Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# abr/12
· votar


Del-Rei
Depende um pouco,pra metalzão sim.kkkk
O problema maior dele é o chiado,e talvez a estridência.
Mas eu gosto dele....

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Obrigado pelo "querido". kkkk

O que eu quis dizer é que é tudo igual ou completamente diferente, dependendo do contexto ou do ponto de vista.
Complicado falar em modificar 80 diferentes tipos de pedais e ter milhões de diferenças abissais entre eles (entre os pedais originais e os mods), mesmo porque o circuito básico de muitos são praticamente iguais. Uma equalização diferente? Mas se o amp equaliza também, o falante equaliza, a guitarra equaliza...

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


MMI: O que eu quis dizer é que é tudo igual ou completamente diferente, dependendo do contexto ou do ponto de vista.

Rá!!! Pode ser igual e diferente? ;)

;)

Bilbo
Veterano
# abr/12
· votar


Bom dia!

MauricioBahia

Maurício, com a citação que você fez do Wampler você quer dizer que não vale a pena, por exemplo gastar por volta de $400 dólares em um Rock Box da vida (http://www.rockbox.com/babyblues.htm) , tendo em vista que mais provavelmente ele é "apenas" um circuito de TS9 modificado?

Abs

Velvete
Veterano
# abr/12
· votar


Bilbo

Desculpa me meter... inclusive nem conheço o pedal que vc citou, mas pelo que entendi até vale a pena para o guitarrista.

O problema é que uma platéia dificilmente perceberia as diferenças de um pedal pra outro, principalmente se o público não for músico.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bilbo: Maurício, com a citação que você fez do Wampler você quer dizer que não vale a pena, por exemplo gastar por volta de $400 dólares em um Rock Box da vida (http://www.rockbox.com/babyblues.htm) , tendo em vista que mais provavelmente ele é "apenas" um circuito de TS9 modificado?

Bom dia!!!

Em termos de sonoridade, acho pode não valer a pena. Já em termos de construção, qualidade dos componentes deve ser irretocável! No final das contas, eu não pagaria U$400,00 (deve sair mais ou menos isso com frete) num pedal desse pois não acho bom negócio e provavelmente EU não notarei tanta diferença pra outros U$150,00 mais em conta a ponto de pagar mais por ele. Pô, esse aí é pintado a mão, todo lindão, cheio de chavinhas (que muitas vezes não mudamos de posição, hehe) e eu eu obvio gostaria de ter um!

A questão é, atá quando vale a pena esse valor? Qual benefício timbrístico pra um carinha que tem um amp "modesto", com falante de 8'' traria?

Sabe cara, o motivo do tópico é justamente o debate e não há 100% de certeza no que eu disse por aqui. Veja que em todo momento eu estou pondo a questão em pauta. :)

Abs

De Ros
Veterano
# abr/12
· votar


fernando68

o famoso "efeito placebo" onde a subjetividade é o tom...

Bom, como eu disse, acabei de fazer um teste com vários pedais, todos soando diferente.

Efeito placebo? Acredite, tem pedais que soam mais duros e outros muito mais macios, que são difíceis de tocar e outros que ajudam horrores. Não tem nada de placebo nisso!

Del-Rei

"Sinceramente, galera... Vocês conseguiriam distinguir exatamente cada timbre de pedal tocando num bolo sonoro com uma banda?
"

Não , não consigo. Mas se sou eu quem está tocando nessa banda, pode ter certeza que vou escolher um ao invés de outro porque ele vai me dar as caracteristicas que eu busco para determinado som.

Mas apenas ouvindo, nem me passa pela cabeça o que o cara usou, aí só me interessa as notas, a vibe, as intenções musicais.

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Esse seu debate acabou sendo muito útil... e eu que num abri um tópico desse tipo pensando que um moderador podeia fechá-lo... haha

Bem vamos lá...
Realmente a maioria dos drives, distortions, etc, são muito parecidos... ao público leigo, nem diferença de som se nota...

Ms na verdae, como eles são edições do mesmo pedal... (por exemplo o Screamer), o que os diferencia atualmente são as pequenins diferenças... e saber usar esses pequenos detalhes é que dá uma bruta diferença no som de cada um!

