"girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?

Autor Mensagem
Creamy Mule
Veterano
# mar/09


sei que é.
mas quero dizer, supondo que se precise tocar em uma mesma ocasião músicas com base e solo limpa/crunch e músicas com base e solo limpa/drive e músicas só com drive.
enfim, todas as combinações.
só no controle de volume da guitarra dá pra ter drive e quando for usar som limpo não perder volume e timbre no som?
quero ter sons limpos e drives pra poder fazer solos e bases tanto com um quanto com outro.
ou pra esse caso é melhor ter 2 canais ou um pedal de booster?
não sei se me expressei bem, acho que dá pra entender.

edalko
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Opa, a grande sacada do amp valvulado é isso!!!

Legal é vc deixar o amp um pouco crunchado, talvez com o ganho no 4, e daí limpar o som no volume da guitarra. E quando quiser mais drive, para um solo, por exemplo, vc pisa num pedal de boost.

Meu amp só tem 1 canal e utilizao ele desta forma de modo muito satisfatório.

Se teu amp tiver 2 canais daí é mais fácil, pois no canal sujo ao diminuir o volume na guitarra vc terá um crunch, e na hora do solo coloca o volume no máx, e ainda terá um canal só pra som limpo.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

A princpipio isso funciona, mas dá uma trabalheira doida, porque não é só a questão da distorção, mas do volume, um valvulado no talo faz muito barulho, mesmo os menos potentes, então se vc estiver em um lugar menor, vai ser bem complicado, outra é que o volume limpo dessa forma também vai ser menor que com o som sujo (já que o sinal de entrada vai ser menor). Outro problema é timbrar isso com os outros instrumentos, que também vão ter que tocar bem alto, ou então só você será ouvido.

Tem também o fato de que é bem mais fácil em amps com menos potência, já que eles chegam a drive mais fácil, em amps de muita potência isso só dá certo se vc tiver um lugar aberto e muito amplo e uma banda com equipamentos igualmente potentes, porque o volume vai pras alturas mesmo.

Com certeza foi por isso que os amps com 2 canais ou mais se popularizaram, porque você consegue tanto sons limpos quanto distorcidos sem necessariamente usar todo o volume do amp, e tudo separado por apenar um toque de footswitch.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Fala fera ... veja o tópico abaixo que trata do assunto que vc postou:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/205263/

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


nmho, quando a guitarra está com a elétrica certinha e tem captação boa, isso sai tão naturalmente que quando você percebe já está usando aos montes, se procurar por vídeos do satriani, verá que o cara usa isso bastante.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


ogaitnas

Em um estádio ou casa de shows onde todo mundo tem equip bom e sobrando e volume não vai incomodar ninguém e tudo mais é facilimo usar isso.... o problema é em casa, no ensaio, num barzinho, com uma banda onde os outros integrantes não tenham um equipamento tão bom e em lugares pequenos em geral ou onde excesso de volume seja problema, pode ser bem problemático.

Mas enfim, massa é ser como o Clapton, o JCM-800 e o Vibro-King que ele usa no One More Car, One More Rider estão com os volumes topados, é tudo no controle de volume e no Mid-Boost da guitarra dele.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


obrigado pelos toques até agora.
mas é o seguinte: preciso de sons limpos pra base e solo e preciso de drives pra base e solo.
é melhor pegar um asset dc da tubeamps (canal clean fender + canal drive marshall) por exemplo?
ou, já que meu drive não é nada hi gain, comprar algo de um canal só e controlar no volume já é suficiente?

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


acho que a dúvida ficou mais clara agora.

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

eu uso em casa e para gravar, sempre funciona, o que mais complica usar isso, é pot de volume ruim e captador que não tem dinâmica, ou distorce muito fácil, tenho um captador que usava antes, que ele perdia muito pouco da dist e muito do volume fazendo, mas é característica do captador.

