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Mensagem | 
RFontes Veterano | 
 # nov/05 
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  Valmick
 
 Fala, mano! Manda pra mim também esse midi. Valeu, cara!
 rofontes@hotmail.com
  
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rodrigogarcia Veterano | 
 # nov/05 · Editado por: rodrigogarcia 
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  As pregas vocais adultas seguem um padrão junto à classificação vocal onde 
 
 
 as pregas vocais masculinas têm entre 18 a 25 mm  -  - - Tenor (18 a 22 mm), Barítono (22 a 24 mm) e Baixo (24 a 25 mm). 
 
 femininas de 14 a 21 mm,  Soprano (14 a 19 mm), Mezzo-Soprano (18 a 19 mm), Contralto (18 a 21 mm),
 
 
 BARÍTONO: é a voz que intermedeia o Tenor do Baixo. Pode cantar na oitava do Tenor (com timbre mais escuro) ou/e na oitava do Baixo (com timbre um pouco mais claro). Apresenta uma extensão vocal entre A2 a A4. 
 
 
                                     Barítono
 
   A voz masculina média, muito destacada nas óperas de Verdi. Reflete as qualidades do baixo e do tenor, com um timbre/tessitura mais grave e volumoso do que o do tenor. 
 Escala: um grave G2 ou A2 até um G4 ou  A4 
 
 
 Lírico: a voz mais clara do barítono. Muito perto de um tenor de Helden no timbre vocal, mas com uma tessitura mais grave. Seu registro agudo chega ao G4 ou A4. 
 Cavalier: Papéis com grande intensidade nas notas do registro médio e com grandes oscilações entre grave e médio.
 Dramático ou "Característico": voz mais escura, forte e cheia, chegando a até um agudo G4. Faz quase que todos os antagonistas na maioria das óperas italianas.  
 Wagneriano: Especializa-se em papéis de Wagner (sempre "pesados") como Flying Dutchman ou Pizarro em FIDELIO de Beethoven 
  
 
 
 do site tudobrecanto.zip.net
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # nov/05 · Editado por: rodrigogarcia 
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  alguem sabe me explicar que notas um baixo-bariotono pega e qual sua tessitura?
 
 tambem qual a diferenca de um baixo lirico prum baixo baritono.
 
 fiz um teste e neste teste eu fui de fa1 a fa#3... (minha professora discartou a possibilidade de baritono e fui classificado como baixo baritono) e nao passei disso. só que nas musicas que gravo em casa vou até um la3  geralmente e achava que era baritono lírico... tenho 21 anos... minha voz vai mudar ainda? com alguem acontece o mesmo?
 
 
 se alguem me der uma luz ja fico feliz! obrigado desde já galera!
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mar/06 
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  alguem sabe me explicar que notas um baixo-bariotono pega e qual sua tessitura? 
 
 tambem qual a diferenca de um baixo lirico prum baixo baritono. 
 
 fiz um teste e neste teste eu fui de fa1 a fa#3... (minha professora discartou a possibilidade de baritono e fui classificado como baixo baritono) e nao passei disso. só que nas musicas que gravo em casa vou até um la3 geralmente e achava que era baritono lírico... tenho 21 anos... minha voz vai mudar ainda? com alguem acontece o mesmo? 
 
 
 se alguem me der uma luz ja fico feliz! obrigado desde já galera!
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # mar/06 
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  rodrigogarcia
 Provavelmente o teu timbre é mais escuro, tua voz deve ter mais brilho nos graves do que nos agudos... Deve ser...
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mar/06 
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  pior que é verdade! em 2002 quando comecei a cantar meu limite era o de sol2 a do4! era pequena...talvez com mais anos de estudo eu descubra meu timbre.
 
 muchas gracias amigo!
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # mar/06 
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  rodrigogarcia
 Hehe descobrir teu timbre? Teu timbre é esse ae que tu escuta todo dia... Acho que vc quis dizer classificação, certo?
 
 Pra vcs verem que extensão na influencia tanto na classificação, eu sou barítono-lírico e alcanço Ré2 até Si4
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # abr/06 
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  Phillipe NF
 
 mas essas notas nao devem sair bem (facilmente) nao é mesmo? quais as notas q vc poderia usar em musicas liricas (tessitura)?
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # abr/06 
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  rodrigogarcia
 Essas ae mesmo, são as que uso no canto lírico...
  
