Dúvida sobre bel canto, speech level singing e canto em geral

Autor Mensagem
edsim
Veterano
# mai/11


fala galera

andei pesquisando sobre SLS, vendo apresentações dos caras que seguem esse método e achei uma merda.

Porém, achei interessante as explicações dadas, de como funciona o corpo durante o canto e etc. E queria entender as diferenças do SLS para o canto "normal".


1) Acho que a principal diferença pregada pelos caras que cantam SLS é o ataque ao diafragma, que no SLS não é um ataque brusco como no canto normal. O que isso ocasiona, tirando a intensidade das notas?


2) Outro ponto do SLS é o passaggio sem transição bruscas, com a inclusão da voz mista e tudo mais.
Mas uma extensão vocal sem transições bruscas não seria o ideal para o canto normal? E o que vocês acham que o conceito de voz mista existe também no canto normal?

3) E a extensão vocal dos praticantes de SLS (pelo que eu li), normalmente é bem vasta, a que se deve isso?

E dei uma lida na wikipedia a respeito de bel canto, sei que não é uma fonte confiável, mas nos princípios técnicos de bel canto tem isso:

"A base técnica do bel canto reside na ênfase do controle da respiração, no aperfeiçoamento do legato, na precisão e flexibilidade da coloratura, na ausência de transições bruscas entre os registros, no controle sobre uma longa extensão vocal (com um registro agudo bastante desenvolvido e de fácil emissão) e na capacidade de construir a situação dramática pela própria linha melódica e pelos atributos vocais."

essa parte do controle da respiração, ausencia de transições e longa extensão vocal tem alguma similaridade com o SLS?


enfim
ficou grande, mas resumindo, qual parte técnica torna o SLS "inviavel" (baseado nas perfomances que eu vi)?

obrigado a todos!

Sheev
Veterano
# mai/11
· votar


Quais foram as performances que você viu? Posta aí.

edsim
Veterano
# mai/11
· votar


Quais foram as performances que você viu? Posta aí.

a maioria das que eu vi foram do brett manning e alguns relacionados, depois eu pego mais vídeos no histórico e posto

mas lembro desse aqui



Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


brett manning

Que lixo. Não foi esse cara que inventou aquela porcaria de SLS?

Se foi, tá explicado.

edsim
Veterano
# mai/11
· votar


Que lixo. Não foi esse cara que inventou aquela porcaria de SLS?

Se foi, tá explicado.


não sei se ele é o criador, mas é tipo um dos maiores "disseminadores" da técnica

alguem entende alguma coisa do que acontece nessa técnica pra soar dessa maneira?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


edsim
alguem entende alguma coisa do que acontece nessa técnica pra soar dessa maneira?

Eu entendo. Não acontece nada, por isso é tão ruim assim.

McBonalds
Veterano
# mai/11
· votar


essa parte do controle da respiração, ausencia de transições e longa extensão vocal tem alguma similaridade com o SLS?

De acordo com o vídeo que você postou, não tem nada a ver hehehe

Mas de fato, o SLS tem alguns conceitos parecidos com o bel canto, pelo fato de o SLS não ser nada além de um apanhado geral que um certo espertinho fez da técnica italiana para poder vendê-la com outro nome e totalmente deturpada.

Repare que eu destaquei conceitos lá em cima, pelo fato de as idéias do SLS existirem só na teoria, porque na prática é impossível atingir os resultados que eles dizem atingirem.

Meu conselho é que todos os alunos fujam desse método nefasto, porque ele só leva à mediocridade.

Sheev
Veterano
# mai/11
· votar


edsim
Jura que alguém segue o que esse cara "ensina"? Os alunos nunca o ouviram cantar, né? rs...

Leopold
Veterano
# mai/11
· votar


Depois que a gente fala que esses metodos são todos vagabundos e fajutos, tem carinha que fica bravo, mas veja só o criador do "método"...cruz credo, que porcaria.

Como é que ganha dinheiro com isso ainda? tem que ser muito cara de pau.

presto
Veterano
# mai/11
· votar


De bel não tem muita coisa, quase que ele chegou a uns 10% do que o Travis canta.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/11 · Editado por: Jattto
· votar


qual parte técnica torna o SLS "inviavel" (baseado nas perfomances que eu vi)?

A parte que, do jeito que é ensinado, faz o aluno NÃO atingir os objetivos que o próprio método propõe.

Leopold
Veterano
# mai/11
· votar


Acho que a principal diferença pregada pelos caras que cantam SLS é o ataque ao diafragma, que no SLS não é um ataque brusco como no canto normal.

Cara, isso não dá nem pra entender. E dizer canto normal é estranho, porque parece que esse método safado é alguma coisa especial. E o que seria canto normal perto desse método Frankenstein, que pega pedaços de uma técnica e outra, deixa bem morto e depois junta numa coisa só?

Gansinho
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, incrível, eu nunca vi esse Brett Manning mandando bem em algum vídeo.

shoyoninja
Veterano
# mai/11
· votar


Gansinho
Po vc não procurou direito, olha só que beleza:



Gansinho
Veterano
# mai/11
· votar


shoyoninja
Eu vi esse vídeo hoje AUHUHAUHA
Ri pra kct auhuha

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Eu vou dar uma reavivada nesse tópico só pra dar uma contribuída pro SLS. O "inventor" do conceito não é esse rapaz meia boca aí e sim Seth Riggs.
Em várias entrevistas ele diz que SLS nada mais que uma nova forma de dizer Bel Canto.

Analisando o vídeo abaixo, vcs podem perceber que Seth e Pavarotti (o maior de todos na minha opinião de merda) tinham a mesma ideia sobre a arte de cantar



E assistir só aos videos dos merdeiros cantanto realmente complica. Mas tem merdeiro em todos os jeitos de cantar.

Dêem uma ouvidinha nesses outros exemplos melhorzinhos, como Luther Van Dross por exemplo



Ou esse rapaz aqui chamado David Phelps



Espero, do vale da minha ignorância, ter ajudado a elucidar um pouco os mitos sobre o SLS. Não tenho um décimo da capacidade, conhecimento ou qualidade dos mais veteranos por aqui, mas achei um pouco de exagero esse "bash" todo.

Abraço a todos

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


vcs podem perceber que Seth e Pavarotti (o maior de todos na minha opinião de merda) tinham a mesma ideia sobre a arte de cantar

Ah por favor...tinham a mesma idéia? Pavarotti tinha a idéia, vir depois e dizer quase o mesmo é seguir a técnica original.

Pura enganação essa porcaria de método.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


ter a mesma idéia pode significar seguir a idéia. Semântica apenas.

shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox
Tá, melhorou muito agora, além de não cantar nada TAMBÉM o criador ficou rouco.

Que semelhança há entre a tentativa de grito que esse cara deu no vídeo e a demonstração que o Pavarotti fez? O cara chega a ficar vermelho e não sai voz...

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Eu vou dar uma reavivada nesse tópico só pra dar uma contribuída pro SLS.

E qual seria a razão de contribuir com isso? Vc segue o método? fez alguma coisa por você? Vc era péssimo e depois que começou nele consegue fazer coisas que nem sonhava? Tem domínio total da voz por conta dele?

Em várias entrevistas ele diz que SLS nada mais que uma nova forma de dizer Bel Canto.

Isso chega a ser uma heresia. Eu sempre repito. Pegar uma coisa que já existe, modificar, dar uma pincelada aqui e ali, colocar um nome pomposo e depois dizer que é coisa nova é bem comum por aí.
Esse treco já está aí já tem um bom tempo e nunca convenceu ninguém, fora o pessoal mais ingênuo.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox
O que que tem a ver o Luther Vandross e o David Phelps com o assunto?
São excepcionais cantores e eu tenho quase certeza de que eles não usaram esse método fajuto de ensino.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Ai ai, acabei de lembrar pq parei de frequentar esse fórum, ô povinho babaca...

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox
E voltou por quê?
Ter opinião diferente da sua agora é "ser babaca"?
Acho que o babaca é você.

McBonalds
Veterano
# out/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Lex Vox
Ai ai, acabei de lembrar pq parei de frequentar esse fórum, ô povinho babaca...

Se você ataca o argumentador quando acabam os argumentos de verdade, talvez seja melhor que você não participe de fórum nenhum mesmo.

Na minha opinião, foi vergonhoso colocar a demonstração desse Seth Riggs junto com a do Pavarotti. Ficou evidente a diferença na qualidade do som emitido pelos dois, e também a dificuldade desse Riggs em emitir notas básicas, que nem agudas são.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


Lex Vox
Velho, eu achei esse vídeo estranho também... E o tal Seth Riggs me pareceu bem sem noção do que estava falando. Parece que é alguém que entendeu de maneira rudimentar o que deve ser feito com a voz, mas quer falar com a imponência de quem domina - e isso fica MUITO claro, pra mim.

Abraços e relaxa, mano. Fórum é pra debater mesmo, pra chocar opiniões.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox

Meu, voce já é veterano, não devia ter esses chiliques aí não.

Você não é um cantor de voz formada, não tem o menor sentido você se doer porque alguém discorda da sua magnânima opinião, que não tem embasamento nem de experiência e nem de estudo.

