Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Nem tanto. Mantidas todas as demais variáveis (sensibilidade e tamanho dos falantes, por exemplo), dobrar a potência de um amp aumenta o volume percebido em aproximadamente 25%... se considerarmos o headroom limpo. É este headroom limpo a mais que o amp de 30w dá. Mas conforme o power começa a saturar, a diferença percebida diminui, porque a compressão também aumenta a sensação de volume, mesmo que a amplitude máxima não aumente. Então, um amp de 15w com o power fritando pode parecer mais alto que um de 30w operando no limite do seu headroom.

Moral da história, ceteris paribus (termo usado na economia pra tudo o mais sendo constante), no som limpo, um amp de 100W tem apenas o dobro do volume de um de 6,25W e no som distorcido a sensação sonora nem chega a isso isso.

GustGuitar
Veterano
# set/11 · Editado por: GustGuitar
· votar


EDIT

Mas então, com o amp sempre no talo, com 10w e sensibilidade de 100db acho que daria p/ encarar né?
O amp em questão tem pouco headroom, e, se entendi bem, o "crunch" que faz a sensação sonora ser mais alta, certo?
Aí eu entraria em outra questão: diminuindo o volume pelo knob, "limpando" o som, o timbre seria muito mais baixo, não é?

Muito obrigado pela ajuda, pessoal!

Jg Destroyer
Veterano
# set/11
· votar


Magrinho123
manolo, eu toco dentro do meu quarto fechado com 40W valvulados no volume 8-9

Ce ta falando sério?
Cara, com o meu de 20w, volume 5 já beira o insuportável dentro do quarto. às vezes eu toco no 7, 8. Mas quando desligo aparece um zumbido no ouvido, uma sensação estranha.

Cuidado amigo, isso pode te acarretar sérios problemas de audição....

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal,

Pra quem não viu, um tópico IMPERDÍVEL do mestre Carlos Adolphs sobre:

Dicas para quem vai entrar no mundo dos amplificadores de guitarras.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/267113/

Citando algo interessante:

"7- Potencia.
Quando vc estiver escolhendo amplis dentro de uma faixa de potência, [i]tenha em mente que o que vai determinar se ele toca mais ou não, é o alto falante e depois o tipo SS ou Valvulado [..]
"[/i]

Abs

GustGuitar
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Boa dica, vou me aventurar por lá. :)
Abç

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Talvez você esteja (sério).

Jg Destroyer
Cuidado amigo, isso pode te acarretar sérios problemas de audição....

Nunca fiz audiometria, mas nunca tive nenhum 'sintoma' de algum problema auditivo; nem quanto à sensibilidade auditiva nem quanto à faixa de frequência.

Esse negócio da faixa de frequência ocorre muito em pessoas que se expõem com frequência a sons muito fortes, esta faixa fica reduzida, ou seja, vc passa a perceber com menos intensidade os graves e agudos do limite da sua audição...
Por esse motivo tem tanto metaleiro que acaba deixando um timbre estridente sem perceber: eles perdem parcialmente a capacidade de perceber os agudos, daí aumentam os agudos do amp pra compensar, daí sobra pro produtor vir falar com o cara e regular de novo o equip nas gravações hahaha

Mas seila, como ta todo mundo botando medo, acho que vou fazer uma audiometria sim.

emaniox
Veterano
# set/11
· votar


Nunca fiz audiometria, mas nunca tive nenhum 'sintoma' de algum problema auditivo; nem quanto à sensibilidade auditiva nem quanto à faixa de frequência.

Esse negócio da faixa de frequência ocorre muito em pessoas que se expõem com frequência a sons muito fortes, esta faixa fica reduzida, ou seja, vc passa a perceber com menos intensidade os graves e agudos do limite da sua audição...
Por esse motivo tem tanto metaleiro que acaba deixando um timbre estridente sem perceber: eles perdem parcialmente a capacidade de perceber os agudos, daí aumentam os agudos do amp pra compensar, daí sobra pro produtor vir falar com o cara e regular de novo o equip nas gravações hahah



Ja fiz audiometria. O medico me falou que nao há muita relacao entre a faixa de frequencias que vc ouve e a faixa de frequencias onde vc perde a sensibilidade. Flw.

