Desculpem a sinceridade

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# mar/06


Entonces, a maioria aqui não me conhece, mas ja frequentei por algum tempo o forum.

Estou tentando, aos poucos, retornar, porem algumas coisas me fizeram parar de postar aqui, e muitas delas na minha opinião , continuam acontecendo.

Esse verdadeiro culto à classificação vocal enche o saco. É impressionante a quantidade de discussão que existe a este respeito por aqui, quando na verdade, a classificação é algo totalmente insignificante para quem nasceu com o dom de cantar.

Vejo muito por aqui, elogios em demasia para com algumas gravações que honestamente, possuem uma qualidade bem abaixo da critica. Não defendo a critica vazia, muito longe disso, mas elogiar o ruim, é muito mais grave do que criticar o que é bom.

Sem contar o eterno mito que criaram em torno dos agudos. Chego a comparar este processo, com o que aconteceu durante um tempo no fórum de guitarra, onde o que valia era fritar mais notas por segundo. Aqui em geral não é diferente, quanto mais agudo melhor.

Agora o mais importante, o que realmente me irrita muito neste fórum, são os conselhos quanto aos cuidados da voz.

Por vezes, tratam a voz, como à uma garrafa de whisky.

Pensem, o que adianta guardar uma garrafa de puro malte no porão da sua casa? o que adianta vc encher a boca para dizer que ela é de uma série especial, que é envelhecida 25 anos e que vc cuida dela com todo carinho?

Na verdade, o essencial pouca gente se dá conta, o whisky esta lá, para ser bebido, assim como sua voz. Será vantagem deixarmos de mandar um drive, um gutural, ou literalmente "soltar a garganta" porque isso prejudica a voz?

Será que é melhor ficar fazendo gargarejo com mel e cantando em microfone de pc pro resto da vida?

NÃO, NÃO é, use sua voz, cante, não interessa se voce não é um tenor, não importa se vc não tem os agudos do andré matos, isso jamais vai te impedir de cantar. Trabalhe seu timbre, isso é realmente o que importa, explore sua extensão vocal, mas sem traumas, vc pode cantar o que quiser... Adapte a melodia à sua voz, e nunca o contrário

Desculpe estar sendo chato, mas realmente precisava dizer essas coisas, antes de tentar mais uma vez participar desta comunidade.

Abraços

Midgard
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder

falo tudo

Yonas
Veterano
# mar/06
· votar


Gostei bastante do que você disse...
Eu penso no vocal como uma puta expressão do sentimento da música. Se isso é algo tão forte, por que o pessoal fica escondendo e simplesmente tentando deixar mais "perfeito".
A SUA VIDA TÁ LONGE DE SER PERFEITA.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie

Tenho todas lá em casa, inclusive os discursos =)

Yonas
Eu penso no vocal como uma puta expressão do sentimento da música. Se isso é algo tão forte, por que o pessoal fica escondendo e simplesmente tentando deixar mais "perfeito".

Somos dois =)

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
vocal nao presta pra nada, bom mesmo é a guitarra

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza

então, vou cantar até gastar toda a voz, quando estiver cantando tipo o dave mustaine, vou virar guitarrista.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Esse verdadeiro culto à classificação vocal enche o saco.
eh verdade, eu tb. jah escrevi uma vez um topico maior q esse ateh falando sobre isso....mas a galerinha num muda....=/

Agora o mais importante, o que realmente me irrita muito neste fórum, são os conselhos quanto aos cuidados da voz.
Mas é óbviu que temos q conselhar qnto aos cuidados. Uma que a voz nao eh uma guitarra q arrebenta e pode-se trocar a corda. Outra que ngm quer ser o causador de prejuizos na voz de ngm, outra ainda mais que ngm aqui eh formado em otorrino, fonoaudiologia e mto menos em canto, jah que possui mto poucas faculdades de canto expecificamente aqui no Brasil, e outra mais que explicar "canto" escrevendo é o ó!!! Por isso sempre pedimos o cuidado pra pessoa nao entender errado, e tb, para nao "praticar" na sua propria voz, coisa que talvez pelo organismo desta não exista.

