Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix
Pega um EQ, acha a frequencia de 400Hz e sobe o volume dela 25db que sai esse som.

Hhahahah. Na teoria é assim mesmo. Na prática, eu sempe consegui resultados horrendos.

Isso ai só fica bom se seu primeiro nome for Eric e o segundo Patrick.

MMI
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

A questão é que um pedal de drive comum da aproximadamente um ganho de 40 dB. Isso torna o boost de médio da Clapton algo bem específico...

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Pega um EQ, acha a frequencia de 400Hz e sobe o volume dela 25db que sai esse som.

Vou testar!

MMI

Saquei!

Konrad

Até que enfim saiu do OT! :P

Abs

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


Konrad
Hhahahah. Na teoria é assim mesmo. Na prática, eu sempe consegui resultados horrendos.

Isso ai só fica bom se seu primeiro nome for Eric e o segundo Patrick.


Vixe, pois os meus até que dão pro gasto, não é lá um Eric Clapton, mas dá pra chamar de Patrick... hehehehehehe

MMI
A questão é que um pedal de drive comum da aproximadamente um ganho de 40 dB. Isso torna o boost de médio da Clapton algo bem específico...

Sim, até porque a função não é ser uma distorção, é conseguir um som a la Woman Tone (humbuckers na posição do meio com pots de tone no 0), enfim, sem meter um EQ ou algum circuito a la Dark Fire ou Variax e nem um Synth, é o mais perto que dá... hehehheeh

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Até que enfim saiu do OT! :P

Vi os amigos postando por aqui, decidi fazer uma participação especial. O Fórum daqui está muito parado!

nichendrix
Vixe, pois os meus até que dão pro gasto, não é lá um Eric Clapton, mas dá pra chamar de Patrick... hehehehehehe

É meu caro, o máximo de emulação claptoniana que eu consigo é com a minha semi (tone zerado) e um pedal de wah pela metade. Fica legal.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Konrad: O Fórum daqui está muito parado

Tá nada! Tem um monte de jams rolando, incluindo a 2ª Jam Collab, maior sucesso de público dos últimos 5 anos. ehhe

Abs

MMI
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Vê se aparece mais por aqui, rapá!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


tou procurando brechas nas leis de silencio ,federal e do meu município.

gostaria de saber se alguem sabe quantos decibeis um amplificador valvulado 15w 1x12 produz no maximo, e quantos decibeis dessa fonte se tornam audiveis na rua e na vizinhança. a uma boa distancia do quarto.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai

Cara, fácil de 120 a 140db a 1m do falante. Não tem como saber quanto disso passa pras vizinhanças porque depende do material da suas paredes e dos móveis do seu quarto, dos materiais da parede e do mobiliário dos vizinhos, etc.

Mas na boa, sem nada pra isolar acusticamente 15W no talo dá pra ouvir fácil a umas 2 ou 3 casas de distância se o quarto for perto da rua.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
Procura um vídeo no Youtube em que um cara testa alguns Marshalls e um Fender Hot Rod Deluxe III em comparação com aqueles carros de corrida de arrancada. Os amplis batem fácil o carro no quesito pressão sonora. O Fender deu 125 dB no talo. Um Marshall daquela série dos pequeninos deu pouco mais de 110 dB.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao
Procura um vídeo no Youtube em que um cara testa alguns Marshalls e um Fender Hot Rod Deluxe III em comparação com aqueles carros de corrida de arrancada. Os amplis batem fácil o carro no quesito pressão sonora. O Fender deu 125 dB no talo. Um Marshall daquela série dos pequeninos deu pouco mais de 110 dB.

E porque Marshall em geral tem falante de baixa sensibilidade, um Blues Jr. dá fácil 118-120db.

