É possível usar "Belting" e "Speech Level Singing" ao mesmo tempo?

Autor Mensagem
Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Gansinho

kkkk.

Mas acho que não hein... Pro Gerson aquilo lá é voz de cabeça mesmo.

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Mas acho que não hein... Pro Gerson aquilo lá é voz de cabeça mesmo.

Pra ele não é não.

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


Por acaso você é o Gerson numa nova conta? auhuhauh

Não conheço este senhor garboso (praticamente um lord) do qual você fala.

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


Squillo
Hahaha
Ok Gerson :D

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Cadê o Christhian pra falar alguma coisa...? rs

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


O SLS é uma técnica onde se tem como uma das bases os esquemas de execução da voz falada. Dentro dessa técnica você pode "simular" um belting sim, mas como qualquer técnica o que deve ter atenção são como os mecanismos musculares e aparelho fonador são usados pra executá-lo até porque o belting comum tem fama de ser prejudicial ainda mais aprendendo de forma incorreta e emitindo sem controle e sem estudo adequado.


E acho que nesse fórum a arrogância reina, afinal alguns ditos professores aqui além de responderem as perguntas, acompanham a falta de paciência nelas. Vá atrás de um bom professor de canto bem formado e não tente aprender detalhes técnicos por fóruns.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


O Michael Jackson teve muitas aulas de SLS, assim como vários grandes cantores da mídia. Não é técnica que faz a voz de um cantor soar sem feeling e sim o próprio indivíduo que executa! Creio que vocês nunca tiveram VÁRIAS aulas com algum professor oficial de SLS pra poder emitirem alguma opinião. E sim, o dito SLS é uma técnica ótima, professores pegam o que estudam e se desenvolvem dentro dela e não seguem parâmetros em algumas vezes para lecionar. Esse blá blá blá de que o SLS limita a voz pra você não executar determinada coisa é balela, pelo contrário, você expande os limites da sua voz, ganha extensão, versatilidade e várias outras qualidades, mas também não vá fazer aula de canto com qualquer um ou aprender a cantar por vocalizes em áudio ou por Youtube porque isso NÃO EXISTE. Já vi materiais do SLS pra baixar e eles passam longe do avançado e do que alguém realmente precisa, eu não sei se é o Seth ou outro que realmente vende esse programa de expandir oitavas por audiobook, mas eu ouvi e tive acesso e achei muito marketing midiático em cima do que o SLS realmente propõe...

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Basicamente o cara perguntou se dá pra cantar no volume do grito ou da fala ao mesmo tempo.

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


MrYuriSilva

Conversa! A proposta é fajuta e uma imitação mal feita do que já existe. É só marketing, mais nada e o povo cai nessa.

O conceito já é errado no nascimento. Se o belting usa o princípio de não fazer a cobertura subindo aos agudos em voz de peito, se vc não aumentar o volume consideravelmente o que sai é um falsetinho, que é sempre o que esse povo do SLS faz aliás, só que não conseguem nem identificar que é falsete de tão boa que a técnica é.
Dizer que dá pra simular belting nesse sistema é uma besteira maior ainda, porque são coisas totalmente contrárias. E não existe isso de simulação, ou se canta ou não se canta. Simulação de belting é um falsete fraco. Agudos neste método são falsetes fracos.

Quanto à arrogância descrita, é a falácia preferida contra os que conhecem um assunto e desmontam bobagens ditas aos leigos.

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


MrYuriSilva

"Não entendo muito coisa de canto"

Inicio de uma postagem sua de janeiro de 2015.