Nao sei se vc entende este ponto de vista, jah q vc curte cantar e nao tah nem ae pra técnica. E tb q eu saiba nao faz aulas de canto.

Quem faz aulas tem essa conciencia, nao da nossa parte, mas sim da parte esclusivamente dos professores.

Mas cada um eh cada um, quer fuder com a voz, tô nem aí. Não é a minha mesmo.

Desculpa a sinceridade, mas eh q dah minha parte nao podia deixar passar essa.

Valeus.

Dark Diva
Veterano
# mar/06 · Editado por: Dark Diva
· votar


Ed_Vedder
Esse verdadeiro culto à classificação vocal enche o saco. É impressionante a quantidade de discussão que existe a este respeito por aqui, quando na verdade, a classificação é algo totalmente insignificante para quem nasceu com o dom de cantar.

Concordo plenamente! O "sonho" de muitos por aqui é ser igual ao Andre Matos ou a Tarja Turunen (em termos de voz, claro), tentando a todo tempo imitá-los, qdo na verdade deveriam buscar suas vozes verdadeiras!

E o pior de tudo isso é q, de tanto tentar imitar os ídolos, a própria personalidade e timbre particular da voz da pessoa acaba por se esvair. E de repente esse timbre perdido poderia até ser bem melhor do q o do cantor imitado, se usado dentro das limitações do "imitador".

E, só p fechar, usando + ou - as palavras da Maria Callas: "não importa
a classificação. Sou soprano, e serei dramático ou lírico a depender do q o meu personagem no momento exigir!"


E olha q, p quem não a conhece, estou falando de uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos!

Sábias palavras as dela, não?!
______________________

Vejo muito por aqui, elogios em demasia para com algumas gravações que honestamente, possuem uma qualidade bem abaixo da critica. Não defendo a critica vazia, muito longe disso, mas elogiar o ruim, é muito mais grave do que criticar o que é bom.

Ah, isso é beeem verdade!

E o pior é q se vc vai dar a sua opinião individual, essa sendo totalmente desprovida de qualquer hipocrisia ou puxação de saco, pra ser + direta, a galera cai matando em cima, querendo defender uma coisa q é única: o gosto pessoal. São poucos os q respeitam a opinião alheia!

Quanto as gravações, diretamente falando, é o q eu sempre digo:

"Deu a cara pra bater, então não tenha medo de apanhar!!!"

Se postou gravação é pq DEVE aceitar todos os tipos de opiniões: se forem boas, ótimo, receba os louros! Mas se estiverem aquém das suas expectativas, seja honesto e humilde o suficiente pra aceitá-las!

Tb fico puta c isso! Por isso deixei de opinar em muuuitas gravações q escuto aqui.
________________________

Sem contar o eterno mito que criaram em torno dos agudos.

Ahuahuahua! Isso chega a ser engraçado! Tem gente q se esgoela pra "provar" q consegue fazer "melhor" q o cantor fulando de tal! E depois falam q era só zoação e tal! Ridículo, sim, mas devemos respeitá-los acima de tudo pq o fórum é livre pra galera se mostrar como quiser ... só q depois não reclamem das críticas!!! Ahuahuahua!

________________________

Será vantagem deixarmos de mandar um drive, um gutural, ou literalmente "soltar a garganta" porque isso prejudica a voz?

Bem, daí depende dos seus objetivos qto a utilização da voz! Tem muita gente q realmente quer se profissionalizar nisso, então realmente se essa pessoa canta lírico, por exemplo, jamais deve fazer drives pra não estragar a voz. Eu mesma adoro lírico, e canto tudo o q gosto. Sendo assim, não deixarei de fazer meus drives (ainda q imperfeitos), em função da saúde vocal. Apenas não exagero, pq eu também não quero prejudicá-la.

