Marshall JTM30 !!! Clean ?? Drive ?? ( O que vcs acham dele )

    Autor Mensagem
    Freeman
    Veterano
    # mar/05


    Galera estava pesquisando e vi que esse ampli usado esta em media
    R$ 1800,00 , o que é bem interessante se tratando de um valvulado!!!

    Queria a opinião de que ja tocou num, se vale a pena o valor e quais as características de timbre dos canais Clean e Drive dele, afinal e bem curioso apesar de ser um marshall tem 6l6 no power o que deve garantir um clean melhor mas não sei o qeu vcs acham desse ampli???

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    6L6? que eu me lembre o jtm30 usa 5881, que eh uma 6l6 'menorzinha'.. eh um puta amp cara.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pô, o JTM 45 é um clássico. Esse tem menos watts mas deve ser tão bom quanto.

    Tem também o JTM 60 mas, dizem que ele tem um problema sério de superaquecimento pois foi mal desenhado e tal.

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Freeman
    o que gostei nele foi do drive, dá pra tocar um blusinho bem legal.....
    mas o clean não achei bom não........tirando que marshalls não é essas coisas o timbre limpo, e outra, o controle de tone dele é bem fraco, tu pede agudo e não vem........tira o médio mas ele permanece......os graves reinam!!!

    rmdj1986
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Boa noite, galera!

    Desculpa "ressuscitar" o tópico, mas para não abrir outro, tirarei minha dúvida nesses mesmo!

    Estou bastante interessado em comprar um Marshall JTM30 - Heritage! Toco rock clássico (Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Clapton, AC/DC) e Hard Rock 80's (Van Halen, Bon Jovi, Guns); tenho uma guitarra Epiphone coreana com captadores seymour duncan 59 e uma pedaleira Vox Tonelab LE valvulada!

    De início, estava bastante focado em comprar um Marshall, mas muitas pessoas por aqui nos fóruns não recomendam, pois os pré e valvulados são muito caros, e as linhas mais inferiores "não prestam", segundo alguns! Daí parti para a possibilidade de pegar um Marshall JTM30 - Heritage!

    O que vocês acham? Vale a pena? Utilizaria ele para ensaios com banda e pequenos shows... será que ele aguenta o tranco?

    Desde já agradeço a atenção e a possível ajuda!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986

    Cara, sendo bem sincero, tenho um JCM 2000. Consigo vender ele por uns 5k-6k. Ele é bem novo não tem nem 1 ano e meio.

    Com essa grana eu consigo comprar um Pegasus, um Super Clean e uma caixa 2x12 do Pedrone, que todos dizem que tem uma qualidade maior que o Marshall. Testei na Expomusic e gostei muito deles, mas testar lá é foda, não dá para ouvir direito e tal. Atualmente eu não acho que valha a pena comprar um Marshall, só se for usado (o dolar para pegar um novo está absurdamente alto) ou pelo fetiche de ter um. De resto, os nacionais handmades bons estão valendo muito a pena.

    rmdj1986
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Esse Marshall que iria pegar é usado mesmo... e está até em um valor legal... cerca de R$ 2500!!! Pelo fato de ser valvulado, e também por ser um Marshall (que é famoso por ser caro pra caramba), até que achei o valor legal!!! Por isso despertou o interesse!!!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986
    Ele tem quantos watts 30? Bom, acho que o preço está legal até. Esse amp tem quantos canais?

    Pensa no que você gosta de tocar e ve se ele atende a essas sonoridades. Pesquise no fórum, tem uns tópicos falando meio mal dele, que é um pouco bixado, dá uns problemas, mas não sei, tem que pesquisar bastante.

    Abração

    rmdj1986
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    Isso!!! 30 w e 2 canais!!!

    Dei uma pesquisada melhor e vi que ele é projetado pra 115 volts, e se ligar em 127 é capaz de esquentar muito e danificar!!! Realmente agora fiquei em dúvida se pego ou não, pois no tocante a sonoridade, curti MT ele, inclusive o clean dele!!! Esse sempre foi o ponto baixo dos Marshall, mas o clean do JTM30 achei realmente muito bom, diferente dos demais!!!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986

    Hahahahha, será que você já ouviu um clean baseado em um Fender Blackface? Pensava que nem você antes.

    Assim, esse amplificador deve ser um bom ampli. Tome cuidado apenas com essas questões de problemas, o meu mesmo tinha uns probleminhas, tive que mandar arrumar já. Agora ele tá 100%, mas de fábrica ele não vem assim. Pelo jeito esse amp tem os mesmos probleminhas.