Creamy Mule

Vc pode usar um overdrive tb, ou usar um pedal de dist e deixar o ampli só no som limpo, regulando o volume do pedal direito não tem erro.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


ogaitnas
já que ainda vou mandar fazer o amp.
melhor pegar algo logo de 2 canais e ter o drive totalmente valvulado.
isso que queria saber, se dá pra fazer tudo só no volume.
daí eu pegava um amp mais simples e economizava.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

O timbre do Clapton está fantástico nesse show.. tenho o DVD aqui. Mas, pra mim, o twin 57 tem um timbre melhor q o vibro king. E eu to ponderando a questão do Mid-Boost.. hehe. Clapton é Deus.. e é rico tb, ehhehe. To ficando doido com esse tributo.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Creamy Mule

Qual guitarras e pedais vc usa? E qual estilo vc toca.

Como disse, as duas opções são válidas, o Amp de 2 canais tem a vantagem de você conseguir de cara dois timbres diferentes, que podem ser timbrados diferentes e você pode usar o pot de volume pra ter ainda mais variedades de som.

Por exemplo, vc pode timbrar o canal limpo pra dar um drive leve, tipo Rolling Stones e limpar ele para sons limpos com o pot de volume. Ao mesmo tempo você pode pegar o canal Drive e botar um drive mais forte pra solos e usar o pot de volume da guitarra pra limpar ele até virar um crunch mais leve, pruma base distorcida.

O grande lance é que você está falando de um 2x12 de 50 ou 100W (Asset DC), isso dá muito volume de deixar no talo, se sua banda tem outro guitarrista e baixista, o equipamento deles vai ter que ser igualmente potente, caso contrário, o mais provável é que você encubra o som dos outros instrumentos.

Se você não for utilizar em casa, lugares pequenos e sua banda tiver amps de potência e volumes similares, eu nem pensaria duas vezes em topar o volume.

Nesse caso um amp de 1 canal também seria uma opção bem interessante, especialmente se vc usar um pedal de boost pra pra kickar o ganho na hora de um solo.

Outra coisa é que você não deveria descartar os pedais de overdrive por causa de um drive valvulado, já que a maioria dos guitarristas usam pedais de overdrive pra dar um aumento de ganho na distorção, e o Stevie Ray Vaughan e o Eric Clapton são apenas alguns dos caras que não deixam de usar um drivezinho, mesmo em um valvulado já distorcido.

ogaitnas

Qual a potencia do seu amp? Como eu disse, em amps menores nem chega a ter problema em deixar o amp topado e controlar tudo no volume da guitarra (ou pedal de volume), porque eles naturalmente produzem bem menos volume.

Mas em amps acima de 40w só rola fora de casa e se o resto da banda tiver um equipamento de responsa, já que o volume tende a ficar bem alto e encobrir os outros instrumentos, incomodar os vizinhos e afins.

Como o cara está falando de um amp na casa dos 50 ou 100W, ele vai ter volume demais pra tocar em casa, se botar tudo topado, com certeza os vizinhos vão ficar bem chateados. Sem contar que se o resto da banda não tiver potência similar, só ele vai ser ouvido.

SaldanhaPessoa

Sim o '57 Twim Amp tem o som muito louco, mas não tem tremolo e nem reveb valvulado, além de ter o headroom menor que o Vibroking. O Clapton toca com eles em shows menores, e com os Vibro em shows maiores, ele também usa um JCM-800 para as distorções mais lead.

Cara o Mid-Boost é um achado, já que ele consegue gerar uma distorção pra solo só mechendo nesse controle da guitarra, outro dia vi uma Fender Eric Clapton Japonesa pra vender na Soul Shine, até que estava barata se comparada com as americanas, e se eu conseguir grana (e eles não venderem até lá), eu compro ela pro meu tributo ao Clapton, já que vai ser no fim do ano.

Mas dá pra fazer quase a mesma coisa que o mid-boost com um Boss GE-7 ou qualquer outro EQ, só subir os médios e um pouco do level do EQ e matou o segredo do Mid-Boost.