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rodrigogarcia Veterano | 
 # abr/06 
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  Phillipe NF
 
 mas então qual a sua extensão total? (em chest voice)
 
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daniyel Veterano | 
 # abr/06 
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  Essa coisa de regiao eh uma porcaria e eu nao sei qual eh o nome ideal para mim. Uma vez eu consegui atingir um Mi1 com bastante brilho e teve uma outra que ateh o meu professor se surpreendeu, pois alcancei um Fa5 sem falsete. Que por falar neles, sao muito fracos e sem brilho algum, pelo contrario, me incomodam, uma vez que eu consigo atingir a nota na voz natural. 
 
 Acho que eu tenho uma extensao boa, mas eu me sinto mais confortavel cantando entre Sol1 e Si 4 (no maximo).
 
 Nunca mais eu consegui fazer aquele Fa5. Naquele dia a minha voz estava realmente muito boa, sem roquidao alguma, eu estava bem concentrado e bem relaxado tanto fisica qto mentalmente...
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # abr/06 
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  daniyel
 Membro Novato
 
 
 vc é baritono?
 
 estou analisando ultimamente q se ninguem sabe que voz agente tem nos classificam como baritono.... é foda! Tambem descobri que muita gente tem uma grande extensão e que os cantores tem em media 2 oitavas de regiao de brilho(trabalhada)....
 
 abracos ao pessoal do forum
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # abr/06 
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  rodrigogarcia
 Fiz a mesma observação esses dias... o.0 ...mas fazer o que né...
 
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Bero Vidal Veterano | 
 # abr/06 
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  A classificação de baixo e barítono não depende apenas da altura que é alcançada pela voz. A questão timbrística é muito importante. Por exemplo : o barítono e o baixo, ambos alcançam sol primeira inferior da clave de fá, porém o timbre do barítono ressoa bem menos que do baixo. É importante verificar isto, além da altura.
 
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produtor Veterano | 
 # mai/06 
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  Pq nós barítonos < com mais tendências graves q agudas> tem tanta dificuldade co black music?????
 
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Diego MG Veterano | 
 # mai/06 
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  Ser barítono é um saco!!Ja cansei de nunca conseguir atingir notas muito agudas e nem muito baixa! O meio é tão enjoativo!Olhem só: o baixo alcança notas do meio e baixas, o tenor alcança notas do meio e altas, nós barítonos só alcançamos notas do meio!Isso não nos difere em nada!
 Mas fazê oq.... aff!    :´(
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mai/06 
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  Diego MG
 
 não seja tão trágico! velho quando começei a  cantar tinha influência só de tenores... e queria ser um... mudei completamente minha opinião quando assisti I Pagliaci o Prólogo (baritono dramatico) a voz dele era tão  volumosa e q pensei nossa eu quero ter este tipo de voz! ele alcançou um sol#4 de tenor.
 
 e mais na guia do wmp procure e baixe a musica di provenza il mar da opera la traviata e veja o que um baritono pode fazer...ja assisti tambem um baritono encobrindo a voz do pavarotti em volume....
 
 ser baritono é perfeito pois pode ter um bom som indo um pouco pro grave e um pouco pro agudo. Pense nisso!
 
 abracos
 
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daniyel Veterano | 
 # mai/06 
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  Na minha opinião a voz baritonal eh a melhor voz que existe pq eh, com certeza, a voz que emociona. Enqto o baixo nao tem uma voz comercial por causa do timbre fechado, jah o tenor passa dos limites e confesso que às vezes fico com dor de cabeça ao ouví-los.
 
 Bom, para quem leu meu último post, fico feliz em dizer que consegui fazer novamente as notas mais altas e cheguei ao Sol5. Sabe, me senti meio Mariah Carey pois nessa altura já começa "aqueles gritinhos fininhos". Agora fico c 4 oitavas e 1 terça. Bem, espero conseguir mais alguma coisa.. Só vendo!
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # mai/06 
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  daniyel
 Concordo em tudo... Barítonos > all!!!
 