    Não quero te desanimar, só não quero que você passe os mesmos probleminhas (sim, são coisas pequenas) que eu passei, é simples de resolver essas coisas, mas se puder evitar, porque não? Procure mais um pouco, pesquise se é isso mesmo que você precisa. 2,5k é grana, besteira gastar no que não vai ser bom para a gente.

    Uma coisa que eu aprendi é que preço muito baixo a gente sempre desconfia. Esse amp é de que ano? Pergunta para o dono se já deu algum problema.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986

    Pesquise no fórum, tem uns tópicos falando meio mal dele, que é um pouco bixado, dá uns problemas, mas não sei, tem que pesquisar bastante.

    Nada a ver isso ae, muita conversa fiada, acho que é mais por ignorancia de quem não soube usa-lo.

    Filippo14

    Esse sempre foi o ponto baixo dos Marshall, mas o clean do JTM30 achei realmente muito bom, diferente dos demais!!!

    Não existe esse ponto baixo, esse problema é na sua tensão e não no amplificador, se a tensão do amplificador nao é a mesma da sua casa a culpa não é do Marshall.

    Marshall tem cleans ótimos, JMP JTM, trabalham com tensões maiores nas placas, e em todo circuito do amplificador, isso privilegia um pouco pra limpar, tb tem depois de 74 os JMP com 6550, ainda sim muito bom mesmo com tensões menores.

    Bota no volume 9 com o pot de volume da guitarra controlando a entrada, terá belos cleans no canal bright.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    1976 JMP 50

    1976 JMP 50W

    1968 JMP 50W

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Cara, pesquisa sobre os JCM 2000 TSL. Quantos já apareceram na net com problemas? Comigo foram 2 já, troquei um no dia seguinte após a compra. Porque você acha que a Marshall os tirou da linha de produção?

    Me desculpa, cleans ótimos os Marshalls não possuem. Cleans ótimos são os Fenders antigos, Fenders modificados, Mesa Boogie Lonestar, Custom Audio, Two Rock, Dumble, Bludotone, Van Weelden....

    Marshall bom são os JCM 800, Plexi Superlead e JTM 45 para sons crunchados, e olhe lá, existe mais uma penca de amps fodas que dão um pau em qualquer Marshall. Dizer que Marshall tem som clean bom é nunca ter ouvido um blackface na vida.....

    Hitman
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    Nao generalize..

    O TSL nunca teve uma boa fama, so por isso vamos dizer que a marshall nao tem controle de qulidade?
    nunca tive contato com a class 5 mas eu toquei em inumeros marshalls, possuo 3 cabecotes e sem problema algum. eles levam surra em estudio dia apos dia e toda vez que toco neles, estao 100%. (conhecendo o pessoal que trabalha no estudio, eles falam que nao dao problemas)

    Clean "bom" eh super relativo mas tenho que dizer que estou com o Hendrix Gallagher Straits nessa. Deixa o volume alto e usa o volume da guitarra (se fosse feito pra estar no 10 o tempo todo seria uma chave de liga/desliga).

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Hitman
    Não acho que os Marshalls não tem controle de qualidade, mas falar que é tensão da minha casa é brincadeira, esse amp tem problemas. Já arrumei, ele está otimo, mas deu problema.

    Clean bom é relativo, concordo em partes. Existem cleans diferentes. Uns com menos dinâmica e outros com mais dinâmica. Clean tem que ser limpo mesmo, 6l6 na veia. Crunch é um quase limpo, ai eu concordo que o Marshall manda bem, mas é longe de ser o melhor que existe. Não é generalizar, existem amplificadores baseados nos Marshalls que são melhores para isso tambem. Os Metropolous, Pedrone, Category 5 são exemplos de amplificadores melhores que os Marshalls atuais. Dizer que um Marshall antigo é do nivel desses amps, ai eu não sei, nunca toquei em um desses.

    Meu JCM 2000 é usado no volume 6 ou 7, tudo bem, as vezes no 5, mas sempre acima da metade. Se o amp tiver um som clean bom só no 9 aí é foda, não concordo. Meuu outro amplificador soa infinitamente melhor que ele em qualquer som, sujo ou limpo.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986

    Cara, pode comprar sem susto o Marshall JTM30 - Heritage que é um baita amplificador valvulado de excelente qualidade.

    A única coisa que vc precisa pro Marshall funcionar com tudo e não ter problemas é de um estabilizador de voltagem desses de PC que suporte de 600 a 1000VA.
    E explico que o estabilizador não estabiliza coisa nenhuma, mas, baixa a voltagem da rede em 10 volts ou mais, reduzindo de 127V para 115 ou 117V.
    E isso é tudo que o Marshall JTM30 - Heritage precisa pra funcionar a mil e sem dar quaisquer problemas.