Mas mesmo o circuito ativo parece ser fácil de fazer, o luthier daqui da cidade está acostumado a fazer a manutenção da EC de um amigo meu e disse que o circuito é bem simples, inclusive copiou ele e implantou na guitarra dele.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Vou me informar com o meu luthier sobre isso. Apesar de n ser uma questão determinante, o MId-Boost ajudaria bastante.

vlw garoto!

Abraço

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Um adendo.... o fender twin e o vibroking que o Clapton usa tem saída mais forte que o normal, alteração feita pelo Cesar Diaz no ínicio dos anos 90.

Um pergunta, o Clapton usa um JCM800 ou os SLP100 que ele sempre usou? Ampli que infelizmente ele deixou de usar, até no Cream Reunion, e que é muito parecido esteticamente com o jcm mas tem um som menos ardido.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Eu toco muitos anos em valvulado, e adoro controlar tudo no knob volume. Porém isso ñ é muito prático e tão pouco fácil de regular o timbre ao volume do ambiente. Alguns amplis com valvulas 6l6 tem saturação boa apenas em volumes altos demais o que pode incomodar seus vizinhos e ouvidos.

Se vc não for um doente por sons vintage assim como eu e não tiver outros amplis de menos potencia para tocar em casa, vale mais a pena vc penar um ampli com dois canais ou ampli que tenha "volume/gain" e "master", onde vc possa crunchar em volumes mais baixos e de mais fácil regulagem.

A sensação pode não ser a mesma. Porém um ampli com dois canais além da praticidade, é mais econônico ao bolso (aumenta vida útil das valvulas) e menor sua dor de cabeça na hora dos shows para regular e verificar se seu ampli esta 100%. Apesar de aguentar, nenhum equipamento foi feito para ser usado sempre no talo. Isso aumenta a chance de problemas, ao menos se vc tiver a grana para técnicos e amplis sobressalentes.

abraços

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


mid boost Clapton

[url=http://www.darrenriley.com/shop/cart.php?m=product_detail&p=1219]

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues

Ele usa um cabeçote JCM, não dá pra ver o numero depois do JCM com nitidez na imagem, mas pela configuração de knobs parece ser um 800, ou então um 900 Lead Series (dos primeiros). Mas pelo som, é o JCM-800. Ele fica ligado em um gabinete que não dá pra ver qual é porque está dentro de um case fechado (acho que en função de o Clapton estar ficando surdo por conta do Tinitus).

Victorblues
Veterano
# mar/09 · Editado por: Victorblues
· votar


post incorreto

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Sobre o Mid-Boost

Among the Elite's features was a "mid boost" control, which on the Elite was meant to mimic the output and sound of a Gibson Les Paul. Clapton loved the boost (which he calls a "compressor") and told Fender to keep it, but he wanted "more of the compressor". The original prototype had 14 db of boost but Clapton wanted more than that. So, they put the guitar together with Lace Sensor pick-ups and a circuit that had a 25 db boost in the midrange at around 500 Hz [Guitar World, Dec 1989]

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Um legal cara, eu ñ sabia que ele tava usando os JCM. Deve ser o 800, pq o 900 é sujo demais para o timbre dele , apesar de que ele usa apenas um crunch.

O bicho pegou raiva dos Plexi...rsss afinal eles foram o maior motivo da sua surdez. Fui seco ver o dvd do cream reunion achando a fosse ver os velho plexi no talo com woman tone e nada. Mas mesmo assim me arrepiou ver aqueles caras juntos de novo.

Esse mid boost dele é muito parecido com aquele que o warren haynes usa nas Lespaul 58 reedição dele.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Voltando ao assunto do Creamy Mule, usar um pedal de EQ para dar um boost de médios e com isso gerar mais drives é um metodo até comum de tirar mais ganho de um amp que já está em crunch.

