"girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?

Autor Mensagem
Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
a questão que só o head do asset é o preço do combo dos outros.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Vc tem duas formas de usar um booster em um valvulado. Um booster de Volume e um Pedal de Overdrive usado como Booster.

Um Booster de volume é bem simples, ele aumenta o volume, uma hora o volume mais ser tão alto que vai levar o amp a distorcer, mas como não está usando a potência do amp pra isso, ele vai ficar num volume menor que o que ficaria caso fosse distorção tirada do volume máximo do amp.

A outra forma, que é bem comum de se conseguir um boost é usando um pedal de overdrive, vc sobe o botão de nível do overdrive e zera o botão de drive, ou então bota o botão de drive bem baixo, isso dá um boost de volume e ganho. Essa é a forma que o pessoal como o SRV e essa patota toda que toca Blues Blues-Rock dos anos 70, conseguem aquele som distorcido deles.

Como eu disse o melhor é você testar, já que tanto o Bassman quanto o Plexi tem caracteristicas completamente distintas, em alguns momentos quase antagonicas (O Bassman é muito limpo e o Plexi muito sujo). Aproveita e testa o de 2 canais, o que você achar mais legal você compra.

Eu dou meu exemplo, na impossibilidade de escolher entre um Fender e um Marshall, eu escolhi me acabar de trabalhar pra comprar os 2 e usar em stereo.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Creamy Mule

O Asset é um Combo 2x12 e não um Head.

Cara é foda, vi os preços, é 500 reais a diferença entre o Asset Dual Chanel 2x12 de 50W e um Bassman, eu realmente não sei o que sugerir. Uma vez que você parece não ter muita experiência com valvulados, eu acho que o Asset DC é mais apropriado, já que dá uma gama maior de sons e é mais versátil.

Mas o Bassman é considerado um dos melhores circuitos valvulados de todos os tempos. Então com certeza é um puta amp, mas não dá pra eu dizer que é o que vc quer ou precisa.

Ouve o Buddy Guy tocando com pouca distorção, em geral é um Bassman.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
não dá pra testar. =/
uma pena.
obrigado pela ajuda.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
tem em head também.
mas foi só pra dizer que é mais caro.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Enfim, o Bassman é meu sonho, logo nem ouso a dizer que não deva comprar um.

Eu só não tenho um, porque ele não é muito versátil se vc precisa de vários timbres diferentes e eu toco em 2 bandas, logo preciso de sons diferentes o tempo todo. Mas um está no meu wishlist faz tempo.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

pois é tbem achei estranho um A/B ser mais barato que um class A apenas...mais enfim né!!

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


lembrando o Bassman ( como o nome ja diz ) é um ampli de baixo que os guitarristas usam de incheridos...rsss devido ao som maravilhoso óbvio!!!

Ele é feito para ñ dar esse "defeito" da saturação, ao contrario do SLP que é a evolução dos JTM45 e 60 feitos para saturar mais facilmente, castigando as EL34

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
fico com medo de comprar o plexi e não ter o clean bem clean mesmo quando quiser.
se comprar o bassman e não conseguir saturar o suficiente sempre, ainda dá pra botar um pedal.

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule
kra pega o asset dual chanel, tem um colega meu de Valentim Gentil (cidadezinha aqui perto) q tem um com o clean do "fender" e distorção do JCM, o clean é maravilhoso, chega bem perto mesmo do clean da fender (não digo = pois não pude comparar os dois lado a lado, por isso digo parecido) e a distorção bem porrada do JCM, só q ai tá segundo ele o outro amigo dele comprou um igual mais com a distorção do soldano (q usa 6l6) e diz q ficou bem melhor a distorção...

Kra eu ja ouvi e posso te afirmar, vale a pena, é mto versatil...
abç

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


jigo__

Ele parece ser a opção mais interessante do fabricante, já que é Dual Chanel e a configuração de pre-amps, válvulas e falantes é a mais interessante de todos eles. Talvez só o Bassman seja tão interessante, mas só se vc procura som de Fender Bassman, que é bem característico, mesmo na linha da Fender.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

O SLP 100 não tem um clean bem limpo mesmo, das duas uma, ou vc usa ele no talo para distorcer e controla no volume o ganho ou vc usa ele limpo e coloca a distorçao via algum pedal ( oq é disperdício ). É por essa razão que muitos guitarristas usam um a/b box com outro ampli no set com um fender twin por exemplo.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Creamy Mule


Vc já experimentaram o "Fender The Twin"??? ( obs: não é o twin blackface ou o twin reverb).

