tem.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas
    Cara, se vc achar o 240, troque pelos TR's sem pestanejar e compre ou construa uma caixa poderosa p/ ele (2X15 ou 8X10).
    Abç

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Filipe Reis

    Não corre nenhum risco não ,apenas tá chegando bem perto do limite de resposta dele.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Valeu é q pensei q uma vez q eu caguei o trafo aqui fiquei pensando q poderia ter sido por usar tal pedal. mas agora q vc me tranquilizou vou usar sossegado. valeu obrigado

    Mauricio Luiz Bertola

    8x10 carai!! como é q se carrega isso pra um showzinho? hehe aja coluna hein!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Filipe Reis
    Não é para showzinho não, é para explodir tudo o que tem em volta e deixar guitarrista metido e baterista esporrento surdos, eh,eh,eh,eh...........

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falantes de pouca potência para baixo.