Victorblues

Não acho que chegou a ser raiva, acho que só demorou até achar uma forma de usar um Amp de maior portência sem que gerasse SPL o suficiente pra piorar a surdez dele.

aqui vai uma imagem com snapshots do show (não é a melhor q podia ter, mas foi a unica que achei), você vê o JCM no fundo de algum dos snapshots, e vê que ele está em cima de um case com um gabinete dentro.

http://i514.photobucket.com/albums/t349/dk1179/thumbs20080823114814.jp g

Aparentemente, a impressão que dá é que o case é montado de forma que o proprio case seja uma espécie de caixa acustica pro gabinete, assim ele pode ser microfonado sem ter que sair de dentro do case. Já vi algo parecido, mas pra combos pequenos, o cara faz um caixote de madeira, bota um combo dentro e microfona e depois grava, assim gera SPL e volume baixo pra quem está do lado de fora.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


toco blues e classic rock.
tenho uma cópia da es-335 e to de olho numa strato
o próprio clapton é um bom exemplo do que eu gosto.
o amp vai ter master volume (assim que chama, né?) pra ajudar a a atingir a saturação desejada em volumes mais baixos.
em casa toco com a semi-acústica desplugada.
pegaria o asset de 50w.
mas se eu pudesse pegar algo de um canal só, pegaria o plexi ou o bassman e sairia bem mais barato.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


é um JCM 800 2203 !! Nunca reparei nisso mesmo...valeu

Um boa opção pro Creamy Mule dar um boost de médios sem mexer na guitarra é usa o mid booster do brian may. Um pedal de booster puxado para os médios, tem versão hand made bem em conta.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


mas se eu pudesse pegar algo de um canal só, pegaria o plexi ou o bassman e sairia bem mais barato. mais barato vc di\ na versão clone né??

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Victorblues
não, tudo que vou pegar aí é handmade.
o que quero dizer com mais barato é:
o asset da tubeamps (fender+marshall) é mais caro que o bassman ou o plexi que eles também copiam.
entendeu?
se desse pra ter tudo com um amp mais simples de um canal só, eu economizaria dinheiro.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


acho que farei o seguinte:
compro só o bassman.
se não conseguir tudo só nele - compro um booster.
que acham?

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
não tenho pedais.
toco na minha semi-acústica desplugada em casa.
tinha um multiuso aqui, mas eu não usava e vendi pra um cara aí.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

Cara, eu não sei as cópias da Tubeamps, mas o Bassman é bem chatinho pra distorcer, só vai com os volumes no talo mesmo, e dá um drivesinho bem legal, mas nada no estilo Tube Screamer, albo bem na linha Rolling Stones tocando Brown Sugar (pra mim o tipo de drive mais bonito que tem), mas sem pedal de overdrive ou booster, não passa muito disso não.

Tem um amigo meu que toca com o baterista da minha banda de blues em outra banda, ele sempre vem aqui em casa trazendo o Bassman dele, o bixo quando tá no volume pra distorcer, é tanta pressão sonora que treme as madeiras do teto da sala que eu uso pra ensaiar (o forro é de madeira).

Meu pai vive tirando brincadeira dizendo que toda vez que junta o Bassman dele com meu Blues DeVille, ele fica com medo de cair a casa.

Você tem como testar os amps, acho que se tiver como testar o jeito mais legal seria testar e ver qual som te agrada mais. Escolher valvulado é que nem escolher mulher pra namorar, tem que ser escolhido a dedo, se não depois dá mais trabalho do que prazer.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


mas se for pra pôr um booster, melhor algo que seja predominantemente limpo, né?
se não o plexi então.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule

É estranho eles fazerem um circuito Class A ponto a ponto, mais barato que o A/B, mas enfim coisas da vida.

Eu ainda acho que o caminho é testar, até porque o Asset de 50W tem mais potência que o Bassman e menos que o Plexi. E pode dar o som de pre-amp parecido com o dos dois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "girar" o volume da guitarra é suficiente para limpar e crunchar amp valvulado?