Se bem que não tem muito segredo, a maioria dos falantes é feito pra dar 100db ou mais com 1W.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai

Não tem lei do silêncio que te sustente. É insano, faz mal, te deixa surdo. É difícil de por na cabeça das pessoas, mas você não precisa disso.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
minha duvida, é se o som do meu quarto chega na rua ou na casa dos vizinhos a 70 decibeis na lei municipal, ou a 55 decibeis na lei federal, na frente do amp sei que é bem mais q isso, o que fico em duvida é sóbre como chega na casa dos outros.(acho muito improvavel que chegue a mais de 55,minha casa é beem grande,tem dois andares e o quarto fica no meio da casa no segundo andar).

fora isso ja tenho estudado algumas possibilidade de como contestar a multa se for multado e acabar sem prejuízo e tudo dentro da legalidade.

mas que fique claro que isso é a nivel de ganhar uma discussão que tive com um amigo e não de de fato perturbar a ordem publica e desafiar o governo.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
minha duvida, é se o som do meu quarto chega na rua ou na casa dos vizinhos a 70 decibeis na lei municipal, ou a 55 decibeis na lei federal, na frente do amp sei que é bem mais q isso, o que fico em duvida é sóbre como chega na casa dos outros.(acho muito improvavel que chegue a mais de 55,minha casa é beem grande,tem dois andares e o quarto fica no meio da casa no segundo andar).

fora isso ja tenho estudado algumas possibilidade de como contestar a multa se for multado e acabar sem prejuízo e tudo dentro da legalidade.


Cara, 15W no talo dá conta dum bar de 200 pessoas sem PA tranquilo, faz as contas de quanto barulho fazem 200 pessoas conversando e cantando junto com uma banda, e imagina se sua casa é grande assim.

Eu em apartamento, um amp de 2W, com volume no 3 o vizinho vem reclamar, mas no fim tem um jeito muito fácil, bota o volume no talo, e manda alguém ficar no muro da sua casa e tira a dúvida, com certeza você não pega processo por fazer isso por uns 5min.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Rs... O bom e velho problema dos amps incomodando os vizinhos.

Meu maior problema é questão de timbragem... Acho que pra timbrar legal, tem que ser alto, testando opções... variação de knobs volume/tone, pedais no input/loop, pedal A antes/depois do pedal B... enfim, um porre, porque não toco música nenhuma e fico testando com levadas e/ou riffs repetidas vezes... Pros vizinhos, deve ser mesmo uma bosta.

Pra tocar normalmente ou até estudar, toco baixinho mesmo, ou com fones...

Um aceno de longe!!!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


nichendrix
ou meu vox tem algum problema ou vc esta errado, um show q fiz uma vez com o vox,minha guitarra ficou baixa comparando com os outros instrumentos mesmo com tudo no talo,e ainda booster. e foi tipo uma coisa que alugamos um bar por uma tarde e varias bandas de amigos se apresentaram pros proprios amigos,não deu nem 50 pessoas.

se bem que o ambiente do bar era meio aberto

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Meu maior problema é questão de timbragem... Acho que pra timbrar legal, tem que ser alto, testando opções... variação de knobs volume/tone, pedais no input/loop, pedal A antes/depois do pedal B... enfim, um porre, porque não toco música nenhuma e fico testando com levadas e/ou riffs repetidas vezes... Pros vizinhos, deve ser mesmo uma bosta.

Exato. Peguei um valvulado de 15w e to "odiando"!! Só consigo timbra-lo correndo 2 minutos antes do ensaio, pq ate os caras da banda nao aguentam...ahuehuahuha!!! E em casa ja reclamaram 2 vezes..
Inferno.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


ogner
Exato. Peguei um valvulado de 15w e to "odiando"!! Só consigo timbra-lo correndo 2 minutos antes do ensaio, pq ate os caras da banda nao aguentam...ahuehuahuha!!! E em casa ja reclamaram 2 vezes..
Inferno.


Rs... Vish.
Foda, né?
Teu outro amp tinha quantos Watts...?
Mas tu precisou mesmo de um amp de 15W?
Pergunto isso pq penso seriamente que um amp de 5W daria tranquilo pra ensaiar. Usando falante de 12", ensaio fácil com ele....
Pra shows, vc usa o de 15W ou microfona o de 5W....

rhoadsvsvai
Cara, estranho... O seu é o Vox AC15, né? Eu tinha um desse e já fiz shows tranquilamente pra mais de 100 pessoas. Só a voz e algumas partes da batera eram microfonadas.

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Tenho ainda um de 6w do Acedo. Sabado que vem vou ensair com ele.

O grande lance que percebo é q propria caixa do amp, gabinete, os de pouca potencia são menores, isso faz tb que o som fique "menor" "encaixotado". No proximo ensaio vou levar o de 6w e espatalo numa 2x12 que tem lá.

Comprei o de 15w, Acedo tb, prevendo alguns shows em buracos que nao de pra microfonar...

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Pergunto isso pq penso seriamente que um amp de 5W daria tranquilo pra ensaiar. Usando falante de 12", ensaio fácil com ele....
Ahh cara, mas só ensaio com meu amp mesmo, ja timbrando no caso de show...Sou chato!! hehehe

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


ogner
O grande lance que percebo é q propria caixa do amp, gabinete, os de pouca potencia são menores, isso faz tb que o som fique "menor" "encaixotado".

Hum, tá... Pode ser.
Eu tenho uma 1x12" padrão, da RoxStage... Aí já é melhor, rs.


No proximo ensaio vou levar o de 6w e espatalo numa 2x12 que tem lá.

Mas aí... Tu percebe grande diferença sonora de 6W pra 15W...?
Eu tenho um amp de 18W que atenua pra 5W e 1W.... Te confesso que a diferença de 18 pra 5 é quase irrisória. Só mesmo em 1W que percebo algo considerável.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai

minha duvida, é se o som do meu quarto chega na rua ou na casa dos vizinhos a 70 decibeis na lei municipal, ou a 55 decibeis na lei federal, na frente do amp sei que é bem mais q isso, o que fico em duvida é sóbre como chega na casa dos outros.(acho muito improvavel que chegue a mais de 55,minha casa é beem grande,tem dois andares e o quarto fica no meio da casa no segundo andar).

No talo com 15W... Pode ter certeza que passa de 70. Lendo seu post, liguei o decibelímetro do celular e estando na mesma sala, minha secretária a uns 3 metros de distância falando no telefone e teclando no computador dava picos de 80 dB. Os 55 dB é mais ou menos o barulho de estar num quarto com um computador ligado (com a ventoinha) e uns carros passando na rua, ou seja, numa cidade é medição de silêncio.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei

Lembre-se de que volume é algorítmico. O dobro de 1W é 10W, o dobro de 10W é 100W, o dobro de 100W é 1 000W....

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Lembre-se de que volume é algorítmico. O dobro de 1W é 10W, o dobro de 10W é 100W, o dobro de 100W é 1 000W....

Sim, sei dessa relação.
Por isso mesmo que perguntei a ele se ele sente tanta diferença entre 15 e 6W.

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
tembem sinto bem.pouca diferença..so na reta final, no talo, q a duferença é
mais perceptivel ( os 2 amps no talo mesmo)

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
ou meu vox tem algum problema ou vc esta errado, um show q fiz uma vez com o vox,minha guitarra ficou baixa comparando com os outros instrumentos mesmo com tudo no talo,e ainda booster. e foi tipo uma coisa que alugamos um bar por uma tarde e varias bandas de amigos se apresentaram pros proprios amigos,não deu nem 50 pessoas.

se bem que o ambiente do bar era meio aberto


Cara, pode até ser uma mistura de acústica ruim e ambiente aberto, mas 15W dá conta de 100 pessoas e até 200 ou um pouco mais se a acústica do lugar for bem trabalhada. Agora tem lugar que tem a acústica tão ruim que você tem dificuldade de se ouvir.

Eu tenho um AC-30, e já tive 2 amps de 15W valvulados e na boa, até já toquei relativamente bastante com eles no talo, mas em geral ou era lugar maior ou com muita gente ou no quarto que tem na casa da minha mãe que eu fiz o projeto acústico pra não incomodar vizinhos, nesse ultimo caso em geral eu usava EPI pra reduzir o som, porque se eu ficasse lá tocando muito tempo com o amp no talo era 1 ou 2 dias de zumbido no ouvido.

Del-Rei
Mas aí... Tu percebe grande diferença sonora de 6W pra 15W...?
Eu tenho um amp de 18W que atenua pra 5W e 1W.... Te confesso que a diferença de 18 pra 5 é quase irrisória. Só mesmo em 1W que percebo algo considerável.


A diferença de 18 pra 5 é pequena mesmo, em geral se estiver ligado na mesma caixa, eu só percebo significantemente bem a diferença de 5 pra algo na faixa dos 30W. No Picovalve a diferença de volume de mudar de 5 pra 2W por exemplo é basicamente algo um perto de 2 números no master.

Ismah
Lembre-se de que volume é algorítmico. O dobro de 1W é 10W, o dobro de 10W é 100W, o dobro de 100W é 1 000W....

Acho que você quis dizer que a relação entre potência e volume é discreta e exponencial, não?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


nichendrix
sobre os decibeis acho q vc tem razão,não sabia que tinha medidor no celulares.

no meu quarto faz 70 decibeis, só com o computador ligado e o barulho do ar condicionado.

a questão é , o volume da guitarra chega em 70 decibeis na casa dos vizinhos? pq tipo,eu moro na casa dos meus avós, é uma casa muito grande mesmo, e o quarto fica no meio da casa. acho que se tiver uma banda ensaiando até chega,mas só o amp, acho meio dificil.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


rhoadsvsvai

Cara meu Blues Jr dá fácil mais de 110db. Ele não chega nem ao dobro do volume se comparado ao Picovalve no modo de 2W, (dá uma diferença de 8.7db em potencia, e precisa de pelo menos 10db de diferença em potência pra gerar o dobro de volume).

a questão é , o volume da guitarra chega em 70 decibeis na casa dos vizinhos? pq tipo,eu moro na casa dos meus avós, é uma casa muito grande mesmo, e o quarto fica no meio da casa. acho que se tiver uma banda ensaiando até chega,mas só o amp, acho meio dificil.

Cara, não tem como eu te dizer se chega, como eu disse, eu não sei o tamanho da casa, nem a distância do muro até a casa, nem espessura e materiais usado na construção das paredes e nem a quantidade de parede e a distância entre elas e nem o formato dessas paredes pra saber se chega ou não. Com isso daria pra fazer uma conta e te dizer a probabilidade de chegar ou não, sem isso o que dá pra dar é palpite.

Por exemplo, uma parede de concreto de 15cm de espessura reduz 50db em média, mas dependendo da frequência não reduz nem 7db, logo nem mesmo sabendo tudo dá pra te dizer exatamente o que reduz e quanto reduz, pq o fator de redução depende da frequência e muda pra cada material. Por exemplo, de manta acústica faz o mesmo trabalho de uma parede de concreto de 15cm facinho.

Logo o único teste confiável sem entrar no projeto da casa e fazer as contas é o teste empírico, testa o nível de barulho fora da sua casa, e manda alguém medir enquanto você está com o amp no talo. Aí você vai saber.

No geral se for por valor médio, assumindo que a parede da casa dos seus avós é de 11cm de tijolo com 2 a 3cm de reboco e acabamento, dá pra chutar que se seu amp der 120W ele chega fora de casa na faixa dos 80 a 70W sim, porque o fator de redução médio delas é de 40 a 50db. Falo isso porque as paredes de casas tendem a ser paralelas, o cria um efeito de eco infinito que amplifica ainda mais a pressão sonora de certas frequências, facilitando a transmissão delas de um ambiente pro outro.

Isso falando de média, porque vai ter frequência que a redução se tiver 5 paredes entre vc e o ambiente externo vai ser inferior a 30db.

Agora se tiver uma parede inclinada no meio já muda isso, então, sem fazer o teste empírico não tem como saber.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


120db é uma sirene de alarme! tenho um amp de 5w e ja toquei na garagem de um prédio, deu pra escutar do 2º andar.
Mas considerando que, para ter o dobro de volume de um 5w, serão necessários 50w, compensa pegar um amp de 15w ou 20w, quem já tem um de 5w?

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Depende do que você vai fazer, 15-20W você tem bem mais headroom, amp de 5W é massa pra dar uma Jimmy Page, esse era o segredo do som dos 5 primeiros discos do Led Zeppelin, um amp de 5W no talo estourando. Agora se você quer som limpo em um volume decente aí a wattagem tem que subir, quanto mais alto o clean, mais wattagem vc vai precisar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!