Diário de um aprendiz

    Autor Mensagem
    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09


    Bom pessoal, eu leio esse forum tem um tempinho já, desde que resolvi tentar aprender música, só que agora eu terei aulas de verdade. Farei aulas de violão (que já começaram) e canto, além da aula de teoria musical que a escola oferece.

    Amanha começam minhas aulas de canto e eu pretendo usar este tópico pra ir mostrando pra vocês como será minha evolução (vi centenas de tópicos aqui perguntando se aula é importante, se isso, se aquilo, se realmente ajuda), por isso resolvi criar esse diário. Não vou colocar aqui o conteúdo específico de cada encontro, porque como eu já li o acompanhamento profissional é essencial, vou, apenas, dizer:

    - Hoje tive exercicios pra isso, isso e isso.
    - Hoje ele me explicou tal coisa
    - Etc.

    E assim que eu for gravando algo eu vou colocando para futuras comparações. Vou gravar conforme o professor orientar, até porque hoje eu consigo desafinar até no parabéns pra você.


    Espero que o tópico seja interessante, principalmente para os novatos iguais a mim. Caso eu esteja infrigindo algumas das regras por favor avisem.

    Grande abraço e me desejem sorte nessa jornada hehehe

    []'s

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Sorte! :D

    Boa iniciativa! Vai ser legal...

    Abraço!

    tarugoo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Boa sorte ae, e poste tudo o que for gravando, para acompanharmos sua evolução!!!

    []´s

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Primeira aula:

    - Me mostrou como é a nossa garganta, aula de biologia hehehe
    - Fizemos 3 exercícios de respiração, pra eu me acostumar a encher a barriga de ar e não o pulmão.
    - Falou que o método utilizado na escola é o Speech Level Singing (alguém conhece?)
    - Fizemos mais uns 3 exercícios de canto utilizando o teclado.


    Acho que é isso, estou tentando me policiar pra só respirar levando o ar pra barriga e não para o peito.

    Próxima aula na sexta.

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A parte da respiração ficou meio estranho. Não é "encher a barriga e não o pulmão", seria encher a parte inferior do pulmao (não inflando o torax) pelo menos foi o que eu entendi.

    Gansinho
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb
    Claro cara, pois lugar de ar é nos pulmões.
    Você apenas desloca o diafragma de maneira tal a inflar a barriga, o que vem parte da noção de apoio também, que ela vai te ensinar (deve).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb
    - Falou que o método utilizado na escola é o Speech Level Singing (alguém conhece?)

    hmmmm eu já e achei uma bela porcaria.

    Na boa, vai ter neguinho achando que se seguir o que você descreve, vai sair cantando. Quero só ver quando começar a rolar as imagens mentais de determinados assuntos, onde cada um entende de um jeito.

    Vai dar abobrinha, apesar da boa intenção. Isso aqui tá praticamente um Big Brother.

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Bom, eu deixei bem claro no começo que eu não vou explicar os métodos nem nada, agora como isso vai ser utilizado não é problema meu.

    O único objetivo seria desmistificar um pouco as tais aulas de canto (eu procurei muito sobre aulas e só achava: você tem que fazer). Agora, se você, como moderador, acha que vai dar merda eu paro por aqui, até porque eu não ganho nada com isso ;)

    Quanto ao método, o professor me mostrou vários exemplos na primeira aula (ele grava todos os alunos pelo menos uma vez por mês) e eu pude notar melhorias significativas em todos. Segundo ele o método não será puro e simplesmente o SLS. Agora, porque você diz que é uma porcaria?

    Grande abraço

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb
    Um método que começa dizendo que "você tem que cantar completamente relaxado" não pode ser sério. Cantar é um ato anti-fisiológico e quase sobre-humano e exige uma série de esforços controlados justamente para poupar a saúde vocal e atingir níveis mais altos.

    A questão não é eu achar eu vai dar m*rda como moderador, mas como cantor e professor de canto. Vai ter gente tentando seguir o que você está dissertando - mesmo que sua intenção seja outra - e literalmente arregaçando a voz e como vc disse (e com toda a razão), não será problema seu.

    Abraços

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb

    Esse método é balela, só mais um meio de ganhar dinheiro em cima de uma coisa que já existe dando um novo nome e piorando, por incrível que pareça. E ainda com essas sandices de ar na barriga - lá vamos nós de novo....

    NÃO EXISTE MÉTODO!! Existe a técnica correta.

    Infelizmente um monte de gente está indo atrás disso e acreditando em mais uma coisa que aparece assim do nada.

    E uma perda de anos para consertar todos os vícios que você vai ter seguindo esse "método".

    Realmente uma pena.

    Diego MG
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Diego MG
    · votar


    Phantombsb
    explique o processo para nós pobres mortais que não tem como fazer aulas!

    E não ligue que aqui confusões sempre tem! hehe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Confusões???

