Autor |
Mensagem |
boblau Veterano |
# ago/17
· votar
Ismah
"Mas eu quero assim!" Pare de ler então, pois isso é uma decisão pessoal, e nenhum argumento mudará isso.
Cara, não é assim. O drive de power é bastante diferente. Mais cremoso, mais denso, menos abelhudo.
Vale sim discutir o assunto, perguntar, ler e experimentar (dentro dos limites do equipamento).
Sonoramente, com ou sem atenuador, é bastante alto e de difícil controle.
Com atenuador, dependendo do modelo, vc toca com um valvulado de 100 watts, no talo, com um nenê dormindo do lado. E percebe-se nitidamente a diferença de timbre de pré e power.
Digo isso porque tenho e uso dois sistemas destes: um combo de 35 watts valvulado com um atenuador de 50 watts e outro sistema com um stack de 100 watts com um atenuador maior. E te garanto (apesar de que vc não acredita em nada), tem muito mais timbres a se pesquisar e discutir, tanto ao vivo, quanto em gravações se o recurso do power for usado.
Tem alguns jeitos de se fazer uso da distorção do power:
1- aguentar o volume 2- modificar a quantidade de alto falantes 3- modificar a sensibilidade dos alto falantes 4- modificar o tamanho dos alto falantes (putz, aqui eu tinha um true reverter com 6 falantes de 6 pol - o som era lindo e não tão alto) 5- usar um atenuador com alto falantes 6- usar um atenuador com impulse response 7- modificar a impedância (dentro dos limites do equipamento)
|
MMI Veterano
|
# ago/17
· votar
boblau
Assino embaixo.
|
luckneto Membro Novato |
# ago/17
· votar
MMI e boblau
Assino embaixo de cada palavra de vocês.
E digo mais...ultimamente tenho experimentado algumas válvulas NOS. Era coisa que não dava tanta bola antes...
Comprei algumas 6L6's sylvania e rca e EL34's mullard e siemens. Cada uma com características sonoras diferentes. Principalmente quando saturadas.
Lógico que tudo depende do contexto, mas quem diz que não tem diferença ou que esta seja irrelevante, tem algum problema de percepção.
|
MMI Veterano
|
# ago/17
· votar
luckneto
Fiz muito isso. Atualmente só 2 dos meus amps tem válvulas NOS e mais "especiais", estou mais calmo com isso. Já falei algumas vezes isso aqui no fórum, muda mesmo. Só que aí vem um cara e fala que não "vale a pena" (que pena?), que é mínimo... As válvulas tem construções diferentes e acabam soando diferentes. Mas levantar esse coelho da cartola aqui hoje eu penso 3 vezes antes, não sei se "vale a pena". kkkkkkk
Obs.: tenho aqui uma coleção de válvulas para estas experimentações.
|
-Saved Membro Novato |
# ago/17
· votar
tenho aqui uma coleção de válvulas para estas experimentações
Deixa eu te monstrar minhas coleções de tip 31, tip 41 e TDA pra você ver kkkkkk
Brincadeira!! Kkk
|
Ismah Veterano |
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar
MMI é até grosseiro afirmar que a diferença é 97,8%
Isso foi um exemplo de que a aproximação ao vivo é bastante válida, sem quantificar nada... Se ficou parecendo o oposto, foi só um equívoco na minha redação.
boblau
Se tu gosta, assim como os demais, sejam felizes assim pô... Só estou mostrando que existem fatores envolvidos...
Vale lembrar que reduzir a potência é uma coisa, mas os alto-falantes são coisas absurdamente não-lineares, e vão reagir diferente com potências diferentes... O quanto diferente já é outro assunto...
Já sobre a 6x12", existe algo chamado "área de pistão", que basicamente é até que frequências consegue-se ter direcionalidade. É determinado por λ = Ø cone do AF. Havendo mais AF's eles tendem a se acoplar ao menos até certo ponto, e isso vai gerando uma "área de pistão" cada vez maior, melhorando na resposta do sistema... Nas colunas de 6x12", 8x12", 12x12", se passa a ter uma radiação vertical de graves absurdamente melhor, e horizontalmente ainda soa limpo... Dá pano pra manga essa...
|
MatheusMX Veterano |
# ago/17
· votar
HotLicks Qual é o amp?
