BELTING/BEL CANTO

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# jun/04


TÉCNICA POUCO DIFUNDIDA AQUI NO BRASIL. Ex. Barbra, Celine Dion, e cantoras da Broadway, caracterizada pela voz d peito/agudo voz d peito. BEL CANTO - canto belting + canto lírico (clássico).

Pronto Barbára....abri....rs....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


É imprescindível uma posição de laringe ligeiramente ELEVADA (ao contrário do canto lírico, onde a
laringe é geralmente mais baixa), grande espaço faríngeo (assim como no canto lírico) e língua também ligeiramente ELEVADA (ocasionando os “ii” característicos dos “belters”), excelente apoio respiratório e ancoragem (termo desenvolvido por Jo Estill que significa uma grande atividade específica de músculos extrínsecos da laringe, do pescoço e torso, atenuando o esforço das pregas vocais). Outros aspectos importantes seriam a constrição ariepiglótica (isto é, a aproximação entre epiglote e aritenóides) e a fase de fechamento da glote mais LONGA que no canto lírico, gerando em conseqüência grande intensidade vocal. Haveria também maior pressão aérea subglótica e alguns defendem que a respiração muito baixa é contra-indicada por induzir à depressão da cartilagem laríngea (que se quer evitar). Tudo isso gera, obviamente, modificações importantes no trato vocal, ou seja, na ressonância/qualidade da voz (OBS: várias dessas afirmações ainda estão “sub judice”).


Fonte: Felipe Abreu - Associação Brasileira de Canto
Preparação vocal - yahoo grupos

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Bom...isso tudo ae, quer dizer o que???

Como que é feito o Bel canto?

E o belting, pelo q vi nao eh apenas voz de peito, tem mais coisa, o q por exemplo?

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
então como o próprio Felipe disse - várias informações estão sob júdice...
mas o q eu posso dizer popularmente falando, pois não sei usar termos técnicos....vc precisa realmente d muito apoio respiratório, uma boa postura, ou seja cabeça elavada....qto mais apoio d respiração vc conseguir para emitir o som, menor será o esforço das pregas vocais....mas tudo isso deve ser feito com acompanhamento pq o belting é uma técnica muito complexa e q ainda gera controvérsias....

o q eu posso assegurar - a técnica q eu uso - Bel-canto - só belting jamais.....bom no bel-canto o segredo está em conseguir manter o tom, o volume e a projeção da voz natural(tudo isso com apoio), pronunciar muito bem as palavras, muitas articulações faciais, e criar várias nuances para entrar no lírico - (mas não pode quebrar esse tom....) teria q t mostrar....

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
o belting é caracterizado pela voz d peito sim....é completamente desgastante.....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
mas o q eu posso dizer popularmente falando
Mas eh isso que quero, por isso que postei aqui, pq nao entendo nada da fisiologia respiratória e etc.


Pois entao, qndo eu nao sabia cantar eu soh fazia belting,ou qse isso, mas sem apoio e etc.



o q eu posso assegurar - a técnica q eu uso - Bel-canto - só belting jamais.....bom no bel-canto o segredo está em conseguir manter o tom, o volume e a projeção da voz natural(tudo isso com apoio), pronunciar muito bem as palavras, muitas articulações faciais, e criar várias nuances para entrar no lírico

Tá...então...isso eu faço uma oitava acima do dó central,antes eu fico com voz de peito, belting, no C4 em diante e depois em G4 eu jah entro em voz de cabeça/lírico.
Não sei bem se exato essas notas, tenho q vocalizar de novo pra reconhecer.


(mas não pode quebrar esse tom....)
Variar mto o som?!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
sim, primeiro vc tem q conhecer sua extensão....sem se preocupar no qto quer atingir...tem q se concetrar no q vc consegue com o mínimo esforço para as pregas vocais, e ir aumentando aos poucos...qdo canto normal uso a respiração diagragmática....mas qdo canto o bel-canto uso costo-diafragmático abdominal.....ou seja o meu esforço é praticamente abdominal, a parte d cima quase não mexe....

e para a pronúncia das palavras, vc articula d mais a face, é engraçado até....

o tom? não é variar, variar vc pode e deve de acordo com o q vc consegue....o q não pode é vc entrar no tom e qdo utilizar o lírico quebrar (não tendo o meio apoio q usou para o começo). é quebrar o tom da voz....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


costo-diafragmático abdominal
a região abdominal, costas e tudo mais??? ainda nao sei usar isso...ou uso e nao sei....=/

não tendo o meio apoio q usou para o começo). é quebrar o tom da voz....
parecer outra voz? acho q to entendendo, eheheh. :S

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
sim...tem q usar tudo....essa respiração é exigida para o canto lírico.....

sim parecer q vc não aguentou e quebrou...o som sai baixo, sem projeção...etc...
o q acontece muito qdo começa a treinar....

qdo eu instalar o programa, vou gravar os exercícios q minha vó me passava, e vc vai treinando....mas por favor respeitando seu timbre....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
essa respiração é exigida para o canto lírico.....
é eu uso tb, mas nao sabia o nome.

Ai ai...qnta coisa não?! E dizem q no canto são poucas coisas para estudar, praticar, treinar.....qnta ignorância!

qdo eu instalar o programa, vou gravar os exercícios q minha vó me passava, e vc vai treinando....mas por favor respeitando seu timbre....
Opa!!! seria muito dez.

