Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
Dri
Veterano
# fev/06
· votar


Não o menino... eu li, só que a minha ex-prof disse que depois de mezzo-soprano, vem a soprano lírico.
Mas no tópico está escrito outra coisa, tá ligado...

Laryk
Veterano
# mar/06 · Editado por: Laryk
· votar


A sua professora tá por fora.Como soprano lírico pode vir depois de mezzo-soprano se mezzo-soprano é a voz intermediária entre soprano e contralto?
Otra coisa...
Alguém pode me dizer o que é um bendito baritenor?Nunca ovi fala nesse baita nome!Se já tive escrito aqui,por favor destaquem o trechinho específico aqui.
Muito obrigada!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Preciso discordar do que foi posto no início desse tópico... por favor me corrijam se eu estiver falando besteira!

Encontrei esse esquema bem legal lá:


e-----------------------0--1--3--5--7--8---------------

B---------------0--1--3-------------------------------- Oitava acima

G----------0--2----------------------------------------

D--0--2--3---------------------------------------------

A-3---------------------------------------------------- Dó central

E------------------------------------------------------


Depois, na segunda página, Mike Jenner postou o seguinte:

O Tópico está certo?
Não seria invertido?
Dó central é a 2ª Corda (Si) 1ª casa, ok?


E a Barbara Jolie respondeu:
Está!


E eu pergunto:

Vocês têm mesmo certeza que o dó central no violão é aí mesmo (Corda Lá, 3ª casa)? É que facilmente chego no C5, se essa for a notação!!! Claro que com um falsete... e se der mais um pouquinho de mim, no falsete, chego no G5 (isso mesmo, 15ª casa da cordinha mi - como o André Matos cantando "Carolina IV", mas não com o mesmo brilho, né?!)!!! E vejo o pessoal falando aqui que C5 é o bixo!!! Daí pensei que o que eu achava ser C5 era C4... fiquei na dúvida...

Mas ontem fiz a comparação entre o violão e o piano. O dó central do piano, C3, corresponde à mesma tonalidade da primeira casa da segunda corda do violão. Ou seja, aquele desenho ficaria assim:


e---------------------0--1--3--5--7--(8)--------------- Oitava acima (C4)

B-------------0--(1)--3-------------------------------- Dó central do piano (C3)

G----------0--2----------------------------------------

D--0--2--3---------------------------------------------

A-(3)-------------------------------------------------- Oitava abaixo (C2)

E------------------------------------------------------

Mas meu irmão, que é guitarrista e tá fazendo aulas de violão no conservatório, me disse que o dó central (na pauta) corresponderia àquele primeiro esquema lá em cima mesmo. Fiquei na dúvida: será que eu tinha escutado mal o som do piano? Mas não tinha, eu tinha escutado certinho e ainda conferi num teclado aqui em casa, o dó central do teclado, correspondente ao que vemos numa pauta (clave de sol), tinha mesmo aquele som. Acontece que, ao que parece, quando olhamos uma pauta na clave de sol para piano os tons estão uma oitava acima do violão, olhem o desenho aí embaixo:


__________________________________________________________

__________________________________________________________

______ SI ________________________________________________

_____________________________________________ SOL ________

____________________________ MI __________________________

____ DÓ ___


Esse dó aí é o dó central no piano, certo? Beleza, só que sua tonalidade corresponde à tonalidade da corda Si do violão na primeira casa. Ocorre que se você pegar essa pauta para o violão, esse dó corresponderá à terceira casa da corda Lá, daí a confusão toda! No entanto, no violão, esse DÓ será uma oitava abaixo do DÓ central do piano: C3!!!

Disso resulta que o C3, no violão, para efeito de comparação de tonalidade (que quer dizer frequência - em Hertz) é a 1ª casa da corda Si, mesmo que na pauta, aquele primeiro dó corresponda à corda Lá na terceira casa. Portanto, este primeiro dó aí para o violão seria o C2. Então, o piano é quem deve ser tomado como padrão de classificação vocal, a não ser que se faça a transposição de nomenclatura utilizando-se do violão.