Tenho três valvulados aqui, mas o principal alvo e o mais "prático" de se alcançar o resultado é um Blues Jr (15w). Os outros são um Peavey de 25w e um 5150ii de 120w. Este último estou me desfazendo, potência e ganho demais para mim.
|
boblau Veterano |
# ago/17
· votar
Ismah
Se tu gosta, assim como os demais, sejam felizes assim pô... Só estou mostrando que existem fatores envolvidos...
hmmm não.... nós estamos mostrando que tem fatores envolvidos e vc está dizendo que não faz diferença prática nenhuma, no texto abaixo:
Como obter o melhor do melhor, que no ao vivo, é geralmente dispensável porque 97,8% é suficientemente próximo, para se igualar a 100%...
A diferença com certeza não é 2,2%. Nem concordo em dar "percentuais" de diferença num caso destes. Não tem nada de matemática num tema destes.
Tem muito cara que consegue domar valvulados ao vivo. Blackmore, Derek Trucks, SRV, Mayer, Bonamassa, Kotzen, etc. sons macios, sem muitos efeitos, e que traduzem o som de válvulas de power saturadas.
Um ampli valvulado bem domado é o melhor pedal de drive e compressão que existe. Com reverb de mola então....
Aí vem o vivente e me diz que custa caro. Um Pedrone, um T.Miranda são exemplos ótimos de amplos que funcionam tão bem quanto qualquer boutique.
Eu acho que falta é culhão e vontade de aprender direito. Fora que este monet de tecnologias atuais está simplificando muito a arte de tocar guitarra.
Já sobre a 6x12"
é 6 x 6", e num combo.
|
NeoRamza Veterano |
# ago/17
· votar
MMI Já fez experimentações com válvulas de pré também, ou só de power?
|
Drinho Veterano |
# ago/17 · Editado por: Drinho
· votar
MatheusMX Eu ainda insisto na ideia de que a saturação de potencia se faz necessária para situações muito especificas de timbre, tipo eu quero som tal, e esse som só sai com fidelidade se eu abrir todo (ou quase todo o amplificador), a maioria dos musicos atuais não precisa disso com toda certeza do mundo..... Isso de saturar power se tornou algo mais até psicologico do que efetivamente funcional, pouca gente tem real noção da caracteristica que isso causa no som......
Me lembro que um dos sons mais legais que fiz com uma stratocaster foi em um two rock crystal de 20 watts quase todo aberto e em outra situação com um deluxe reverb.... ficou bem legal e digamos muito adequado para aquela ideia de timbre, mas para qualquer coisa que não fosse aquilo na minha opiniao seria inviavel, impraticavel e com pouca mobilidade operacional, eu nao teria jamais a versatilidade que eu preciso.... problema que voce nao teria em uma situação onde voce joga toda a responsabilidade para o pre amp e só pensa em master como volume propriamente dito....
|
MMI Veterano
|
# ago/17
· votar
NeoRamza
Já fez experimentações com válvulas de pré também, ou só de power?
São as mais legais de se experimentar!
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# ago/17
· votar
Drinho Concordo plenamente! Tem gente que de tanto ouvir dizer que power saturado é bom, acredita nisso e depois quebra a cara porque curte outros tipos de timbre.
MMI Eu tenho vontade de experimentar diferentes válvulas, mas não manjo de ajustar bias "/ Fora que vai uma graninha nisso né.
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
boblau
Çei... Perguntar pro Derek se ele toca pela cerveja no bar do Zé... Tem som ao vivo toda terça lá... 20 pessoas garantidas, sem couvert...
Vocês piram demais, comparar o que os caras com fama internacional, com nós pobretão...
|
SteveRayMorse Veterano |
# ago/17
· votar
Na moral, pra quem curte Blues e o bom e velho Rock and Roll, valvulado saturado é o que há. Acredito que até para a maioria dos estilos pois isso tem mais a ver com o guitarrista em si que qualquer outra coisa. Claro que isso é gosto pessoal, mas a diferença que um power saturado faz no timbre é inegável. Só nega se for surdo.
Particularmente, manter um amp no "sweet spot" é o melhor timbre de guitarra pra mim, pois você pode controlar tudo no volume da guitarra ou na mão mesmo (pegada) e geralmente é o ponto ideal para pedais. E isso vale para amps que saturam com mais facilidade ou os mais cleans mesmo, aí depende extamente do timbre que você quer. Posso afirmar isso com tranquilidade pois no momento estou com 2 valvulados, cada um em uma praia diferente mas com o ponto em comum que quando começa a saturação é onde a coisa começa a ter vida. Eu mesmo já não faço questão de canal de drive em amp há muito tempo.
Agora, pra tocar em casa, eu sempre recomendo outras opções ao invés de ficar fuçando na saída de impedância e alto falantes. Algo que me parece muito interessante é usar um loadbox e posteriormente um IR para tocar em casa. Tira timbres excelente, sem risco de dar problema no amp e o melhor de tudo, sem acordar o nenê ou tomar esporro da esposa.
A segunda opção seria o atenuador, que convenhamos, é uma mão na roda, mas se precisa de total silencio ainda não resolve.
Para esses 2 casos acima, tem o atenuador/loadbox do Pedrone que é algo que está na minha lista para os próximos meses.
A outra opção são os simuladores mesmo, sejam pedais, pedaleiras ou totalmente virtuais. Existem coisas excelentes hoje em dia que vai sair bem mais barato que um amp valvulado e pedais. Ou seja, se for tocar em casa e somente em casa, recomenda passar longe dos valvulados pois é praticamente certo que estará subutilizando o amp, e consequentemente o seu dinheiro.
E mais uma coisa, apesar de ser quem é, Derek Trucks só usa amp e guitarra. De vez em quando um delay. O resto é a mão e spot de volume.
Abs
|
boblau Veterano |
# ago/17
· votar
Ismah Çei... Perguntar pro Derek se ele toca pela cerveja no bar do Zé... Tem som ao vivo toda terça lá... 20 pessoas garantidas, sem couvert...
Vocês piram demais, comparar o que os caras com fama internacional, com nós pobretão...
Era bom vc ler até o final as postagens, não somente aquilo que te interessa para ter razão. Tô duvidando um pouco desta capacidade, mas fica a dica.
E vou te falar, vc é pobre mesmo. De cabeça. Conheço muito pobre de grana que tira som de guitarra com Giannini fácil.
Esse teu papo de engenheiro intelectualóide eletrônico com diploma do Google e da Wikipédia, com dezenas de anos de experiência "na estrada" com 23 anos de idade, que fica dando opinião de quem conhece muito em todos os assuntos musicais aqui do fórum já deu. Não percebeu não?
Depois é a gente que pira....
|
MMI Veterano
|
# ago/17
· votar
Ismah
Ninguém acerta todas... Você e uns outros se reservam o direito de fazer questão de não ser "politicamente correto" e falar bobagem. Generalizando, sem ser uma crítica pessoal, as vezes o pessoal aqui abusa - e falo de gente bem mais vivida que devia ter noção do que faz.
A internet é estranha... Aparecem umas pessoas em redes sociais, fóruns e Youtube (não deixa de ser tudo rede social) que pela insistência, frequência, poder de comunicação e sei lá o que "viralizam". Sem querer ou querendo, viram formadores de opinião. Isso acaba por trazer uma responsabilidade no que se diz, deixa de ser só palavras ao vento. Não tenho dúvidas que as palavras do Ismah hoje são repetidas por aí por um pessoal.
Seu comentário ali, talvez eu e o boblau entedemos que foi bem infeliz. Tem o direito, já errei e ainda cometo erros, mas não vamos abusar. Você já é influente aqui, faz parte de uma "palavra oficial do fórum", então é necessário pensar pelo menos meia vez antes de postar m##@.
Pensa um pouco, tenha humildade, muitas vezes é melhor calar que soltar o verbo. Fica a dica, garoto.
Abç
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
MMI
Tu é um dos poucos que tem um conhecimento de palco BEM grande. Antes de querer fazer qualquer coisa diferente em equipamento, tente-se fazer o básico... No palco, condição ferrada, sem muita estrutura, tocando pra 100 pessoas, é melhor se limitar a um feijão com arroz bem feito, do que tentar inventar um novo sabor e errar no tempero...
Eu não tenho banda... Então to nem aí...
|
MMI Veterano
|
# ago/17
· votar
Ismah
Meu conhecimento de palco não é tão grande, tem muita gente que sabe mais. :)
Ah, não me leve mal não... de boas.
|