Em suma: Acho q cada um deve fazer o q gosta, mas deve sim dosar as coisas pra não acabar com a voz de repente! Vários cantores tiveram q operar as cordas vocais por não terem sabido usá-las corretamente, então, com ou sem drives e gutural, é sempre bom procurar ajuda profissional! ;)
________________________

Trabalhe seu timbre, isso é realmente o que importa, explore sua extensão vocal, mas sem traumas, vc pode cantar o que quiser... Adapte a melodia à sua voz, e nunca o contrário

Foi o q eu disse acima (na minha 1ª resposta)!
_________________________

Desculpe estar sendo chato, mas realmente precisava dizer essas coisas, antes de tentar mais uma vez participar desta comunidade.

hehehe, não está sendo chato não ... desde q vc continue respeitando os outros em suas atitudes!

Concordo c vc em vários pontos, mas lembre-se apenas q as opiniões sempre irão divergir e todos devemos respeitar isso, na medida do possível e desde q não nos agrida, pq aí também ninguém tem sangue de barata, né? hehe!

Pelo menos é o q eu sempre tento fazer aqui no Fórum! ;)

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
então, vou cantar até gastar toda a voz, quando estiver cantando tipo o dave mustaine, vou virar guitarrista.

Sao tantas as estradas, pq ?
Endividadas as cortes e os reis
Indicativos de raivas

Vamos parar por aqui ?
Onde que moramos nos?
Cada qual tem nas maos uma faca
Eterno ou mortal
Sigam...


Segura na veia e deixa soltar o ar
Encorajados...
Guerreiros ou vencidos mortais?
Uniao, força... que força?
Em certos momentos a fase mais negra
Momentos em que somos todos da ida


Cordas e poucas descidas
Ao todo somos dois, tres, mais... e dai?
Indiquei o caminho e voces?
Numa ciranda e num abismo( estao )
Digno? Sera?
Ouça ou leia... nada importa.

Dark Diva
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza
vocal nao presta pra nada, bom mesmo é a guitarra

Putz meu! Apenas siga o q a maggie escreveu, antes mesmo de vc: "Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!"

E isso tb tem escrito cada vez q vc vai postar alguma coisa! ¬¬


Aliás, maggie, voltou a ser modera? Aeee, parabéns!!! ;)

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Prakeles q dizem q vocal bom é akele q tem agudos extremos, eu cito quatro caras de peso na musica. Existem muitos por ai, eu sei, mas vou so falar desses quatro:

O primeiro: Joe Cocker - A voz rouca desse cara é foda! Fico arrepiado de ouvi-lo cantar. Ele passa todo o sentimento q um artista (cantor) pode passar ao seu publico de maneira brilhante!

O sengundo: Rod Stewart - Esse é outro q tem uma voz rouca, impressionante. Se equivale ao Joe Cocker.

O terceiro: Phil Collins - Putz, esse é foda. Tem uma bela voz, suave, sempre bem encaixada, sem exageros. Canta muito!

O quarto: Freddie Mercury - O maior de todos, dispensa comentarios.

Citei quatro cantores, e nenhum deles fica gritando no mic, estourando as cordas vocais em agudos interminaveis. Isso mostra q vocalista de voz aguda não é o melhor!

O André Matos e todos os outros do mesmo estilo são bom cantores, não dá pra negar. Mas estão muito longe de serem os melhores

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Mas é óbviu que temos q conselhar qnto aos cuidados. Uma que a voz nao eh uma guitarra q arrebenta e pode-se trocar a corda. Outra que ngm quer ser o causador de prejuizos na voz de ngm, outra ainda mais que ngm aqui eh formado em otorrino, fonoaudiologia e mto menos em canto, jah que possui mto poucas faculdades de canto expecificamente aqui no Brasil, e outra mais que explicar "canto" escrevendo é o ó!!! Por isso sempre pedimos o cuidado pra pessoa nao entender errado, e tb, para nao "praticar" na sua propria voz, coisa que talvez pelo organismo desta não exista.

Talvez eu tenha pego pesado demais, mas enfim... O lance é que na maioria das vezes fica se discutindo estas questões menores, e acaba não se discutindo o ato de cantar em si. acredito que todo mundo aqui é relativamente maduro, ao ponto de optar por um estilo de canto, despreendido de todos estes cuidados.


Nao sei se vc entende este ponto de vista, jah q vc curte cantar e nao tah nem ae pra técnica. E tb q eu saiba nao faz aulas de canto.

O fato de discordar, não me impede de entender sempre o outro lado.


Mas cada um eh cada um, quer fuder com a voz, tô nem aí. Não é a minha mesmo.

Não é bem isso... eu particularmente nunca vi ninguem fuder a voz, e olha que ja cara berrando em show do inicio ao fim. Com raras excessões, e vc é uma delas, a maioria da qual ouvi alguma coisa aqui no fórum (destes que manjam muito sobre teoria e cuidados com a voz) me decepcionou profundamente. alguns, vide o famoso Fabio Lione, beiraram o patético.

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Dark Diva
relaxa izack, meu assunto é com o filipi ok.

BozoCareca
Veterano
# mar/06 · Editado por: BozoCareca
· votar


Ed_Vedder
Concordo que a classificação vocal não quer dizer muita coisa. Ponto.

Agora a sua comparação da voz com garrafa de whisky, que se guarda por status somente, é, a meu ver, no mínimo, ignorante. Talvez você se ofenda, e eu não te culpo por isso, mas é estupidez você fazer uma coisa sem saber direito, sem a técnica correta, simplesmente pra "soltar a voz" e fazer bonito. Depois de passados alguns anos, você vai estar cantando tão bem quanto um jacaré. Pior ainda é incentivar isso. Scream for me.

Rato
Veterano
# mar/06
· votar


uia

tem mulheres neste fórum ...vou ficar por aqui \o/


brincadeiras cretinas a parte ... essa paradinha de Dom para cantar é meio embaçado ... sei lá!

fiz curso de canto e lhe digo. Se continuasse eu seria um exímio cantor sem almenos ter algum tipo de dom :_)

este nem é o foco, mas de qualquer forma :)

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


tem um amigo meu, o Raul, q é vocalista.
esse cara passou maus bocados na vida, por conta de um derrame aos 18 anos.
escapou da pior, e teve q reaprender a fazer tudo novamente. sua vontade de voltar a cantar era imensa.

foi chamado pra cantar na banda q esta hj, mas sua voz ainda estava prejudicada. foi atras, fez aulas de canto e hj esta na ativa novamente.
quem ve ele no palco nao imagina o sufoco q foi estar ali de volta. mas ele nao desistiu de seu sonho.
hj a banda ta fazendo muito sucesso aki na regiao de Campinas.

ele canta muito bem e conseguiu realizar seu sonho, e faz de cada show o ultimo. é um show man no palco e todos q assistem um show nosso ficam impressionados com suas performances e maluquices. é um cantor cativante.

e isso é o q importa.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
alguns, vide o famoso Fabio Lione, beiraram o patético.
cara...vcs tao fazendo dele um mito sabiam??? hauahauahu

nao sei pq todos do forum guitarra falam dele...da sua gravacao e tals...

outra coisa....nao eh pq entendemos de teoria, de voz q somos os melhores, se fosse assim os fonos seriam deuses no canto.


eu particularmente nunca vi ninguem fuder a voz
exemplos:
James LaBrie [q teve q operar as pregas vocais]
Sebastian Bach [ouca a voz falada dele]
André Matos [teve altos cistos nas pregas]


me decepcionou profundamente
ó que triste!!!

Eu estudo, treino, pratico pra conseguir melhorar. Mas a pior coisa do canto eh que:

NÃO EXISTE UMA REGRA PRÁTICA PARA APRENDER A CANTAR
NÃO EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA NO MEIO DO CANTO
NÃO EXISTE REGISTROS DE VOZ, TÉCNICAS ABSOLUTAMENTE CORRETAS.

O que existe

São estudos da voz, onde cientistas, fonos, otorrinos, professores de canto vao descobrindo novas coisas, desde musculatura, aparelho fonador, e "ensinam" uma técnica para execução de tal coisa, mas esta que ngm sabe se eh realmente correta, ou muito menos se existe. E principalmente:

CADA UM TEM A SUA VOZ, O SEU ORGANISMO. Se existe técnica para treinar o regristro sobreagudo, se a minha voz NAO TIVER ESTE REGISTRO, nao adianta eu estudá-la que NÃO ACONTECERÁ.


Eu sei, eh sua opinião. Mas meu...na minha, eu penso q ela está meio infundada.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


BozoCareca
ignorante
mas é estupidez
Talvez você se ofenda, e eu não te culpo por isso

Acredite, mesmo assim eu não me ofendo.

Christina Amaral
Veterano
# mar/06 · Editado por: Christina Amaral
· votar


Boa argumentação, Filipe...


vocal nao presta pra nada
Ei!

Dark Diva
Veterano
# mar/06
· votar


Alexandre Souza
relaxa izack, meu assunto é com o filipi ok.

Ué, e quem é izack??? O.o

E, independente do seu assunto ser com o "filipi", o fato de vc postar aqui afeta indiretamente a todos os q estão lendo sobre um assunto q não tem nada a ver com o q vc postou! ;)

************************************************************************************

edbene

Nossa, o Joe Cocker é f*d@ mesmo!!!

Mas o Freddie solta altos agudos sim, não ao estilo vocal de metal melódico, mas ele canta beem agudão!
___________________

O André Matos e todos os outros do mesmo estilo são bom cantores, não dá pra negar. Mas estão muito longe de serem os melhores

Ah, meu, aí é uma opinião unicamente sua. Não a faça como sendo a absoluta. Em outras palavras: não generalize!!! ;)

**********************************************************************************

BozoCareca
Depois de passados alguns anos, você vai estar cantando tão bem quanto um jacaré.

Ahuahuhauha!!! Boa! ;)
________________________

Pior ainda é incentivar isso.

Tb acho! Mas ele tava incentivando?

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Barbara Jolie
James LaBrie [q teve q operar as pregas vocais]
Sebastian Bach [ouca a voz falada dele]
André Matos [teve altos cistos nas pregas]


Então, vc está dando exemplos de pessoas que realmente viveram de musica, profissionais mesmo, não de integrantes de fórum, aspirantes em termos de canto, como todos nós aqui.

Esses caras que vc citou e muitos outros realmente fuderam a voz, mas existe um abismo de diferença entre eles e nós.

Mesmo assim, todos eles continuam cantando, e de uma maneira ou de ooutra, ainda fazem o que gostam.

Sem contar que esses caras abusavam de alcool e das drogas.

Eu sei, eh sua opinião. Mas meu...na minha, eu penso q ela está meio infundada.


Parto do principio de que aqui, ninguem é profissional do canto, logo, todos temos experiencias e relatos infundados.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


BozoCareca
mas é estupidez você fazer uma coisa sem saber direito, sem a técnica correta, simplesmente pra "soltar a voz" e fazer bonito. Depois de passados alguns anos, você vai estar cantando tão bem quanto um jacaré. Pior ainda é incentivar isso. Scream for me.


posso te dar dezenas de exemplos de caras que cantam ha mais de dez anos sem cuidados excessivos com a voz, e não vamos muito longe, aqui no Brasil mesmo existem vários exemplos.

BozoCareca
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Acredite, mesmo assim eu não me ofendo.

Não é pra se ofender mesmo, porque não estou dizendo isso de você, e sim da sua opinião, que ao meu ver, é estúpida.

posso te dar dezenas de exemplos de caras que cantam ha mais de dez anos sem cuidados excessivos com a voz, e não vamos muito longe, aqui no Brasil mesmo existem vários exemplos.

Talvez, mas quem cuida da voz canta por 20, 30, 40 anos e até mais sem maiores problemas. Ainda assim, por favor, enumere alguns desses sobreviventes. Meia dúzia é suficiente.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
te dei exemplos de caras conhecidos.