Resultado final:

e---------------------0--1--3--5--7--(8)--------------- Oitava acima (C4)
B-------------0--(1)--3-------------------------------- Dó central do piano (C3)
G----------0--2----------------------------------------
D--0--2--3---------------------------------------------
A-(3)-------------------------------------------------- Oitava abaixo (C2)
E------------------------------------------------------




Quer dizer então que, sem forçar, vou do E1 (6ª corda solta) até F#3, mas fazendo falsete, vou até C4 (sem forçar a barra!)...

Beleza?

Acho que é isso aí! Se eu estiver errado, por favor, me corrijam!!!

Valeu pessoal... abraços a todos e todas...

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/06
· votar


Desculpem, gente, tenho que fazer uma pequena correção...

15ª casa da cordinha mi - como o André Matos cantando "Carolina IV"
essa nota seria, depois do que postei acima, o G4... mas a nota mais alta do André nessa música é E4... me enganei!!!

Olympia
Veterano
# jun/06 · Editado por: Olympia
· votar


lost prophet
Contratenor é um homem que canta no mesmo registro da contralto. Num coral por exemplo, canta junto das mulheres de voz grave (alto: contralto, mezzo soprano). Alguns exemplos típicos são Ney Matogrosso e Edson Cordeiro, mas para canto lírico essencialmente, recomendo MUITO o filme Farinelli. É a história de um dos contratenores mais famosos que já existiu.

abraço

só vi depois que a sua pergunta era antiga, mas espero ter dado pelo menos uma boa dica de filme!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/06
· votar


Danckor Vallence Buriok
Vocês têm mesmo certeza que o dó central no violão é aí mesmo (Corda Lá, 3ª casa)?
Não. Tah errado!

Precisamos corrigir lah...

Vou ver se um modera arruma lah pra nós.


Valeus!

Mateus Pegoraro de Freitas
Veterano
# jun/06
· votar


Porra, ultima vez q eu postei aqui foi em 23/ago/05
eahaeuhaeuhaeu quase 1 ano XD

Já descobri mais ou menos que eu sou :D
Tenor Heróico ou Lírico =p
Do Si2 ao Fá5 (num dia perfeito), normalmente é até o Dó5.
E com falsete - que depois pelo que me parece vira voz de apito - ao Ré6 e se forçar Mi6.
(tem gente que reclama... então no outro sistema vai do Si1 ao Mi5, felizes? hauhaua)

Até fiz um tópico perguntando o que é esse raio de "terceiro registro", que parece que é essa voz de apito.

Se alguém pudesse me ajduar com isso...
Pq eu ainda não sei qual tipo de Tenor eu sou.
E com essas milhões de classificações diferentes ae... confundiu do que eu já sabia.
Acho que eu sou Heróico, pq este tem uma extensão grande, de natureza da voz, Se eu fosse lirico talvez eu teria a voz falada mais fina, ela é bem grave.

Penso eu, sei lá... só tenho 2 meses de aula de canto e coral...

o/

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06 · Editado por: membro
· votar


Pessoal, nenhum tenor alcança dó5. A extensão de tenor vai, a grosso modo, de dó 2 a dó 4, tomando-se por base o dó 3 central do piano, seja ele lirico, dramatico, ligeiro, etc. Essas classificações se darão de acordo com o peso, se é clara, escura ,etc.
Não é porque é a escrita para tenor na partitura seja igual a da soprano que O SOM que um tenor emita seja o mesmo. Mesmo nos vocalises quando se vai trabalhar com um tenor, usa-se uma oitava acima, apenas como uma referência mais aguda porque principalmente os iniciantes tem uma tendência a "pesar" a voz.
Estou falando de voz plena. Nada a ver com falsete.[b][/b]

John Arch
Veterano
# jun/06
· votar


Cantante,
essa discussão acerca do que é possível ou o que não é possivel já foi feita milhões de vezes nesse tópico, e posso destacar alguns pontos:

1º - O que vc chama de classificação decorre de uma convenção feita para ópera há séculos anos atrás, dizendo respeito, portanto, ao canto lírico e conseqüentemente à voz plena.

2º - Mesmo tomando por base essa classificação, trata-se meramente de uma média, não podendo-se levar em conta casos excepcionais.

3º - Nesse sentido, ultrapassando a voz os limites pré-estabelecidos, levar-se-á em conta muito mais a qualidade timbrística, ou seja, a "cor" da voz do que a extensão propriamente dita.

4º - Nem todo mundo canta música erudita e tampouco está interessado na classificação que advém desta. Tomando por base o canto popular, a "cor" da voz torna-se ainda mais imprescindível para a referida classificação (que na minha opinião chega a ser desnecessária), uma vez que nessa modalidade de canto, o uso do falsete e registro de apito são um fato concreto, extrapolando-se absurdamente os limites da classificação. - NESSA HORA QUE VC CHEGARIA E DIRIA QUE POR ISSO QUE VC DISSE QUE FALAVA DE VOZ PLENA, eu sei.

5º - O Mateus em momento algum falou que sabia que alcançava Dó-5 pois estava escrito em uma partitura. Acredito que ele tenha chegado a essa conclusão por meio de algum instrumento.
OBS.: se ele se utilizou de um violão, pode ter cometido uma impropriedade técnica, conforme observa das últimas mensagens, pois este instrumento é entoado uma oitava abaixo do que é escrito na partitura!!!

Conclusão: ESQUEÇAM ESSA PORRA DE CLASSIFICAÇÃO; DE ISSO É IMPOSSÍVEL DE SE FAZER, ETC.
No canto popular vc pode usar todos os registros, um barítono pode alcançar notas de tenor, tenor notas de contralto, etc e pouco importa, uns vão se considerar tenores pq cantam muito agudo, quando no entanto poderiam ser barítonos se se utilizassem somente de sua voz plena (clássico caso do Freddie Mercury).

- Adam Lopez é tenor e tem 7 oitavas na voz; Se vc não considera alguns registros dele, etc, não importa, pq o mundo considera, o Guiness considera, e ponto final!!!

Msg da moderação: evite ofensas gratuitas, este fórum foi criado para criar amizades. =)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06 · Editado por: membro
· votar


Em outros tempos eu responderia com o mesmo f..-se, mas hoje não.

Acho que o amigo quis pegar uma carona para tentar aparecer, mas não deu muito certo, principalmente porque não sabe nada a meu respeito.

Primeiro lugar, leiam "a grosso modo" isso quer dizer que nem todos os tenores alcançam só essas notas. Um baritono que cante só em falsete SEMPRE será um baritono na voz real.

Dizer que é impossível classificar uma voz é uma bobagem sem tamanho. Imagine que tipo de aula um professor daria a um aluno sem saber nem ao menos que tipo de voz é a dele?
Esse tipo de ignorância leva ao abuso vocal, a uma carreira curta e a falta de "consciência vocal".
Gente que pensa assim acha que cantar é só abrir a boca e berrar ou vomitar. Por mim tudo bem se querem se estourar, vão em frente, mas hoje em dia as coisas mudaram, as pessoas estudam.

A conclusão é totalmente abobalhada.

Ninguém falou em Adam Lopez nem em ninguém. Porque razão o cidadão teve um piti cor-de-rosa é que eu não entendi.

John Arch
Veterano
# jun/06
· votar


Cantante

Vc entendeu td errado...primeiro, o foda-se foi genérico, só uma expressão, e foi pra tds q ficam ressucitando esses tópicos que naum chegam a lugar algum...segundo, eu não disse em momento algum que barítono que canta em falsete vai deixar de ser barítono, (e sim que pessoas desavisadas achariam isso) e mto menos que é impossível classificar uma voz, releia lá, vc provavelmente leu apressadamente (tinha um ponto e vírgula, e dps um "de", mudando totalmente o assunto).

Só quis dizer que nada é impossível, e que as pessoas devem parar de se preocupar tanto com classificação no que tange à nomenclatura, e se preocupar mais com o som de fato!

John Arch
Veterano
# jun/06
· votar


E complementando, se vc está acostumado com berros e grunhidos eu não sei, mas eu estudei 5 anos de canto lírico (ainda estudo) e tenho plena noção das coisas q eu falo (se lidas como deveriam ser), e principalmente, que cantar não é só abrir a boca...