 Espero um dia chegar nessas suas notas ae hein hehe
 
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Diego MG Veterano | 
 # mai/06 
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  daniyel
 Vc tb é barítono? Alcançou um G5 parabéns espero tb um dia alcançar essas notas! Barítono pode ser bom para uma pessoa treinada assim como vc (se vc for barítino né), pois comigo que nunca fiz canto sinto que minha extensão é muito pequena, por isso as vezes acho a voz baritonal um pouco limitada!
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mai/06 
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  daniyel
 
 digamos que uma soprano em media vá de C4 C6 (noçao americana)
 ou C3 a C5 (Brazil), vc pega Sol5 em qual escala (brasil ou eua)? 
 
 não sei qual o meu range atual mas ano passado era fa2 a Mi7 (tenho audio). nao seria sol7 a sua nota mais aguda?
 
 bom fim de semana e cantem bastante! mas lembrem de respeitar os vizinhos, ta legal!
 
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daniyel Veterano | 
 # mai/06 · Editado por: daniyel 
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  Diego MG:
 
 Cara, antes de eu fazer canto eu me sentia assim tb... No início foi tudo muito difícl, pois eu nao conseguia passar do Sol3. Depois eu fui analizando junto ao meu professor alguns erros e um deles era o mau uso da língua, a pronuncia dos fonemas, a abertura da boca e a altura da voz, pois aos berros, eh humanamente impossível de se cantar alguma coisa. Eu só fui dar noção do alcance da minha voz qd eu comecei a fazer canto há dois anos atrás, pois adquiri técnica na respiraçao, que facilita e muito também.
 
 Mas eu nao sei se sou barítono, pois embora meus graves sejam fortes e volumosos, sinto-me mais à vontade cantando entre Fá2 e Sol4 e o  timbre da minha voz nao eh grave. Eu nao sei no quê me classifico, afinal temos os moldes padrões, mas eu nao me encaixo em nenhum deles.
 
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daniyel Veterano | 
 # mai/06 
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  rodrigogarcia:
 
 Eu peguei Sol5 na escala brasileira, eu nao gosto de utilizar a escala americana, pois acho sureal demais.
 
 Poxa, vc alcança um Mi7??? Nossa!!!! Realmente é muito alto!!!
 
 E cara, esse problema dos vizinhos realmente é um saco. Eu sei que eu tenho capacidade para passar disto, mas morro de vergonha de fazer exercícios e estar incomodando - ou pior - ser motivo de chacota!!!
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mai/06 
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  daniyel
 
 
 He he! curiosidades a parte! como vc faz para pegar o sol3? como é a sua técnica? eu não sei dizer a minha pois eu a inventei hehe. 
 
 No coral onde canto geralmente vocalizo até o mi3 mesmo sabendo que posso ir alem pois é minha regiao de tessitura.
 
 abracos
 
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daniyel Veterano | 
 # mai/06 · Editado por: daniyel 
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  rodrigogarcia:
 
 Cara, nao sei que técnica eu uso - se eh q eu uso alguma, afinal sai sem força. Eu sou um barítono meio atenorado e essa nota para mim nao é ainda muito alta. Eu apenas abro bastante a boca, nao canto na garganta e nao coloco muita força senão acabo desafinando, podendo cair no falsete ou então sair do tom prá cima.
 
 Eu nao me aprofundo muito nos meus estudos de canto, uma vez que isso eh apenas um hobby para mim. O que eu trabalho mais sao as oitavas. Pego de Si3 da música "One Moment In Time" da Whitney Houston e vou subindo de meio em meio grau. Qd a minha voz está mais definida eu já pego o Si4 do Pavarotti e subo de meio em meio grau. Eu nao sei, mas eu acho mais fácil pegar o Si como refência.
 
 Ainda nao faço parte de nenhum coral, mas vou entrar num a partir do meio do ano para justamente aprender mais sobre as partes técnicas e teóricas.
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mai/06 · Editado por: rodrigogarcia 
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  materia q achei sobre voz!
 
