Amp valvulado com pedal de volume para reduzir o drive. Funciona?

    Autor Mensagem
    ER_KSTZ
    Membro Novato
    # jun/17


    Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com relação aos amps valvulados. Não achei nada tão específico na busca.

    É possível através de um pedal de volume conectado em um amp valvulado reduzir apenas o ganho?

    Explicando melhor: Se eu adquirir um amp valvulado com apenas um canal, onde o drive aumenta de acordo com o volume apenas, se eu colocar um pedal de volume ou no loop ou no input, o drive é reduzido para que consiga tocar partes da música com clean ou ele irá reduzir o volume de forma considerável que o clean acabaria ficando muito baixo?

    Outra questão seria com relação a possibilidade de uma situação dessa funcionar perfeitamente. Eu teria que abdicar do loop ou o uso de outros pedais para que esta conexão funcione?

    O clean não necessariamente precisa ser totalmente clean, pode ter um pequeno crunch mas que continue nítido. A ideia é tocar um hard rock ou metal anos 70 e 80 e o amp que estou vendo é um Laney Cub 12 de 15W.

    Valeu galera!

    HortaRates
    Membro
    # jun/17
    · votar


    Colocando o pedal de volume no input funcionaria sim, exatamente do jeito que você tá querendo.
    Mas, na boa, não seria mais fácil usar o pot de volume da própria guitarra?

    ER_KSTZ
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Colocando o pedal de volume no input funcionaria sim, exatamente do jeito que você tá querendo.
    Mas, na boa, não seria mais fácil usar o pot de volume da própria guitarra?


    Havia esquecido dessa possibilidade! Boa!!!

    Mas então surge uma outra dúvida. Não possuo um pedal de volume então não sei exatamente o que ele pode oferecer. Mas existe a possibilidade de definir em um pedal de volume o quanto se deseja reduzir? Algo como um limitador de volume para sempre que reduzisse ele oferecesse o mesmo resultado.

    E obrigado pela lembrança. As vezes a resposta é mais fácil do que parece!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ER_KSTZ

    Cara, funciona do mesmo jeito, a mesma coisa que aumentar o pot de volume da guitarra.

    Só que muitas vezes, e vai variar de local para local, a diferença entre o ganho para manter-se clean e para "abrir" o drive é grande, ficará baixo em um e alto em outro... não é algo tão fácil de controlar, principalmente se tiver com banda, outros instrumentos soando junto e ao vivo.

    Em ambientes diferentes não conseguirá manter um padrão, não terá volume suficiente para soar clean e e etc. Pela minha experiência "a possibilidade de uma situação dessa funcionar perfeitamente." é muito pequena.

    Dependendo do som que você faz então, piorou. Não comparando qualidade (não é a ideia), mas comparando o "uso", pense, por exemplo, num AC/DC.... O Angus soa igual e têm absoluto controle de seu drive, porque soa 100% do tempo igual, estável, em "drive". Só aumenta o volume em solos e outros momentos.

    Já para um David Gilmour, isso seria impossível, porque ele não soa uniforme, muda muito de música para música, regulagens, efeitos e timbres.

    ER_KSTZ
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Lelo Mig

    Entendi!

    Era exatamente essa resposta que eu buscava. Eu imaginei mesmo que a diferença entre o ganho máximo e um clean levemente cruncheado poderia ser muito grande deixando o volume muito baixo no clean.

    O ideal mesmo é ter um amp de 2 canais nessas situações.

    Valeu pelas informações, ajudou muito. Ainda mais quando se trata em adquirir um produto caro!!

    Grande abraço!

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Outra forma é usar um booster para empurrar o ganho ou mesmo um pedal de distorção como TS-9 ou SD-1 ajustando o volume desejado sem abusar do ganho.
    O resultado depende do tipo de amp usado.
    Se for, por exemplo, um Marshall JCM 2203, isso funciona muito bem.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Com booster o problema continua: mais ganho = mais volume...

    SergioTrindade
    Veterano
    # jun/17
    · votar



    Com booster o problema continua: mais ganho = mais volume...

    Nem tanto, quando se está próximo do ponto de clipping. Por isso citei o exemplo do 2203.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    ER_KSTZ
    Eu tenho pedal de volume e posso dizer que:

    1 - Dependendo da qualidade do pedal, ele "rouba" um pouco do timbre.
    Mesmo como todo o volume dele aberto, você percebe a diferença no timbre.
    (no meu caso, tenho um Onner)

    2 - Creio que usar o pot de volume seja o mais simples e barato (até porque imagino que sua guitarra já tenha pot de volume né rsrsrs)

    3 - Um booster acho que não servirá para o que você quer.

    4 - Tente um pedal de drive, tipo TS como citaram.

    HortaRates
    Membro
    # jun/17
    · votar


    Acho que o melhor dos dois mundos num amplificador single channel é usar um booster e o volume em combinação.
    Com o volume baixo e sem o booster você consegue um som praticamente limpo. Com o volume aberto e sem o booster você consegue um som mais sujo, mas, pra mim, o som fica meio sujo e embolado se exagerar no ganho.
    Com o booster ligado e o volume da guitarra na metade, você consegue um som com bem mais ganho e com mais definição, mais "tight" na falta de expressão melhor. E com o booster ligado e o volume todo aberto você já consegue uma configuração para solos, com muito ganho, definição e sustain.
    O booster pode ser um TS, um SD, ou qualquer outro overdrive com ganho baixo e volume alto.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ao que entendi ele não tem controle de ganho, deve ser algo minimalista sem master.