Creio que o pertinente é valorizar o que se enquadra no seu som... e parar de pensar que um drive substituído por outro... é a solução para os timbres! Na verdade são apenas pedais!

Um abraço e espero ter ajudado!

Felippe Rosa
Veterano
# abr/12
· votar


Leomju
Ms na verdae, como eles são edições do mesmo pedal... (por exemplo o Screamer), o que os diferencia atualmente são as pequenins diferenças... e saber usar esses pequenos detalhes é que dá uma bruta diferença no som de cada um!
Eu falei isso na primeira página, ninguém deu bola para essa idéia...
Abçs

l.m.g
Veterano
# abr/12
· votar


A real é que grande parcela do timbre tá na equalização. Usando um equalizador antes do pedal de drive, da pra ir de um fuzz bem fechado até um drive bem ardido. Antes eu achava que tinha que comprar outro drive,, mas estudando bem essa questão de equalização (e o amp tem grande parcela neste quesito) pode se ter uma infinidade de timbres com o mesmo drive.
Hoje, brincando com a minha G2.1nu (nem uso ela pra drive), descobri que o problema dela com drives low gain está justamente na equalização. Fiz o teste assim: diminui ao máximo a frequencia 3.2k na pedaleira (que aqui, ao menos, deixa o som muito feio) e aumentei no equalizer. Melhorou monstruosamente. Isso deve acontecer com outras frequencias, que não testei.
Hoje não me preocupo mais em comprar drives. Mas se aparecer algum handmaker com um equalizador paramétrico de 3 bandas com preço honesto eu piro o cabeção.

Bilbo
Veterano
# abr/12
· votar


Boa noite!

MauricioBahia

Justamente esse ponto que eu levantei é apenas mais um a ser discutido nesse debate...

Agora, com a licença do Moderador (só pra constar: é brincadeira ok?) gostaria de levantar outro ponto: MODS.

Será que no fim das contas elas valem a pena? Como dito anteriormente, no "meio do mix da banda" as modificações seriam perceptíveis?

Abs!

Alex Vaughan
Veterano
# abr/12
· votar


Pra mim a peça mais importante é um bom ampli valvulado.

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


Pra mim a peça mais importante é um bom ampli valvulado.


é uma boa ajuda com certeza....

tudo é válido né cara... bons pedais, bons amplis e etc....

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bilbo: Será que no fim das contas elas valem a pena? Como dito anteriormente, no "meio do mix da banda" as modificações seriam perceptíveis?

Sim, pelo que leio são perceptíveis. No livro do Brian Wampler sobre como modificar pedais ele explica o que cada componente eletrônico de numa Mod faz. Porém, é o que ele diz bem no início do livro:

"Many overdrive pedals are variant of a tubescremer, and most distortion pedals are variant of a MXR Distortion Plus. Even between these they can be mixed and be somewhat similar".

É mais ou menos por causa dessa afirmativa e minha experiência que resolvi abrir o debate! :)

Abs

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Por isso que eu disse que é tudo igual ou minimamente diferente. :-)

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Então, eu acho que as diferenças são perceptíveis sim. PARECE que a questão do timbre está mais ligada a equalização e, como ela é variável, eu acho que é possível "aproximar" sonoridades. Se eu fosse mais paciente, pegaria alguns Tube Screamer like que tenho pra testar.

Imagino o que um pedal equalizador após um pedal desses pode fazer! :) Eu tenho um equalizador de 8 bandas da Behringer, mas como disse, não tenho paciência! haha

Abs

Will Bejar
Veterano
# abr/12
· votar


Velvete
O problema é que uma platéia dificilmente perceberia as diferenças de um pedal pra outro, principalmente se o público não for músico.
Quando tocava na noite, me preocupava muito com um amplificador Marshall VS100 que tinha (além de ele ser muito pesado)... na época achava o som dele maravilhoso!!! Aí uma hora encheu o saco ficar levando aquele trambolho toda semana pra cima e pra baixo, descendo ele pelas escadas do prédio... aí um belo dia resolvi levar um Staner Kute 15w com os 3 pedais da Boss que tinha na época, e no final das contas o "SAC 0800" da banda não teve ligações... hehehehe. Quero dizer, o público nem nota mesmo a diferença entre um "ampzão" e um "ampzinho", um pedal X ou Y... o que vale é ter um som decente e a galera curtir o som!!!

MauricioBahia
A questão é, atá quando vale a pena esse valor?
Cara, sinceramente, eu não pagaria por mais bacanudo que seja ele!!! hehehehe... talvez pq eu não seja um tarado do timbre!!!

Não tive muitas experiências com drives, usei alguns de Zoom, alguns de Boss e o meu amplificador valvulado, que foi o que mais me satisfez até agora!!!
Minha experiência com os Boss (sempre os laranjinhas) é que tendo qualquer um deles vc se vira numa boa!!! Digo, "ah, quero um DS1, um DS2 e um BF2 no meu set pra ter variedade"... mais fácil ter um só e achar o meio-termo na regulagem (tone e dist), já que são quase a mesma coisa!!!

Por isso acabo quase sempre levando só o ampli+cabo+guitarra quando vou fazer algum showzinho por aí...

Velvete
Veterano
# abr/12 · Editado por: Velvete
· votar


Will Bejar

Talvez o guitarrista de quartinho gaste até mais dinheiro e tempo com equipamentos do que um de banda (de pequeno ou médio porte, claro), visto que para estes o "casamento" do som seria primordia.

Eu aqui no meu Amplitube fico girando botão para todos os lados atrás de um som bacana que, no fim, talvez nem fosse percebido num ensaio.

Del-Rei
Veterano
# abr/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
Sim, pelo que leio são perceptíveis.

E pelo que vc ouve.....?

Acredito que as diferenças até possam ser percebidas colocando lado-a-lado. Mas se vc toca no pedal pela manhã, faz a mod e vai tocar novamente de tarde ou de noite (ou dias depois), a percepção efetiva talvez seja quase placebo. Na banda, então...

PARECE que a questão do timbre está mais ligada a equalização

Essa é minha opinião também!!!
Acho que se vc mudar de amp ou de caps (HB/Singles) irá fazer mais diferença do que se mudar o pedal de drive (desde que não mude de um low gain pra um high gain, claro).

MMI
Por isso que eu disse que é tudo igual ou minimamente diferente. :-)

O vídeo que Bahia colocou mostra isso... hehe.


Velvete
Talvez o guitarrista de quartinho gaste até mais dinheiro e tempo com equipamentos do que uma de banda

É uma possibilidade mesmo!!

Um aceno de longe!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# abr/12
· votar


Tenho com os pedais a mesma relação q as mulheres tem com sapatos. Nunca é o suficiente, seja qualitativamente ou quantitativamente. hehehehe. Acho um barato usar vários pedais de drive. Sim, de drive, não curto muito pedais de efeitos. Mas procuro marcar na minha set list qual pedal usar com cada música, senão dá um nó na cabeça. Claro q para a platéia não tem muita diferença, mas pra mim tem. hehehehe

Will Bejar
Veterano
# abr/12
· votar


Velvete
Talvez o guitarrista de quartinho gaste até mais dinheiro e tempo com equipamentos do que uma de banda (de pequeno ou médio porte, claro), visto que para estes o "casamento" do som seria primordia.
A "plateia" do guitarrista de quarto tem ouvido "mais aguçado"... heheheheh...

Velvete
Veterano
# abr/12
· votar


Will Bejar

Além disso, há muitos músicos que não arriscam seu set up principal para determinados shows, reservando-os para os estúdios, por exemplo.