Somente repetir o que você lê por aí não quer dizer que entende de canto ou de técnica, portanto você não tem dados e nem condições de defender o SLS, salvo a sua opinião, que é válida, mas no caso, equivocada.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


MrYuriSilva

"Não entendo muito coisa de canto"


Deixa eu te explicar. Em 2015 eu estava iniciando as aulas e eu já tive acesso à várias informações, mas me julguei e julgo como leigo ainda porque estudo a técnica puramente sem me aprofundar puramente em conceitos teóricos e didáticos, mas depende de mim buscar e saber o que é o que. Atualmente completei 1 ano fazendo muitas aulas(em média faço 1 a cada 2 semanas atualmente, varia muito)e tive uma grande oportunidade de fazer aulas de técnica vocal com o SLS desenvolvido e posso te afirmar que existem professores que lecionam ele junto com outros conhecimentos adquiridos através de estudo! Não se trata só de marketing e sim de algo científico que está disponível pra quem realmente quer aprender, porém não é tão acessível afinal conheço professores que viajam pro exterior pra aprender e fazer o curso e as aulas de quem leciona não são talvez "baratas" no ponto de vista de quem inicia às vezes. E bem, as pessoas até recuperam danos na voz através do SLS e tem resultados muito promissores, como eu tive. Eu falo isto porque eu não fiz 1,2 ou 3 aulas, fiz MUITAS e vou fazer centenas se eu puder em toda minha vida. Eu agradeço tudo que consegui à técnica, eu era baixo, sem muito brilho na voz e agora estou quase soando como um tenor e não é fácil, é complexo, é difícil, exige paciência, dedicação, muito esforço e muito CUIDADO, porém não trabalho só extensão e sim outros aspectos mais importantes da voz. Eu ganhei extensão, ganhei versatilidade e ainda tratei problemas vocais sérios, simplesmente o que eu fiz não foi só trabalhar a voz., trabalhei meu corpo todo em prol da técnica e tive resultados brilhantes, mas que ainda não chegam nem ao básico, afinal desenvolvi MUITAS manias vocais, vícios, e maus hábitos antes de aprender, e é difícil desvincular dessas coisas quando se canta errado a anos e não se aprende bem o que serve pra si próprio! Realmente não é qualquer um que confia na técnica! Aqui no Brasil é algo não muito acessível, e realmente têm aqueles que ainda não sabem o que fazem e acabam mal conduzindo seus alunos, mesmo fazendo esse curso pra lecionar! Sei desse marketing porque ele é bizarro, anuncia aumento de oitavas, extensão com mais de 4 oitavas. Realmente existe essa coisa massiva! Mas nao é qualquer um que consegue perseverar, afinal a técnica trabalhada é muito difícil pra se chegar cantando com qualidade rapidamente, é um trabalho gradativo e que exige constante aprendizado. Tudo depende de quem leciona e da perseverança do aluno!

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Dizer que dá pra simular belting nesse sistema é uma besteira maior ainda, porque são coisas totalmente contrárias. E não existe isso de simulação, ou se canta ou não se canta. Simulação de belting é um falsete fraco. Agudos neste método são falsetes fracos.

Você já teve acesso ao conteúdo? Já fez aula pra afirmar isto? Você está muito enganado! huahuhauhuaua

O que eu mais trabalho com meu professor é belting e voz de peito, eu busco soar da maneira mais natural possível pra executar essas técnicas que gosto de fazer. A diferença é que no SLS nós vemos tudo isso de maneira diferente e realmente soa diferente e eficaz quando se aprende e eu não posso comparar o SLS com outras técnica por aí que os professores daqui ensinam porque eu não tive acesso a outras técnicas, mas posso dizer que dá pra se fazer tudo e mais um pouco em cima do SLS. E "simular" eu quis dizer é que o belting envolve grupos musculares diferentes, cobertura diferente porque obviamente a técnica trabalhada é DIFERENTE. Ouça Michael Jackson que fez aulas com Seth Riggs, Celine Dion e Mariah Carey que estudou SLS por anos e sempre cantou do modo correto respeitando o dom e os limites dela...Eu acho incorreto você tirar conclusões em cima de cantores que executam mal o que aprendem! Não é isso que a técnica propõe!

E se você puder dizer o que você aprendeu por aí, pra mostrar a base da sua opinião assim como eu fiz, eu daria mais credibilidade no que você diz. Abraços.

Gansinho
Veterano
# dez/16
· votar


MrYuriSilva
Você tá dando péssimos exemplos de cantores pra comprovar o tal SLS (isso se esses cantores realmente tiverem estudado com esse método, o que eu não sei se acredito).