Mas logico q ngm perderah a voz por praticá-la somente como um hobby, de vez em qndo. E outra nao existe isso de "perder" a voz e "arrebentar" as pregas vocais claro...hauahauhau....
Mas existem precauções a serem feitas. Mesmo para aqueles que a praticam como profissao e mesmo para aqueles que a usam como simplesmente um hobby.


todos temos experiencias e relatos infundados.
talvez nao. Pq se alguns daqui estudam, eh pq estao lidando com profissionais, e se alguns daqui passam o que aprenderam de um profissional, não creio que seja tao infundado assim.

Mas tudo bem, cada um tem a sua opinião neh?

Abraços!

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


BozoCareca

Ok vou enumerar

David Gilmour
Eddie Vedder
Sting
Mick Jagger
Bono Vox
Billy Corgan

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


essa conversa de estudar canto, passar vaselina nas cordas vocais pra mim não tem nada a ver.

eu sou vocalista de uma banda, e nunca fiz uma aula, desafino menos que todas as gravações que ouvi aqui, componho, divido o palco com outro vocalista que tem 15 anos de estrada e nunca estudou, e canta até mais que eu, mas falta alma na interpretação, falta suingue (espero que ele não leia isso).

só não fumo nunca e nem bebo antes dos shows e costumo cantar umas três horas.

depois que inventaram microfone, esse monte de historinha já era.

e que eu saiba a maioria dos grandes cantores nunca estudou canto nem é cheio de frescurinha na voz.

o tempo que eu perderia estudando canto (rsss) eu usei pra estudar violão, guitarra e baixo, e aprendi a compor.

sabe como é , berrar qualquer um berra, já tocar...são anos de estudo...

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Dark Diva
quis mostrar q nem todo vocalista vive de agudo.
O Freddie cantava com agudos tb, mas nao vivia so dakilo.
é o diferença pros melodicos, q so fazem.

e nao estou generalizando, tanto q citei apenas quatro caras q cantam mais q os "agudos" mundo afora. não é minha opiniao, mas a da grande maioria

cantores em geral agradam a todas as tribos. cantores agudos so agradam aos melodicos. ta ai uma grande diferenca.

qualquer um acha q o Freddie foi o melhor.
mas somente os fas de Angra e Shaman acham o Andre Matos o melhor!
ta ai outra diferenca

Barbara Jolie
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
sem cuidados excessivos com a voz, e não vamos muito longe,
ai...vc conhece o cantor de heavy metal e professor de canto o Vinnie Pereira?

Bom, ele tem umsite onde ele faz entrevistas com inumeros cantores desse meio, e vc pode ver lah q todos, mesmo os auto-didatas tomam as suas precauções, sendo com o "mito" da maçã ou qqer outra coisa do tipo.

Segue o site:
www.vinniepereira.cjb.net

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Barbara Jolie
Quem faz aulas tem essa conciencia, nao da nossa parte, mas sim da parte esclusivamente dos professores.

Mas cada um eh cada um, quer fuder com a voz, tô nem aí. Não é a minha mesmo.


Eu fiz aulas e não concordo com isso não.
Acho que cantores (semi)-profissionais tem que cuidar da voz sim, mas não precisam ficar neuróticos com isso.

Sem exageros, tanto dos cuidados quanto do álcool/cigarro. =)

Dark Diva
Aliás, maggie, voltou a ser modera? Aeee, parabéns!!! ;)
Valeu!



Mas a questão fundamental do tópico é a seguinte: vamos ficar discutindo se mel faz mal pra voz ou vamos cantar?
\o/

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza
vou mais alem... depois q aprimoraram os mixer e criaram os processadores de efeito qualquer um canta bem.

é no palco q o cara mostra se é bom, mesmo fazendo coisa simples.

sempre achei o Falcão do Rappa fodão, mas ao vivo eu achei fraco.
no estudio ele arrebenta, mas ao vivo não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desculpem a sinceridade