MMI
Veterano
# set/11
· votar


Um pedido do modera MauricioBahia não se pode negar, então vamos lá...

Se alguém tiver curiosidade, tem alguns programas para celular, especialmente os da Apple (é de graça), dá para baixar um decibelímetro mais ou menos. Acima de 85 dB estatísticamente começa a aparecer risco de lesão auditiva por ruídos. Quem não tiver paciência para esse teste, esse nível de ruído é mais ou menos o volume que se ouve conversando num restaurante um pouco mais cheio, tipo o Mac Donald`s por exemplo ou menos que numa avenidade de cidades grandes, mesmo sem buzinas.
A lesão auditiva pode ser por um som intenso de curta duração (tiro, bomba, ensaio de banda de 1 hr) ou de exposição prolongada, diária, por anos (trabalhadores de metalúrgica, técnicos de som). Assim, o colega que diz que manda ver no amplificador dentro do quarto efica com zumbido depois, certamente lesionou o ouvido. Essa lesão pode ser temporária e reversível ou pode se tornar irreversível. O zumbido em si é um sinal de lesão do ouvido interno (células sensitivas do som, lá para dentro da cóclea, não no tímpano), muitas vezes ele passa porque lesionou mas não chegou a matar significativamente as células ali dentro, então volta ao "normal" (poucas células não se nota a perda, mas perdendo sempre poucas, no final pode dar algo notável). Mas cumulativamente, isso pode lentamente ir estragando a audição.
Tipicamente a lesão por ruídos atinge a frequência de 4.000 Hz aproximadamente e com o tempo essa lesão vai aumentando e atingindo as frequencias adjacentes, ou seja, pega mais frequências agudas. A fala pega especialmente as frequências de 500 a 2.000 Hz, então no início pouco se percebe as perdas por ruído quando não é acompanhada por zumbido. As frequências graves raramente são atingidas por perdas por ruídos. Por isso quem tem perda desse tipo não vai ouvir direito quando a distorção está "abelhuda" ou com excesso de agudos na região de 4.000 Hz.
Em linhas gerais é isso, espero ter ajudado e sanado as dúvidas do modera!

Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


MMI

haha! Obrigado. :)

Abs

Guizaum......
Veterano
# set/11
· votar


No mês passado fui a um show que teve aqui na cidade e os caras colocaram o volume no talo. Quando eu chegava perto do som, eu não aguenteva ficar sem tampar o ouvido quando o guitarrista começava a solar, eu comoçeava a escutar as coisas como quando colocamos um som muito alto e o falante não aguenta o trampo. Depois disso fiquei mais ou menos 1 semana com um zumbido chato no ouvido mais sarou.
Será que eu fiquei com algum dano no ouvido e não sei?

MMI
Veterano
# set/11
· votar


Guizaum......

Difícil afirmar alguma coisa. Uma semana de zumbido é bastante coisa, mas pode não ter acontecido muita coisa em seu ouvido.
O Dio fazia shows com volume muito alto, fui em 2 que eram de ficar com muito zumbido. No terceiro que o vi, que na verdade foi do Heaven and Hell, foi exagerado no volume a esse ponto, de distorcer o som no ouvido. Melhorava o som ao tampar os ouvidos! Vi muita gente reclamando do volume na saída do show e depois li uma crítica dizendo exatamente isso. Daí você vê que esses exageros não são exclusividade de garotos...

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


MMI: Daí você vê que esses exageros não são exclusividade de garotos...

O Dio e sua turma já deveriam estar meio surdos hein... hehe

Obrigado pela reposta ali acima.