Michael Jackson já cantava muito desde criança, sem estudo algum. E inclusive com o passar dos anos de carreira sua voz decaiu fortemente, o que o torna um exemplo ruim de "comprovação". Mesma coisa pra Mariah Carey, que atualmente não canta mais nada (comparado com o que cantava no início de carreira). Se esses são os bons exemplos da eficácia do método, o tiro saiu pela culatra. Técnica vocal serve para, além de te fazer cantar bem, trazer longevidade à sua voz.

Já a Celine Dion continua cantando bem até hoje, apesar dos anos de carreira.

E acho que nesse fórum a arrogância reina

Usuários como Christhian e Gerson já demonstraram seus conhecimentos através de vários vídeos e gravações, e ganham a vida como professores de canto. Eles sabem do que estão falando, são profissionais com anos de carreira na área. Logo não se trata de "arrogância", eles apenas estão meio de saco cheio de desmistificar esses assuntos que volta e meia aparecem novamente por aqui.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Michael Jackson já cantava muito desde criança, sem estudo algum. E inclusive com o passar dos anos de carreira sua voz decaiu fortemente, o que o torna um exemplo ruim de "comprovação". Mesma coisa pra Mariah Carey, que atualmente não canta mais nada (comparado com o que cantava no início de carreira). Se esses são os bons exemplos da eficácia do método, o tiro saiu pela culatra. Técnica vocal serve para, além de te fazer cantar bem, trazer longevidade à sua voz.

Você culpa a técnica? MJ e Mariah tiveram limitações físicas, a voz não é só técnica, envolve psicológico, corpo. Eu sei que os dois tiveram muitos problemas psicológicos e que isso atrapalhou a voz deles por algum tempo, assim como o Axl Rose que usou drogas, teve problemas psicológicos pelo que dizem na mídia e ainda sim e se recuperou e cantou bem nas últimas apresentações mesmo tendo a idade que tem. Não é técnica que traz essas coisas negativas...

Enquanto a esses que você citou, eu vagamente ouvi algo que eles mostraram aqui e achei MUITO BOM, não os desmereci em nada. Só citei a forma como outros por aí respondem as pessoas que buscam sanar dúvidas, não associei atitude com competência vocal, ok? Não os julguei dessa forma.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Steven Tyler também fez aulas de SLS pelo que consta e eu acho a voz dele MUITO intacta pela idade que ele tem. Não é só a técnica, é a maneira como a pessoa usa a voz e cuida dela...Eu não posso desmerecer a técnica de alguém a não ser que eu tenha base científica pra comprovar que a técnica realmente danifica a voz quando executada.

Se um professor se forma em SLS, pega o certificado e não tem um bom ouvido ou não sabe conduzir o aluno a realmente desenvolver sua voz, não é o SLS que é culpado do que ele não aprendeu, e sim do profissional. O conhecimento de Seth Riggs e Brent está comprovado cientificamente, eles têm muito ouvido, eles lecionam pra professores no mundo todo e os conduzem a aprender coisas diferentes e eficazes. Você não é obrigado a acreditar, mas daí falar que é farsa...Bom, falar é fácil , difícil é provar. A técnica tradicional que também é comprovada como ideal também funciona e depende do aluno e do professor, o conhecimento exposto não é culpado pelo o que eles fazem de errado por aí. Se não há fé no que se tem de conhecimento, não há como dizer se é verdade ou não, achei todas as afirmações sobre o SLS aqui vagas...

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


MrYuriSilva
Não é "comprovado cientificamente", nunca foi e nunca será.

Os professores que tem a certificação SLS e sabem trabalhar, por via de regra tem formação no canto lírico também, conheço professores que treinaram com o próprio Seth Riggs e eles mesmos falam que não tem nada demais (inclusive continuam a treinar canto lírico para manutenção da própria voz).

E os que não tem, assim como os próprios criadores do método, mal conseguem cantar.

Steven Tyler já teve que passar por cirurgia por conta dos danos na voz.