 
 A VOZ
 
 http://aurelio.net/doc/misc/leitura_dinamica/texto1.txt 
          A voz tem uma significação especial na oratória. Uma boa voz
     facilita a emissão do orador e lhe dá um apoio firme. Geralmente,
     este aspecto da vida cotidiana - expressão oral - é  descuidada e
     diminui assim o interesse da conversação.
          Para falar em público, o ideal seria satisfazer as qualida-
     des que Quintiliano exigia, "uma voz desembaraçada, cheia, suave,
     flexível, sadia, doce, amável, clara, limpa, penetrante e que não
     perturbe os ouvidos".  Mas as qualidades vocais  vêm junto com  o
     nascimento do indivíduo. Seria necessário aperfeiçoá-lo, a partir
     dessas condições inatas.  O principal é  perceber as virtudes  ou
     defeitos da própria voz, para aproveitar as primeiras e corrigir,
     na medida do possível, as segundas.
          Existem três elementos determinantes da voz humana:  o orga-
     nismo, o ambiente e a personalidade.  A parte orgânica condiciona
     a voz,  pois esta depende especialmente da conformidade do apare-
     lho vocal e do estado físico geral.  O ambiente, também tem a sua
     importância, pois muitos hábitos de locução provêm da imitação ou
     contágio, como por exemplo: o sotaque regional. Por último, a per-
     sonalidade também influi.  A inteligência, a entoação,  a dicção,
     etc, revelam, sem dúvida alguma, o caráter e o próprio eu.
          A voz humana tem,  como qualquer outro som,  qualidades pró-
     prias. Elas são: tom, timbre, quantidade e intensidade.
          O tom é a altura musical da voz. Segundo o tom, as vozes hu-
     manas classificam-se em agudas ou graves.  A escala de registro e
     de altura permite classificar as vozes  masculinas, geralmente em
     três categorias: tenor, barítono e baixo. Também existem tipos de
     vozes intermediárias. Sob o ponto de vista oratório, a melhor voz
     é a do barítono.
          Timbre é o matiz pessoal da voz. É um fenômeno complexo e es-
     tá determinado pelo tom fundamental e pelos seus harmônicos ou se-
     cundários. Reconhece-se pelo timbre característico a pessoa com a
     qual se fala.  Há vozes bem  timbradas e agradáveis, mas  também
     existem roucas, agudas e chiadas.
          Quantidade é a duração do som. Segundo a quantidade, os sons
     podem ser  longos ou  curtos, com  toda a  gama  intermediária de
     semi-longos, semi-curtos, etc.  A quantidade depende, geralmente,
     das características de cada língua, dos costumes linguísticos das
     regiões ou países, da psicologia do habitante, etc.
          Intensidade é a maior ou menor força com que se produz a voz.
     Há vozes fracas e vozes fortes.
          Em fonética denomina-se sotaque ao conjunto dos elementos an-
     teriores, cuja combinação especial em cada língua e mesmo em cada
     indivíduo,  dá a essa língua uma característica diferente daquela
     ouvida no inglês ou no francês. Por exemplo, dentro do campo lin-
     güístico do espanhol,  há um sotaque argentino, um outro mexicano
     e tantos sotaques quantos países onde o espanhol é falado.  A di-
     ferença existe  também entre  zonas ou estados  de um mesmo país.
     Também podemos dizer  que se encontram  diferenças em  bairros de
     uma mesma cidade.
          Finalmente, os sons têm uma escala diferente de percepção ou
     alcance. Existem sons que, por natureza própria, conseguem-se ou-
     vir de muito longe, como a vogal "a", enquanto outros, são escuta-
     dos a uma distância mais  curta, como a "u".  As vozes têm também
     diferente alcance ou percepção, segundo as pessoas.
 
                                      DO LIVRO "INTRODUÇÃO À ORATÓRIA
                                      MODERNA", DE CARLOS ALBERTO LO-
                                      PRETE - EDITORA NOVA (1967)
 
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rodrigogarcia Veterano | 
 # mai/06 
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  http://www.vidanovamusic.com/tvocal.asp 
 tambem é  legal! com dicas de canto
 
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Diego MG Veterano | 
 # mai/06 
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  Não sei se acontece com vocês mais eu possuo muita dificuldade com a vogal "A"! Sai mais ar do que voz! Sofro com essa vogal! Queria dica para ir treinando ela! Seria essa a maldição dos barítonos, pois conheço muitos com dificuldades no "A"!
 Até mais!
 
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Phillipe NF Veterano | 
 # mai/06 
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  Po eu acho o A mais fácil, o problema vem no U...pelo menos comigo... mas sei lá, no início eu tinha problema com I, agora já num tenho mais, é treino mesmo...
 
 Um exercício que meu professor tem me passado ultimamente é fazer: "Tramamamamaaaaaaa" subindo e descendo escalas... e também: "Haaaammmm"
 
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Diego MG Veterano | 
 # mai/06 
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  Phillipe NF
 
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