Autor |
Mensagem |
b0fh Veterano |
# set/05
· votar
UserFCC
troca de trafo de saída é foda hein... tem amps por ai com 50 anos de serviço e com o trafo original ainda.
|
Michael Vlcek Veterano |
# set/05
· votar
troca de trafo de saída é foda hein... (2)
|
leodacosta Veterano |
# set/05
· votar
troca de trafo de saída é foda hein...(3)
|
UserFCC Veterano |
# set/05
· votar
bofh:
Tens aí um Class A/B com 50 anos de serviço? Heheheh...
Mistificação barata... quem tem um Bassman, Bluesbraker e JTM45 com 40 anos na paleta não faz uso intensivo dos mesmos.
E alguém acha q vai pagar U$ 500-1k por um bicho desses? Francamente, custo-benefício é uma relação a ser considerada... Se o amp não é built like a tank, e o JTM60 não é, isso deve pesar na hora de verificar o preço q é razoável pagar.
Ademais, os amps enviados para o Brasil e 3º mundo, podem ter certeza, não tem a mesma qualidade (na média, digamos) dos amps vendidos na Inglaterra.
Mas sem ilusões, os amps da Marshall, em geral, são overated... puta som, but not reliable. Hoje, quase tudo que é quase barato é Made In Asia. Tenho aqui um velho Fender USA com 20 anos na carcaça e só com problemas de potenciômetros sujos.
E muito tb é questão de sorte... 2 pares de válvulas, por exemplo, do mesmo comuna distribuidor/fabricante podem soar bem diferentes... testem e verifiquem.
|
UserFCC Veterano |
# set/05
· votar
Augusto Pedrone:
Muito instrutivas as tuas considerações no início do tópico. Se tu puder aprofundar os detalhes dessa "customização" do JTM30, será muito bom, mesmo! Valeu, tks!
Sobre tua afirmação:
"O amp depois de um tempo tocando em volume alto, reduzia a potência do nada e ficava assim até que se desligue e espere um bom tempo"
Não pode ser caso de aquecimento, em função da posição horizontal das válvulas?
--------------------
S/ "Hand Made"
Sucesso garantido aos competentes e bem intencionados!
Serrano AMPs:
Falei com o André da Serrano (muito gentil e educado) e pelo q me disseram, são Class A muito bem feitos. Ele me convidou para visitá-lo e levar minha guitarra lá na casa dele para testar. Farei isso, em breve. Mas o simples fato de ele ter me convidado (além de me explicar a concepção e detalhes dos amps), já demonstram a confiança q ele tem nos produtos q fabrica. Ponto prá Serrano Amps!
HR Tube Amps:
Meu amigo de longa data. Testei rapidamente o combo HR Rocket Pro 20W... o vermelhinho me causou boa impressão, sem ruídos ou falhas. O controle de médios no pau serve como boost extra, legal para 70's Hard Rock. Cai bem tb para blues.
Life Sound:
Nunca toquei. Só falei com o boss, por telefone. Se ofereceu para levar um amp na minha casa para teste. Gentileza rox!
Legal dos hand made é a oportunidade de partir de uma concepção básica e modificá-la ao sabor do gosto/estilo pessoal.
------------------------------------------------------
BeatleManiac:
Entre o Blues Jr. e o Laney LC15/30?
Os Laney tem uma overdrive bem legal p/ hard rock, mas "segundo alguns" tb não são lá essas coisas na questão durabilidade e ficam um pouco "barulhentos" com o passar do tempo. Made In Asia, sorry (será?).
Se tu catar um Blues Jr. dos + antigos (Made in USA), com pouco uso e boas condições, acho melhor.
Mas como já referi, tb é uma questão de relação custo-benefício: Quanto é razoável pagar? Um Laney LC15 novinho tá perto dos U$650 aqui nas lojas. Com esse valor, acho q dá prá catar um Blues Jr. USA pouco uso.