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


MrYuriSilva

É. posso dizer que já fiz bastante aula.

Eu até entendo o seu ponto de vista, porque fez e acha que melhorou. Bem, para quem não faz nada e de repente começa a trabalhar a voz em aulas, mesmo que seja uma técnica duvidosa, vai ter alguma melhora. É do nada para alguma coisa.

Agora, quando você relata que era baixo e agora é tenor...alguma coisa errada aí não é? Primeiro que é impossível, segundo impossível e terceiro impossível. O que você não captou é que o discurso desses caras não tem nada de inovador e a proposta não faz sentido. Praticamente colocam a culpa da tensão no volume da voz, o que é uma balela. Não é o volume que provoca a tensão e basear o método em cima disso é sim uma farsa.
É muito auê para pouco resultado. Falam muito, colocam como se fosse algo inovador e não é. Aqui neste vídeo colocam como "a mesma ideia", ora, mais velho e óbvio que isso impossível.



Não é um método inovador, tem defeitos, não tem uma boa base, e as coisas corretas que afirma, são coisas que qualquer estudante de canto lírico está careca de saber faz tempo.

Marketing, marketing, marketing. Nesse quesito ele deu certo, mas como técnica vai formar cantores que apresentarão declínio vocal pelas falhas que tem e gente que não sabe o que é cantar bem uma nota aguda.

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


shoyoninja

Você é o mesmo Felipe que tem conta no fórum Singing Success do Brett Manning? Chegou a comprar o curso dele?

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar



Deixa eu te explicar. Em 2015 eu estava iniciando as aulas e eu já tive acesso à várias informações, mas me julguei e julgo como leigo ainda porque estudo a técnica puramente sem me aprofundar puramente em conceitos teóricos e didáticos, mas depende de mim buscar e saber o que é o que


Em 1988 eu comecei a cantar música popular, dois anos depois passei para o canto lírico. Estudei alguns anos de canto lírico, fiz masterclass com nomes como Niza Tank, e a partir de 2000 comecei a dar aulas de canto lírico e popular, coisa que faço até hoje. Nestes anos todos vi várias coisas se repetindo, métodos ditos inovadores, nomes mirabolantes, mas nada que chamasse a atenção (pelo lado bom).
Com todo esse tempo dando aula o ouvido fica maldito porque é treinado para buscar o erro do outro e não precisa mais de alguns minutos para saber o que está acontecendo na voz alheia. A mesma coisa sobre técnica. A gente sabe o que cada um está fazendo para atingir o objetivo final, seja sertanejo, roqueiro, mpb, lírico ou o que for. Por isso que não cola quando escutamos determinados discursos. Já ouvi isso muitas vezes vindo de fora do Brasil ou mesmo aqui dentro. Os caras misturam e jogam na mídia, se pegar, pegou. E o que tenho visto é que quem usa esse "método" não consegue nem saber a diferença entre voz plena, falsete e mista. Tem um cara bem famosinho aí no youtube dando aula e faz tudo exatamente igual. Simplesmente não sabem, só isso.

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Sou eu sim! Não tenho mais conta porque comecei a pegar no pé de um dos "BMA" por usar falsete e falar que era voz plena, me baniram e deletaram minha postagem :P.

Não tenho o curso. Eu trabalhei com um pessoal de lá que queria ajuda e estava com bastante dificuldade. Tem um problema bem sério ali na forma que eles tentam trabalhar registro vocal e é bem complicado desfazer o nó que eles criam.

Ningen
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ningen
· votar


shoyoninja

Não tenho mais conta porque comecei a pegar no pé de um dos "BMA" por usar falsete e falar que era voz plena, me baniram e deletaram minha postagem :P.

hahahhahahah

Eu trabalhei com um pessoal de lá que queria ajuda e estava com bastante dificuldade. Tem um problema bem sério ali na forma que eles tentam trabalhar registro vocal e é bem complicado desfazer o nó que eles criam.

