"girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?

Autor Mensagem
Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

rsss melhor a gente parar de discutir sobre os jtm e plexi pq vai aumentar a dúvida do Creamy Mule !!!

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Certeza o duane sempre foi mais bagaçeiro mas distorções, inclusive o slide dele é um dos mais difíceis de se executar com perfeição, tamanha era a distorção para controlar com definição das notas. O bixo era foda!!!

E o velho Dickey com certeza não coloca tudo no 10 e não jumpeia os inputs do plexi. O whisky não deixa ele tocar tão rápido..rss

rsss....o Creamy Mule vai ficar até tonto de dúvida em qual comprar...ele começou com querendo Bassman e daqui a pouco vai pegar um Soldano SLO100 ou um Mesaboogie DualRect...rss

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
o warren haynes usa um soldano, né?
quem sabe?
eahuheauheauheauheauh

to brincando, vai ser um desses dois mesmo.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Cara, não existe uma formula, em geral a diferença entre um SLP e um JTM é imperceptível a menos que tu realmente entenda dos dois amps. Ambos dão o som clássico de Marshall, um tende a distorcer mais e mais fácil que o outro, mas a menos que você realmente gaste um bom tempo usando os dois pra conhecer, não vai fazer tanta diferença não.

É só ver que a maioria dos usuários de JTM-45 usavam Plexi quando precisavam de mais potência.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
assim, acho que o jtm-45 vai exigir mais de mim.
suja mais fácil, etc.
eu vou ter que ter mais domínio sobre a guitarra pra tirar um som limpo, apesar de distorcido.
tive essa impressão pelo que eu li.
mas ao mesmo tempo, pelo que li por aí - não sei se vou gostar de um retificação a válvula.
vi gente dizendo que pra soar demora demora até meio segundo.
como assim? ou eu não entendi ou isso é horrível.
acho que eu não entendi, porque todo mundo acha isso o máximo.
vocês mais experientes podem me ajudar a entender?

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Usa um Plexi, um Cezar Diaz , e um soldano SLO100 modificado com uma chave extra de médios.

Soldanão é o bixo...rss tem um handmade que faz o SLO100 com a chave Warren Haynes

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
assim que eu ganhar na loteria, beleza?
heauheaueahuhuaeh
já li que o soldano do warren haynes tem umas modificações.
sabe dizer especificamente o quê?

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

é sim....e também o orange 100 entrava no meio da festa.... OHH tempo bom hein?? não dá nem pra saber qual o melhor..rsss

testei durante quase um ano um JTM45 e por mais tempo um SLP de 75, e a diferença que notei foi o jtm é um pouco mais agudo ou o plexi é mais médio/grave encorpado.

Agora voltando aos Orange queria muito testar os Orange 100 antigões...nunca cheguei nem perto de um e nem handmade conheco.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

O Soldano dele possui a chave de médios feita pelo Cesar Diaz, que aumenta a presença dos médios no som. Detalhe além disso uma das LP59 reedição dele tem mais um booster de médios.... O cara é viciado nos médios.

Qnto ao controle da guitarra é fácil...é uma questão de hábito de trabalhar sempre com o knob de volume. Toda hora checando e movimentando devagar para crunchar mais ou menos. Parece dificil e trabalhoso mas é apenas prática. Depois vc vai achar muito mais gostoso do que sapatear seus pedais.

vi gente dizendo que pra soar demora demora até meio segundo não sei disso cara, mas em geral gostam muito de meter o malho nas retificadoras. Se fossem ruim mesmo como dizem, um Mesa Triple Rectifier ia ser um lixo né?

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Acho que se refere ao fato de que pra ligar um valvulado têm-se que esperar um pouco as valvulas esquentarem pratirar a chave do stand by, mas todo valvulado precisa disso, com retificador a valvula ou a transistor. E não sei se é porque minhas valvulas estão ficando velhas, mas 30segundo é relativamente pouco, em geral eu prefiro deixar uns 5min esquentando que é o tempo que os meus levam pra ficar com o som mais quente e comprimido.

No geral a retificadora protege as outras valvulas e de quebra dá uma melhoradinha no som, e se você pensar que uma valvula de potência Svetlana é de 180 reais pra frente, e as de pré, mesmo as chinesas estão na casa dos 60 reais... eu acho que vale a pena um retificador valvulado.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

ah depois que o nichendrix falou entendi oq vc queria perguntar.

Todo valvulado, sem excessão necessita de um tempo de aquecimento, independente dele ter válvulas novaas ou não. O mínimo são uns 5 min tanto para ligar qnto para desligar o bixo. Se vc ligar e já sair tocando vc sentira que o timbre dele vai mudando chegando ao timbre bom aos poucos.

No meu caso, com o tremendão deixo mínimo de 10min antes de começar a ensaiar e tocar em volumes altos.

Valvulado é um ritual cara...antes de ligar tem de checar se as válvulas estão bem fixadas, dependendo da instalação elétrica precisa trocar de fase etc.... toma uma gelada e depois vai pro som.rs

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
não, não é isso.
isso tudo bem.
é ao palhetar, a nota pode chegar a demorar cerca de meio segundo pra começar a soar.
ouvi alguem usando a expressão "um delay na compressão"
gostaria de entender isso melhor.

megadeth2612
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Na minha opinião demorar meio segundo para a notar soar só se o amp estiver com algum problema.

Ao meu ver, a valvula retificadora acrescenta uma leve compressão à nota, ou seja, ela meio que mata um pouco o ataque dela, não fica com tanto brilho, fica mais suave.