Infelizmente e IMBECILMENTE, a Royal (se bem lembro, é o representante da Fender) não traz o PRO Jr., q custa menos q o Blues Jr. e tem um som melhor. Me disse o cara da Fender q talvez em janeiro/2006...
-------------------------------
Sandro Carvalho & Johnny_Trapaceiro:
Pois é, o controle de qualidade parece não ser o forte dos 90's JTM. Um exemplar é bom, outro não. Entenda-se...
O amigo q me vendeu o JTM612, depois acabou comprando um JTM312 usado, pois ficou com saudades. Está com ele faz dois anos e até agora, tudo perfeito. As gtrs dele, Fender Am. Strato e a Gibson LesPaul Custom, segundo ele, acabam sendo mais plugadas no JTM312 do q nos outros amps q ele tem (Mesa Boogie Nomad e Fender Blues Jr. USA).
Outro amigo, dono de estúdio, tem um JTM310 q pensei em comprar. Ele não vende, "de jeito nenhum", pois adora o som. Porra, o cara tem 2 (dois!) Vox AC30, Fender DeVille 4x10 e Fender Pro Jr. Eu queria um JTM310, prá tentar tirar o som (tudo no 10!) do meu JTM612, sem deixar surdos os cachorros da vizinhança. Mas o som do JTM310 é bem mais bluesy (6L6) q do meu JTM q tem 2xEL34, muito mais hardrock.
Por hora, é isso.
Valeu e at+
|
AugustoPedrone Veterano |
# set/05
· votar
Bem, terminei o processo com o JTM30. Vou enumerar os problemas e suas soluções:
1) Troca do trafo da fonte, pois a única palavra que acho para qualificar o trafo original é RIDÍCULO. Depois de uns 30 minutos de ligado (com ou sem som) dá para queimar a mão nele. O novo +B do amp está na casa dos 485 volts.
2) Troca do trafo de saída, tão ridículo quanto o da fonte, com aquecimento idem. Aproveitei para colocar um trafo com impedância P-P na casa dos 4500 ohms e arrancar perto de 55 watts das duas 6L6.
3) Instalação de novo banco de capacitores de filtro da fonte, pois os originais eram para 450 volts - economia lamentável do fabricante.
4) Instalação de trimpot para ajuste de bias, pois inexplicavelmente este amp tem a tensão de bias fixada por diodos zener.
5) Refazer soldas dos potenciômetros do painel, onde muitas estavam quebradas e/ou frias.
6) Retirar o chaveamento que desliga os catodos das válvulas de saída caso não exista plugue de falante ligado. Essa característica visaria proteger o amp caso alguém esquecesse de plugar a caixa ou permitir o uso da saída "direct out" (sinal do pré) sem a conexão de uma caixa acústica. Apesar da intenção ter sido boa, depender de um switch de jaque p10 para passar a corrente dos catodos é confiar demais, ainda mais nesse país tropical, com tendência à oxidar os contatos.
7) Ajuste de bias.
8) Muito couro nele tocando Black Sabbath. Que drive maravilhoso esse amp tem. E o som limpo tb é show de bola !!!
|
UserFCC Veterano |
# set/05
· votar
Augusto Pedrone:
Blz de trabalho! Congratulações...
1.) Acho q é bem por aí... o amp tem um puta som, but no reliable. Sendo assim, qual é (ou seria) o custo aproximado de tais modificações, sem
"...arrancar perto de 55 watts das duas 6L6..." ?
Me refiro as modificações, exclusivamente, no q se referem ao trato da durabilidade, sem mexer na potência?
2.) Sobre o som:
"...Muito couro nele tocando Black Sabbath. Que drive maravilhoso esse amp tem. E o som limpo tb é show de bola !!!..."
Tonni Iommi? Waaalll! Beleza de resultado com 6L6 (SovteK? JJ? Svet?).