Talvez "terminologia própria" seja de caso pensado... pra não bagunçar a cabeça, o pessoal acaba tendo que focar no SLS, ou em quem usa esses termos... Cria-se um monopólio da coisa. rs

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Talvez "terminologia própria" seja de caso pensado... pra não bagunçar a cabeça, o pessoal acaba tendo que focar no SLS, ou em quem usa esses termos... Cria-se um monopólio da coisa. rs

Pois é, essa é a explicação padrão que todo mundo lá vende (e já comprou), mas o problema é que não se trata apenas de termos, mas conceitos errados...

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Deixem eu me corrigir porque eu peguei orientação e tirei dúvidas com meu professor. O SLS resumidamente falando é como alguns disseram, é apenas um conjunto de coisas e modo de trabalhar a voz que já existem, o Seth apenas pegou todo trabalho de estudo dele e maneira de conduzir e depois deu um nome e colocou padrões para dizer que é algo novo, mas não é, pelo menos pra quem tem acesso a tudo que diz respeito voz sabe que é inútil pra quem estuda de verdade. Vamos dizer que é um marketing da área de estudo do canto que muitas pessoas fecharam a mente pra aprender e com esse marketing talvez elas aprendam com mais facilidade(como eu sabendo da técnica me interessei e sai do zero) e muitos não aprendem certo. É igual alguém pegar no Youtube vários professores dizendo que trabalham técnica X, todos têm seu marketing e sua estratégia pra buscar alunos e no final das contas o que realmente é relevante é a qualidade do profissional vendo como referência o que realmente é certo. Não adianta nada ter 100 certificados e não saber conduzir os alunos. Eu tive a sorte de ter boa orientação profissional e bom suporte por isso exaltei o nome SLS aqui, mas agora tive discernimento do que se trata REALMENTE. Meu professor disse que o SLS tem certas coisas aproveitáveis pra ensinar mas que na verdade esses nomes são todos puramente propaganda e no final nem sempre essa coisa é necessária pra se chegar onde quer. Essa propaganda toda talvez faça com que as pessoas fiquem loucas atrás de qualquer profissional meia boca pra trabalharem suas vozes, acho que só serve de caminho mesmo pra alguns não uma coisa definitiva, e todo esse marketing é interessante pra fazer a pessoa sair do zero... Eu mesmo baixei o audiobook do dito SLS por aí, fiz vários exercícios e vocalises e melhorei alguns aspectos que não foram duradouros, achei vago e nocivo a longo prazo, mas foi um começo e foi o q me fez encher os olhos pra ter aulas de técnica vocal e que me animou.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Steven Tyler já teve que passar por cirurgia por conta dos danos na voz.

É aquela história de sempre o artista achar que é deus é querer ultrapassar seus limites sem saber o que está fazendo. A técnica é só fruto do que já existe e o que já existe é comprovado cientificamente, porém o SLS já tá ultrapassado, só existe nomes aí e professores com certificado dando aula misturando conhecimentos deles com outras coisas.

Agora, quando você relata que era baixo e agora é tenor...alguma coisa errada aí não é? Primeiro que é impossível, segundo impossível e terceiro impossível.

Eu disse que eu era baixo e que agora estou QUASE soando quando como um tenor, é com técnica quando canto ou quero falar não com voz plena de verdade naturalmente falando. Eu nunca serei um tenor, eu sempre serei um baixo o resto da vida(só que sem a voz presa e tão entubada de antes)e respeito os limites da minha voz hoje mais do que antigamente. E eu não recomendo essa técnica do SLS pura, ela não pode ser base como vc disse pra ninguém até porque a técnica realmente está ultrapassada pelo que eu fiquei sabendo agora.

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


shoyoninja

não se trata apenas de termos, mas conceitos errados...

Pode dar algum exemplo? Ou vários rs

Squillo
Membro Novato
# dez/16
· votar


MrYuriSilva

Eu realmente fiquei curioso quanto a vc ser baixo. Voz rara e normalmente quem diz ser, não é.
Qual a sua tessitura sem falsete? tem alguma gravação mais recente??

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Eu realmente fiquei curioso quanto a vc ser baixo. Voz rara e normalmente quem diz ser, não é.
Qual a sua tessitura sem falsete? tem alguma gravação mais recente??


Vou do c1 ao c3 dentro da minha tessitura por aí, não me lembro exatamente. Eu nunca fui bom de agudos e consigo cair pros graves mesmo que sem tanto volume. Em coral eu sempre cantei como baixo e acima disso eu sempre tive um enorme desconforto pra cantar, sempre sofrendo, berrando muito(ainda sofro mais nem tanto). Fora que eu melhorei vários outros aspectos q pra mim contam MUITO. É uma luta huauhau, e eu tenho facilidade com falsete que detesto usar e consigo whistles altos(já emiti whistles na sexta oitava).

Squillo
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Squillo
· votar


MrYuriSilva

Tem coisa errada nesta classificação, duvido que você seja baixo.
Baixo em voz plena chega num fá3 e olhe lá, alguns em sol. Portanto dó4 impossível em voz plena, só tenor que chega. Do fá pra cima é mista ou falsete. E os graves tem muito volume. Coral joga qualquer um que consiga cantar mais grave no baixo porque quase não tem.

O que tira a dúvida é a nota de passagem de peito para cabeça. Pela nota você sabe o que é de verdade. O que mais vejo é classificação errada. Sempre vem tenor achando que é baritono, baritono achando que é baixo, tenor achando que é baixo. Detalhe é que nunca ouviram um baixo cantando realmente frente a frente. Eu já ouvi, pode crer, de um poderio vocal impressionante.

Alcançar graves não quer dizer nada. Eu sou tenor lírico e canto o fá 1, sem volume, mas está na extensão.

Seu professor de canto se souber o que está fazendo tem que lhe classificar corretamente e saber qual a sua nota de passagem de registro de peito para cabeça. Tem que ensinar a fazer cobertura, tem também que mostrar o que é voz mista e como soa. Tem que falar da mudança de sonoridade das vogais nos agudos, etc. Se não souber isso pode ter 500 certificados que não adianta nada.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Eu coloquei c4, é c3 na verdade, corrigi. Medindo aqui eu não posso ser muito preciso. Não tem como eu ser exato matematicamente com minha extensão. Aqui mede que eu chego mais ou menos até d1, um c1 relaxado, depois vou pras notas em 0, até um a0 e indo pro agudo vai c3 c#4, saiu um d4 levemente desconfortável, mais do que isso não é confortável pra mim. Eu posso repetir um teste e depois mandar aqui um resultado mais preciso com meu prof, eu fiz aqui por conta mas a média é essa.

Eu já ouvi baixos profundos, eu não sou um deles, não tremo parede, só alcanço notas muito graves, mas quem me ouve falando pode até me considerar barítono.

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Pode dar algum exemplo? Ou vários rs

Na questão que o Squillo já vinha falando, por exemplo, eles falam que a voz de cabeça é o jeito correto de cantar na região mais alta. Tudo bem. Falam que é mais saudável e que não se deve usar voz de peito, perfeito. Falam que é assim que se faz no canto-lírico, e tudo bem, de fato é.

Mas na hora ensinar a fazer, orientam a usar falsete:

https://www.youtube.com/watch?v=HsbNpXKhdPQ

Pode parecer frescura, mas além de não funcionar, na hora que a pessoa começa a "correr o risco" de acertar a execução, fica com medo de que vai acabar usando voz de peito e detonar a voz.

Na pŕatica, dá nisso aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=WdwK8ukI4dY

E nem é tão ruim esse vídeo, tinha um que foi excluído do youtube, o Brett Manning Skinning a Cat, que era bizarro de ruim.


Além disso, não apoiam (o que é ainda pior), se concentram em alcance antes de sequer saber cantar, passam orientações confusas (vogal "pura", laringe "baixa", confusão com sensações de ressonância). Enfim, não dá.

Existem professores sérios que tem a certificação SLS, apesar de não se poder garantir o inverso, mas esse SS é piada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível usar "Belting" e "Speech Level Singing" ao mesmo tempo?