A Voz de Ópera - Tenores, barítonos e baixos

    Autor Mensagem
    floor jansen
    Veterano
    # nov/04


    A Voz na Ópera – Parte III


    Tenor

    Tenores são as vozes de óperas mais raras, e os diretores dos teatros têm o maior trabalho em encontrar tenores adequados para os seus espetáculos. A voz mais aguda do tenor provém geralmente do som de cabeça e não do de peito, produzido grande entusiasmo no público.

    Um tenor especialmente raro é o tenor coloratura, que tem a mais aguda e flexível entre as vozes deste tipo e canta os papéis de Belmonte em O Rapto do Serralho de Mozart, o Conde de Almaviva em O Barbeiro de Sevilha e Lindoro em A Italiana na Argélia, ambas de Rossini.

    O tenor lírico (tenore leggero) canta Cavaradossi na Tosca, Pinkerton em Madame Butterfly e Lafredo em La Traviata. Estes papéis requerem um som bonito e suave, não sendo extremamente cansativos em termos de comprimento, notas agudas, orquestração pesada e agilidade vocal. O tenor dramático (algumas vezes chamado de tenore robusto) tem papéis mais difíceis no que diz respeito à resistência, extensão vocal e expressão dramática. Entre os papéis para tenor dramático os mais importantes são: os protagonistas de Otelo, Radamés em Aída e o Príncipe Calaf em Turandot de Puccini.

    O tenor wagneriano ou Heldentenor (tenor heróico) é a categoria mais difícil e mais exigida dentre os tenores dramáticos e, como o nome indica, especializado nos papéis wagnerianos: Lohegrin, Siegmund, Siegfried, Tannhäuser, Tristan, Parsifal. Estes papéis, especialmente Siegfried e Tristan, requerem uma tremenda resistência, pois são partes, muitos longas cantadas com orquestração grande e orquestração pesada. Estes papéis requerem também expressões dramáticas, pois são psicologicamente complexos especialmente Tristan, Tannhäuser e Parsifal. Alguns papéis requerem apenas que seu intérprete cante bonito, mas este é raramente o caso com os papéis dos tenores wagnerianos. Tem-se dito que Wagner pedia dos seus tenores volume acima de tudo, porque eles tinham de ser ouvidos através de sua espessa orquestra.

    Wagner não faz exigências impossíveis: quem as faz são certos regentes. Se um regente controla o volume da orquestra, então o pedido não é impossível. Wagner não exige os muitos Dós agudos que outros compositores pedem de seus tenores, pois as maiorias dos papéis para tenor nas óperas wagnerianas estão escritas na região média e não na aguda.


    Tenores famosos

    · Carlo Bergonzi;
    · Jussi Björling;
    · Jose Carreras;
    · José Cura;
    · Mario del Mônaco;
    · Giuseppe Di Stefano;
    · Franco Corelli;
    · Nicolai Gedda; · Beniamino Gigli;
    · Lauritz Melchior;
    · Mario Lanza;
    · Luciano Pavarotti;
    · Tito Schipa;
    · Helge Rosvaenge;
    · Wolfgang Windgassen;
    · Jon Vickers.
    · Plácido Domingo


    · Roberto Alagna


    · Juan Diego Florez



    · Enrico Caruso;


    . Fritz Wunderlich;




    Barítono

    Ainda que os barítonos não façam, normalmente, o mesmo efeito na bilheteria que seus irmãos de voz aguda, os tenores, eles podem se extraordinários no palco e ter papéis maravilhosos. Suas vozes vêm, fundamentalmente, do som do peito, de forma que seu canto soa mais próximo da voz falada. Os barítonos líricos, o tipo mais claro, cantam o Fígaro de O Barbeiro de Sevilha de Rossini, Papageno em A Flauta Mágica e Guglielmo em Cosí fan Tutte, de Mozart. Os barítonos heróicos, de voz mais escuras, cantam os grandes papéis e barítono em Wagner o papel-título em O Navio Fantasma (O Holandês Voador – no original alemão), Wotan no Ciclo do Anel, Hans Sach em Os Mestres Cantores de Nuremberg, Amfortas em Parsifal, Wolfram no Tannhäuser e Telramund no Lohegrin. Os grandes papéis de barítono de Verdi são Rodrigo no Dom Carlo, Germont em La Traviata e o papel-título no Rigoletto, talvez o mais difícil dos papéis para barítono de Verdi. Alguns papéis com Wotan e Telramund são chamados de baixo-barítono, pois requerem notas mais graves que as usuais no barítono, notas de registro de baixo.