    Gansinho
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cantante
    Sempre tem.. Tu sabe bem! Tu eh mestre (no canto e nas confusões)
    ahusduhasd :D

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Gansinho

    Infâmia! Infâmia!

    eheheh

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eita, confusão é sempre bom hehehe

    Cantante e Christian, agora vocês me deixaram com a pulga atrás da orelha. Eu não estou pagando barato pelas aulas e, até onde eu sei, a escola na qual estou estudando é bem conceituada em Brasília. Vocês acham que eu simplesmente abandono as aulas e procuro outro professor?

    Eu só não consigo acreditar que o método seja algo piorado de outros métodos, até porque o prof. não me prometeu milagres. E outra, eu não pretendo ser cantor profissional, eu só quero poder cantar tranquilamente numa roda de violão e não para profissionais da música me avaliarem, digo isso porque a música não é uma prioridade na minha vida está mais para um hobby. Lógico, quero fazer bem feito, mas tenho plena consciência que eu não tenho tempo suficiente para estudar como deveria.

    []'s e obrigado pela atenção ; )

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09 · Editado por: membro
    · votar


    Phantombsb

    Se é para hobby, qual o sentido então de pagar caro, ainda mais por um método que não tem nenhum embasamento?
    Se paga caro então ache o melhor prof. que tiver por aí.

    Enfim, a grana é sua, eheh.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb
    Eu já tenho uma opinião diferente.

    Continue fazendo aulas e avalie os resultados. Acho que vale a pena e o tempo não será totalmente perdido, mesmo que não seja a maneira mais indicada de estudar. Eu só recomendaria suspender as aulas se o cara lhe dissesse algum absurdo, como já li por aqui...

    Mas estou com o Cantante no que tange a não existir métodos e sim 'certo e errado'. Eu, pessoalmente, fui treinado sem nenhum 'método' e a coisa fluiu muito bem e com segurança. Em geral, quando se segue algum método há um engessamento em questões básicas, minimizando a personalização do trabalho, que é muito importante para o desenvolvimento vocal sadio.

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Phantombsb
    · votar


    Cantante
    Se é para hobby, qual o sentido então de pagar caro, ainda mais por um método que não tem nenhum embasamento?
    Se paga caro então ache o melhor prof. que tiver por aí.


    Ué, porque, mesmo sendo um hobby, eu não quero ferrar com minha voz já que, como serei um advogado em breve, eu preciso dela.

    Quanto a procurar o melhor prof. que tem por aqui eu, a príncipio, achei que fiz o correto, procurei uma escola bem conceituada com mais de 10 anos de mercado. Como iria saber que o método é considerado por vocês, sem embasamento? (lógico estou ouvindo a opnião de duas pessoas e com certeza procurarei várias outras). Também quero deixar bem claro que a opnião de vocês é importante, pois já vi os dois cantando e com certeza vocês entendem do que falam.

    Christhian
    Continue fazendo aulas e avalie os resultados. Acho que vale a pena e o tempo não será totalmente perdido, mesmo que não seja a maneira mais indicada de estudar. Eu só recomendaria suspender as aulas se o cara lhe dissesse algum absurdo, como já li por aqui...

    Então, por isso que eu conto com a ajuda de vocês. Pra me dizerem se ele tá falando besteira ou não. Se o absurdo que você leu por aqui foi respirar com a barriga, fui eu quem escrevi errado, isso foi modo de dizer. Caso tenha algum erro ai me avise ;) Caso vc tenha tempo disponível eu posso te mandar uma MP com os exercicios de respiração pra você dizer se estão certos ou errados.

    Obrigado.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Phantombsb
    Se o absurdo que você leu por aqui

    A minha frase ficou estranha, mas o 'aqui' é 'aqui no fórum' e não no seu tópico. Eu pessoalmente acho esse método (SLS) uma porcaria e sinceramente não consigo ver um grande futuro pra quem o usa. Mas sei lá, de repente o professor dá um outro rumo pra coisa ou só 'se baseia' no método... enfim, eu tentaria um pouco mais e caso não estivesse evoluindo, aí pensaria em outro professor.

    Abraços

    Phantombsb
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Bom, vamos ver então. Colocarei, em breve, eu cantando qualquer coisa pra vocês poderem acompanhar a minha evolução, ou falta dela hehehe.

    []'s

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09 · Editado por: membro
    · votar


    Phantombsb

    Só para finalizar, quando a pessoa deseja realmente aprender a cantar deve procurar um prof. particular e não escola.
    Repito como já havia dito por aqui que nunca em 20 anos vi ninguém chegar a algum lugar que tenha formado a voz em escola de canto.
    Como você falou que vai procurar a opinião de outras pessoas, procure de mais professores de canto já que de dois (eu e o Christhian) você já teve uma resposta negativa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original