É um ampli pouco comum da fender, ele tem o canal limpo idêntico ao do twin reverb e um canal saturado excelente parecido com o fender showmaster no talo. Sem dúvida é o Fender mais versátil que toquei, muito melhor que os deluxe deville etc....mas o preço dele e o peso dele praticamente o tornaram peça rara.

abrax

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


acho que vou ficar com isso de controlar no volume.
vai sair mais barato, a distorção que eu uso não é high gain e o clean pra solo pode ser um pouco crunchado já.
dei uma pesquisada boa e curti o bassman e o plexi.
aí pesquisando o bassman curti muuuuuito mais o jtm-45
assim, que o marshall "copiou", né?
daí to entre um jtm-45 clone e um plexi clone - ambos com master volume.
tocar blues-rock a la cream, rory gallagher, allman brothers e etc.
não tenho muita frescura com timbre não, assim... não preciso pegar um jt-45 pq clapton usava ou plexi porque não sei quem usava.
tenho certeza que vou gostar de ambos, mas acredito que o jtm-45 vai me dar mais possibilidade de explorar e clean/crunch e tem potência mais usável.
e aí?

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Não é por nada ñ, mas achei esses asset dc com um preço salgado demais hein??
Dá pra fazer o mesmo ampli com outros handmades por um preço mais baixo ou melhor ainda: comprar um fender hotrod deville, deluxe etc que tem um valor de revenda muito maior que um handmade, além de ser mais fácil de vender rápido caso necessário.

Me deu gas de fazer um ampli desses pra mim hein? rss... deixar guardado meus gianninis vintage

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
to pensando em falar com o pedrone sobre o clone do jtm-45
ver quanto sai nele.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Putz o Jtm45 é sonho de um claptonmaniaco...esse tive oportunidade de tocar por meses em uma reedição. Ele ligado na lespaul é blues puro ( pra quem gosta de john mayall and bluesbreakers com o eric clapton dá vontade de chorar de tão lindo...)

Só que não tem um timbre limpo puro, sempre tem algum crunch leve.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
tava pesquisando aqui.
tu acha melhor deixar a valvula retificadora ou pôr SS?

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

Eu conheço bem o The Twin é um 2x12 de 100W, pra mim a unica coisa interessante dele é o fato de ter um switch que faz a potencia cair dos 100W pra 25w. É um puta amp, com 2 canais e 2 drives no canal sujo, mas não acho ele melhor que o Blues DeVille não, acho ele melhor que o Hot Rod DeVille (Já que ele é só um upgrade no Hot Rod DeVille 2x12), mas que o Blues DeVille 4x10, ele perde de feio em timbre.

Creamy Mule

Deixa a valvula...hehehe tá doido tirar a GZ34 dele???

Agora uma coisa que o VictorBlues falou que é bem interessante você pensar, que é comprar um Fender da série Hot Rod, é fácil encontrar um Hot Rod Deluxe semi-novo por pouco mais de R$ 2500,00, eles são amps legais tem dois canais e 2 drives no canal sujo, um reverb ótimo, 40W de potencia mas volume de um de 60 das Marshall... seria muito legal vc dar um olhada, já que Fender é Fender.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


nichendrix
boa idéia.
já cheguei a dar olhada nos peavey classic 30 também.
mas esses pra mim só rolam se for usado e der pra dividir.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Cara valvulado é um negócio que quando bem cuidado dura a vida toda, então é só procurar numa loja de usados das mais famosas, Krocodille Pop, Soul Shine, Two Tone, que tu compra parcelado e até pela internet. Hoje me dia é muito fácil.

Se for com algum conhecido, consegue até chorar por desconto. Mas a série Hot Rod vale a pena.

jigo__
Veterano
# mar/09 · Editado por: jigo__
· votar


Creamy Mule
hot rod deluxe kra, é um amp mto bom sem contar q ele é bem versatil, compre fender e não se arrependerá!

abç

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Valvula retificadora...como um bom bassman, o som fica mais macio e as nuances de timbres ficam mais suaves.