Me irrita profundamente um cara que vem até aqui e ofende os outros gratuitamente. Isso sim é ser um grande babaca.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Não Não, ter opinião diferente Não é ser babaca, ser babaca é discordar sem argumentar.

Dá uma olhada no post do Chris e veja a diferença entre ser babaca e argumentar de forma contrária.

Leopold, eu sou um cantor de meia tigela amador. Qualquer um aqui canta mais que eu. Minha opinião não é magnânima, aliás, como eu deixei bem claro, a minha é uma opinião de merda. Eu só trouxe um pouquinho mais de informação, aguardando um debate saudável, como raramente acontecia aqui antigamente.

Quando o Chris diz que o Seth aparenta não ter noção do que ele tá falando, eu reflito sobre este argumento, pq sei da capacidade do cara, já fui aluno dele, sei quem ele é aqui no fórum e na vida real, e ele só não é meu professor até hoje por questões geográficas.

Quando o Gansinho me diz que o método é fajuto sem dar um único argumento e o Leopold ao invés de argumentar tenta abrir um inquérito policial para investigar minhas capacidades vocais, eu acho babaquice.

Respeito a tudo e a todos, olhem meu histórico e veja que sempre fui educado, polido e gentil com todos. Posso ter exagerado no sarcasmo algumas vezes, mas nunca fui babaca. Aceito qualquer opinião contrária à minha, desde que devidamente acompanhada de um argumento, por mais fraco que ele seja, pelo menos sei que a pessoa refletiu.

Hoje faço aula com um professor que considero bom, que tem formação erudita e aplica alguns conceitos do SLS na sua aula, que me ajudaram MUITO a entender voz de cabeça e passagio. Minha extensão,que como o Chris pode afirmar pq me deu aula, não é pequena, mas ficou muito mais suave de alcançar notas em suas extremidades, tanto pra cima quanto pra baixo. Assim que eu tiver um mínimo de tempo vou fazer uma gravação para que vocês possam avaliar com o coleguismo e sinceridade que sempre esperei dos participantes deste fórum.

E agora chega que isso aqui tá virando acordão ao invés de post.

Leopold
Veterano
# out/11 · Editado por: Leopold
· votar


Lex Vox

Muito bem, você pode até achar que as pessoas apenas discordam sem argumentos, porém, isso é normal. Vai ter gente que vai discordar de você apenas por discordar, isso sempre acontece.

Mas isso não dá a você o direito de ofender ninguém. Então pelo seu histórico, vc TINHA sido educado e gentil com todos, até agora.

Você acha realmente que está certo?

Eu não sou um exemplo de postagens maravilhosas, mas nunca xinguei ninguém gratuitamente. Quando você ofende está perdendo todo e qualquer argumento, muito além do que qualquer um que tenha dado uma resposta sem muito fundamento.

E o que vc chama de inquérito foi argumento. Eu perguntei o que o método (eu já li sobre ele, já vi as entrevistas, e que NENHUM professor bom que eu conheço aprova, porque pra nós é claríssimo que se trata de cópia mal feita) tinha feito por vc, para que vc o defendesse assim.

Me desculpe, mas pra mim não existe nenhuma justificativa pra isso.

Se vc espera algum coleguismo tem que ser o primeiro a fazer isso.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Ok, ainda não vi nenhum argumento da SUA parte me dizendo pq o SLS é tão nefasto, mas whatever.

E, releia a sequência de comentários após o meu post e veja quem foi que faltou com coleguismo com quem.

Por mim pode encerrar esse tópico, não vai sair luz nenhuma daqui e só tá ocupando espaço

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


Ja vi vários vídeos do tal do Brett Maning no youtube, que eles dão dicas semanais e tal. Vejo só de curiosidade, nunca tentei fazer nada do que eles falam.
Mas eu não vi ninguém argumentar porque que o SLS não é bom, só vi a galera atacando o Brett (ad hominem na veia). Infelizmente não posso ver o vídeo que postaram aqui pois o youtube é bloqueado, mas nos vídeos semanais que eles postam eu nunca vi ele cantar alguma coisa desafinado ou realmente ruim.
Inclusive ele é professor daquela mina do Paramore lá, que acredito canta muito bem.

Não estou defendendo a técnica, mas ninguém aqui me convenceu de que ela não vale nada ainda. E coisas do tipo "olha o vídeo do cara, óbvio que é uma bosta", tão longe de servir de argumento. Afinal existem 1 milhão de fatores pelos quais aquele vídeo específico pode ter sido uma merda.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre bel canto, speech level singing e canto em geral