    HortaRates
    Membro
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    O amp que ele citou, o Laney Cub, tem controle de ganho sim.

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17
    · votar


    ER_KSTZ
    Se quiser um corte uniforme pode ser um pedal de EQ com os sliders flat e o master em menos X db, pisando no pedal vai cortar sempre igual. É só uma idéia, não sei de funciona na prática de uma banda.

    De qualquer maneira um boost e o volume da guitarra são o melhor caminho para controlar um valvulado de um só canal. Meu amp é assim, só um canal valvulado, regulo ele no limiar do break porém ainda limpo, não gosto de loop coloco todos os pedais na cara do amp, inclusive delay e reverb. Com um simples overdrive já empura bem o amp e um boost adiciona muito ganho se for necessário.

    ER_KSTZ
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Na verdade surgiu uma oportunidade em um amp valvulado com apenas 1 canal, no caso o Laney Cub 12, e por isso tentei ver uma possibilidade de usar o amp com drive e clean de uma forma mais eficaz. Mas analisando as respostas de todos, acho que fica inviável manter a mesma dinâmica de volume em uma música que necessite o clean e o drive. Gosto de tocar alguns metais como Iron Maiden, onde muitas vezes há um clean e um drive mais pesado na mesma música o que impossibilitaria essa estratégia.

    Acho também, posso estar errado, que seria um desperdício usar um pedal em um amp valvulado, no caso o Cub 12, que tem um drive muito bom, para meu gosto. Para incrementar o som acho que legal, mas para ser o drive definitivo. O que vocês acham?

    sandroguiraldo
    Não seria meu caso ter um pedal de volume de muita qualidade. Teria que adquirir o amp e o dinheiro ficaria curto.

    SkyHawk
    O drive pelo pedal continua dando a mesma dinâmica para o amp valvulado como se fosse o drive dele mesmo to talo?


    Valeu pela contribuição galera, ajudou muito!!!

    HortaRates
    Membro
    # jun/17
    · votar


    ER_KSTZ
    Realmente, tocar clean e um drive com ganho suficiente pra metal em um amp single channel, só com pedais. Mas nesse caso não um de volume, e sim um overdrive.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    ER_KSTZ

    Desencana dessa cara!
    Eu toco com 100B, clean até que coloque tudo no talo, e pedais... Estou só tentando criar uma forma de chavear como se fossem 3 canais, sem precisar de algo como o PentaSwitch ou Yeti...

    Se injetar um sinal pré-distorcido, e o amp distorcer um pouco só que seja, já vai dar o barato esperado.
    Esse lance de dinâmica não sei o que tu imagina, seja mais claro. Alguns se referem por dinâmica a variação da distorção de acordo com a intensidade da palhetada, o que no contexto banda não dá pra notar praticamente.
    Alguns pedais não reagem assim, ou distorcem ou não distorcem, caso do MetalZone.

    SkyHawk

    A ideia é boa, mas se for pra fazer isso não sei se não vale a pena um atenuador. Não são pedais muito comuns, só vi UM de uma marca famosa (acho que MXR, só não lembro já)...
    Mas o princípio é o contrário de um booster: atenua o sinal. Meio que um pedal de volume chaveado. De cabeça só lembro Heavy Electronics Descend.

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    ER_KSTZ
    Meu amp é o Viralata da Gato Preto, é um classe A single ended, 1 canal e sem loop. Tudo é questão de estilo, eu já tive a oportunidade de tocar um mesa triple, mesa hotrod, orange, soldano, marshall, Engl e Fenders, infelizmente nenhum deles é ou foi meu......rssss, mas serviu para que eu descobrisse que definitivamente não gosto de amp high gain.

    Dos que toquei diria que orange, fender bassman e marshall fizeram mais a minha vibe, sem usar loop e, na maioria das vezes, com regulagens no limiar do breakup, junto com um alguns pedais ficam incríveis.

    Quanto a distorção de amp, prefiro a de power com o pré regulado limpo no limite para levar para o drive com um boost. Logo não posso usar amps grandes pois ficaria surdo antes de distorcer o poweramp.

    ER_KSTZ
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    Na verdade me expressei mal quando me referi a "dinâmica do volume". A ideia que queria passar é que o clean ficaria muito baixo em relação ao drive, já que para o estilo que quero tenho que ter um drive um pouco mais potente. E tocando com uma banda o clean iria sumir, acredito eu.

    Acho que vou cogitar a possibilidade de usar uns pedais de overdrive dando o boost para o drive e deixando o clean no limiar. Como disse o SkyHawk. Achei uma ideia interessante. A banda mais pesada que gosto de tocar é Iron Maiden, de resto é mais um hard rock. Provavelmente, um pedal de overdrive daria conta do recado.

    SkyHawk
    Uma outra dúvida: Você disse que seu amp não tem loop. Como se comporta um delay e chorus na sequência do input com o overdrive, etc. É igual ao transistorizado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp valvulado com pedal de volume para reduzir o drive. Funciona?