Se ficou ofendido, sinto muito, é a vida, mas se vc olhar a quantidade absurda de tópicos sobre isso e pior, a quantidade maciça com que se apresentam essas mesmas picuinhas, vai entender o que eu quis dizer.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06 · Editado por: membro
· votar


Bom, eu não sei se um foda-se genérico é melhor. Acho que se era pra todos fica ainda pior.

Caso é que eu não tenho culpa das picuinhas levantadas por aqui, mesmo porque não levantei nenhuma picuinha. O que eu disse é fato. As vozes são assim classificadas e ponto. E o que vale como classificação é a voz plena.
Não existe nenhum problema em se classificar uma voz, correto?
Onde está o grande problema em dizer que o Mercury era barítono, por exemplo? era, e daí? o que isso muda? mas ser barítono era o que fazia da voz dele ser o que era.

Não acho que um assunto como esse não tenha relevância, principalmente quando as pessoas acabam dizendo coisas que não correspondem a verdade. Acho que cabe a quem entende mais do assunto dar uma ajuda. Vc não pode chamar de picuinha só porque tem gente que não entende tanto do assunto.

Quanto a ficar ofendido? porque deveria? porque alguém que eu não conheço e que não me conhece chega e diz: foda-se se vc não concorda!
Bom como vc mesmo diz, é a vida. Cada um dá o que tem.

Se vc prestar atenção no que o Mateus diz:
"Já descobri mais ou menos que eu sou :D
Tenor Heróico ou Lírico =p"

Vc deixa que ele diga que alcança um dó 5 e não o corrige? Ele está usando o termo TENOR HEROICO/ TENOR LIRICO. Termos daquela "porra de classificação" como vc diz.

Tempo de estudo por tempo de estudo tenho bem mais do que vc e prefiro ajudar quem sabe menos, inclusive corrigindo se for preciso para que as pessoas não saiam por aí pagando mico.

Não sei porque razão alguém pode ficar tão raivoso com "quantidades absurdas de tópicos sobre o assunto tal". Os seus comentários e atitudes não são condizentes com o seu suposto tempo de estudo.

mari_fuji
Veterano
# jun/06
· votar


oi, gostaria de saber minha classificação... sou nova aqui...

sei que é difícild e descobrir assim, mas eu canto os agúdos de músicas como de legião urbana com facilidade, mas me enrolo com os graves.... e de músicas mais líricas, acontece outra coisa... às vezes meu agúdo some e meu grave continua ruim, muito forçado....

beijos e obrigada desde já

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06
· votar


Mari, nem é dificil, é impossível descobrir a classificação de alguém dessa maneira. Nem que vc enviasse algum material gravado seria garantia.
Isso só pode ser feito por alguém experiente, um professor de canto, e bom porque eu mesmo já vi várias pessoas que foram classificadas erroneamente por professores ruins.

mari_fuji
Veterano
# jun/06
· votar


obrigada mesmo assim ^^

dedocarlos
Veterano
# jul/06
· votar


me voz eh barítono com extensão de 1º tenor.
eu me encaixo aonde???

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/06
· votar


Olá. Sou novo por aqui e não entendo nada sobre canto. Mas eu sei teoria e estudo violão e guitarra.
Eu não peguei muito bem essas classificações de vozes, mas com alguns exemplos eu gostaria de entender.
Por favor, me dêem a classificação aproximada dos seguintes cantores:

1) Phil Collins;
2) Ney Matogrosso;
3) Raul Seixas;
4) David Gilmour (Guitarra/Pink Floyd, músicas como Money, Breathe e Another Brick in the Wall).

E gostaria de saber também se é normal a voz sair diferente no microfone. Ou será o microfone? Ou talvez até mesmo eu que não estou
percebendo minha voz direito?

Obrigado.

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar


Muito legal, só pra ter registrado

John Arch
Veterano
# ago/06
· votar


Renan Gonçalves Flores, É normal a voz sair diferente no microfone, ou pelo menos, diferente para VC.
Vc cresce acostumado a ouvir uma mescla da sua voz interna e externa (desconsiderem a nomenclatura, acabei de inventar, mas é pq é como realmente é). Interna, pois ressoa internamente, nas cavidades do rosto, dando uma sonoridade distinta daquela que as outras pessoas ouvem. Estas somente ouvem sua voz qndo ela é externada do corpo, e portanto, tem uma sonoridade diferente.

