Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


kitassato

Vc tem professor de canto, pergunte a ele e tire as dúvidas com ele. Ou estude um pouco.

Bohonos

Vc vai ver que tem um milhão de pessoas neste forum que já fizeram esse mesmo tipo de pergunta e a resposta é sempre a mesma.
Vc quer que alguém que nunca te ouviu, te classifique com base em algumas coisas escritas num texto? Impossível.

Era só dar um geral no fórum antes.

P.h
Veterano
# fev/08 · Editado por: P.h
· votar


Existem estudos que dizem que fá é uma nota de baixo, mas não posso dizer com certeza, porque se você alcança ré tbm pode ser tenor. Tente cantar músicas de mulheres, de preferência soprano. Se vc conseguir cantar na mesma nota confortavelmente pode ser tenor, senão tente contralto. Se for bem nos dois timbres pode ser barítono.

P.h
Veterano
# fev/08
· votar


Existem estudos que dizem que fá é uma nota de baixo, mas não
posso dizer com certeza, porque se você alcança ré tbm pode ser tenor. Tente cantar músicas de mulheres, de preferência soprano. Se vc conseguir cantar na mesma nota confortavelmente pode ser tenor, senão tente contralto. Se for bem nos dois timbres pode ser barítono.

Para Bahonos

anonimuzz
Veterano
# fev/08
· votar


A classificação vocal não se baseia apenas na extensão, aliás, acho que posso dizer que isso nem é dos aspectos mais importantes. Senão, qualquer homenzinho com uns whistles seria uma soprano, o que é um bocado ridículo.

Baritono RJ
Veterano
# fev/08
· votar


Barítono:
Começa Fá, Sol, Lá 1 e vai geralmente às suas 2 oitavas, Fá, Sol, Lá 3, no coral, não deve ultrapassar o Mi ou o Fá 3.

ola, sou novo no forum... li todo o topico e acho que minha pergunta sera meio repetitiva...

é o seguinte, faço aula de canto a 1 mes e minha professora me classificou como baritono... sendo que pelo que vcs disseram no topico minha voz vai alem dos limites de um baritono normal
minha extensao eh a seguinte(sem falsete) apenas na voz de peito e cabeça
começo no F1 e chego ateh E4
e minha professora disse que com mais tempo essa extensao vai aumentar mais, pois jah dei alguns picos mais agudos
mas tenho quase certeza que sou baritono pois ela nao foi a primeira a me classificar como tal
em outros topicos vi pessoas dizendo que um baritono com treinamento consegue alcançar o E4... mas como eu consegueria com tao pouco tempo de curso?
e outra coisa dizem que geralmente temos 2 oitavas de extensao... entao como tenho algumas notas acima de 3 oitavas? algumas notas nao... tenho quase 4 oitaves de extensao... isso eh normal ou sou um monstro O.o??

gostaria de saber a opiniao de vcs

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Baritono RJ
F1 e chego ateh E4
Como vc ficou sabendo dessas notas? Usou algum programa?

Nem mesmo para um tenor ligeiro um E4 é simples e não dá para chegar nessa nota sem anos de estudo. Um E4 é acima de um D4 (Ré agudo de tenor). Como vc, que foi classificado como barítono, conseguiria atingir essa nota.

Acho que talvez você esteja confundindo E4 com E3... o que seria mais razoável para um barítono iniciante. Barítonos podem atingir notas altas como um Si3 ou Do4... mas com o uso da voz de cabeça e com muito estudo.

Então me diga... onde vc 'viu' essas notas?

Baritono RJ
Veterano
# fev/08 · Editado por: Baritono RJ
· votar


SylvioLima

na aula de canto minha professora trabalha minha extensao vocal pelo teclado... realmente eh E4 pq na minha primeira aula eu soh conseguia fazer do G1 ao G3... ai conforme aula vem aula vai... e na aula dessa semana consegui me extender mais, pela voz cabeça, e cheguei ao E4(isso eh normal com tao pouca pratica?)... pelo falsete ainda nao vi ateh onde eu alcanso

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Esse tópico é chatíssimo...

:\

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Baritono RJ
Cara... realmente eu não sei o que falar pra ti. Como eu disse... um E4 não é coisa de 'barítono normal' não... Ou vc é ou a sua professora que é maluca...

Christhian
Concordo. Já encheu o saco isso...

shoyoninja
Veterano
# fev/08
· votar


Baritono RJ
isso eh normal ou sou um monstro O.o??

Isso! Você é O escolhido, algo como o NEO do matrix manja? Com treino você conseguirá se comunicar com morcegos e golfinhos.

Baritono RJ
Veterano
# fev/08 · Editado por: Baritono RJ
· votar


SylvioLima
cara mas eu cheguei nessa nota fazendo vocalizes com a letra "õ" e nao cantando
e praticamente me esguelando fazendo mta força diafragmatica

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Baritono RJ
Então... vc só pode ter usado voz de cabeça (esse õ indica cobertura?). Provalmente deve ter saído com um som muito feio e sem brilho... se vc diz que é barítono. Sem te escutar, não tem como saber nada amigo. Tenta gravar alguma coisa. Pelos 'dados' que vc colocou aqui... você pra mim é tenor. Você não alcança mais baixo que um G1 não? Esse seu G1 é soprado ou é encorpado e com brilho? Se o seu limite é o G1... talvez seja soprado... mas sem algum áudio pra eu te ouvir é impossível eu te dizer alguma coisa.

Só observando que eu não sou professor e nem canto eu estudei ainda. Só estou te falando essas coisas com base no que eu li pelo fórum. Por isso que seria mais fácil você usar a busca (se bem que lá pros primórdios do fórum... as pessoas escreviam muita besteira. Por isso, não sei se te recomendo não hehe).

Pra mim é fim de papo sem você postar alguma coisa com você cantando. Se puder postar esse seu E4 eu ficaria agradecido.

Baritono RJ
Veterano
# fev/08
· votar


SylvioLima
foi na voz cabeça sim

no momento axo que nao seria possivel... pq estou na casa dos meu primos e nem tenho 1 teclado pra me orientar :X
soh sei que era mtoo alto e agudo... o "õ" que digo eh da forma de pronuncia-lo podemos dar "ó" mais aberto e "ô" mais encorpado e nao tao pra fora(num sei explicar)

e quanto ao Fa1 eu faço soh que muito baixo... num chega a ser soprado mas num eh encorpado... tah mais pra um ruido grave e baixo e mais abaixo dele nao consigo

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Baritono RJ
Ok, ok, mas e o teu repertório? O que vc anda cantando?

Baritono RJ
Veterano
# fev/08
· votar


Christhian
daqui pra frente minha professora me passará musicas de coral pois ela faz parte de um... que vai fazer o back vocal do robinson monteiro ai ela disse que c eu pega direito vo cantar com eles no show mas no momento ela nao sabe quais musicas serão cantadas

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Baritono RJ
Tu não tá cantando nada ainda?

Se não, então por que se preocupar com essas notas todas?

Baritono RJ
Veterano
# fev/08 · Editado por: Baritono RJ
· votar


Christhian
nao eh que eu esteja preocupado... eh que pelo que fui lendo ao longo do topico, eu ter essa extensao c um baritono normal na consegue axei estranho... por isso a minha duvida

e como iniciei minhas aulas de canto a muito pouco tempo nao sei quais musicas se encaixam melhor c/ minha voz... mas sou mto ecletico curto desde rock a repertorio lirico :P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/08 · Editado por: Christhian
· votar


Baritono RJ
Velho, se preocupar muito com extensão, para qqr cantor, é bobagem. Tem que fazer bem com o que tem. Ponto.

Conheço uma fila de cantores que cantam muito melhor que várias aberrações, com uma tessitura normal, de duas oitavas. Eu tenho uma extensão ampla mas nem por isso fico esquentando a cabeça com o que faço ou deixo de fazer com ela. Na verdade, ela só será útil contribuir com o meu repertório, de alguma maneira.

Preocupe-se em aprender a apoiar certinho, a impostar corretamente e concentre-se em 'cantar' harmonicamente, não em emitir notas sem sentido. Sua voz, quando vc resolve cantar, não é mais sua, é do seu ouvinte. Tenha certeza que ele quer ouvir algo bom, bem trabalhado, emocionante... não uma coleção de sons sem expressividade.

Baritono RJ
Veterano
# fev/08
· votar


Christhian
entendo ^^

daki pra frente vo pensar mais noq vc disse e nao noq as vezes ouço por exemplo "liriel" c/ aqueles agudos estrondosos querendo impressionar mas que na maioria das vezes nao fica bonito

e como te disse... como iniciei ah muito pouco tempo ainda nao tenho uma noçao boa doq pretendo cantar

na verdade desde pequeno gostei de cantar e como mtas pessoas diziam que eu cantava bem resolvi fazer aula d canto... pq nao adianta querer cantar bonito sem tecnica...
muitas musicas que quando chegavam notas mais agudas eu sentia minha garganta coçar e nao sabia pq... hj jah sei posicionar melhor a voz e nem sinto mais a temida coçeirinha na garganta

P.h
Veterano
# fev/08
· votar


Eu sou 1° baixo e queria saber até onde aminha extensão vai.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


P.h
senão tente contralto.
Eu canto confortavelmente nas notas de contralto. Então eu sou baixo!!!

