É possível usar "Belting" e "Speech Level Singing" ao mesmo tempo?

Autor Mensagem
Srelaeh
Membro Novato
# out/16


Já que o "Belting" é gritar de forma saudável , e "Speech Level Singing" é cantar no volume da voz...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/16
· votar


Srelaeh
Já que o "Belting" é gritar de forma saudável , e "Speech Level Singing" é cantar no volume da voz...

Genial

Srelaeh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Srelaeh
· votar


Christhian
Pode parecer óbvio , mas eu acreditava que alguém fosse capaz de responder! E muito obrigado pela educação...

thiago stteffen
Veterano
# out/16
· votar


Existem mil maneiras de responder sem ser arrogante. Inclusive não responder..

sandroguiraldo
Veterano
# out/16 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Srelaeh
Com todo respeito, creio que essas definições que você fez das 2 técnicas citadas estão equivocadas (definições de Wikipédia). O Christhian, que lhe respondeu, é uma das autoridades sobre canto aqui no FCC (veja os troféus dele rsrsrs). Procure também pelos tópicos do GersonM e do -Dan. Até onde sei, são os mais capacitados aqui no fórum pra te ajudar.

E não leve a mal a forma como respondemos. Se ficar ofendido, aí que a galera será ignorante.

jprpfera
Veterano
# out/16
· votar


É meio triste esse forum de canto...eu sempre passo aqui para aprender algo mas é difícil.Quem entende do assunto desdenha, e quem não sabe fica dando dicas vuadas...recomendo pesquisar em forum gringo, tenho aprendido bastante...e claro um bom professor!

Ningen
Veterano
# out/16 · Editado por: Ningen
· votar


[null]

thiago stteffen
Veterano
# out/16
· votar


Srelaeh
Com todo respeito, creio que essas definições que você fez das 2 técnicas citadas estão equivocadas (definições de Wikipédia). O Christhian, que lhe respondeu, é uma das autoridades sobre canto aqui no FCC (veja os troféus dele rsrsrs). Procure também pelos tópicos do GersonM e do -Dan. Até onde sei, são os mais capacitados aqui no fórum pra te ajudar.


E não leve a mal a forma como respondemos. Se ficar ofendido, aí que a galera será ignorante.


Aí o rapaz vem procurar algum tipo de orientação e é assim que o suprassumo do canto responde?

E sério que ele tem que levar patada na boa? Pq senão fica pior?

Em resumo, o FCC canto é apenas a vitrine do christian, é isso.

PguitarMaxx
Veterano
# out/16
· votar


Srelaeh
Cara, tenta perguntar em fóruns gringos, geralmente eles tentam ajudar. É uma pena que eu não esteja apto a te ajudar, se não o faria. As autoridades daqui preferem gastar o valioso tempo delas desdenhando do que ajudando de fato.


Não adianta, você pode aprender tudo nessa vida, menos humildade.

Gansinho
Veterano
# out/16
· votar


Ok, eu vou tentar ajudar. Utilizando a busca do fórum, encontrei diversos tópicos falando sobre ambos os assuntos.

Sobre Speech Level Singing, o Christhian e o GersonM (membros conceituados aqui do fórum) disseram o que acham nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/206453/

E o Chris também nesse post:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/285752/#8268336

Sobre belting, o Christhian diz o que pensa nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/188384/

Enfim, a partir da leitura desses tópicos, vemos que a sua pergunta é um tanto quanto boba, pois são coisas que não tem nada a ver. Eu entendo a ironia do Chris na resposta dele, pois o Speech Level Singing (e outros métodos de ensino de canto "inovadores") sempre surgem como assunto aqui no fórum e os usuários mais experientes sempre dizem que são balela. Então tem gente que já tá meio cansada do assunto por aqui.

Mas então acho que é isso. Procure ler os tópicos antigos e tire suas conclusões.

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Fica bacana combinar os termos, tipo speech level belting, ou belting level singing. Bem sonoro... aposto que alguém vai usar isso num futuro não muito distante para ganhar dinheiro fácil.