3.)Outro assunto:
Desculpe a minha ignorância, não conheço nada por aqui. Mas pelo q vi tu é bem conhecido (e respeitado) aqui no Fórum. E do ramo dos amps. Te pergunto: Onde tu trabalha? Onde é tua empresa/oficina?
4.) Finalmente:
No site do Tone Lizard...
- http://www.tone-lizard.com/Marshall_Myths.htm -
...tem uns toques s/ EL34, entre outras coisas. Como meu Marshall tem as EL34 e, vendo q tu fez um belo trabalho no JTM30, fiquei curioso para saber o q tu acha das colocações q ele faz.
Valeu e at+
|
AugustoPedrone Veterano |
# set/05
· votar
UserFCC
É primordial a troca dos transformadores. E já que estamos com a "mão na massa", é natural colocar os trafos padrão para 2 x 6L6.
O drive dele sai do pré, daí as 6l6 (sovtek) nem atuam tanto. Já no som limpo, o timbre é mt bacana tb. Achei um ótimo amp (salvo os comentários já feitos...)
Moro e tenho minha oficina de amps no Rio de Janeiro - Jardim Botânico.
O site Tone Lizard é ótimo, leitura obrigatória.
Abração.
|
AugustoPedrone Veterano |
# set/05 · Editado por: AugustoPedrone
· votar
Só confirmando...medi 22 volts RMS em 200 Hz na saída do amp sem notável distorção na forma de onda, sobre carga de 8 ohms. Isso dá 60 watts RMS, conforme esperado.
|
Abner Veterano |
# abr/06
· votar
Gostaria de desmistificar algumas coisas a respeito do Marshall JTM60. Sobre o JTM30, não posso falar, pois nunca tive um; só sei que o timbre é excelente. Creio que o maior problema do JTM são os transformadores; o meu já teve de ser enrolado, mas após mandar ele pro Roberto Lasco (talvez o técnico de valvulados mais conceituado do Brasil) o ampli ficou bom e não deu mais problema. Gastei R$200,00 para fazer isso.
|
Abner Veterano |
# abr/06
· votar
Outra coisa: quem vem falar que Laney bate Marshall, não entende de timbre ou tem o ouvido muito ruim. Já tive vários amplis Fender, que são ótimos e confiáveis, mas para um bom solo, o Marshall é imbatível. Se não fosse, não seria usado por Jimi Hendrix, Jimmy Page (Led Zeppelin), Angus Young (AC/DC), Jeff Beck, Slash, Eric Clapton (na época do Cream) etc. Até o BB King eu já vi usando Marshall (podem ver um DVD dele com o James Brown que vende em bancas de jornais)!
|
Fritz_mkvl Veterano |
# abr/06
· votar
Tenho esse amp, ele estava com esse problema:
"O amp depois de um tempo tocando em volume alto, reduzia a potência do nada e ficava assim até que se desligue e espere um bom tempo"
Levei no Daniel Toledo da Teodoro e ele arrumou, não sei exatamente o que foi feito, mas ficou muito bom.
Gosto muito do som desse amp.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# abr/06
· votar
O meu está com 6l6, não deve ser o som típico dos marshall, mas me agrada.
|
kelson Veterano |
# mar/07
· votar
Fritz_mkvl
sei que o tópico é velho mas vou ilustrar oque o pedrone apontou.. trafo de força de um jtm30..
uso sob condições normais por todos seus anos..
o interior ta impecável, já o trafo..
http://img380.imageshack.us/img380/2122/dsc03050en8.jpg http://img260.imageshack.us/img260/8729/dsc03049yq4.jpg
|
Filipe Reis Veterano |
# mar/07
· votar
q isso hein cara! oq foi q ocoreu com esse ai?
|
AugustoPedrone Veterano |
# mar/07
· votar
Opa, esse FUMOU !
