Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
benjahole
Veterano
# out/06
· votar


Eu tenho uma dúvida... eu comecei a fazer aula de canto há pouco tempo, então eu ainda não entendo muito dessas coisas, se eu falar alguma besteira vocês finjam que não viram. Então... no início, o professor me disse que eu era mezzo soprano. Depois de umas aulas, ele disse que eu tinha passado da escala (é escala que fala?) de mezzo soprano, 3 notas a mais. Aí eu perguntei se eu era soprano e ele fez uns exercícios comigo... ele disse que eu cheguei lá mas que estava um pouco forçado ainda. Eu fiquei no meio termo, nem soprano, nem mezzo. Mas acho que “meio termo” não existe nesse negócio de classificação vocal. Então eu queria saber se, com o tempo, com treino, fazendo exercícios, eu chego na soprano lírica (ele disse que soprano dramática é quem tem mais de 30 anos e que soprano coloratura eu não sou, então lírica seria o mais perto), ou se eu “volto” pro mezzo soprano... sei lá. Se alguém pudesse me ajudar, eu ficaria muito agradecida.

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


benjahole
Querida, não existe essa de mudar de classificação. Vc é o q vc é! Pode acontecer do professor ñ ter certeza inicialmente, e analisando, com o tempo, chegar a conclusão definitiva...mas, soprano dramática é q tem mais de 30 anos?? E msm assim, tem meio termo sim! A prova disso é o q vc msm falou: existe soprano dramática, coloratura, lírica e ligeira...existe tipos diferentes de mezzo e de contralto, e assim vai.
esses são os meios termos, saca? Abrange quase td, o resto fica por conta do timbre, extensão...algo q só uma analise mais detalhada pode dizer

benjahole
Veterano
# out/06
· votar


John Arch
Ontem eu perguntei pra ele e ele disse que eu sou mezzo mesmo. Sei lá, né... vai entender... mas lendo isso agora eu entendi o negócio de “meio termo”.
Valeu ;)

xTec
Veterano
# out/06
· votar


Quanto q os maiores tenores alcançam?

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


xTec
Rapaz, eu já li essa sua pergunta há dias, mas tava com preguiça de escrever, me desculpe.

Bom, como diria Jack "O Estripador", vamos por partes. Bom, quanto ao termo "grandes tenores", ele é meio vago. Pois, tome por exemplo, o Pavarotti. Ele é um excelente tenor, mas é um tenor dramático, e consequentemente acaba tendo menos agudos do q um tenor ligeiro bem treinado. Entendeu? Tem varios tipos de tenores, o que complica um pouco a história.

Agora, a média de nota mais aguda (em voz plena) entre os tenores ligeiros (que são os mais agudos entre os tenores) é Sol4. Agora, se vc considerar falsetes, o negócio vai embora. Inclusive o ser humano recordista mundial em agudos é um cara do sexo masculino.

Leandro Rigon
Veterano
# out/06
· votar


Olha, face as últimas mensagens, só posso dizer: leiam as primeiras páginas do tópico, lá todas essas respostas já existem.

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


Concordo

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/06
· votar


John, eu não entendi.

Vc disse que o Pavarotti é um tenor dramático?? De modo algum. Ele é um tenor lírico com uma tendência a ser ainda mais leve.

E mesmo tenor ligeiro pra pegar sol 4, olha hein, fá até que vai em alguns, mas não é média não.

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


Cantante
Desculpe, quanto ao pavarotti eu escrevi errado, mas enfim, o sentido da frase permanece o msm.

Agora, quanto à nota mais aguda, relendo aki, acho q realmente do jeito q eu redigi ficou esquisito. Não quis dizer q a média de nota mais aguda dos tenores ligeiros é Sol 4, e sim, q entre os tenores q mais alcançam agudo (e portanto, fogem à regra) a nota é essa. Eu deveria ter tirado a palavra média ali de cima, pois estavamos falando das exceções...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/06
· votar


Eu só ouvi um fá em voz plena até hj, do Matteuzzi.
Vc sabe de alguma gravação de um sol? Deve ser um treco estranho...

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


Perae, acho q eu tenho sim...dexa eu encontrar e verificar se é SOL msm.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


John Arch

Tbm gostaria de ver.. acho uma Sol4 muito alta...

Mento077
Veterano
# nov/06
· votar


ahhaha michael kiske manda um sol4 em uma musica...

mas é canto popular.

benjahole
Veterano
# dez/06
· votar


O meu ex-professor tinha dito que eu era mezzo soprano, mas duas professoras de um coral onde eu canto agora disseram que eu sou soprano e não mezzo soprano... eu não estou entendendo muito o que está acontecendo, um diz uma coisa, outro diz outra, eu estou um pouco confusa, até porque eu não canto há muito tempo...
As professoras disseram que pode estar essa confusão porque eu tenho 16 anos, e a voz está mudando, deixando de ser voz de criança pra ser voz de adulto, essas coisas. Elas também disseram que minha voz ainda vai mudar e mais um monte de coisas. O que acontece? A voz muda muito, a ponto de eu deixar de ser soprano pra ser mezzo ou contralto, sei lá? Já me disseram que isso não acontece, mas não sei... estão me dizendo tanta coisa ao mesmo tempo...
E uma delas disse uma coisa que me deixou meio assim, que foi que talvez com a técnica eu visse que não era soprano, visse que as notas eram muito difíceis pra eu alcançá-las, que eu meio que “voltasse” a ser mezzo... mas ela disse que isso de soprano, mezzo soprano, etc, tem a ver com timbre e não com extensão vocal... e outra, a técnica não ajuda ao invés de “atrapalhar”? E eu alcancei as notas “brincando”, como ela mesmo disse. O que está acontecendo??? Estão me deixando meio perdida... alguém, por favor!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


Olha com essa idade a última coisa que vc precisa se preocupar é com classificação. Tem um moooooooooonte de outras coisas.
Vai se preparando, cantando coisas que não exigem extremos da voz, trabalha bem o centro da voz sem forçar que daqui um tempo vc se acha.
Relaxe!

rickers
Veterano
# jan/07
· votar


Tenho facilidade pra cantar músicas do Faith No More, Alice in Chains e Soundgarden. Meu timbre é meio escuro, e eu acho que atinjo do primeiro Sol da corda "mizão" do violão até o Si ou o Dó da corda "mizinho". E minha voz falada é grave. Alguém faz idéia do que pode ser a minha classificação?

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


rickers
Kra, é impossível saber assim, dá uma lida no tópico inteiro q vc vai perceber isso. Procure algum professor ou cantor experiente q possa te dar uma luz

gabrielbacelar
Veterano
# jan/07
· votar


Bom Dia a todos... sou novo aqui!


tenho muitas duvidas, qual deve ser minha classificação vocal? chego até c-1 com certa facilidade, o problema é q não consigo tirar a voz da garganta, e minha extensao é curta, menos q 2 oitavas. alguem conhece alguma musica que eu possa cantar com essa extensao baixa e curta? eu nao consigo achar.



nao li todos os post, só as 2 primeiras paginas, mas....


sobre os records, sabem se a de maior extensao contiua sendo da yma sumac? com 5 oitavas de extensao. (http://www.yma-sumac.com e http://www.sunvirgin.com)


quem não conhece a yma sumac, vale a pena pegar algumas musicas no emule. tipo: voice of the Xtabay, Xtabay (Lure of unknow love), tumba (earthquake), virgens del sol, royal anthem, Ataypura (hight andes), lullaby e outras. ate mesmo a discografia completa. um voz extensa e linda. e pela dificuldade de achar musicas q cobrissem sua extensao vocal ela preferiu cantar musicas de sua terra natal e cultura, musicas incas, classificadas nos anos 60 como exoticas. podem nao gostar do estilo das musicas, mas vale pela voz.


tem uma brasileira de cabelos vermelhos que foi no Jô dizendo que chegava a 9 oitavas( hehhe) se ela chegou mesmo, niguem ouviu, tadinha, nao deve saber o que significa 'oitava', que é a faixa de som audivel dividido por oito. claro que tem pessoas que ouvem faixas mais extensas, mas tudo bem. pra ela chegar à nota mais alta teve que fazer varias tentativas, ou seja, essa não é sua extensão como ela afirmava. nao me lembro o nome dela, se alguem tbm viu e se lembra do nome, por favor me refresque a memoria.


e sobre a Tarja Turunen, ela começou a cantar com 3 anos e a estudar canto aos 5 se não me engano. possuidora de outro linda voz, estudou muito canto a vida toda e foi 'estragada' pela banda nightwish cantando symphonic metal, gosto muito da banda unica e exclusivamente pela Tarja. que deveria se dedicar mais ao seu projeto 'Noche Escandinava' e lançar logo um CD em Lied.


e Outra duvida, pq a voz aguda é muito mais apreciada que a grave? até os homens tentam elevar a voz em vez de tentar abaixa-la. sabem como posso conseguir baixar mais minha voz? sem estraga-la. e exercicios pra tirar a voz da garganta.


bom, eu sei q não é legal posts grandes... mas, foi mau, não deu!

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


gabrielbacelar
Vc tem q analisar do seguinte ponto de vista: qndo essas pessoas falam em 9 oitavas de extensão, 5 oitavas de extensão, tão falando de td, desde fry até voz de flauta. E dessa forma, qquer pessoa tem uma extensão desmedida. Claro q uns mais do q outros, mas esse tipo de coisa não vale na hora da classificação vocal.
A média de extensão de uma pessoa é de 2 oitavas, logo, vc não tem uma extensão curta. Só não alcançou a totalidade da msm, até msm pq, como vc msm diz, não consegue tirar a voz da garganta. Claro q com treino, e até msm forçando, vc pode passar dessas 2 oitavas.

O nome da mulher é Georgia Brown, correto?

Quanto à Tarja, acho ela mediana, e não considero q ela tenha estragado a voz cantado no Nightwish, haja vista q ela cantava lírico msm. No máximo, ela desgastou a voz dela, mas aí já é outra história...

Em relação à preferênia pela voz aguda, é td uma questão de época, gêneros populares. Antigamente, a preferência na Europa era pelos barítonos...

gabrielbacelar
Veterano
# jan/07 · Editado por: gabrielbacelar
· votar


John Arch

é, com certeza com treino e tirando da garganta eu pretendo ampliar minha extensão... mas até lá, é dificil achar músicas pra cantar...

o nome é esse mesmo, georgia brown.

no caso da yma sumac, ela relamente canta com a extenção de 5 oitavas, algumas pessoas apenas consideram 4 oitavas e meia eu acho, por achar que quando ela desce muito, apesar de conseguir cantar tranquilamente, não soe uma voz natural.

e sobre a tarja, o que quiz dizer em estragar a voz, é por ter perdido tempo cantando um estilo que permite, e nao necessite utilizar muita tecnica, apesar q ela cantava lirico como disse. tipo, ela poderia ter continuado estudando mais, se não dedicasse tanto tempo as turnes, gravações, etc...
mas a voz dela é linda e canat com tecnica superior a qualquer cantora ou cantor de estilos semelhantes e comparavel a boas cantoras liricas. pelo menos em minha ignorante (pos estudei pouco tempo musica, e vou voltar mes que vem) opnião.

Obrigado pela atenção.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/07
· votar


e comparavel a boas cantoras liricas

Nem a pau.


O caso é que existe uma certa preocupação com extensão, com alcance e etc, que não deveria existir.

A Brown mesmo, só serve para record, porque ela cantando...é bem fraca.
A Sumac, Robin e outras, fica aquele negócio meio assim: Circo. Na verdade é circo, exibição do tipo olha até onde eu vou. Parece meio que comum que essas pessoas que tem grande extensão não tenham a voz muito interessante. Talvez porque o foco delas está voltado para outra coisa que não chegar ao ponto culminante da interpretação, que é o que vale.
Tem vozes muito menores que são muito mais interessantes.
Então, claro que é bom ter uma boa extensão, mas se for uma porta que canta com diz um colega, de nada adianta.

Baritono Martin
Veterano
# jan/07
· votar


Oi sou novo aqui no forum, hoje é o meu primeiro dia, mas conheço um pouco sobre classificação vocal e estou sempre pesquizando novas classificações ou vozes de grande raridade. No momento estou pesquizando sobre as classificações francesas como os Mezzosoprano Desclauzas e Dugazon, o Tenor Trial e o Baixo Laruette, se alguem souber alguma coisa sobre estas classificações por favor me respondam.
Já editei no wikipedia classificações sobre todos tipos de vozes inclusive as francesas, mas procuro mais informações. Tambem estou procurando saber sobre a voz feminina mais grave do mundo. Aguardo respostas de quem as conheça. obrigado!

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


Cantante
Aí, eu tava lendo um artigo, e falaram dum cara chamado Stefan Zuker, que em 1980 executou um Lá4 em voz plena e entrou para o livro dos recordes. Depois eu dei uma olhada por aí, e vi mais alguns lugares dando a mesma informação. Mas não tem nd mais aprofundado sobre o tópico, e tampouco qquer gravação.

Baritono Martin
Veterano
# jan/07
· votar


Fui eu que editou no wikipedia as vozes raras e coloquei Stefan Zuker como a voz de peito mais aguda, mas tambem não encontrei essa gravação. Só achei alguma coisa relacionada com a ópera I Puritani onde o tenor no final da ópera emite um Fá4, o site era direcionado a voz do tenor Alfredo Kraus e comparava ele com outros tenores na execusão dessa nota, que muitos tenores fazem no falsete como Pavarotti, apenas Zuker e Kraus emitem-na em voz plena.


Eu achei por acaso esse topico relacionado a Zuker quando procurava alguma informação sobre Marie Sol-Chevalier, um soprano que emite um Dó7 e quebrou o recorde de Mado Robin.

Baritono Martin
Veterano
# jan/07
· votar


Tambem coloquei que Yma Sumac tem a voz feminina mais grave alcançando um Sib1, alguem editou que Mariah Carey emite um Fá1, tem um video no youtube, mas pra falar a verdade não dá nem pra ouvir a nota, o que eu vi foi um susurro e não se pode considerar como nota. Dá pra ouvir só um ré2 sem brilho, se não fosse o microfone ampliando o volume não daria nem pra escutar.

Gosto muito da Mariah mas só nas notas agudas.

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


Baritono Martin
Bom, Zuker e Kraus não foram os únicos a emitir um Fa4 em voz plena. Como nosso colega Cantante msm ressaltou, o Matteuzzi já a executou.

Baritono Martin
Veterano
# jan/07
· votar


Eu sei que outros tenores tambem já cantaram o Fá4, e não esqueci o Mateuzzi, é que o site fazia uma comparação apenas com Kraus e Zuker.

Outros dois tenores que eu já escutei foram Nicolai Gedda e Bradley Willhams.

Tem uma gravação da ópera Adelson e Salvine de Bellini completa com Bradley Willhams que eu acho que ele ultrapassa o Fá4 em um dos duetos da ópera.

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


Bom, enfim, eu ñ me importo mto com essas raridades não. É sempre mto esquisito. É legal ver uma vez, mas ficar ouvindo é um saco. É igual ouvir ao Malmsteen tocando guitarra. O kra vai no limite da velocidade, mas enche o saco em 5 minutos. Mas já q vc gosta, deveria ouvir a Maria Callas. Ela pode ñ ter batido nenhum recorde, mas cantava em várias classificações diferentes (e cantava bem, diga-se de passagem). Claro q isso custou a voz dela em pouco tempo, mas isso já é outra história...

Baritono Martin
Veterano
# jan/07
· votar


Como eu sempre digo ópera é só pra quem entende e sabe o que está escutando, a importancia dessas vozes raras são de grande valor na história da música.

Quando vc entende a música, ela se torna agradável ao ouvido e não é cansativa.

Maria Callas cantava papéis de diferentes classificações, de papéis destinados a sopranos leggeros até alguns de mezzosoprano, afinal ela era um soprano absoluto e tinha um registro muito extenso, o timbre escuro e a tecnica facilitava a interpretação dos papéis. Mas ela nunca mudou sua classificação o que ela mudava era apenas a nuance variando a cor da voz através da tecnica do chiaro scuro.

John Arch
Veterano
# jan/07 · Editado por: John Arch
· votar


Baritono Martin

Vc entendeu meio errado, camarada. Em primeiro lugar, eu estudo canto lírico e ópera e continuo com a msm opinião. Eu ñ disse q essas vozes ñ tem importância, eu disse q eu não gosto. Veja bem a diferença. Além disso, é bem diferente um grande cantor q manda uma nota bizarra, totalmente fora da tessitura, do q uma Georgia Brown da vida, q tá mto mais preocupada em chegar a notas q nem o ouvido humano pode registrar.

Em segundo lugar, nunca falei q a Maria Callas mudou de classificação, simplesmente pq isso não existe. Ninguém muda de classificação, pelo menos não dps da puberdade. O q eu falei é q ela cantava em papéis q exigiam classificações que não eram a dela, até mesmo de Mezzo.

Quando vc entende a música, ela se torna agradável ao ouvido e não é cansativa.
Vc entende a estrutura do axé? Eu tmb. Agora me responda, ela se tornou agradável por isso? (note, nd contra o axé, é só um ponto de vista)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal