Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


MMI

Sim, agora eu entendi. O problema foi eu partir de várias falsas premissas. Primeiro eu achei que distorção de power era bem vinda em qualquer caso, e que no caso do hi-gain ela melhoraria substancialmente a distorção do pré no resultado final. Segundo, achei que a tal dinâmica dos valvulados só apareceria com o power distorcendo. E terceiro, achei que todo amp saturava o power, mesmo que uns cedo e outros só em 100%.

Tudo faz sentido agora. hehehe. Muito obrigado por escreverem páginas e mais páginas aqui.

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# jul/14
· votar


cara lendo tudo isso fico pensando o que estaga os pré valvulados entao... pro som do pré sair bom, teria que ter uma valvula pra dar continuadade apenas na qualidade de som? ou seja o power transistor que caga? pois lendo aqui o que da a entender é que nos high gain so o pré é importante pra dist de fato, e nem precisa ter varias valvulas (a n ser o mesa que liga varias em cascata? se estiver errado corrijam me).

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
cara, eu tenho o ht5..diferente de quem entende da parte elétrica dos amps, eu não entendo nada, mas posso falar como é o comportamento dele.
Clean - uma merda...não tem brilho...nem com o tone aberto totalmente ele fica bacana...mas apesar de ser ruim, tem um detalhe que pode interessar alguns, que é o headroom...cara o clean não satura NEM A PAU...talvez com uns EMGs ali ele acabe crunchando, mas nunca testei com caps ativos...minha guita tem hambuckers, um SD 59 e um seymour customizado com 13k de saída...particulamente, eu gosto de cor de drive no clean...então eu nao gosto desse clean do ht5 também por isso...talvez a tal valvula maluca do power dele tenha essa característica de não saturar...mas enfim, eu prefiro usar o canal de drive com pouco ganho pra tocar clean, fica mto massa!

canal de drive - esse sim! é mto bom! o ISF funciona muito bem com alto ganho...no modo britanico ele fica mais parecido com orange do que com marshall...com menos ganho e uma mexida na eq, ele pode lembrar um vox...no modo americano ele só fica parecido com mesa...com pouco ganho no modo americano ele nao parece fender nunca, nem tente...foi a primeira coisa que eu tentei fazer mexendo no ISF ahuhuauha
ele tem um voice grave...eu acho o drive hi gain dele impecável para solos rápidos...bastante comprimido e sem nada de granulação...um drive "fininho" manja? nossa, acho animal...já pra bases ele "espalha" um pouco e sempre precisa de uma equalização na mixagem...mas eu curto o timbre dele no drive em qualquer situação...pro tamanho/ preço dele, acho que nao tem nada parecido no mercado...

agora sobre as firulas:

saida emuladora - uma bosta, não use...
ela tem um som ardido, granulado...parece que emula um gabinete microfonado com um mic no centro do cone...tenso!
pra gravação em silêncio, prefiro mandar o sinal dele pelo send do loop fx e simular o que eu quiser com VSTs...fica mto mto mto bom, principalmente pq ganha-se muito mais liberdade pra escolher o gabinete...alias, acabei de gravar um solo de jam assim =p

reverb - dependendo da aplicação, é muito bom ou muito ruim. ele morre muito rápido...ou seja, em solos rápidos é bom pq nao embola nem a pau! no talo ele fica super carregado, mas ainda assim some rapidão...mas pra usar aquele clean/ crunch gostoso cheio de bicordes fica zuado...eu resolvo isso com plugins!
o legal do reverb é que ele é estéreo e da um puta barato tocar com ele com headphone...na saida emuladora tbm da pra sentir o efeito estereo (claro que no falante do amp ele fica mono né)...detalhe que quando vc usa o send pra mandar o sinal e simular o falante no PC o reverb NAO ATUA...parece obvio, mas tem gente que pergunta...rs
uma coisa que o povo costuma falar merda por aí é que a saida emuladora só funciona com o amp em stand by...não é assim não...ela está sempre funcionando...se vc ta tocando e pluga algum cabo ou headphone para monitorar vc vai ouvir a saída emuladora E o falante tocando juntos...se deixa o amp em stand by, o falante fica mudo e a saida continua atuando...mas vc nao precisa saber disso pq nao vai usar a saida emuladora

o ISF - já felei dele ali em cima...só complemento que ele é um knob, e não uma chave...então vc consegue um leque legal de timbres...o voice dele é sempre o mesmo, mas o ISF muda bastante a pegada do drive...é legal...a posição do meio dele é interessante tbm, fica literalmente equilibrado a aspereza do americano com a maciez do britanico...costumo usar bastante no meio tbm

o falante é o tal do blackbird de 50w...não da pra dizer se é bom ou não...a princípio, só posso falar que é bom pq o amp tem uma puta definição bacana...um falante ruim zoaria isso completamente...mas não há um comparativo pra eu te falar que características teria esse falante...

sobre o volume, ele não é um amp de quarto...nao da pra passar das 9h com o knob de volume no quarto...pra esta finalidade, a blackstar tem o ht1...o ht5 segura numa boa uma brincadeira em estúdio...no drive, cobre sobrando um batera estúpido...no clean (QUE NÃO SATURA NEM COM MACUMBA), o batera precisa segurar as pontas um pouco (mas que batera que desce o braço num momento clean da musica? uhauhahua). Para o resto, dá pra usar tranquilamente, pq em casa dá, em estúdio dá, e em show tem que microfonar independente se é 5w ou 600w...a preocupação com volume pra mim é sempre pra ensaios....

sobre o HT20, eu testei bastante ele...na verdade eu fui na loja pra comprar ele, mas fiquei assustado com o volume do HT5 e acabei levando o menor...o HT20 tem um clean COMPLETAMENTE diferente...já é um clean que eu espero de um amp valvulado...por isso acho que a valvula de power do ht5 é a responsável por essa bagunça toda no clean dele. O HT20 tem um drive mto parecido com o ht5 e lembra o irmão menor em tudo (menos no clean), inclusive na saida emuladora (ruim) e no reverb digital...sobre o reverb de mola, não considero ele melhor não...acho que depende da aplicação...no blackstar vc pode socar o ganho e reverb no talo e fritar a vontade que nada embola...num amp com reverb de mola vira uma maçaroca só...então depende...o ideal é ter um pedal de reverb com varias regulagens e pronto, mata o problema! uhauhahu
no 20w o falante já é celestion. Mais uma vez, não posso dizer se é melhor...o timbre do ht20 e do ht5 é muitissimo parecido...não considera o falante celestion como uma vantagem...até pq não sabemos nem o modelo do falante...deve ser um bem cuecão da celestion só pra vender mais...neste caso, eu dou um ponto aí pro tal blackbird do ht5! hauuhauha
se tiver alguma dúvida específica sobre o ht5 manda aí que eu respondo! já tenho 2 anos com ele, temos intimidade! hehe
se quiser ouvir alguns sons que gravei só avisar!

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


ALF is back
se tiver alguma dúvida específica sobre o ht5 manda aí que eu respondo! já tenho 2 anos com ele, temos intimidade! hehe
se quiser ouvir alguns sons que gravei só avisar


Valeu Alf. Eu já li tudo que você escreveu no seu tópico do review dele, e vi vários vídeos seus com a PRS. Som muito bom mesmo. Inclusive eu estava disposto a comprar ele, e só não tinha comprado ainda pois não acho em lugar nenhum, nem na madeinbrazil tem mais (só head, mas aí sai bem mais caro). Só que minha escolha do blackstar foi devido ao fato de ser o amp de 5w mais completo do mercado. Mas agora eu não estou achando mais que seria um problema pegar um amp maior (pode ser um desperdício, mas não um problema), vou analisar outra possibilidades, e talvés pegar um maior, não pela potência, mas pelas funcionalidades. Parece que quando as pessoas falam em "amp de quarto" se referem a um amp para se tocar em uma casa e não incomodar o resto do pessoal na casa né? Nesse caso eu até prefiro um amp de estúdio. Acho que se eu pegasse o HT5 e só ia usar o clean quase no máximo (não por horas, claro).

Toquei duas vezes no HT5 e concordo com você em relação ao clean. É limpo demais, não satura nada todo no máximo, mas isso quando testei com uma Telecaster com singles. Uma outra vez eu toquei com uma LTD com EMG, e por volta de 4hr de gain o clean já estava saturando. Mas uma coisa que não gostei foi a dinâmica. Na primeira vez que toquei no HT5 toquei também no fender blues jr III. Aí sim, o clean mais bonito que já vi, e mesmo em volume baixo estava cheio de dinâmica. Foi aí que comecei a gostar menos do clean do HT5 hehehe. O canal sujo também é bem bonito, só que também peca em dinâmica. Mas em relação a tirar um crunch no canal sujo abaixando o ganho achei muito complicado, o ganho é alto demais, fiz o teste deixando o volume no máximo e ganho antes do 1, isso pra tirar um crunch ainda meio sujinho(isso com singles coils) e o som ficava muito baixo.

Quando ao falante, eu acho o blackbird 50 bem melhor que os Seventy 80 da celestion, mas não sei se é esse o do HT20. Toquei no HT20 apenas uma vez, mas foi em volumes muito baixo e eu nem estava prestado atenção no amp, pois na ocasião eu estava testando uma guitarra.

Concluindo, eu acho que o HT5 é um amp muito bom mesmo, principalmente baseado nas coisas que li, tanto aqui quanto em foruns gringos. Mas depois que eu toquei nele estou achando que apesar de bom, não é exatamente o que estou procurando.

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Nesse caso eu até prefiro um amp de estúdio. Acho que se eu pegasse o HT5 e só ia usar o clean quase no máximo (não por horas, claro).
então cara, como praticamente todos os amps, o ht5 tem uma diferença boa de volume entre o canal clean e o drive...então eu toco sempre com o volume do clean meis ou menos em 12hr, que seria equivalente aos 9hr mais ou menos no canal drive em volume sonoro...mas vou te dizer que pode tocar por horas e horas com o clean no talo que ele nao vai mudar muito não...depende mto da saida do captador mesmo, mas tenho ctza que essa valvula estranha de power acaba causando essa estabilidade no clean, que uns até gostam (eu odeio...prefiro um clean roncando drive)...é uma construção nem um pouco tradicional a desse amp!
sobre o blues jr, é fantastico né cara...aí não dá pé pro ht5 não! mas assim como o blues jr tem O clean, o ht5 tem O drive, que o fender não terá...como foi dito em algum tópico daqui (talvez nesse mesmo): um amp valvulado será tudo de bom nessa vida, menos versátil...alguns amps até tem um bom clean e um bom drive, mas ser excelente nos 2 é mto dificil...a tendência é ser o mais excelente possível nos 2 a medida que subimos o preço (hehehehe). Mas mesmo um mesa mark, não terá o mesmo clean de um twin reverb...enfim, acho que to chovendo no molhado pq vc ja sabe disso! =p
mas tem varios amps com mais versatilidade que o blackstar. Vc chegou a ver o egnater rebel 30?
sobre o falante do ht20, puro marketing...o blackbird de fato soa bem e se me dissessem que é o mesmo falante eu acreditaria, pois testei o ht20 e o ht5 tudo em seguida e nao vi diferença mta diferença do drive (e possuem construções drasticamente diferentes)
só pra constar, a minha guita nao é PRS não, é uma cort! hauhuahua

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

Por isso que artistas com um poder de aquisição compatível, usam dois amp's. A composição JC120 (clean) + JCM800 (drive) é o coração das 70's & 80's bands.

Roxette, Marillion é bem evidente isso.

harpsychord
Veterano
# fev/15 · Editado por: harpsychord
· votar


Não li nem vou ler esse post inteiro, mas tenho um depoimento a dar e contribuir com o post. Comprei um Randall RD40C e ele chegou a uma semana. São 40w que meus caros, soam legais antes das 12h do master, mas de pois das 12h... que é que é isso!!! Estou de lua de mel com o amp.
Porém (lá vem o porém), para chegar lá nessas 12h tem muito chão. A CASA TREME!!!! Tenho uma garagem com um espaço até bacana para ensaio, mas é muiiiiiiiiiiito alto. Estou começando a pensar em protetores auriculares.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


harpsychord

Eu pensaria em algo pra atenuar ele até no máximo 5W, talvez até mais tipo 2W ou 1W.

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Relaxa ai. Saturo o power do meu 50 watts dentro de casa hahahahaha. A sala tem duas paredes, então veda um pouco (não muito) pros vizinhos, e eu uso algodão no ouvido se for tocar por mais de 30 minutos, senão não da hahaha.

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


esdras_63
hahaha

Ja tive minhas epocas de loucuras tambem de meter o master de 100w no maximo num quarto e depois rececber complementos do timbre de vizinhos guitarristas. hahaha

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Detalhe: pra se ter uma ideia da potência/volume, dizem que o volume dobra quando a potencia é multiplicada por 10, ou seja, um 5 watts terá metade do volume maximo de um 50 watts. Isso sem contar falantes e essas coisas, e é só uma teoria que escutei por ai, nunca testei e nem testarei kkkkk é só pra ter ideia mesmo...

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Hitman
Vizinhos guitarrista? Tu ta no céu hahahaha

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


esdras_63
O bom nao compensava o mau... acredite.. haha
Pior era uma louca que batia o carro culpando a minha moto estacionada na MINHA propriedade e colava bilhete o tempo todo.

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Hitman
Kkkkkkkkkkkkkkkk essa foi duro

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


harpsychord
Cara... Engraçado.. Já tinha ouvido falar desse amp, mas sempre achei que fosse voltado pra metal.. Nem ligava muito, até porque achava ele feio pra burro. Mas vi agora um review da Musikmesse no Youtube e achei muito legal! O cara tirou um som muito bom pra hard rock. Curti mesmo! Deve ser um baita amp!!

esdras_63
Hitman

Eu até curto aumentar o volume do amp, mas a partir do momento que começa a doer os ouvidos, já perde o tesão pra mim, rsrs.

Um aceno de longe!!!

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Kkkkk eu prefiro socar volume e tapar o ouvido de alguma forma, nem que seja algodão só pra sentir os graves da válvula no peito kkkkk.

harpsychord
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Comprei sem testar, mas conversando com um chapa na PH Imports, ele falou que tinha um e que tirava todo tipo de som nele. Tinha medo de o amp ser muito bruto tb. Entre os que estava sondando tinha o peavey 6505+ (acho que era esse) e a galera dizia que ele simplesmente cruncha já no clean. O Clean do RD40C é Clean mesmo, lindo.

nichendrix

Com certeza é algo que estou pensando agora. Li uma frase a pouco: Saturar amp no Master não é saudável para os ouvidos.

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


harpsychord: Não li nem vou ler esse post inteiro, mas tenho um depoimento a dar e contribuir com o post.

Kkkk! Nem precisa ler o post mesmo. O titulo é auto explicativo! hehe

Aqui treme parede, janela... E olha que é um Blues Jr. (de Jr. não tem nada...)

Bons sons! o/*

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


esdras_63
mas conversando com um chapa na PH Imports

A lá de Fortaleza?

Com certeza é algo que estou pensando agora. Li uma frase a pouco: Saturar amp no Master não é saudável para os ouvidos.

E como faz mal.

esdras_63
Detalhe: pra se ter uma ideia da potência/volume, dizem que o volume dobra quando a potencia é multiplicada por 10, ou seja, um 5 watts terá metade do volume maximo de um 50 watts. Isso sem contar falantes e essas coisas, e é só uma teoria que escutei por ai, nunca testei e nem testarei kkkkk é só pra ter ideia mesmo...

Na verdade isso é uma meia verdade, o que acontece é uma diferença entre o que o ouvido humano é capaz de perceber e o que realmente está saindo do falante.

A pressão sonora que sai de um falante aumenta 3db a cada vez que se dobra potência aplicada nele, em termos de sinal 3db é aproximadamente o mesmo que dobrar o nível do sinal, mas o ouvido humano não percebe esse aumento até que se chegue à 9db que é aproximadamente 8x o nível do sinal original. Então num amp 100W o sinal é 8x maior que num de num amp de 12,5W e terá pro ouvido humano mais ou menos a mesma percepção de aumentar o dobro do volume.

Só que pro seu ouvido, está trabalhando 8x mais pela hora que você perceber o dobro de volume. Então o dano ao ouvido tende a ser muito maior do que o volume aparente. Por exemplo 9db é mais ou menos a diferença de ruido entre o som do motor de uma moto 100cc e um show do Metallica.

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Caramba! Isso tudo tem a ver com dB e a resposta do nosso ouvido ser uma escala logarítmica ou nada a ver? Nossa, não imaginava isso! Não brinco mais de tocar com meu amplificador alto sem proteção nem a pau kkkkkk. Obrigado pelo esclarecimento, agora tudo parece fazer mais sentido hahaha

Abraço!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

Tem alguma indicação de livro, apostila site que explique bem isso?

Tenho algumas muitas dúvidas... Por exemplo, eu dobrar o número de falantes acrescenta 3dB, não?

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Até onde eu sei não, porque quando usamos uma caixa com mais falantes, a potencia vai se dividir entre os falantes se não aumentarmos a potência. Acho que a única forma de aumentar os 3 dB seria dobrando a potência mesmo.

Me corrijam se eu estiver errado, e uma indicação de livro seria uma boa também

Abraços!

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Tem alguma indicação de livro, apostila site que explique bem isso?

Explicar isso especificamente pra esse proposito não, em livros de eletronica e de física (eletro-magnétismo, ondulatória e acústica) tem isso, mas não é algo tão simples e organizado pra quem quer saber como funciona num equipamento de som é tudo espalhado.

Tenho algumas muitas dúvidas... Por exemplo, eu dobrar o número de falantes acrescenta 3dB, não?

Como o esdras_63 falou, não acrescenta 3db porque é a mesma potência logo a mesma saída. O que muda é a percepção, 2 falantes movimenta mais ar, mesmo com a mesma saída, então você tem uma percepção um pouco melhor.

esdras_63
Caramba! Isso tudo tem a ver com dB e a resposta do nosso ouvido ser uma escala logarítmica ou nada a ver?

Cara, porque o ouvido responde em exponencialmente eu não sei, talvez o MMI saiba, já que é a área dele, presumo eu que seja questão de eficiência, da mesma forma que cachorro ouve bem mais nos espectros de infra-som e ultra-som e nós não.

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Huuumm. Interessante. É um belo assunto pra se pesquisar mais a fundo. Obrigado pelos esclarecimentos.

Abração!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
não acrescenta 3db porque é a mesma potência logo a mesma saída

Me referia a dB SPL

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Cara, 100W em 1 falante dando 120db ou em 2 falantes dando 120db continua sendo 120db, tipo, não soma.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


Caramba... Isso aí tem muito conceito de física, fisiologia, psicoacústica, vira uma salada só que é difícil explicar.

Veja bem, esdras_63... Um falante a mais geraria 3 dB a mais idealmente falando. O amp não é ideal, então vai dar um pouco menos. Mas a grosso modo, pode fazer uma estimativa como 3 dB a mais sem muito problema, não precisa de exatidão para isso que se discute.

O problema é que existe uma variação com a distância também. A princípio, a 1m da fonte a intensidade sonora é 11dB menor, e a partir daí, decresce pela metade (6 dB) cada vez que a distância dobra. Ou seja, dependendo da distância que você esteja do alto falante, uma mexida no corpo aumenta esses 3 dB facilmente.

Quem quiser ler sobre o assunto é só dar um google sobre acústica e cruzar com outras palavras chave. Tem muita coisa, é muito extenso (este por exemplo).

nichendrix

A pressão sonora que sai de um falante aumenta 3db a cada vez que se dobra potência aplicada nele, em termos de sinal 3db é aproximadamente o mesmo que dobrar o nível do sinal, mas o ouvido humano não percebe esse aumento até que se chegue à 9db que é aproximadamente 8x o nível do sinal original. Então num amp 100W o sinal é 8x maior que num de num amp de 12,5W e terá pro ouvido humano mais ou menos a mesma percepção de aumentar o dobro do volume.

Isso não é uma boa estimativa.

O ouvido tem diferentes sensibilidades para as diferentes frequências e intensidades. Vale definir essa "sensibilidade" como capacidade de percepção e como possibilidade de lesão. Em boa parte das frequências audíveis, uma diferença de 5dB é bastante nítida, podemos dizer que qualquer pessoa nota 5 dB de diferença entre uns 250 e 8.000 Hz. Porém em algumas frequências - especialmente as mais importantes para o homem e que o ouvido é especialmente adaptado e que são mais resistentes à lesões - uma diferença de 1 dB é possível de ser notado. Vale dizer que a guitarra se situa na faixa de frequências principais para o homem, se alongando um pouco mais para agudos, por isso que os microfones e a mixagem coincidem muito com a faixa da voz.

Os agudos, a partir de uns 3k Hz, são mais suscetíveis a lesões por ruído, especialmente a faixa ao redor de 4.000 Hz. Toda vez que estoura uma bomba ou vamos a um show de rock tocado bem alto, aquele zumbido no ouvido se situa nessa faixa e significa perda auditiva. Essa perda auditiva pode ser temporária, daquelas que na manhã seguinte já passou, ou pode ser definitiva, que nunca mais vai passar. Em geral tem um predomínio da temporária, mas as 2 ocorreram quando esse apito nos ouvidos acontecem.

De modo geral, o limite tolerável de ruído em qualquer frequência se admite como 85 dB. É baixo isso, bem menos de 1 W num alto falante normal de guitarra... O potencial de lesão varia com o tempo de exposição e com o aumento de intensidade do som. Na natureza é raro acorrer a produção de ruído acima disso, especialmente de forma contínua. Mas vale dizer que quando ocorre, como em grandes cachoeiras, até os pássaros e insetos evitam o local.

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
Poxa! Que aula em hahahaha. Você pode me explicar como um falante a mais poderia gerar um som maior sendo que o sinal amplificado seria o mesmo? Acho que isso ainda não consegui entender muito bem. Ah, e 3db é pouco se comparado a um AMP de guitarra, não é?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


esdras_63
Você pode me explicar como um falante a mais poderia gerar um som maior
Óbvio... Mais um falante, maior deslocamento de ar, por conseguinte maior sensação de volume...
Abç

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


esdras_63
Creio que esteja mais relacionada à maior percepção do som, já que com mais falantes o som preenche mais o ambiente, embora tenha a mesma potência.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!