    Barítonos fomosos

    . Pierre Bernac;
    · Vladimir Ruzak;
    · Thomas Allen;
    . Pierre Bernac;
    · Geraint Evans;
    · Robert Goulet;
    · John Shirley Quirk;
    · Titta Ruffo;
    · Gérard Souzay.
    . Dietrich Fischer-Dieskau


    . Thomas Hampson



    . Bryn Terfel



    Baixo

    O basso (baixo em português) é a mais grave das vozes masculinas, um som profundo, ressoante, escuro. O Wotan de Wagner pode ser cantado por um baixo ainda que baixos-barítonos o cantem comodamente. O Boris Godanov de Mussorgsky contém o mais famoso de todos os papéis para baixo: Felipe II e o Grande Inquisidor, O Sarastro em A Flauta Mágica de Mozart utiliza s voz de baixo com um efeito sublime. No repertório italiano o basso-buffo canta papéis cômicos como Bartolo e Basilio em O Barbeiro de Servilha ou, em Mozart, o Leporello em Don Giovanni.


    Bassos famosos


    · Boris Christoff;
    · Ezio Pinza;
    · Nicolai Ghiaurov;

    · Ivan Rebroff;
    · Paul Robeson;
    · Willard White.
    . Samuel Ramey


    . Feodor Chaliapin

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    floor jansen
    Uhulll, eh nois na parada
    Quero saber q tipo de tenor eu sou (figas pro dramático)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    floor jansen
    corrigindo...tenor é a voz mais comum...muito comum alias....mas díficil de se achar um BOM tenor...
    baritonos pior ainda...voz rarissima de se achar...e pior ainda encontrar um bom
    baixo nem se fala...
    Gippe
    se já ouviu um dramático cantando???ouve o plácido domingos...se pegar aqueles graves daquele jeito...se é dramático!!hehehe

    Morgana Turunen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    Quero saber q tipo de tenor eu sou (figas pro dramático)
    Eu tb não sei q soprano sou, e torço para ser dramática.

    floor jansen
    FáBiO LiOnE
    Perguntinha de fã....(sei q o tópico esta voltado para ópera, mas como o assunto é vozes masculinas...) o Tuomas e o Marco, do Nightwish, seriam de que naipe? Não sei se vc6 conhecem Pharaoh Sails to Orion, mas que timbre ou técnica, sei lá, é aquela que o cara usa para cantar?

    PuNk Bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    Quero saber q tipo de tenor eu sou (figas pro dramático)
    Fala sério, até tua profe disse que vc tem vocação pra ser ligeiro..huhaueuhahe =P

    Morgana Turunen
    o Tuomas e o Marco, do Nightwish, seriam de que naipe?
    O Marco me pareceu ser um tenor dramático.. mas melhor ver a opiniao do pessoal ai

    floor jansen
    Obrigado pelo ótimo material. Eu não sabia que o termo coloratura tb era utilizado pra tenores. Daqui a pouco já estou vendo alguém perguntar... "qual a diferença entre ligeiro e coloratura?" ehehehehe

    floor jansen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    PuNk Bass
    é mesmo...de nda...


    Morgana Turunen
    olha o Marco é Tenor com certeza...tem uma linda voz, e me parece q usa drive....já o Tuomas é um gato, mas não canta nda, não consigo avaliar.....
    Pharaoh Sails to Orion - essa música é outro cara q canta, mas eu não sei o nome...canta gutural...

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    floor jansen
    parabens pelos topics
    sao muito cheios de informaçoes
    muito ricos
    sao dignos de impressao

    Sharlander
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    floor jansen
    Percebi que em cada classificação vc deixou alguns cantores mais espaçados no final. Saiu errado ou vc quis trasmitir oq ?

    floor jansen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sharlander
    saiu errado mesmo...

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    PuNk Bass
    Fala sério, até tua profe disse que vc tem vocação pra ser ligeiro..huhaueuhahe =P
    Eh, ela jurava de peh junto q eu era primeiro tenor... ligeiro ou lírico... mas eu me acho taum gravaum :/

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    fica quieto e ouve sua prof sua mula!!haUhaUhauahuahuAHUHUHAU grave sou eu que sou baixo profundo!!!você é sopranista!
    mas sério gippe..se acha que tenor lígeiro e lirico são hiperagudos meu???são nada ow!!!hiperagudo é só essas mulher bizarra...homem é tudo comum!!hehehehe nunca passam de certas notas que todo mundo conhece...e o timbre é grave mesmo pow!!SE É HOMEM SANTO!