Agora escute uma das minhas gravações e tire suas próprias conclusões.

Eu sou 1° baixo e queria saber até onde aminha extensão vai.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baixo_Leggero

John Arch
Veterano
# fev/08
· votar


P.h
Eu sou 1° baixo e queria saber até onde a minha extensão vai.

Cara, isso é um troço mto particular. Vc num sabe nem qual a sua extensão e tem certeza de q é 1° Baixo. Sem contar q essa nomenclatura de 1° baixo é coisa dee coral. Vc provavelmente está num coral e o regente te deu essa classificação, num foi?

POR FAVOR, TODOS Q TÊM DÚVIDAS A RESPEITO DE SUA CLASSIFICAÇÃO VOCAL LEIAM ISTO
Quem "folhear" as páginas desse tópico perceberá q as mesmas perguntas vêm sendo feitas ao longo dos últimos anos e, obviamente, a mesma resposta vem sendo dada. Portanto, não queiram achar q vcs vão descobrir a sua classificação precisa simplesmente tomando por base a sua extensão, ou por conta do seu naipe num determinado coral ou pior ainda, através dum forum de internet. A menos q seja algo absurdamente evidente - o q pressupõe tratar-se dos extremos - vai ficar impossível.

P.h
Veterano
# fev/08
· votar


John Arch

Na verdade eu sou baixo porque perguntei a um amigo meu que entende sobre isso, e vou até MI2, na parte grave do piano. A classificação de baixo é muito relativa, pois no final tudo é a mesma coisa. Cantei em coral e em uma banda, e sou adolescente, portanto o meu baixo não é tão potente quanto um baixo comum, e o nome dado para este naipe é baixo ligeiro ou 1° baixo, por ser a primeira classificação. Lancei a pergunta porque cada site diz uma coisa diferente.

John Arch
Veterano
# fev/08
· votar


P.h

Eu tmb sou baixo. E qquer classificação de qquer naipe é mto relativa, por isso q eu disse o q disse.
Mas vc tem q ver o seguinte. Exatamente por essa relatividade, cada pessoa é uma pessoa, e como vc mesmo disse, cada site diz uma coisa diferente, pois não há um parâmetro absoluto, o q é de fato impossível por tratar-se da natureza humana. Mais vale a pena vc mesmo descobrir a sua extensão ao longo dos anos. O q existe, de fato, é uma extensão padrão, cujas notas devem ser atingidas em sua integralidade por determinado naipe. O q quero dizer com isso: uma pessoa não pode ser sequer um baixo agudo de coral se não alcançar um Fa1. Ou seja, tratando-se de subclassificação então, é mto precisosismo querer definir um padrão rígido.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


Na verdade eu sou baixo porque perguntei a um amigo meu que entende sobre isso, e vou até MI2, na parte grave do piano.

Bom então tb sou baixo pq canto o Dó2. - que é uma nota de tenor, oras.


A classificação de baixo é muito relativa, pois no final tudo é a mesma coisa.

A mesma coisa? Como assim meu filho, tem vozes bem diferentes entre os baixos.

Não vai atrás de amigo, de parente, de namorada(o) eheh, vai num bom professor que a coisa é garantida.

Baritono RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Cantante
Bom então tb sou baixo pq canto o Dó2. - que é uma nota de tenor, oras.

axo que ele quis dizer o Mi1 nao o Mi2

Baritono RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Christhian
SylvioLima

apenas corrigindo um erro meu... nao chego a E4(Mi4) e sim a B3(Si3)
eu tinha olhado errado no teclado confundi a nota :X

P.h
Veterano
# mar/08
· votar


Cantante

Conheço um site em que o baixo começa em Dó2. Disse que é a mesma coisa na hora do grave e não gostei do jeito que vc me respondeu, nem me conhece.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


P.h
Conheço um site em que o baixo começa em Dó2. Disse que é a mesma coisa na hora do grave e não gostei do jeito que vc me respondeu, nem me conhece.
Velho, tu não tá dizendo nada com nada... na boa.

Baixo que começa em Dó2? Nos agracie com essa pérola de site, por gentileza!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Baritono RJ
apenas corrigindo um erro meu... nao chego a E4(Mi4) e sim a B3(Si3)
Essa nota é bem mais razoável para um barítono e mesmo para um tenor iniciante. Um Mi4 é uma nota absurda amigo... que bom que vc estava enganado... pq vc já tava confundindo a minha cabeça hehe.

P.h
Conheço um site em que o baixo começa em Dó2.
Não seria um Do1?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal