Novidade: Korg Kronos

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# out/11
· votar


Caro korgman:

Eu coloquei o Dewanatron Swarmatron
não como comparação, coloquei no sentido de
ele ter um som característico e singular, que
poderá um dia ser reconhecido.

Das workstations disponíveis, o Kronos parece não
ter nenhuma concorrência atualmente, realmente
deve ser uma experiência muito interessante passar
horas com ele. Um dia gostaria de experimenta-lo,
apesar de não ser o tipo de equipamento que me seduz...

danielcatolico
Veterano
# out/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


Um dia gostaria de experimenta-lo,
apesar de não ser o tipo de equipamento que me seduz...


Tenho me deliciado nos presets. Provavelmente, levarei meses até ver tudo. Mas do pouco que conheço o amigo Casper, ia se divertir muito com a emulação dos analógicos, usando toda a superfície de controle como os botões na tela virutal, interligando patches (conexões MS20 e MOD7) misturando sínteses. Coisas que são a cara dos colegas Casper e SilvG8...
Experimentem!!!

PS.: OSKronos 1.5, cadê você???!???

Casper
Veterano
# out/11
· votar


Caro danielcatolico:

Agora você falou certo: O MS-20EX é o módulo que certamente
eu mais passaria em frente, seriam horas e horas de
diversão. Outro interessante é o PolysixEX. Como nunca
usei os instrumentos originais (e provavelmente nunca
terei acesso a eles), seria uma experiência muito interessante.

Já o MOD-7, que me parece ser uma emulação avançada
do Yamaha DX7, confesso que eu teria dificuldade para usar.
Síntese FM é incompatível com meu cérebro limitado. Já
consegui destruir várias programações do DX7, eu simplesmente
não consigo entender os fundamentos da coisa. Mas acho
os timbres de e-piano do DX-7 perfeitos, invejo quem
consegue programar em síntese de FM.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


danielcatolico
Provavelmente, levarei meses até ver tudo
Impossivel, no ritmo que estão lançando pacotes de expansão e que os usuários estão criando, vamos ficar literalmente, uma vida inteira para escutar tudo

Esta semana somente que eu consegui carregar uns soms ainda de fábrica, alias dei um Load All, estou com os 2Gb no talo... programando mais 2Gb Urgente

Os Kronos 1.5 cadé você...

Uma coisa que eu quero fazer muito quando a 1.5 chegar é tentar ligar o meu A-pro800 no USB do Kronos com esta atualização, conseguindo isso, aliado ao Kronos Plugin, vou ter uma profunda interação dos equipamentos com a minha DAW Sonar, gravar no Kronos é interessante por não ter que ligar pc, e bla, bla, mas gravar usando a DAW com dois monitores de 23" como eu faço é outra coisa hehehe

Outro recurso que aguardo ansioso é o Kronos Editor, finalmente poder organizar minhas centenas de plugins de maneira mais prática vai ser muito bom

E claro, saber logo do suporte Korg que bendita memória colocar com segurança e onde fazer para não perder a garantia hehe

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Casper

Pois é irmão. Eu menos ainda conheço todas essas coisas. Sempre fico lendo os posts de alguns conhecedores por aqui e outros lugares. Pra ter uma idéia, meu primeiro Synth foi a uns 9 anos, um JV-90. Só vim entender alguma coisinha de síntese com um FantomX7 que tive há uns 6 anos; quando descobri os samples e me interessei por outras formas de sintetizar além dos tones e patches.

O Kronos, abre mais uma porta pra nós que não tivemos ou não teremos acesso a essas "brincadeiras de sintese", mesmo que não venhamos a ser "gente grande". Arquitetar e desenhar sons inéditos é uma brincadeira muito legal. Ainda que não mexa nessas máquinas virtuais, os sons nos remetem com fidelidade aos anos 80 - músicas onde as boas músicas e os synths dominavam... bom demais...


Edson Caetano

Cara, valeu demais os arquivos que me mandou. Dei uma olhada rápida, mas ainda não tive tempo de abri-los pra escutá-los com calma.

Os presets são muito show. O problema é que, olhando um a um, sempre tem aqueles que a gente pára pra fazer uma "ediçãozinha-realtime-teste".

Queria ouvir tudo antes de começar minhas programações. Mas pelo jeito, vou ter que começar antes, a programar minhas COMBIs básicas, SAMPLE-PROGRAMs que uso, etc.

Na nova OS1.5, dentre outras coisas, gostaria de plugar um KorgNanoPad direto no USB. É uma coisa que uso no M3 mas achei meio sem jeito na tela do Kronos.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


danielcatolico
Os presets são muito show. O problema é que, olhando um a um, sempre tem aqueles que a gente pára pra fazer uma "ediçãozinha-realtime-teste".

Verdade, sempre a ediçãozinha tem que rolar, mesmo porque é muito fácil fazer isso, eu na verdade estou gostando é de misturar timbres, muito legal

mas achei meio sem jeito na tela do Kronos.
Tambem acho, meu dedo é grande, a tela tem que ir na pontinha do dedo, realmente tem que pegar as manhãs, poderiam ter colocado uma que nem ipad hehe

ps.. Te mandei mais um arquivo que não lembrava se tinha incluido, confere a sua caixa postal

cristianomusic
Veterano
# out/11
· votar


Áureo,
gostei da sua síntese sobre o kronos se tornar histórico. concordo com o seu ponto de vista.

Edson Caetano,
mandei email agora pra você. vou gostar de ter mais desse trabalho bom com essa máquina rsrs
obrigado !!
abraço

Casper, interessante a demo que voce postou e os seus comentários sobre as situacoes que implicam no
Dewanatron Swarmatron e no kronos se tornarem ou não históricos.

Lembro que nao estou comparando.

O kronos ja entra pra história pelo seu poder de recursos e possibilidades e pelo incrível som.
mas com certeza pra entrar na história por seu inconfundível timbre não será por emular perfeitamente
um polysix ou ter um piano tão incrível. mas sim restando saber se algum som característico dele vai
se tornar esse marco todo realmente mesmo. o tempo irá dizer msm.

Casper, espero que possa "brincar" no polysix do kronos...rsrs....e no MS 20...demais!!


Se alguem quiser, consegui o manual do Techno-Beat em portugues...hehe

Fabio L.
Veterano
# out/11
· votar


Fala galera...

Finalmente peguei o meu Kronos 88 hoje..

É o meu primeiro Korg, mas mesmo assim achei a interface bem intuitiva, é claro que em alguns momentos eu tenho que recorrer ao manual, mas a operação do teclado é bem tranquila..

São tantas opções pra explorar que nem sei por onde começar..Aliás, estou numa situação bem interessante, pois terei um show nessa sexta feira e já vou encarar com o Kronos, ou seja, terei quase 3 dias pra montar as combis/programs pra esse show. Tenso !!

Depois eu posto uma breve análise dele com algumas fotos e talvez um vídeo.

Abs,

Fábio

korgman
Veterano
# out/11
· votar


Olá cristianomusic

Obrigado pelo reporte, realmente excelente grande amigo.

Acho que deveremos esperar para ver qual ou quais sons ficarão históricos no Kronos, mas na minha opinião e claro depois de ver um show do Rudess, acho que o piano alemão será audível em muitos shows por ai, digo isso porque estou usando este piano em meus shows, e bastou escutar o Jordan usando e reconheci o timbre na hora..

Valeu Brother..

Mauro Candido
Veterano
# out/11
· votar


korgman

o Piano alemão do Kronos é o mesmo que tem no SV1?

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


o Piano alemão do Kronos é o mesmo que tem no SV1?

Não sou Korgman, mas posso dizer que não é o mesmo. Três questões básicas:

-1- teste os dois com um bom monitoramento stereo. Verá que o SV1 fica bem atrás em questão de sonoridade. E olha que o SV1 é um piano dedicado, e tem um poota piano.

-2- o gerador de som do SV1 é o "velho" EDS (mesmo do M3). Embora otimizado para piano, é o mesmo que produz outros sons como organ, strings... No Kronos temos um gerador de som dedicado SGX-1 com detalhes que só vi neste tecaldo. Editabilidade, nem se fala...

-3- a amostra do SV1 segue a filosofia sample-ROM de algumas centenas de MB dos teclados mais modernos. Com o Kronos, tratamos de amostras de GB na VMT.

cristianomusic
Veterano
# out/11 · Editado por: cristianomusic
· votar


Fabio L,

Parabéns 2 vezes!! Por entrar no primeiro korg, e em grande estilo, com o kronos!!

Achei legal saber a percepção de operar um korg de alguém que não tinha um antes. Sempre achei a korg bem intuitiva também.

Corajoso !! rsrs estou a 9 dias com o meu kronos 88, mas não consegui colocar ele na estrada.
Nesse período tive um show no final de semana e terei outro nesse sábado, mas como estou com pouco tempo infelizmente ainda não consegui acertar as combis e programs para o que eu preciso.
quem sabe para o próximo final de semana eu consiga.

Dá dó sair de casa pra tocar e ver o kronos lá paradão rs

Não que eu esteja em má companhia, já que estou usando um nord stage 88 e um R3 da Korg, mas quero o Kronos né ? rs

Abraço,

Cristiano

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Como fã de Dream Theather, obviamente do Jordan, não poderia deixar passar este video

http://www.keyboardmag.com/video.aspx?bctid=1231139478001&section=Arti sts

Olha só que tecladinho maneiro que ele esta usando hehe
Finalmente posso dizer que tenho o equipamento, pelo menos, a altura de uma das minhas bandas preferidas

ps...
Reparem só no Suporte do Teclado, que cara mala hehe

Encomendei esta semana tambem, os 3 pedais para o Kronos
EXP-2 / PS1 / DS-1H, vamos ver que possibilidades vão estar abertas para mim, escrevo para vocês podem deixar

edu.coisa
Veterano
# out/11
· votar


Ola galera novamente...

Consegui! Na proxima semana provavelmente estarei me despedindo, com leve dor no coracao, do meu GEM Pro2

e portanto estarei pondo as maos no meu exemplar desta maquina mortifera!! Korgman, realmente nao precisei ir até o estudio da Korg pra ver o seu, como vc disse nao trabalham no fim de semana... mas pude testar na teodoro, foi o 61, mas ja estou decidido e vou pegar um 73.

Meu maior anseio, alem do piano gigante, é misturar diferentes plataformas... Como alguns estao falando, acho q o diferencial e onde o Kronos pode deixar sua marca na historia é que ele pode criar sons até hoje nunca explorados, o que estou dizendo é que vc pode pegar o Dx7 e criar uma cama com o ms20, dentre outras infinitas possibilidades, isso estou dizendo sem nenhum conhecimento, é apenas algo q pretendo explorar, e espero me surpreeender neesse sentido!!

Galera, logo mais precisarei de muita ajuda, nunca tive korg, na verdade nunca achei meu moti es muito intuitivo, e dizem q é um dos mais faceis de mexer... espero nao ficar muito perdido.

Ate logo!!

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Galera, logo mais precisarei de muita ajuda, nunca tive korg, na verdade nunca achei meu moti es muito intuitivo, e dizem q é um dos mais faceis de mexer... espero nao ficar muito perdido.

Que os motifs são grandes máquinas, não se questiona. Mas eu também sempre tive dificuldade de mexer nesse teclado. Particularmente, acho Rolands e Korgs mais intuitivos; onde, você chega (sem conhecer o teclado) toca, faz pequenas edições sem problemas. Nos motifs não vejo essa "simplicidade".


Edson Caetano

Também gostaria de um suporte daqueles. Mas não seria mal todo o resto daquele setup :)

Artref
Veterano
# out/11
· votar


Já que o amigo Sidinho sumiu, hauhauhau, alguém sabe onde encontro um bom sample de sanfona?

fábio_soul
Veterano
# out/11
· votar


Artref

Veja se te agrada o timbre de sanfona da demo a seguir:

http://www.4shared.com/audio/2tiZCRy0/J_chegou.html

Se você gostar, me avisa que eu te passo as amostras .wav dela. Eu peguei as amostras de uma comunidade do Juno-G.

É o sample de um acordeon Todeschini. Acho que o que o Sidinho usa é um sample da Scandali, mas eu, particularmente, acho a Scandali muito "agressiva" e aguda para o que eu uso. O sample da Todeschini é bem denso, e aparece na banda muito bem com o Motif ES. O único problema é que os samples estão sem loop point (não consegui fazer), mas as amostras têm tempo suficiente para tocar numa boa. Nunca senti falta dos loop points.

Abraço

fábio_soul
Veterano
# out/11
· votar


danielcatolico

Com relação a sistema operacional dos Motif's ou dos Korgs, acho que cada um tem suas vantagens e desvantagens. Já tive Korg TR, X50, TR-Rack, já mexi bastante em Trinity, etc, e agora estou com o Motif ES6 há quase dois anos (é quase um recorde de permanência no meu set... hahahahaha).

Tem coisas que, na Korg é bem mais fácil de fazer, especialmente no modo Combi, mas não só nele. No entanto, tem coisa que o Motif faz de forma muito mais prática. Além disso, eu acho que o Motif tem umas "sacadas" que faltam para a Korg até hoje, como, por exemplo, puxar os insert effects dos voices automaticamente na performance/song/pattern. No modo song, você consegue até 8 voices simultâneos com os 2 inserts que cada um tem no modo Voice (total de 16 inserts simultâneos)...

Nem o Oasys tem isso... hahahahahahahahhahaha (brincadeira hein... sei que são dois teclados incomparáveis)

Resumindo, é mais uma questão de adaptação e de lidar com as limitações dos sistemas operacionais.

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Resumindo, é mais uma questão de adaptação e de lidar com as limitações dos sistemas operacionais

De fato, cada um se adapta a forma de mexer no Key. Nos testdrives que fiz, tive dificuldades em todos os Motifs que testei, mas não tive a mesma difuculdade nos Kurz, Roland e Korgs. Nestes últimos, me adaptei quase que instantaneamente.

O que vc chama de "falta dessa grande sacada" é justamente o que não quero que aconteça no Korg. Pra mim, é "ainda bem que isso não acontece"; eu mesmo, quero colocar e regular os efeitos preferidos no meu som (COMBI/SEQ). Se por um acaso eu queira me inspirar em algum efeito original do PROGRAM, basta eu dar um COPY IFX ou MFX.

neto souza
Veterano
# out/11
· votar


Boa tarde pessoal!
Embora tenha um ano mais ou menos que foi lançado o Kronos , não o vejo em bandas, no cenário nacional e internacional, será o pouco tempo de mercado ou será que os proprietários o preferem no estúdio? Estou sonhando com o 73 e quando o tiver em mãos quero colocá-lo na estrada. Vejo muitos motifs nos palcos até pensava em pegar um , agora com o kronos mudei de idéia, porém vejo muitos motifs nos palcos...

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Confere meu link logo acima o Jordan Rudess mostrando o set dele e vai ver seu teclado...

Os músicos profissionais de destaque ganham dinheiro para aparecer com determinadas maquinas, Roland e yamaha sao craques nisso, aí o número de artistas com equipamento próprio é menor

edu.coisa
Veterano
# out/11
· votar


danielcatolico
O que vc chama de "falta dessa grande sacada" é justamente o que não quero que aconteça no Korg. Pra mim, é "ainda bem que isso não acontece"; eu mesmo, quero colocar e regular os efeitos preferidos no meu som (COMBI/SEQ).

Na verdade esse é um quesito que na verdade nunca quero perder... é uma mao na roda. Seria trabalho duplo encontrar um preset mto massa, ou vc editar seu som preferido, mas na hora de colocá-lo no modo combi ter q editar tudo denovo.

fábio_soul
Agradeceria mto se vc pudece me passar o sample ou o link pra puxar!!

neto souza
...não o vejo (o Kronos) em bandas, no cenário nacional e internacional...
Tambem havia pensado nisso, mas acredito eu q o tempo no mercado contribua... temos q ver q ja ha alguns anos o Motif esteve super presente, nao acho q isso possa mudar tao depressa até porque existe o fator patrocinio e muitos trabalhos ja foram desenvolvidos com o proprio motif em estudio. Uma coisa é vc levar 5 instrumentos tops pros palcos em grandes shows pois vc precisa de coisas especificas de cada um deles... outra coisa é o nosso caso q vamos comprar 1 ou 2 instrumentos que nos satisfaça em Tudo.

KBRD
Veterano
# out/11 · Editado por: KBRD
· votar


Além disso, eu acho que o Motif tem umas "sacadas" que faltam para a Korg até hoje, como, por exemplo, puxar os insert effects dos voices automaticamente na performance/song/pattern

Também acho muito mais fácil "puxar" os efeitos das voices para performance/song/pattern no Motif do que no Kronos.
O Motif ainda permite 16 inserts. No Kronos são 12.
No Motif até 8 voices pode ter insert efects. Portanto algumas voices ficam ficam sem efeito nenhum (se estiver usando mais que 8).
No Kronos é mais flexível. Pois o mesmo Insert pode ser utilizados por todos os timbres.
No Motif ainda tem uns efeitos que se aplicam a todos as voices. Mas a lista de efeito disponível não é a mesma dos inserts. É bem reduzida.
No Kronos ainda tem os MTF e os Total FX. E os efeitos disponíveis são os mesmos.