Abs

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


MMI
MauricioBahia
Daí você vê que esses exageros não são exclusividade de garotos...
Boas!Sem terrorismo hoje!Garotos, vcs tem razão quanto aos exageros.Teve um show aqui, na casa onde eu fazia a sonorização, que o técnico da banda(famosa de Hard Rock do Brasil), que não vou citar por ética, pediu uma pressão sonora de no mínimo, escute, no mínimo 135 dB(loucura).Bem com todos meus lines, bem medido, powers full, conseguia picos de 132dB.Posso dizer que é insuportável!E o cara queria isso no show, em casa fechada.Sómente conseguí demovê-lo da idéia, quando demonstrei a lei orgânica do município, com respeito às casas noturnas, que só admite picos de até 110dB, média máxima de 95 dB(é a lei trabalhista aplicada, pois acima desse nivel, quem trabalha tem direito a aposentadoria especial).Os próprios caras da banda vieram me cumprimentar depois do show, dizendo que foi uma das raras vezes que conseguiram se ouvir no palco e curtiram muito a sonoridade(isso na frente do técnico, que não gostou muito).Brabo isso!Um abraço!

Bog
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs

--- medo ---

Minha mãe está com perdas auditivas decorrentes dos tratamentos que ela fez para engravidar nos anos 70. Segundo o médico, o problema deve ter começado há anos, mas ninguém notava, o troço apareceu em um exame de rotina. Olhando ninguém diz que ela tem algo de errado. É por isso que eu falo sério quando digo que às vezes a pessoa está ficando surda e não sabe.

MMI
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs

Aí já começa a esbarrar em burrice e incompetência. Se o cara é profissional, se o cara é competente e inteligente, o mínimo que um técnico de som precisa é entender de som. Inclusive legislação, exposição a riscos etc. Um cara desses para mim estaria despedido imediatamente mesmo que fosse uma banda de garagem.


Bog

Lesões auditivas desse tipo muitas vezes são parecidas com perdas por ruídos, muitas vezes dão uma queda em agudos, numa região menos importante para a conversação, por isso que não se percebe rápido. A própria perda de audição decorrente da idade atinge mais os agudos, ou seja, há uma perda de audição que não se tem como escapar. Mas para que acelerar isso?

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Bog

Por essas e outras que peguei um amp de 2W, e já estou achando que é muito volume... hehehhehee

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix

Aquele honeytone?

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


felipelfln

Não, peguei um Picovalve da JetCity, é um mini-soldano só que single end, ele funciona em 2 modos, 2W e 5W.

edalko
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix
peguei um Picovalve da JetCity

Já ouvi falar muito bem dele, hahaha.

MMI
Veterano
# set/11
· votar


edalko

Sei de um cara que tinha um desse... Kkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É, parece que nem o Clapton satura mais o power em shows! (se esse for o amp que ele está usando nesse som)

Snapshot:
Pelo visto tá tudo em ~11h. Benditos pedais! ehhee

http://img836.imageshack.us/img836/8629/fendersupersonic.jpg



Vídeo:



Abs

georginho_gallagher
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

que vista hein! o louco!

se essa foto for do dvd crossroads (acho que é o último, capa branca, duplo) acho que pode até ser mesmo, achei o timbre dele nesse dvd clean demais (entenda-se muito clean, pouco drive), vai ver é pq não saturou o amp...

o vídeo não consigo abrir no trabalho...

abçs

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


georginho_gallagher

:) Olhar clínico! É o Crossroads 2010 mesmo.

achei o timbre dele nesse dvd clean demais (entenda-se muito clean, pouco drive), vai ver é pq não saturou o amp...

Mostra bem que o equipo dança conforme a música, literalmente, e não o contrário, como muitos pensam! ;)

Abs

georginho_gallagher
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Mostra bem que o equipo dança conforme a música, literalmente, e não o contrário, como muitos pensam! ;)

pois é! e po, falando do crossroads, deu vontade de comprar um Tube screamer e levar para o pessoal lá, tá loco, mais de 90% das músicas era cleanzão... só um e outro que usou um drive legal...

abçs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Pelo visto tá tudo em ~11h. Benditos pedais! ehhee
Ou outros amps, ele tem mais dois Fenders, Bassman ou Deville. Parecem mais Bassman pela plaquinha, além do Super Sonic.

Agora depois de 7:00, como vem esse crunch?? Eu chuto do pot de volume da guita!! hehehe!!

Como esse cara gosta de cap do meio..Mééél deus, por jimi!!

Fernando
Veterano
# set/11
· votar


Agora depois de 7:00, como vem esse crunch??

Ele não usa mais boost de médios na guitarra?

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Fernando
Ele não usa mais boost de médios na guitarra?

Opa!!! Bem lembrado!!!

Nem tinha pensado nisso, acho que as guitarras dele sempre tem isso né!!?

Mas parece tb que o crunch vem num "crescendo" vai aumentando, não?? Nao consigo ouvir com muita atenção agora tb, to no trabalho!! Mas deve ser o bosst mesmo!! É mais provável.

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
georginho_gallagher
Mostra bem que o equipo dança conforme a música, literalmente, e não o contrário, como muitos pensam! ;)

O Clapton não distorce mais power faz muito tempo, pra isso em geral ele usa um preamp CTP Carlos Tube Preamp T2, da Carlos Amplification. Esse vai distorcendo até não aguentar mais, de resto tudo está bem baixo, porque ele está ficando surdo, tem tinitus e diz que dependendo do lugar praticamente não ouve o que está tocando e por isso também começou a usar monitores inear de vez em quando pra poder se ouvir e ouvir a banda, visto que a audição está muito prejudicada (se não me engano ele também tem usado aparelho auditivo no dia a dia).

Ele é um grande advogado contra o uso de amps no talo hoje em dia, ele sempre afirma que está pagando o preço dos exageros da juventude e que via de regra, não usa amplificadores de mais de 15W, o Supersonic usa para shows grandes, não raro ele tem tocado em shows com um Pro Jr. de 15W e em gravações desde os tempos do From the Cradle praticamente só usa amps de 10W pra abaixo, em geral um Fender Champ de 1957 e um Deluxe também do mesmo ano. Eventualmente alguns Black Face na mesma faixa de potencia.

Pra ele é a única forma de distorcer power sem piorar muito a audição dele.

ogner
Agora depois de 7:00, como vem esse crunch?? Eu chuto do pot de volume da guita!! hehehe!!

Como esse cara gosta de cap do meio..Mééél deus, por jimi!!


Engraçado que isso é meio raro tb, ele quase sempre é posição 2 da strato direto hehehe.

Ele além do mid boost tem alguns pedais no set (inclusive uma boa leva de Line 6 da linha Modeler), em geral ele costumava usar um Marshall JCM800 de 50W pra distorções, reza a lenda que depois do tinitus usava sempre ligado em um atenuador Weber, mas faz um tempo que não vejo esse amp, pelo menos desde os tempos do One More Car, One More Rider.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix
Engraçado que isso é meio raro tb, ele quase sempre é posição 2 da strato direto hehehe.

Ahhh rapaz, nos ultimos videos ao vido dele ele tem gostado bem cap do meio viu!! tem muito video!! hehe!!

Ele além do mid boost tem alguns pedais no set (inclusive uma boa leva de Line 6 da linha Modeler), em geral ele costumava usar um Marshall JCM800 de 50W pra distorções, reza a lenda que depois do tinitus usava sempre ligado em um atenuador Weber, mas faz um tempo que não vejo esse amp, pelo menos desde os tempos do One More Car, One More Rider.

Mas no caso do video acima, arrisca um palpite?? De onde vem o crunch/drive??

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: O Clapton não distorce mais power faz muito tempo, pra isso em geral ele usa um preamp CTP Carlos Tube Preamp T2, da Carlos Amplification.

É, pode crer! Você mesmo postou isso aqui, no tópico do Woman Tone e afins eu acho.

Obrigado pela explicação. :)

ps. seus textos são um show a parte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!