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    HAuahauahuaauha... eu sei... mas eu ainda me acho gravaum, hiahaihaiahaihaiahaih

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Po, eu n sei nem minha classificação direito e vcs tão indo pra sub já e tão reclamando? XD

    Eu tou empolgado hj, vou começar a fazer canto lírico tb, não vejo a hora de começar...

    A e Gippe, eu tb me acho gravaum... apesar que meu agudo parece uma sirene de tão agudo...

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    The Yellow Monkey
    Sirene?!?!?! Isso pode ser possivelmete falsete... voz de cabeça um soa como sirene, soa como um grito duma criança talvez, mas naum sirene

    PuNk Bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    Sirene?!?!?! Isso pode ser possivelmete falsete... voz de cabeça um soa como sirene, soa como um grito duma criança talvez, mas naum sirene
    Ow, danado, apareça domingo lah no Paltalk pra dar umas aulinhas de voz de cabeça pra gente. Eu toh naquele velho dilema, nao consigo separar mais minha voz de cabeça do falsete.

    FáBiO LiOnE
    fica quieto e ouve sua prof sua mula!!haUhaUhauahuahuAHUHUHAU grave sou eu que sou baixo profundo!!!você é sopranista!
    Caramba Gippe, ateh o Lione que é castrati falando que vc tem voz aguda...ahuahahauhahua.... eh o fim =P

    Morgana Turunen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PuNk Bass
    Agora eu to totalmente confusa... Meu professor falou que eu NAO TENHO GRAVES... Eu eu tava achando que tinha....
    AAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    Gippe
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PuNk Bass
    Ow, danado, apareça domingo lah no Paltalk pra dar umas aulinhas de voz de cabeça pra gente. Eu toh naquele velho dilema, nao consigo separar mais minha voz de cabeça do falsete.

    Blz, apareço sim

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PuNk Bass
    a voz dele tá na mesma tessitura da minha...só com um pouco mais de corpo!

    PuNk Bass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Morgana Turunen
    Agora eu to totalmente confusa... Meu professor falou que eu NAO TENHO GRAVES... Eu eu tava achando que tinha....
    AAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    Eles adoram desmotivar a gente....hehe
    Mas graves exigem bastante treino mesmo, eh dificil fazer uma colocaçao legal e sempre quando vc acha que está saindo legal aparece alguem para tentar corrigir.

    FáBiO LiOnE
    a voz dele tá na mesma tessitura da minha...só com um pouco mais de corpo!
    Aí eu nao sei, eu soh te ouvi naquela gravação que vc me mandou com falsetes, não pude conferir sua tessitura e o Gippe tb eh outro que há tempos eu não escuto

    Gippe
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PuNk Bass
    Escute minha amostra do Ayreon entaum, cabou de sair do forno

    JaBuRu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PuNk Bass
    mano eu vo c baritono, BARITONO!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    JaBuRu
    BARITONO???DÚVIDO!!heheheh

    JaBuRu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    velho... vou t mostra c vai v.. vo grave uma musica q exija graves e agudos de baritono ai c vai v ^^

    PuNk Bass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Deixa o JaBuRu sonhar um pouquinho... ehehehe.. quando eu tinha meus 14 anos achava que ia ser baixo!

    JaBuRu
    velho... vou t mostra c vai v.. vo grave uma musica q exija graves e agudos de baritono ai c vai v ^^
    O timbre tb conta, e naquela gravaçao da blackchember que vc me enviou , nao vi grandes graves nao....

    guilherme augusto soares
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    meu alcanse e do sol1 aola3 que tipo de vocal eu sou e gostaria de saber se geoff tate e mesmo barito com aqueles agudos

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    guilherme augusto soares
    meu alcanse e do sol1 aola3 que tipo de vocal eu sou e gostaria de saber se geoff tate e mesmo barito com aqueles agudos

    ja respondi no outro topico e não é Barito, é Barítono OK!!

    GYMMER
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    q historia eh essa de tenor comum;.... eh raro sim.... comum eh baritono.... quase todo mundo eh baritono... de cada 10 pessoas q conheco 8 sao baritonos, 1 eh tenor e 1 eh baixo-baritono ou baixo

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bom, a maioria que eu conheço é tenor e tenor-ligeiro ainda por sinal! muito raro um tenor lirico... acho que isso varia de região tb...

    Gippe
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    The Yellow Monkey
    Varia sim... nas regioes mais quentes a tendencia eh tudo ser tenor, quanto mais frio mais grave as vozes... mas como nosso idioma tem muito de voz na garganta, os iniciantes sempre acham q saum baritonos, mas baritonos mesmo saum bem poucos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Voz de Ópera - Tenores, barítonos e baixos