Por isso gosto do Bahia e do Ógner: um tira bons timbres de pedais baratinhos, outro adora nos provar que as VSTs mandam um som bacana! he he he

Will Bejar
Veterano
# abr/12
· votar


Velvete
Por isso gosto do Bahia e do Ógner: um tira bons timbres de pedais baratinhos, outro adora nos provar que as VSTs mandam um som bacana! he he he
Pode crer!!! hahahahahaha

há muitos músicos que não arriscam seu set up principal para determinados shows
Eu sou de outra turma... uso em 95% das oportunidades somente o ampli e guitarra... meu set é simples, então, nem tenho muita alternativa... hehehehe... Fender Strato+Tagima Tube50r +Triefx Guitar.
Digamos assim, eu não sou um cara dos mais exigentes com timbres, só vou mexendo os botões do ampli até chegar num som bacana... piso no footswitch pra ver se tá boa a equalização pra drives tb e pronto. Só quanto mando algo mais sofisticado que pego o pedal pra um chorus ou delay. Sou mais arroz com feijão... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: E pelo que vc ouve.....?

Pra mim, overdrives e distortions, tendo em vista os pedais que tenho, soam parecidos! Veja bem, eu não sou o tipo do cara que fica "duas horas" comparando um pedal como outro.

Na minha visão, o fator primordial é a equalização. Enfim, acredito que se o cara tem um pedal equalizador (ou mesmo timbrando na guitarra), pode alterar drasticamente o som de qq pedal, fora que ainda temos um amp pela frente (com mais equalizadores) e, que pode mudar tudo!

Enfim, eu não vejo razão pra um cara pagar R$400,00 num pedal de overdrive/distortion comum. Vai de Boss, Fuhrmann, Giannini, handmades brazucas, etc. e pronto! Tem gente vendendo Tube Screamer por R$600,00!

Na verdade, como muitos falam e acredito o "poder" tá no guitarrista e no amp!

Abs

inExperienced
Veterano
# abr/12
· votar


Cara eu tenho o Boss Blues Drive e o Mxr Custom Badas' 78 e em determinadas regulagens eles soam bem semelhantes.

Del-Rei
Veterano
# abr/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
Pra mim, overdrives e distortions, tendo em vista os pedais que tenho, soam parecidos!

Pois é. Essa é minha opinião também. Esse foi um dos motivos de ter dado uma parada na GAS de pedais, embora comprar pedais seja muito divertido, hahaha. Soava tudo muito parecido pra mim.

Com algumas exceções. Tanto o SD-1 quanto o TS808 soaram estridentes demais no meu amp... enquanto outros (Barber, Visual Sound, Red Witch, Hardwire...) soavam bem mais encorpados, mas bem parecidos entre si. O que diferenciava mesmo era a quantidade de ganho. E claro que os que têm mais equalizações disponíveis (Hardwire) podem ser mais versáteis, mas não pelo tipo de drive, mas pela equalização. Como vc falou.

Tem gente vendendo Tube Screamer por R$600,00!

Isso é culpa do SRV!!!

Um aceno de longe!!!

Will Bejar
Veterano
# abr/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


Del-Rei
Isso é culpa do SRV!!!
Isso é culpa dos manés que compram por esse valor... hehehehehe...

Samuel Silvino
Veterano
# abr/12
· votar


Se os pedais tem o mesmo efeito eles tendem a soar quase iguais.
Ou você quer que um SD-1 soe como um Chorus?

Will Bejar
Veterano
# abr/12
· votar


Samuel Silvino
http://loldailyfun.com/wp-content/uploads/2012/03/Pink-Floyd-Facepalm. jpg

Helington
Veterano
# abr/12
· votar


Realmente também tenho a impressão de que a grande maioria dos pedais de drive soam muito parecidos. Já tive a oportunidade de possuir varios pedais e constantemente troco ou compro porque achei esse ou akele com um som mais legal mas na verdade ou são baseados em TSs ou em MXRs. Aí ainda tem aqueles que simulam som de váuvulas que podemos considerar também uma série à parte. Já possuí Jackhammer, SD1, TS9, MXR Distortion III, Metal Zone,....ainda tem outros que não são relevantes.... atualmente tenho um Ts808, Amp Simulator NIg ( o único do qual ainda não consegui me disfazer) e um TS9DX. .....mas o que vale realmente é a alma, a mão do guitarrista que chamamos de "pegada" pois não importa qual seja o pedal, percebi que sempre chego no mesmo timbre e só fico feliz quando consigo alcançá-lo....abçs!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?