    Hitman
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Hitman
    · votar


    Filippo14

    Se voce esta insatisfeito com seu TSL, vende ele po...
    Eu amo marshalls mas nao sou nada fa do JCM900 ou 2000. JVM, meh... bacana ate

    Tenho um YJM100 e ele eh simplismente FODA... basicamente um plexi. o clean dele com som alto eh uma maravilha!! Estou com um JCM800 de 1981 que tambem eh fenomenal nos cleans. Meu JCM1 tambem nao deixa nada a desejar! O mesa boogie roadster (que tem o circuito do clean do lonestar + 6L6) que tambem eh bacana mas prefiro controlar tudo no volume. O mesa eu deixo pra tocar coisa com MUITO ganho/peso etc, fora isso, prefiro usar amplificador de um canal em vez de um que o footswitch eh tao largo quanto o cabecote que ele controla.
    Nao sendo fanboy da marshall mas dizer que os novos nao tem som limpo bom eh pecado!

    Ramsay
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Realmente, os JCM900 e 2000 foram um tiro no pé da Marshall, porque misturam válvulas com solid-state, mas, de uma forma mal feita.

    O que já não é o caso dos amps da Blackstar que misturam válvulas com solid-state, mas de uma forma bem feita e tem um puta som.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Teu equipamento deve ser ligado em 117V 60Hz ou 230V 50Hz, como voce usa ele aqui? Tem lugares aqui no brasil que eu vi tensões passarem de 130V e outras quase nem batem nos 200V ...

    Depois vai medir as tensões dentro do amp pra ver que legal.


    Agora vou falar algo que pode deixar muita gente furioso..

    Eu gosto do clean de fender e gosto do clean de marshall.

    Pronto podem me atacar agora!!

    mogicaqui
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rmdj1986

    Estes amps têm problemas de superaquecimento causado pelo posicionamento das válvulas de potência sob o chassis, na posição da PCB. Existem muitos tópicos em fóruns gringos abordando esta questão.

    Os caras recomendam tirar a grade de proteção e ate mesmo instalar mini ventiladores.

    http://img.photobucket.com/albums/v445/Beerdog1980/Guitars/100_2668.jp g
    http://img.photobucket.com/albums/v445/Beerdog1980/Guitars/100_2665.jp g

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Hitman
    Olha, o amplificador que o rmdj1986 está querendo comprar tem algumas reclamações na internet. Começei a fazer diversas perguntas para ele por causa disso. Assim que ele falou que ia pagar 2500, o preço realmente é bom, mas se derem realmente algum probleminha, é uma encheção de saco. Nada que não se resolva, mas é chato. Se ele desse uma olhada em alguns amps nacionais, as vezes o preço sairia o mesmo e ele não teria esses problemas, fora que a qualidade seria melhor.

    Entrei no JCM 2000 para explicar desses problemas. Ele não é ruim, mas realmente está longe de ser o melhor Marshall. O que me irrita é falar que é problema na tensão. Não, o problema é no amplificador que deixa as válvulas oscilarem demais, uma hora o som fica indo e voltando, é uma merda. O problema é que essas marcas consagradas fazem tudo em linha, e os componentes são postos no limite, qualquer coisinha o amplificador dá pau.

    Um amplificador handmade é feito com mais sobras, dificilmente dá um problema desses, fora que a sonoridade é melhor. Ando defendendo muito esses amps por causa desse ponto.

    Os Marshalls não são ruins, obvio que não, mas são nota 8. Existem amplificadores nota 10. Se pegarmos esse Marshall do Malmsteen, ele não chega perto de um Metropolous. Mas não tem problema, um Metropolous custa uns 4000 dólares com tempo de espera, são outras realidades.

    O Plexi pode ter um som limpo legal com o volume do amp no talo e você regulando no volume, o que eu duvido que seja tão limpo, pois o plexi satura bem fácil e a distorção dele tem uma onda meio fuzz. Sem dúvidas que o volume da guitarra não é para ficar só no 10, inclusive eu faço isso, mas para limpar um Plexi num volume desses voce vai ter que abaixar muito o volume da guitarra, e vamos combinar que isso serve bem tocando em casa, na hora de um show vai atrapalhar demais.