O único problema delas e que já aconteceu comigo foi a válvula retificadora dar pau e levar junto com ela pro saco as duas 6l6 e danificar um tranformador...puta preju!! antigamente falava-se mal dela como sendo o principal ponto fraco de um all-tube, porém afirmo que isso só acontece por cagada do proprietário do ampli ou do seu técnico de som. No meu caso após uma revisão o único capacitor de óleo que ñ foi trocado foi o que trabalho junto coma retificadora, aí o capacitor secou e pegou fogo com calor e levou a retificadora e as outras..efeito dominó.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

No bassman vc quer colocar a válvula GZ34 ou invez da original 5AR4???

Se eu não me engano as novas versão do bassman ja vem com GZ34 por serem mais resistentes ñ é?

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Ah cara o timbre limpo desses novos fender acho meio sem aquele tomzão fender classico. E o drive desses novos fender se difere muito do som macio dos antigos como o showmaster. Lembra muito um mesa markI ou II, sei lá....pode ser implicância mesmo..coisa de velho.rsss

Mas todos da série Hotrod são amps foda!! Isso é inegável

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

nota de rodapé

Rory Gallagher - sempre vox ac30 no talo

Clapton no Cream - começou com jtm 45 e jtm60 estudio e ao vivo mas trocou pro Plexi100 qndo ele foi criado( por insistência do pete townshed) e porque o jack bruce comecou a usar os SuperBass 100.

Allman Bros - variava muito devido tamanho do show e ao grau etilico dos rapazes...porém via de regra eram os jtm60 e slp100 sempre, até hj o Dickey Betts só toca no JTM60.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

Não tenho toda certeza, mas se não me engano o Bassman do evaldo vem com uma GZ34 como retificadora.

Cara os Fender de hoje tem uma distorção mais moderna, os Hot Rod por exemplo, tem dois estágios de ganho no canal drive justamente pra dar o som mais porrada pra quem quer tanto o clean cristalino quanto o crunch na hora da base e o punch na hora dos solos.

Som de Fender Clássico só nas reedições ou Custom Shop ou em algumas séries como a Blues que são como versões aperfeiçoadas de alguns dos clássicos (incorporando alguns elementos novos aos projetos originais em função da praticidade, como loop de efeitos, troca de canais por footswitch e a opçãp de usar ou não volume master).

Cara, o Rory usava Vox só em show pequeno e gravação, tava vendo o Live at Montreux outro dia e dos 5 shows do dvd ele só usa Vox no primeiro, de resto é Marshall SLP e Fender Super Reverb.

E no caso do Allman Brothers vc trocou (ou eles trocaram), porque enquanto o Duane Allman foi vivo ele tocava com o JTM de 60W e o Dickey Betts com o SLP, é só ver que o Dickey tem um som mais definido e menos sujo que o Duane no Live at Filmore East.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


é depois de uns anos o rory só usava amplis de maior potência ao vivo, eu mesmo nunca entendi isso pq todas suas gravações são com o VOX AC30 e tecnicamente ja era possível microfonar pequenos amplis com qualidade.

Quanto ao Allman, durante os primeiros anos ñ havia muita distinção entre os jmt60 e os plexi 50 ou 100( como em muitas bandas), variava muito do lugar dos shows e do estado dos amplis.

Eu troquei o ampli do betts é o SLP mesmo. Mas não é por isso que o som dele é mais limpo ñ, o betts sempre foi mais jazzistico, com uma palhetada menos "pedreira" que o Duane. E não jumpeava os input do SLP.

Via de regra os Plexi tem um circuito que satura mais que os jtm, já esses derivaram dos fender como o jtm 45 que veio do bassman, e dos SLP surgiu os jcm800 e 900. Os JTM alcançam estágios de crunch e os SLP castigam mais, chegando até a distorção.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

Na verdade eu falei limpo não no sentido de sem distorção, limpo porque ele usa amps de 100W pra poder ter mais headroom e com isso definição do som em volumes altos, mesmo quando ele toca bem distorcido ainda é bem definido, ao contrario do Duane que tu sente a distorção das valvulas de potencia, o que fica mais evidente quando ele baixa o volume da guitarra pra ter um som mais limpo pro slide.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


agora fiquei em dúvida de novo.
plexi ou jtm45?
=/
acho que jtm45 é melhor por ser mais viável pra mim em termos de potência.
quanto a timbre, gosto dos dois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?