JTM30

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# ago/05


Recebi de um cliente um JTM30 para reparos e possível aumento de potência, já que o amp tem 30 watts usando 2 x 6L6.

O amp depois de um tempo tocando em volume alto, reduzia a potência do nada e ficava assim até que se desligue e espere um bom tempo.

Bem, surpresas ao abrir ao amplificador...

1) A amp não tem trimpot para ajuste de bias, e está fixado por alguns diodos zener. Ao medir a corrente de repouso das válvulas, estava com o dobro do desejado. Fui obrigado à instalar um trimpot para ajustar a corrente de bias correta.

2) O drive dele é gerado por clipping de diodos - para ter isso era mais barato comprar um pedal.

3) O transformador de força esquenta de forma anormal. Visivelmente tanto esse qto o de saída são subdimensionados.

4) A fonte de alta tensão interna anda na casa dos 480 volts, só que os capacitores de filtro são para 450 volts !!! Absurdo !!! Não sei como funciona, e se funciona, qto dura uma barbeiragem dessas ?

Visto isso, pretendo trocar os transformadores e os capacitores de filtragem para algo decente, e tirar mais mais que os tais 30 watts que ele diz que tem.

Na minha opinião, ponto negativo para a Marshall nessa. Por essas e por outras digo que mts vezes um handmade sai melhor que um original.

Alexandre Souza
Veterano
# ago/05
· votar


ainda bem q eu nao comprei um no começo do ano, o mauricio luiz bertola me alertou pra esse amp

kelson
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
tbm afirmo o hand made! o cuidado eh muito melhor! de pessoas confiaveis neh! =)

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


amps de marca cagados: sad, but true.

b0fh
Veterano
# ago/05
· votar


jtm30 e jtm60 não prestam mesmo... basta ler no harmony-central

marshall é superlead e jcm800, o resto fede.

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


droga tava pensando em comprar um q tinha aki em bh na beggiato mas essa marshall tah osso msm

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


o fender blues junior ou o laney lc15/30 eh mais jogo q esse marshall entaum ???

b0fh
Veterano
# ago/05
· votar


Beatlemaniac

o fender não falo nada porque é caro pra caráleo e mais fraco (18 watts), mas esse laney dá de 10 a zero no marshall, e olha que eu nem sou fã de amp com EL84...

GAMMOTH
Veterano
# ago/05
· votar


b0fh:
marshall é superlead e jcm800, o resto fede.

Oh yes...

AugustoPedrone: Muito jóia o tópico! Agradeço por colocarem esses assuntos aqui alertando o que a maioria leiga não pode perceber ao comprar um amplificador.

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Eu postei mesmo pq fiquei puto...mt cara de pau da Marshall.

Tem um membro do orkut que fala que teve por 6 anos um JTM60 (o mesmo amp com mais potência) e usou no máximo 8 meses..era conserta, quebra, conserta, quebra...

Fernando Bello
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone

Sei que vc sabe disso bem mais do que eu, mas não custa nada lembrar, esses trafos não foram feitos pra 115V, por isso a descrepância na alta?

Aproveitando a deixa, tens aí algum cálculo bom de indutores (choks)?

Abraços.

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Opa Fernando...Tá marcado no lado de fora do amp 120 volts.

Tb considerei isso, mas ainda assim um capacitor de 450 volts é irreal para um amp desses.

Vai no yahoo grupos de valvulados brasil..entra que lá tem uma ótima planilha de chokes.

Abração.

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


Beatlemaniac
droga tava pensando em comprar um q tinha aki em bh na beggiato mas essa marshall tah osso msm

Quanto que o cara da Beggiato tava pedindo nele? Uma vez levei uma Telecaster para fazer uma reparaçao e ficou bom, cobrou acho que R$ 20,00. E também deixei um baixo Yamaha BB350 para vender lá na loja e vendeu rápido. Essa loja é uma das poucas do ramo que é honesta.

Você já ouviu falar da Musica Brothers que fica na rua Espírito Santo entre Bahia e Santos Dummond? Nao, sorte sua entao... Hehehe.

Miguel D.

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
tava pedindo 2200 mas o dono dele ( pq o amp tava consignado na loja ) tava pedindo 1900 no ml

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
esse beggiato eh bom bagarai um colega meu comprou uma ibanez jem do steve vai nos states e levou lah pra arrumar... demora uns 5 dias pra ficar pronto ( a loja fica muito cheia, sinal de serviço bom ehhehe ) mas foi tb 20 reais com corda daddario incluida, excelente esse preço

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
Você já ouviu falar da Musica Brothers que fica na rua Espírito Santo entre Bahia e Santos Dummond? Nao, sorte sua entao... Hehehe.
jah fui lah cara mas o atendimento lah eh meio q ruinzinho hehehehe
mas vc jah foi lah e deu algum problema ?