    Eu estou querendo pegar algum amp baseado no Plexi atualmente, curto muito o som, mas sei que o clean dele nunca vai ser um clean blackface, realmente limpo. O Som dele para mim já é um crunch num volume desses que vocês usam, mesmo abaixando o volume da guitarra. Esse crunch que o plexi tem é fantástico, eu curto, mas para mim não tem nem a mesma aplicação a sonoridade dos dois (Twin e Plexi), por isso que não coloco o limpo de Marshall como limpo.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    O problema é que essas marcas consagradas fazem tudo em linha, e os componentes são postos no limite, qualquer coisinha o amplificador dá pau.


    O que me irrita é falar que é problema na tensão.

    Eu tb não fico irritado só fico surpreso com alguem pode ignorar o fato de que que :

    117v 127v, 230v 220v 50hz 60hz são coisa superficiais.

    Redes com mais de 130 volts é normal pela experiencia que eu tenho, pois já medi muita tensão assim por ai nesse brasil

    Redes com bem menos de 220v tipo 198v 202v 206v é normal aqui no sul em muitas casas por ai.

    50hz é uma coisa 60hz é outra,


    Eu vou parar por aqui, porque é canssativo falar o óbvio quando ninguem quer ouvir, mas eu aconselho voce a ler o manual do seu amplificador, comprar um multimetro e medir a tensão na sua casa, depois pesquisar um pouco sobre 50hz 60hz...

    Se eu me deparo já de cara com um problema, o resto pra frente não me interessa até o primeiro problema ser resolvido.

    Filippo14
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Mano, em que momento eu disse que eram coisas superficiais? Em que momento eu disse que a minha rede elétrica é perfeita?

    Eu apenas disse que JCM 2000 DÁ PAU!!!!!!! Nenhum amplificador que eu já tive deu pau, nada dentro do estúdio deu pau, apenas esse JCM 2000.

    Pesquisando na internet, vemos que esse Marshall saiu de linha por ter problemas na construção interna.

    Volto a falar, quando comprei esse Marshall, eu tive que trocar por causa do mesmo problema.

    Todos sabem que amplificadores de linha tem uma redução de custo e os componentes ficam mais no limite que handmades ou marcas de boutique. Esse limite mais próximo da capacidade de atuação do amplificador faz com que problemas na rede elétrica e outros fatores facilitem a aparição desses problemas.

    Tópico do PEDRONE sobre o JTM30


    O que eu falei é tão errado. Le o tópico do Pedrone, olha as merdas que os caras fazem dentro de um Marshall. o JCM 2000 tem esses mesmos problemas que o amp em questão nesse tópico.

    Um amplificador que não aguenta tensão brasileira e está nesse limite que o Pedrone comentou nesse tópico não vale a pena para mim. Eu gastaria essa grana em um amplificador hand made.

    Led Zé
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Filippo14
    Esse amp pipoca lá na gringa também devido ao projeto . Ele esquenta. Existem várias mods que aumentam a circulação de ar usando pequenos ventiladores de cpu. Esse amp tem um clean lindo, um drive razoável mas é problemático.

    ogner
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Ontem estava fazendo um churrasco ( ap, churrasqueira eletrica ) e quando ela aciona a energia cai na casa toda ( ap meio antigo, Copacabana ) e resolvi tocar com o Acedo 290.

    O drive dele mudou com a variação de enenrgia, totalmente percebivél, fiquei muito triste na hora pensando que alguma valvula teria ido pra vala ou outra coisa mais séria!!! Mas percebi essa variação de energia!

    Normalmente a casa marca 118v, com a caída vai pra 108v....Não deu outra, depois que comi toda a Picanha, queijo coalha, linguicinha mineira, voltei a ligar o amp e tudo normal!!!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ogner

    Sim isso acontece muito, as válvulas vão trabalhar em outra linha de carga, tudo muda, o bias, a tensão do filamento, isso se prolongar por muito tempo vai começar a aparecer alguns problemas com certeza..

    No meu primeiro JMP que montei com menor tensão nas placas tem mais distorção, satura antes, fica mais violento, no outro que toco hoje com tensões maiores uns 40v é outro amp, parece que o captador ficou mais fraco, mas o som é diferente, são dois amps diferentes.

    Cada um com seu ajuste, quando eu tinha montado um JTM45 com EL34, tinha abusado mais nas tensões de placa, e modificado o pré, inversora e tinha um som bem diferente dos originais, mas sempre lindo.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Filippo14

    Não li o tópico, mas vou ler depois sim..

    O que eu quero dizer é que se o amp não foi feito pras nossas tensões brasileira da forma que são, a gente deve resolver isso, com algum trasformador feito por encomenda, um variac, ou trocar o trafo de força, não da pra usar um amp assim, se ele já é reinento como falam, imagina com tensões altas baixas demais por todo circuito, ai sim vai ficar bem bao.