Enfim, cliquei ali no seu nick para ver outras postagens na esperança de ouvir você cantando, e encontrei só outro tópico com umas pataquadas sobre falsete, drive, voz de cabeça e ser um "tenor/baixo". Acredite, "genial" ainda ficou bem barato.


Esses devaneios não levam a nada, faça aulas e cante.

Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/16
· votar


É incrível como a internet é um celeiro de madres-terezas e joão-paulos! O mais paradoxal é que, em um meio onde a LEITURA e a ESCRITA são os principais meios de comunicação, o analfabetismo funcional parece ser algo difícil de ser combatido.

Algum de vocês LEU o título e a postagem? Vou ajudar vocês a decodificar, de uma maneira bem simples:

- É possível gritar e falar ao mesmo tempo?

O autor do texto deu AS SUAS PRÓPRIAS DEFINIÇÕES LITERAIS para suas dúvidas e, consequentemente, JÁ AS RESPONDEU!!!! Ou nenhuma das "madres" parou pra pensar que tal qual uma 'equação simples' onde basta substituir as variáveis, trata-se é uma pergunta FECHADA, que vai aceitar apenas SIM OU NÃO? Por que é tão difícil para vocês interpretarem um texto, incluindo a minha resposta? Isso é comunicação básica e o infeliz que não souber se expressar corretamente, está fardado ao fracasso, não somente num fórum sem movimento de canto, mas na vida.

Agora o pior de tudo é neguinho que, sempre que tem oportunidade, adora se passar por bom samaritano atrás de um monitor. Nenhum dos "Zorros" parou pra pensar que eu entrei no tópico por CAUSA DO TÍTULO e VIM RESPONDER, quando me deparei com o post inicial?

Deus tá vendo e vai mandar uma nuvem de gafanhotos pra comer a sua pera na fruteira.

Raphael F. Silva
Veterano
# out/16
· votar


Srelaeh, apesar de eu já ter tido alguns problemas no fórum no Passado, e ficado muito tempo afastado dele, e concordar um pouco com o seu lado, também entendo o pessoal que te respondeu, e infelizmente, sua questão foi um tanto infeliz!

Como o Christhian disse, não se grita e fala ao mesmo tempo.
E você já sabia disso quando criou o post, e eu entendo que sua intenção era criar uma discussão interessante com várias páginas de debate.

Apesar disso, aconselho a procurar ajuda fora dos fóruns.
Vários professores de canto hiper-competentes dão aulas On-line, via skype, caso você não tenha condição de contratar um professor presencial.

E na dúvida, amigo, se sua intenção não é cantar profissionalmente, apenas cante! É divertido, faz bem, e você não vai precisar se preocupar com os outros!

Caso contrário, aulas. Simples assim!

Grande abraço!

Srelaeh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Srelaeh
· votar


Christhian
É óbvio , sim , mas fui mal interpretado e não pretendo mais usar este fórum , por conta dessas experiências desagradáveis! Sou auto-didata há menos de 1 ano e conheci apenas as definições , não as técnicas em si. Qualquer pessoa pode pegar a definição da própria 'WIKIPEDIA' , cobiçando a técnica mas não entendendo como ela funciona realmente. Se existem variações de mixed voice , desde voz de peito + falsete , peito + cabeça e por aí vai , por que não seria possível? Meu interesse era saber se de alguma forma , fosse possível usar o belting no volume da voz de fala. Perguntei no YR e não me responderam , talvez por ser um pergunta besta conforme vocês. Eu sabia que aqui era dedicado á música...

Srelaeh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Srelaeh
· votar


Eu "ENTENDO" as definições do que VI , apenas aprecio esse universo que é o canto. Não dá pra acreditar em tudo que se vê pela internet , por isso , não tenho uma explicação correta. Mas como isso tá soando vitimismo , é melhor continuar não sabendo mesmo , perdi o interesse :) Aliás , esses tópicos já respondidos nem sempre aparecem em pesquisas...

Srelaeh
Membro Novato
# out/16
· votar


Srelaeh
"Membro Novato"

Srelaeh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Srelaeh
· votar


Apesar desta briga desnecessária , shoyoninja vi teu cover de "Child in Time" antes mesmo de sua presença aqui (procurando na internet) e ficou muito foda!

Obrigado por todas respostas , não tive intenção de criar isto!

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


Para mim o "Speech Level Singing" foi a coisa mais sem vergonha que inventaram.

É totalmente tosco pensar que é o aumento de volume o responsável pela tensão. O que seria então dos cantores líricos?

Tanto que os caras que usam esse "treco" como técnica, quando vão para os agudos sai aquela vozinha fraca, normalmente um falsete bem mixuruca.
Vi um professor youtuber de canto dando exemplos de voz de cabeça, falsete e voz mista. Faz todas do mesmo jeito e ainda fala: - Ouça só a diferença!

O Belting apesar de não ser uma maneira muito saudável de cantar, pelo menos solta a voz de verdade e empolga.

Ningen
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ningen
· votar


Tanto que os caras que usam esse "treco" como técnica, quando vão para os agudos sai aquela vozinha fraca, normalmente um falsete bem mixuruca.

Não posso concordar pois sou fã desse cara:

Acho esse "falsete" muito tesudo kkkkk

Acho que tudo depende do que você quer, qual o seu objetivo. Do que você gosta e etc.

Ah... e o marketing do SLS não é nem cantar no volume da fala... isso é erro de tradução... é ainda pior... é cantar com a facilidade da fala.
Mas concordo... ver alguém cantar a meio metro do microfone empolga sem dúvida.

Mas acaba tendo a ver com a maneira pela qual a pessoa "verdadeiramente" transmite a emoção da canção, trecho... nota e etc.

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Mas o que tem o Frusciante a ver? Ele diz que usa o Speech Level Singing?

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Gansinho

De certeza mesmo só o Kiedis... Que está até no site do SLS mor, Seth Riggs.

Sim, agora que reli suas perguntas percebo que talvez tenha ido longe demais... haha

O John disse que tomou aulas com o Ron Anderson que é discípulo do Seth Riggs...

Claro que isso é tudo especulação pois cada um acaba repassando e absorvendo o conhecimento da sua forma...

Contudo, pelo que andei estudando, no SLS a voz de cabeça tem uma "qualidade" que pode ser descrita como disse o colega Squillo.
E pelos meus testes (tenho uma voz com características parecidas com a do John, flauta) atingimos resultados muito parecidos naquelas regiões.

Talvez eu tenha viajado um pouco mas.. se você tiver algo a acrescentar, tô aqui pra aprender mesmo.

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Minhas perguntas foram genuínas, não sabia que o Frusciante falava que teve aulas de SLS. O Kiedis também diz que teve aulas de SLS? Interessante.

Mas continuo achando a maior balela.

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


Ningen

Acho que é um bom exemplo. Suponho que seja intencional fazer isso de ficar alterando com falsete, mas fica aquela impressão de que são duas pessoas cantando.

Pra mim soa estranho, e me escapa como que cantar desse modo possa melhorar a interpretação. Mas como vc mesmo disse é questão de gosto e objetivo. Certamente vai encontrar muita gente que goste desse modo.

Mas pra mim mais parece que é medo de ir para os agudos.

Ningen
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ningen
· votar


Gansinho
Minhas perguntas foram genuínas, não sabia que o Frusciante falava que teve aulas de SLS. O Kiedis também diz que teve aulas de SLS?

Calma... rsrs. Eu que fui ligando os pontos, talvez precipitadamente.

No site do "criador" do SLS, Seth Riggs consta o Kiedis.. E o Frusciante disse que teve aulas com o Ron Anderson que é discípulo do mesmo Seth Riggs.

E pelo que andei "vendo" a voz de cabeça* pregada pelo SLS - em vozes com característica mais de flauta, e não metálica - se assemelha à produzida pelo Frusciante. (que é às vezes, principalmente por outras escolas, confundida com falsete, pela leveza e etc).
Tanto que o Squillo confirmou como sendo um bom exemplo ao que ele tinha em mente.

*Sobre termos, nem tento mais comentar... Há uma confusão enorme... Talvez por questões de tradução... Cada escola/professor/"criador" acaba utilizando os que gosta mais...

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Nossa, na lista de clientes tem uma porrada de erro nos nomes. uhauhauh
Anthony "Kaedis", "Lincoln Park" uhauhauh

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Gansinho

Eu vi isso tbm kkkk

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


É que voz de cabeça tem mais pegada.

O que ele faz ali é falsete mesmo, aliás tá na moda cantar em falsete (de novo).

Seth Riggs...sujeito esperto, muito esperto.

Ningen
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ningen
· votar


Squillo

Seth Riggs...sujeito esperto, muito esperto.

Como assim? rsrs

-----

Filosofando um pouco aqui:

- Você diz que quando se usa o que o SLS chama de voz de cabeça e você mesmo chama de falsete, "parece que tem outra pessoa cantando".
- E você, que curte mais o Belting, diz que prefere sua própria escola pois se "solta a voz de verdade" nos agudos.
- E existem muitas críticas, inclusive resumindo o Belting ao fato de ele "subir a voz de peito" até as notas agudas...

Das duas uma:
1 - Ou a voz de cabeça do SLS é realmente falsete, voz falsa. (Ponto pro belting)
2 - Ou é voz de cabeça mesmo e a galera do belting que não está acostumada a usá-la. Permanecem na voz de peito. (Ponto pro SLS)

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


Ningen

Acho esperto, malandro, porque criou uma fantasia em torno do seu "método", como se fosse algo novo e bom. Jogou, o pessoal caiu e ele ganhou uma grana.

- Você diz que quando se usa o que o SLS chama de voz de cabeça e você mesmo chama de falsete, "parece que tem outra pessoa cantando".

Sim, porque na parte grave canta no registro de peito e quando existe uma ameaça de agudo, falseteia, com a desculpa de que é o aumento do volume o responsável pela tensão. Aí parecem dois cantores, um para o grave outro para os agudos.

- E você, que curte mais o Belting, diz que prefere sua própria escola pois se "solta a voz de verdade" nos agudos.

Eu tenho muita objeção em relação ao Belting, mas comparando as duas coisas, prefiro alguém que vá no agudo mesmo sem medo.

- E existem muitas críticas, inclusive resumindo o Belting ao fato de ele "subir a voz de peito" até as notas agudas...

Sim, por isso não sou muito favorável. Força demais.

1 - Ou a voz de cabeça do SLS é realmente falsete, voz falsa. (Ponto pro belting)

A dita voz de cabeça deles é falsete sim, porque o cara só entraria na voz de cabeça aumentando o volume e a pressão e cobrindo a voz. Não dá pra fazer o agudo na voz plena com aquele volumezinho deles e sem soltar a voz pra valer. Bom até dá pra fazer a baixo volume mas fica uma voz presa, vc vê que não tem naturalidade. E fazendo falsete o tempo todo nos agudos fica chato. Cantor previsível demais.

2 - Ou é voz de cabeça mesmo e a galera do belting que não está acostumada a usá-la. Permanecem na voz de peito. (Ponto pro SLS)

Não é voz de cabeça, mas o pessoal do Belting não usa mesmo. Hoje em dia eles dizem que não, que modernizou, etc, mas se for assim então estão usando o mesmo que os cantores líricos, ou seja, vai e vem, todo mundo acaba indo para o que já se conhece (mas com um belo marketing em cima).

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


Squillo
Por acaso você é o Gerson numa nova conta? auhuhauh
Se não for, desconsidera o comentário.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível usar "Belting" e "Speech Level Singing" ao mesmo tempo?