Espiridião
Veterano
# ago/05
· votar


Caraleo, 20 reais pra arrumar uma guitar com corda D'Addario incluída?
Se uma D'Addario custa quase 20 reais, então o cara praticamente não cobra mão-de-obra.

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


Espiridião
exatamente haeuhaehuaeh mas ele deve conseguir as daddario mto barato ( as vezes quem sabe ele cata no paraguay e tras aki pra bh auhahuaehuaehuaeh )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
Cara, valeu, pois eu sempre desconfiei desse amp e percebia que ele esquentava muito e tinha um timbre que não me agradava.
O lance é que um grande amigo meu acabou de comprar um JTM60, e o timbre é bem melhor e também não esquenta tanto. Eu pergunto: Vc já constatou algum desses problemas de projeto no JTM60?

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vc já constatou algum desses problemas de projeto no JTM60

Ainda não peguei um desses aqui para destrinchar...mas veja que o problema é basicamente de componentes usados - provavelmente na tentativa de baratear o amp.

Com certeza, dá uma meia hora e o trafo de força tá bem quente...

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


Beatlemaniac
mas vc jah foi lah e deu algum problema ?

Olha só que história... Eu comprei essa Telecaster nessa Musical Brothers e a guitarra chiava muito, como eu era um zé-mané nessa época engoli a história de que porque o ampli deles estava sem terra.

Cheguei em casa e a guitarra tinha distorçao própria, hehehehe... Levei na Beggiato e o cara arrumou rapidao e cobrou barato.

Até mais,

Miguel D.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
Obrigado. Se possível me passe seu e-mail para que eu repasse para esse meu amigo (Sandro Carvalho), pois talvez ele queira conversar com vc sobre o amp.
Abç

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

augustopedrone@ig.com.br

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
Mais uma vez, obrigado.
Abç

Sandro Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


É engraçado, pois só ouço nego falando mal da série JTM ... mas também precisamos considerar uma coisa, pode até ser uma série problemática mas conheço pessoas que estão há anos tocando com eles (um JTM 610 - 3x10) e eu fui perguntar se era um ampli problemático e esse meu amigo num show da banda dele disse-me que NUNCA havia lhe dado problema. O técnico de ampli dele é o mesmo do Lulu Santos.
Digo isso pois recentemente fiz um rolo nuns amplis meus aqui (Thor Giannini + Fender FM 212 R num JTM 612) e estou bastante satisfeito com ele pois até agora ele não apresentou os problemas que todos citam. Claro que eu tinha uma imensa vontade de mandar fazer um ampli desses handmade ae, mas eu sou muito desconfiado nesses negócios via internet e onde eu moro não existe ninguém que faça amplis e que dê garantia neles ...

AugustoPedrone
Veterano
# set/05
· votar


Ao que parece, os modelos "bichados" são JTM30 e JTM 60. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone
Esse aí em cima é o amigo que lhe falei.....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone
Esse aí em cima é o amigo que lhe falei.....
Abç

Johnny_Trapaceiro
Veterano
# set/05
· votar


Sandro Carvalho

Pois é... eu tbem toquei com um JTM310 e durante 10 meses, 3 vezes por semana em apresentações de 2 a 3 horas, o ampli cada noite ficava ligado umas 5 horas... nunca tive algum problema com ele... nunca... so troquei pois tive a oportinudade de pegar um JCM800...

apesar de tudo o que falam... vale a pena testar...
Falo ai...

UserFCC
Veterano
# set/05
· votar


Eu tenho um JTM60/612 (JTM612=JTM60 c/ 1x12' Celestion Heritage). Comprei usado, de um amigo. Durante os 4 anos q esteve com ele, foi feita uma troca de válvulas do power (2xEL34 Sovtek). Nada mais...

Durante os últimos anos (4 ou 5) q está comigo, ele apresentou os seguintes problemas:

1) troca de tranf. de saída (único problema "anormal")
2) dois potenciômetros sujos e um fusível (coisas comuns)
3) troca de válvulas de power (de 4 em 4 anos está + do q razoável)

Dito isso, forçoso concluir que para um amp q tem 8/9 anos de uso, não é caso de excesso de manutenção.

Ademais, valvulados são idiossincráticos por natureza. O gasto com troca válvulas de power é normal. Não quer se aborrecer? Use um transistorizado.

Não se iludam com Laney e Fender Hot Rod baratinhos (todos Made In Asia). Até os mais novos MesaBoogies são chatos e dão problema (e tem consertos mais caros).

Cuidado com o troca-troca e rebiased de 5881>EL34 e vice-versa. Verifique qual o traço original do amp. Exemplo: alguns (p/ mod USA) foram feitos para uso de 5881 (menos overdrive no som e menos corrente no circuito). Para usar EL34 (p/mod. UK), escolha Svetlanas ou NOS e o amp tem q estar preparado para recebe-las.

Sobre aumentar potencia do JTM30, tensão de corrente e "Brazilian hand-Made" falo + tarde...

At+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JTM30