    To cheio de trafo aqui de força atirado pelos canto segurando porta, apoio de papel etc..eles foram tirados de amps antigos feitos na europa e a maioria não bate as tensões, tensões do filamento e as tensões de placa ficam altíssimas nem os capacitores de 500V aguentariam.. até esses dias desmanchei um Stafford fabricado aqui no brasil, pelo menos o painel é em portugues, e o trafo todo errado denovo, deveria ser de antes de mudarem as tensões... sempre assim.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Filippo14

    Bom dei uma lida ali...

    Ele disse que..

    1) A amp não tem trimpot para ajuste de bias, e está fixado por alguns diodos zener. Ao medir a corrente de repouso das válvulas, estava com o dobro do desejado. Fui obrigado à instalar um trimpot para ajustar a corrente de bias correta.

    2) O drive dele é gerado por clipping de diodos - para ter isso era mais barato comprar um pedal.

    3) O transformador de força esquenta de forma anormal. Visivelmente tanto esse qto o de saída são subdimensionados.

    4) A fonte de alta tensão interna anda na casa dos 480 volts, só que os capacitores de filtro são para 450 volts !!! Absurdo !!! Não sei como funciona, e se funciona, qto dura uma barbeiragem dessas ?

    Visto isso, pretendo trocar os transformadores e os capacitores de filtragem para algo decente, e tirar mais mais que os tais 30 watts que ele diz que tem.

    Na minha opinião, ponto negativo para a Marshall nessa. Por essas e por outras digo que mts vezes um handmade sai melhor que um original.



    - O bias é fixo, tá isso não é problema. Se as tensões são adequadas no primairo do trafo de força (230 ou 115 50Hz) pro transformador de força fornecer a tensão exata prevista pela projeto original, o bias estaria ok.

    - O drive dele ser gerado por diodos é um problema? o amp é assim foi projetado assim, não vejo problema nisso, o JCM 900 tb tem a opção de clipagem por diodos, e esse amp tb deve ter a opção de tirar a clipagem por diodos.

    A fonte de alta tensão na casa dos 480 volts, só que os capacitores de filtro são para 450 volts !!! Absurdo!!!

    Porque absurdo se o amp foi projetado pra usar as válvulas 5881 de saida que dissipam 23W e tem a tensão de placa máxima de 400V, então os 450v do capacitores estão certos... e com folga pos a tensao da placa não poderia passar dos 400V, e por isso o bias estava alterado, o que faz alterar a tensão da placa tb, pelo que eu acho tá meio obvio que esse problema era o trafo de força ligado em tensões indevidas, diferente do que está escrito no manual (230v 115vv 50hz).

    - Os trafos esquentarem de forma anormal não é novidade pelo que ele descreveu.

    Pelo que eu interpretei da historia não tinha defeito no amp, mas quem sabe antes de mandarem pra ele botaram outras válvulas tipo 6L6GB que não são as válvulas do amp + a tensão diferente da rede.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Nunca fiz teste com transformadores 50hz funcionar em 60Hz, mas ao contrario iria esquentar muito, pois é outro tipo de projeto de transformador, muda o tamanho espiras.. mas se a tensão da rede é diferente não sei como ele reagiria nesse caso sendo de 50Hz em 60Hz, seria insuficiente?

    Pesquisei agora e achei Carlos Adolphs falando sobre isso.. uma boa explicação..

    Buenas!Estava de passagem e vi sua dúvida.Os amplis vendidos com 220V/50Hz não tem o menor problema para usar aqui.Explico porque.Quando vc faz um trafo para uso em 50 Hz, ele necessitará mais ferro no núcleo e mais fio nas bobinas do que se fosse em 60Hz, por causa da indutância, que varia conforme a frequencia.Nesse caso, ao usá-lo em 60Hz vc terá folga no ferro do núcleo, que renderá mais e fio demais nas bobinas, que faz baixar um pouco a corrente disponível do trafo.Isso poderia causar uma limitação de potência, mas como o ferro trabalha folgado assim como o trafo tem uma tolerância de 20%, um compensa o outro e o resultado é que não há praticamente diferença na potência e o trafo trabalha frio.


    Então muito estranho esses trafos esquentarem tanto, se pelo certo (ligados em tensões adequadas) deveria funcionar quase frio, diferente da maioria que normalmente esquenta um pouco...

    Assim adurabilidade do trafo ia melhorar muito pois estaria com folga, realmente é muito estranho isso ai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marshall JTM30 !!! Clean ?? Drive ?? ( O que vcs acham dele )