Tem que repassar os conhecimentos de sua vozinha! =]

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
vou fazer isso...é como se continuasse o trabalho dela....e fico feliz q esteja interessada...
esse final d semana vou olhar todo o material dela (não tiver coragem até agora d olhar d novo) tudo o q for útil e interessante eu mando para vc....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
não tiver coragem até agora d olhar d novo
intendo bem como eh isso!

tudo o q for útil e interessante eu mando para vc....
Não só pra mim, se puder, disponibilizar pro povo aqui tb. Não sei se pode né....mas...seria legal tb. =]

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
claro...para quem tiver interesse, com certeza...

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
sabe o q a danadinha me fez fazer para fortalecer a respiração diafragmática/abdominal??? Dança do Ventre....ainda pratico...é totalmente útil....viu, além d cantora, ainda aprendi a dançar....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
ah, eh verdade.... mas acho q nao tenho jeito pra dancar danca do ventre nao....ahahahaha.....

Prefiro praticar com exercicios de diafragma mesmo....eheheheh

Só ela q era cantora? ela era mae de quem teu pai ou tua mae?nenhum aprendeu a cantar com ela tb?

Pera....vamos pro conselho.

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
vamos....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


marcio bigeyed
escreveu:
ahahahhaa, essa histótria de belting me confundiu totalmente. Pode uma cantora ou cantor usar o canto de cabeça e não soar agudo? A Whitney não usa o belting e a Celine usa? Então chego à conclusão de que belting eh mto ruim na verdade. E Mariah, Etta James, Alicia Keys, a mulé do Evanescence? Qual é a técnica? Caraca, vcs tão fundindo minha cuca, jah quero fazer todas essa modalidades hhhahahah Como eh ruim não saber cantar, eu sofro muito ai :o(

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


ahaha ninguém respondeu

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


ahaha ninguém respondeu, num precisa levar a mal povo :o(

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
Pode uma cantora ou cantor usar o canto de cabeça e não soar agudo?
Com certeza, assim como falsete, pode-se fazer o falsete em tons graves.

A Whitney não usa o belting e a Celine usa?
A Celine usa mais.

, Etta James, Alicia Keys, a mulé do Evanescence?
Mariah e Amy lee usam voz de cabeça.

Qual é a técnica?
Aí quem pode explicar certinho é a Floor, mas ela está doente, logo ela volta.
A técnica de Belting pelo que entendi, é utilizado todo o apoio abdominal em voz de peito.
A técnica de Bel Canto, é usado o apoio abdominal, em voz de cabeça, quase chegando ao lírico.

Foi mais ou menos isso que entendi. =]

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


mas, pelo que entendo, voz de peito é para quem tem um timbre muito bom, nada a ver com o timbre que a Celine alcança em algumas músicas, quando soa anasalada. A voz negra, mesmo quando anasalada, soa mais bonita, e quando rouca melhor ainda, e com textura ainda mais linda, como Mariah, Etta e Alicia :o) Voz de cabeça grave, falsete grave, gostei dee saber disso, é muito difícil?!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
para quem tem um timbre muito bom
hum.....mto bom nao sei....mas penso que agradável, e q tenha extensão boa apenas em voz de peito.

Voz de cabeça grave, falsete grave, gostei dee saber disso, é muito difícil?!
Normal.
Existem vários registros de voz, até os desconhecidos.
Se vc tem algum desses, vc o exercicita igualmente como sua voz.
Cante normal o falsete, a voz de cabeca, como se tivesse cantando com sua voz normal[de peito]. ;)


Vc já aprensentou alguma mp3 sua por aqui? Eu curto R&B tb. Queria mto te ouvir. =]

Douglas_ems
Veterano
# jun/04
· votar


Eu acho que já consegui fazer um vocalize com este belting/belcanto (só não sei qual dos dois) mas eu lembro que fiz uma nota aguda e o som não ficou na minha cabeça, e sim no meu peito, saiu um som muito interessante ^^
depois vou tentar de novo :P

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Douglas_ems
cuida com isso hein.
voz de peito/belting em notas agúdas.

Douglas_ems
Veterano
# jun/04 · Editado por: Douglas_ems
· votar


eee, me deixou com medo, fiz só uma vez! :/
realmente, voz de peito em notas agudas é meio forçado mesmo O.o

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Douglas_ems
agora se tu fez bel canto ae nao precisa preocupar tanto. =P

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
olha nunca ouvi uma voz d cabeça sem ser aguda...pq para chegar a ressonância na cabeça vc tem fazer sons agudos....agora se esse fenômeno existir, quero conhecer...rs...
Celine usa o belting, mas não o tempo todo, tanto q ela é bem aguda - mas pq tem uma extensão d peito fenomenal...claro q ela chega na voz d cabeça, e deve ficar bem aguda, mas ela raramente usa....
A Whitney usa tanto voz ds cabeça qto falsete....
Mariah tbém tem uma extensão d peito grande, mas a maioria d seus agudos são voz d cabeça - e mais ela tem o registro d flauta....

Falando em Celine ela tem um timbre nasalado mesmo...mas é o timbre dela....


Barbara Jolie
oi...to podre...ms tô aqui....a Amy Lee?? Acho q ela força bastante o peito....cai pouquíssimas vezes para a voz d cabeça....

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


só para esclarecer - belting é uma coisa....bel canto é outra....

belting é caracterizado pela voz d peito....

bel-canto - ele une o belting (bem mais leve), e o clássico (lírico - voz d cabeça)....

sobre belting eu sei muito pouco....quase não tem nada no Brasil sobre isso....

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Douglas_ems
sobre as vocalizes q vc fez....deve ter sido voz d cabeça ou falsete....se não ressonou na sua cabeça, pode ter feito pela garganta...portanto cuidado!!!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
Com certeza, assim como falsete, pode-se fazer o falsete em tons graves.
vc discorda disso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a BELTING/BEL CANTO