A grosso modo, seria como comparar uma strato com uma les paul: enquanto uma tem aquele ataque rapido e brilhante a outra não tem tanto brilho no ataque e é mais encorpada.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Creamy Mule

É como o megadeth2612, não existe essa de atrasar a nota ao tocar, a menos que realmente exista um problema muito sério no amp, mas mesmo assim não acho que seja possível, já que mesmo um delay valvulado precisa de um circuito específico pra gerar o atraso.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

humm então isso é um defeito....pq nunca vi eu tive esse defeito de delay em amplis que toquei.

mas legal..ñ sabia que poderia ter isso, vou pesquisar.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

E eu acho que não pode, já que teria que ter um circuito de atraso.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Depende do estilo que se toca. Se for blues, rock leve ou coisa mais leve, fica perfeito. Agora, hard para cima, tem que ter um pedal empurrando, de preferencia o canal drive.
Eu só uso um The Drive (MG) com ganho em 9 horas e um SD-1 (Boss) com drive em 9 horas também, isso no canal clean. Só com o SD-1, dá para controlar na guitarra. Eu toco rock dos 70 e blues. Para mim é mais drive do que eu realmente preciso (infelizmente não dá para comprar um Zendrive ou um RC Booster no momento).

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
nichendrix
acho que eu não entendi o que estavam querendo dizer e não to conseguindo passar pra vocês.
mas eu acho que estavam dizendo o que megadeth2612 falou mesmo.

Ed Gomes
acho que pra mim já dá só nos knobs de volume e chave de pickups.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


é...eu ñ entendi mesmo!! rss

Zero Zen
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que vocês querem se referir à " SAG".

Vejam os links abaixo:

http://www.aikenamps.com/Sag.html

http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-308028.html

Ou aqui, no item 07:

http://www.tubeamps.com.br/lendas.htm

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Zero Zen
era isso mesmo.
legal.
quer dizer que é a mesma coisa ter a diodos (com a resistência acrescentada) e a válvula em termos de timbre, mas mais segura por ser com diodos?

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Creamy Mule

Cara até onde me lembro é mais seguro usar a valvula retificadora, já que ela impede a corrente de passar pras outras valvulas, o que é util em caso de variação anormal da corrente.

O problema é que se a valvula retificadora pifa, as outras tendem a pifar junto.

O lance é que via de regra a variação eletrica que for forte o suficiente pra queimar uma retificadora, é forte o suficiente pra fritar um diodo também. O lance é que o transistor (diodo), quando queima é muito rápido, então não dá tempo de passar nada pras valvulas.

Ao menos é isso que eu entendo das minhas experiencias e leituras.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


O problema é que se a valvula retificadora pifa, as outras tendem a pifar junto.

problemaço pro bolso!!!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

Isso é engraçado, por exemplo, eu não vivo de musica, não ganho a ponto de dizer que tenho dinheiro sobrando, é o tipo da coisa, nem muito e nem pouco, mas como voltei a morar com meus pais, não tenho muitas despesas altas... mas ainda assim trocar valvula pesa no bolso, tanto que termina que eu só troco quando não tem mais como evitar.

É ridiculo como um par de valvulas que nos USA tu compra por 80 reais o par casado (20 a 40 dolares), aqui é vendida a 80-200 uma unica delas, se quiser par casado é mais caro. Trocar todas as valvulas dum amp não sai por menos de 600 reais aqui no brasil, isso se as marcas forem mais ou menos. Se for valvula top como Tung Sol, Svetlana, JJ é ainda mais caro, pode chegar ao dobro disso.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

cara, recebi minhas valvulas do Acedo. 4 EL84 sovtek.. green, nivel 7. E 2 12ax7WA.. me acendeu uma curiosidade com relação a este sufixo, WA.. c sabe o significado disso?

abração

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


SaldanhaPessoa

Cara não faço idéia, mas deve ser alguma coisa relacionada ao controle interno do fabricante, já que esses sulfixos mudam de fabricante para fabricante. Por exemplo as valvulas 6L6 fabricadas pela GE (Tung-Sol, RCA Victor e Grove Tubes), usam o prefixo o nome 6L6GC, outras marcas não usam esse prefixo no final, algumas usam outros prefixos.

Logo acho que é só um condigo de controle interno, talvez porque eles usem esse prefixo pra diferenciar as que são para audio das que são militares, das que são para imagem, etc.

Se não for isso, também não sei pra que é.... heheheheh

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

hehehe, blz cara. Importante é q funcione.

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Pelo que eu sei, as 6L6GC são diferentes das 6L6. As 6L6GC foram criadas para projetos de maior potência, onde a tensão dos plates fosse maior que 500V, o que as 6L6 não aguentavam na época.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


wppereira

Se for o caso, ainda me parece ser o caso de controle interno do fabricante, já que ao que parece só a GE usa a terminação GC, que eles ainda usam até hoje.

Logo o GC é a forma dele de especificar uma 6L6 que aceite maior potência (apesar de nunca ter visto um valvula 6L6 da GE que não seja GC).

Se isso é adotado por outros fabricantes, eu não sei, mas nunca vi, assim como nunca vi outra marca usa 12AX7WA ou 5881WXT, só a Sovtek.

Mas posso estar enganado e esses sulfixos terem realmente um significado.

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Outros fabricantes como a JJ/Tesla, RCA e Black Sable tb têm válvulas 6L6GC...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?