Por isso, qndo vc fala ao microfone, vc ouve a sua voz como as outras pessoas a ouvem, ou seja, a voz externa, o que causa uma certa estranheza, mas dps vc acostuma...

Villts
Veterano
# ago/06
· votar


Ae, meu Limite eh cantar Holy Land do Angra até is 2:03, tenho uma classificação?

P.S.:Nunca fiz aula, treino em casa mesmo, tento acompanhar as musicas sem desafinar e tal...

John Arch
Veterano
# ago/06
· votar


Villts, td mundo tem uma classificação, mas não tem como vc saber assim, só um professor experiente pra te dizer kra, até msm pq o limite q vc canta nessa musica aí pode ser em falsete, o q não é considerado na classificação.

Villts
Veterano
# set/06 · Editado por: Villts
· votar


John Arch
td mundo tem uma classificação, mas não tem como vc saber assim, só um professor experiente pra te dizer kra, até msm pq o limite q vc canta nessa musica aí pode ser em falsete, o q não é considerado na classificação.

sem falsete cara, kiria saber c eu conseguiria, com treino, mandar agudos bons

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Villts
Kra, td mundo pode cantar agudo, mas é uma coisa meio subjetiva. O seu agudo pode ser bem mais agudo q o meu, mas bem mais grave q o do Fabio Lione, sl. Cada pessoa tem a sua região de melhor sonoridade, mas pode trabalhar a extensão, ficar bonitinho o resto.
Mas falsete bem trabalhado fica bem interessante. Além, disso, o Andre pode ter cantado em falsete as partes mais agudas (como lhe é de costume)...eu nem lembro dessa musica.
Mas o fato é q com estudo e treino vc vai melhorar. Não há dúvidas, se vc tiver a oportuindade de fazer aulas, faça!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Villts
Complementando o que o John falou, a classificação correta as vezes demora um bom tempo pro professor encontrar em vc. Ouça um som meu e perceba que minha voz tem picos bem agudos. Mas qdo entrei na banda de baile que toco, eu tinha um repertório que era quase de barítono, por que provavelmente minha classificação foi feita de uma maneira precipitada. Por isso é sempre importante um acompanhamento constante de um profissional, principalmente qdo se começa.

Abraços.

Harpia
Veterano
# set/06
· votar


Oi gente, alguem sabe me dizer se sopranina e soprano ultraligeiro é a mesma coisa?

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Harpia
Sopraninos se refere às vozes infantis, enquanto q soprano ultraligeira diz respeito às vozes femininas mais agudas

Harpia
Veterano
# set/06
· votar


Valew John.
Você sabe me dizer se a Vibeke do Tristania seria soprano ligeiro ou ultraligeiro? Porque me falaram uma vez que ela era sopranina.

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Harpia
Não faço a menor idéia...valeu!

dedocarlos
Veterano
# set/06 · Editado por: dedocarlos
· votar


olha só eu vou do SOL 2 e vou até LÁ 4,(SEM FAZER FALCETE, COM FALCETE EU VOU ATÉ O MÍ5 OU FÁ5,DEPENDENDO DO DIA, MAS NÃO O FAÇO PORQUE EU AXO QUE FICA MUITO FEMININO, NADA CONTRA A QUEM VAI AGUDO, SOU FÃ DELES, MAS EM MIM AXO QUE FICA FEIO),E EU AXO QUE É SÓ MINHA VOZ MAIS GROSSA, EU SOU O QUE??????? EU OUVIA DE QUE EU ERA 2ºTENOR, E DEPOIS 1º, E DEPOIS POR CAUSA DESSE SOL 2, EU ERA BARÍTONO COM EXTENSÃO DE 1º TENOR.
AFINAL SOU O QUE??????1º,2º ou BARÍTONO.
QUANDO EU VOU TENTAR FAZER GRAVES MINHA TIPO "SALTA" PARA UMA NOTA MAIS AGUDA, ISSO É NORMAL????
POR FAVOR ME RESPONDAM, ESTA DÚVIDA ESTÁ ME MATANDO.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal