Saturar ou não o power, eis a questão!

    Autor Mensagem
    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs


    Meus amigos, por diversas vezes verifiquei que se fala muito disso aqui no FCC, mas pouco didáticamente, eu diria. Então resolví colocar algumas "cozitas" a respeito.
    Vamos pegar algumas válvulas de referência:

    Pré:

    - 12AX7
    - 6CG7

    Power:

    -EL84
    -EL34
    -6L6GC

    A série 12A...7, entre elas a 12AX7, tem como característica de projeto, previsto em manual, o uso máximo de 300V em placa, para que ela se situe no regime de vida média de 10000 hrs.
    Nessa condição, por exemplo, com resistor de placa de 100K, resistor de catodo de 820 ohms, resistor de grade de 470K, vai nos dar um ganho de 50 e saída máxima de 46V RMS (sinal com 5% de distorção). Isso quer dizer que qualquer voltagem de sinal (não é a de polarização)acima de 1 volt AC, vai sempre dar uma saída de 46 Vac, pois esse é seu ponto de saturação.Só o que vai aumentar proporcionalmente é a distorção (vai ficar maior que 5%).Guardem isso na memória, mais adiante usaremos isso. Já a 6CG7 por exemplo usada mais em TVs valvulados, proporciona ganho menor, porém com os mesmos 300V em placa, 100K no resistor, e resistor de catodo de 2,7K, dá um ganho de 17, porém o sinal AC RMS de saída chega a 71 Volts.

    Bem, se eu quero saturar um power, eu tenho que ultrapassar a voltagem normal de grade (sinal), prevista em manual, para a distorção de 5%, para que a referida saturação aconteça e com voltagens maiores de sinal, essa distorção aumente, já que a válvula saturada vai manter a sua voltagem máxima prevista de saída, mas devido ao excesso de sinal, a distorção aumentará absurdamente, causando o tão desejado efeito. Isso é saturar. É como uma pessoa, quando fica saturada com uma situação, não aumenta de tamanho, nem de força, apenas fica insuportável... kkkkkkk.

    Posto isso, vamos ao raciocínio:

    Uma EL84, pra dar 17W, precisa de ~18V na grade de entrada, para ficar com 5% de distorção.

    Uma EL34, para dar 55 W, precisa de ~27V na grade, para os mesmos 5% de distorção.

    Uma 6L6GC, para dar 49W, precisa de ~70V na grade para os mesmos 5% (todos são valores Grid to Grid para push-pull class AB1).

    Então com um inversor de fase com válvulas série 12A...7, o máximo que obteremos de voltagem ac de saída será de 46 Vac, que dá pra saturar as EL, mas não a 6L6.
    Hahá!!! Acabam de descobrir porque os Marshall saturam mais fácil que os Fender, não é? Porque usam EL34. Os amplis menores, que irão usar EL84 também saturam mais facilmente. Mas pra saturar as 6L6 vai precisar de um inversor com 6CG7, pois com 12AX7, 12AT7 ou 12AU7, não chegam lá por construção. Daí a natureza sempre clean dos Fender.
    Ok, gurizada, agora toca a modificar os projetos, se possível, usando os 300V recomendados para as duplo-triodos, pois nos amplis por aí, que chegam a ter 425V nas placas delas, para poderem chegar perto da excitação máxima das 6L6, elas duram menos que as powers, pois estas estão trabalhando a 70%, enquanto as inversoras estão beirando o máximo, perdendo vida útil. Assim quando vc notam queda de potência nos seus amplis com 6L6, é provável que a inversora esteja fraca e não as powers. Nos amplis tipo Marshall, esse efeito não é tão pronunciado, pois as EL precisam de menos excitação. O melhores métodos de inversora e que conseguem atingir os valores de saturação é o de catodos cruzados ou o catodino (alguns gringos chamam de concertina).

    É isso. Um abraço a todos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs
    Excelente!
    Como sempre.....
    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs
    Mestre, e como funcionaría, do ponto-de-vista da saturação do som, um amplificador com o pré trasistorizado e o power valvulado, como os Peaveys e Fenders dos anos 70/80?
    Abç

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Boa Mestre!
    Essa valvula 6gc7 é plug n play no lugar da 12at7 no Duovox 50b? Ou precisa mudar alguma coisa?

    Abraços!

    MMI
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Muito bom! Como sugeriu o Bertola, por favor, continue o assunto com os transístores.

    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Blonde Hammet
    Tem que mudar, pois os filamentos são 4 e 5, enquanto na 12AT7, o 4 e 5 estão curto-circuitados, com uma ponta dos 6,3 V e a outra ponta no pino 9.Teria que abrir a ponte entre o 4 e o 5(pinos), deixando um lado do trafo no 4 e tirar o outro fio do 9 e colocar no 5.A valvula é 6CG7.
    Mauricio Luiz Bertola
    Grande Bertola!No caso a saturação depende da excursão de voltagem propiciada pela inversora.Como falei, o problema é que as 6L6 precisam de muita voltagem pra saturar e as 12AT7 não chegam lá.Com powers com EL34 ou EL84, vai saturar legal.Abcs!

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Grande matéria!! matou a pau!!
    Já até copiei aqui o texto pra futura utilização.
    abs.

    tatus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olha o que tava no meu desktop:
    http://img99.imageshack.us/img99/5091/concertina.pdf

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tatus
    Deixei um presentinho pra vc no seu tópico do 5F6.Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Maestro carlos adolphs


    Se me permite copiarei e colarei essa sua aula num outro fórum que participo porque uma aula dessas é melhor não corrermos risco algum de perde-la ok ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Filipe Reis
    A vontade, Filipe!Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ok mestre se quizer verificar oque foi postado e como está a discussão segue o link:

    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2803.new#new

    felipelfln
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Nao tenho esse interesse louco por saturar o power... Até orque uso um Duovox de 50w.. Não tem condição...

    carlos adolphs

    Tem uma chavinha pequena do lado da chave de bright no Duovox 50g... Mas aciono e nada acontece... E o segundo canal dele só se aciona por foot mesmo?

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    felipelfln
    Boas!Primeiro não deveria ter chave nenhuma ao lado da chave bright???Depois, o modo saturation só com foot mesmo, pelo esquema original.Não há segundo canal, é um só mesmo, com modo drive(saturation) e vibrato via foot duplo.Abcs.

    felipelfln
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    2 Canal era o drive msm :) valeu. Sabe até que niveis e saturação ele chega?
    É um bom amp. Se conhecessem e vissem como vale a pena pelo preço.....

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    felipelfln
    Saturação só dá pra saber em que nivel começa, depois de saturar, as voltagens não mudam, só a distorção, que por sua vez só pode ser visualizada em osciloscópio.Abcs.

    felipelfln
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    hehe Mas o drive dele chega num AC/DC, Led Zeppelin?

    igor.schecter
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não entendo merda nenhuma de válvulas mais deu pra entender um pouco...foi meio que esclarecedor o porque usam tais válvulas em tai amplificadores.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    felipelfln
    Isso é uma questão de regulagem e guitarra usada.Uma Les Paul satura qualquer ampli mais fácilmente, devido aos Hambuckers, do que uma Strato, com singles, e por aí vai.Abcs.

    felipelfln
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Sim, eu sei..... Quando puder eu testo e falo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saturar ou não o power, eis a questão!