E fumou...tá fumado :)
|
kelson Veterano |
# mar/07 · Editado por: kelson
· votar
AugustoPedrone
pedrone, os que você deu revisão tinha bolha de verniz no trafo?
esse ai chegou pra mim ante ontem, vou ter que mandar enrolar um novo, o problema é que tem que ser feito de um jeito que não precise mexer no chassis.
outra, ele nao precisa de 275mA de +B como manda o esquema de fabrica, e estou pensando em mandar enrolar com 310v ao inves de 325v do esquema e somente 200mA, e se possível usar seção retangular pra aumentar o núcleo(potencia) sem necessariamente precisar aumentar o tamanho das chapas..
Felipe Reis
q isso hein cara! oq foi q ocoreu com esse ai?
o cara trouxe pra mim falando que a distorção estava fraca e ia somindo e talz, axo que o volume todo e que ele começou a queimar fusível e nao parava mais.. tirei tudo de dentro.. dei uma limpeza.. fui xecar as voltagens no trafo em vazio(sem carga) e piff.. só na queima de fusíveis..
as bobinas do primario e secundário são separadas, isso é bacana
abraços!
|
Filipe Reis Veterano |
# mar/07
· votar
queimando fusivel sem carga!!!! ihhhhh!! esse já era. vc escreveu ae mas não entendi direito. o cara dissse a vc q com o volume todo dava problemas?
|
kelson Veterano |
# mar/07
· votar
Filipe Reis
primeiro o cara falou ki tava abaixando o volume depois de um tempo.. e ki depois começou a keimar os fusíveis.. o trafo tava indo pro saco já.. e foi finalmente!! hoaeohae
|
kelson Veterano |
# mar/07 · Editado por: kelson
· votar
de bobera fui desmontar o secundário, olha o estado da criança, eskentou tanto ki o esmalte do cobre foi descascando e o carretel de plastico ta deformado em algumas partes, tirei o enrolamento do filamento (27voltas), depois da alimentação dos opamp (100voltas)..
e xeguei no +B, olha o estado da criança..
http://img410.imageshack.us/img410/2940/dsc03076no4.jpg http://img340.imageshack.us/img340/8638/dsc03083er0.jpg
|
Filipe Reis Veterano |
# mar/07
· votar
Nossa !!!! o dano foi feio msm hein!! o q eu mais me indgno e pensando como uma fabrica como essa faz produtos tão bons. mas deixa a desejar nesse. falha grave deles. esse trafo deve estar subdimensionado com certeza.
|
kelson Veterano |
# mar/07
· votar
Filipe Reis
desenrolei o +b e deu 1338 voltas.
|
Filipe Reis Veterano |
# mar/07
· votar
Será então q foi por falta de corrente?
|
kelson Veterano |
# mar/07
· votar
Filipe Reis
axo ki foi.. colocar uma potencia exagerada em um nucleo tão pekeno..
|
nichendrix Veterano
|
# jul/08
· votar
Engraçado eu tenhos os dois amps, o JTM-612 e o JTM-312, já estão com quase 13 anos de uso, e também não troco por nada, já tive um Fender Blues Deluxe, gosto muito dele, é um puta amp, mas um tempo atrás passei uns aperreios financeiros e tive que vender, mas no fim preferi vender ele que esses Marshall, porque realmente eles tem um puta timpre, mas enfim Fender é uma beleza pra tocar um blues mais tradicional e terminei comprando um Blues DeVille no começo do ano.
Em quase 13 anos o maximo de manutenção que tive foi trocar as valvulas, fusivel e uma vez trocar uma mola do reverb que soltou depois do roadie dar uma queda neles, e levo uma vez por ano pra limpar e fazer qualquer manutenção preventiva (aqui é 220v, então também não é comum fusivel ir pro espaço).
E eles continuam aqui com muito som e muito gás, mas já soube de muitos deles que vivem com problema, então acho que vale muito da paciencia de procurar um bom ou da sorte de pegar um bom de primeira. Isso é como comprar valvula, umas soam que é uma maravilha, outras, nem o diabo atura, mesmo sendo da mesma marca e modelo.