Então é assim, cada sistema tem suas vantagens. Não estou dizendo que um seja melhor que o outro. Só que são um pouco diferentes.



Embora tenha um ano mais ou menos que foi lançado o Kronos , não o vejo em bandas, no cenário nacional e internacional

Já viu algum MOTIF XF na TV ou em algum DVD de show? Eu ainda não ví nenhum. E olha que eu assisto muitos show.

Tem muito MOTIF sim, em quase todo show tem um. Mas ainda são os Classic, os ES, a agora está ficando mais frequente os XS.

Então acho que é uma questão de tempo. Logo vamos ver os XF no palco. E o pessoal que já usava Korg vão migrar pro Kronos com certeza. Esse é o caso do Jordan Rudess.

Mesmo tendo um Kronos, não deixei de ser fã dos Motifs. Tenho um S90ES que é um Motif ES sem sequencer e samples + um baita piano. Pra mim esta dupla está perfeita.

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Seria trabalho duplo encontrar um preset mto massa, ou vc editar seu som preferido, mas na hora de colocá-lo no modo combi ter q editar tudo denovo.

Tanto vc quanto fábio_soul tem razão de de gostar desse artifício. Ele é bom. Mas a mim não serve, ainda mais se estamos falando de combinar mais de 4 instrumentos e colocar os devidos/respectivos efeitos em cada um deles. Só um efeito tipo DRUMKIT usa 5 efeitos simultaneamente. Mesmo assim, se eu quiser copiar, existe um comando tipo "CtrlC+CtrlV" (pelo menos nos Korgs que eu tive tinha).

Outro exemplo (de coisa que não me serve em certos casos) é o admirado MODO SETLIST - há alguns posts atrás. Sem problema, cada um aproveitando o que tem de melhor em suas aplicações, suas supermáquinas....

Artref
Veterano
# out/11
· votar


Fabio, passa a sanfoninha pra mim?

artunucci terra com br

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Acreditam que ainda nem cheguei no set list ainda, esta lá intocado com o factory load, fiz um teste apenas de escrever uma colina da cifra nos coments mais achei muito pequeno, deixa meu iPad fazer a vez de cola hehe

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Acreditam que ainda nem cheguei no set list ainda

Já mexi em todos os botões, mas ainda tô escutando os PRORAMs PRESETS. Tomara que as novas versões de OS não mudem os PCGs originais. Não foi nada divertido quando aconteceu com o OS Expanded do M3.

Artref
Veterano
# out/11 · Editado por: Artref
· votar


Daniel, bora sequenciar coisas bem legais pra casamento e trocarmos figurinhas? Já converteu aquela "My girl" sua? Cara, tava muito boa! Olha só, se você toca a "Viva La vida", eu vou fazer um sequenciamento caprichado dela, hehe. ABraço

danielcatolico
Veterano
# out/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


Grande Artref

Em breve, disponibilizarei todas minhas programações e songs do M3. Até as mais bagunçadas...rs (ColdPlay incluso)

Mas aceitarei sua idéia. Semana que vem, vou dar uma paradinha nos PROGRAMs e experimentar uma conversão SongM3-Midi, Midi-songKronos.

Outra idéia, é exportar as MidiTracks do M3 para arquivos wave, e jogá-las no SEQ do Kronos. O interessante neste procedimento, é que não se gasta polifonia. Alguém vai dizer que isso não é uma preocupação. Mas digo que, ainda que pequenos, há limites na polifonia. É só misturar baterias DoubleDrums com Wavesequences e alguns timbres de 2 Osciladores que a coisa começa a apertar.

Semana que vem eu mando a SNG-Kronos pra os amigos do clube.

fábio_soul
Veterano
# out/11
· votar


edu.coisa

Passa seu e-mail aí que eu envio.

Só lembrando que são mostras wav. Você precisa mapear e configurar no teclado para poder usar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade: Korg Kronos