E concordo com a pessoa que disse que quem não quer problema vai atrás de solid state, só que eu iria um pouco mais longe, diria que quem não quer problema, compra um Line 6 Duoverb, já que eu também tenho um desses e tem um som do caralho também, e muito proximo de um valvulado.
|
rockuster Veterano |
# mai/09 · Editado por: rockuster
· votar
UserFCC
|
rockuster Veterano |
# mai/09
· votar
Vc podería, por gentileza, citar o valor de um JTM 612, ou pelo menos dizer até quanto posso pagar e se, vale o investimento com todos os defeitos e contras apontados pelo pessoal daqui. Estou interessado em um destes, mas não tenho idéia do valor. Apareceu um pra mim, onde o dono diz ter feito todos os reparos pra ficar bom.
|
nichendrix Veterano
|
# mai/09
· votar
rockuster
Sinceramente cara, pra mim é um dos amps mais subestimados que existem, ele te dá muito do som dos Marshalls antigos, por muito menos. COm algumas praticidades modernas. EU não vendo o meu por nada, e quase comprei um JTM-615 recentemente, mas esse estava com defeito e o cara queria um um preço bem alto por ele.
É um amp que se você fizer a manutenção direitinho, é muito legal, o meu amp apresentou recentemente alguns dos defeitos citados (depois de 13 anos de uso), mas depois de reparado voltou ainda melhor do que antes.
Da ultima vez que vi um todo 100% ele custava 2500, mas acho que até 3000 nele é um preço mais que justo, especialmente se tiver todo reparado. Se você curte som de Marshall antigo como eu, então você vai ter um amp que nunca mais vai querer trocar, e se trocar é por um Marshall Handwired.
|
owwox Veterano |
# set/09 · Editado por: owwox
· votar
Abner
Talvez eu não tenha lido o tópico todo, ou realmente ninguém aqui falou que Laney bate Marshall.
Mas são amps distintos e com características diferentes. Tudo é uma questão de modelo, válvulas usadas e o intuito do amplificador.
Pois já tive vários Marshalls e vários Laneys e se for pra comparar um com o outro, com toda certeza os Laneys tem mais coisas boas do que os Marshalls, tirando o JCM800 e o PLEXI.
Todas as séries de amps valvulados da Laney como os GH - VH e TT, são excelentes tanto nos canais limpos quando nos de drive. e não tem problemas como por exemplo subdmensionamento de trafos, mesmo fora isso não é comum dar problemas de aquecimento entre outros como dão nos Marshalls.
Digo isso por experiência própria, e umas das mais problemáticas séries que também deveria ser citada aqui é a série JCM2000 que além de não ter um bom timbre em volumes razoáveis é muito comum ter problemas de aquecimento entre outros, mas a questão timbre é a pior, somente soando bem em volumes "absurdos" sendo assim em volumes mais baixos soando como os veteranos e famosos híbridos valvestates.
Muitas pessoas acabam, adquirindo um Marshall apenas pelo nome e história que ele fez no rock and roll, mas os tempos mudaram e hoje tem muita, mas muiiiiiiiiiiiiiita coisa melhor do que Marshall no mercado que se já tivesse o nome que o Jim Marshall tinha na época poderiam também ter feito parte da história.
Tudo da Marshall é caro! E não vale o que eles pedem! Quem conhece valvulados sabe disso, a grande maioria construído em placas de circuito impresso, soquetes de válvulas de plástico soldados na placa, trafos subdimensionados e de má qualidade, enfim o nome Marshall pesa sim, PESA NO BOLSO e muiito.
E mesmo assim eu ainda gostando dos Marshalls, tenho que admitir que o Laney é muito mais confiável na maioria de suas séries e não exclusivamente em apenas uma como a Marshall e seu eterno JCM800 E PLEXI.
Dúvidas? Vá lá no Harmony Central e leia, e vários outros fóruns a opinião de quem já teve ou temé sempre a mesma.
|