Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Led Zé

Concordo com a opinião de vcs, mas como eu disse EU não confio...
Já tive alguns chineses, lindos, maravilhoss e de renome.
Pouco tempo de uso já deram pau.

Tenho dois amps da déc da 90 (SOldano e Mesa Mark), nunca deram qualquer problema.

Pode haver exceção, mas para mim a regra é clara: entre USA e CHINA, fico com o primeiro.

ps: mas é questão pessoal!

henriquelhrf2
Veterano
# jul/12
· votar


edalko
Desde a "comédia" do King of Tone do Analogman, que prometeu um pedal revolucionário que seria o melhor de todos, mas no final se tratada de dois Bluesbakers ligados em série

Bluesbreaker I ou II ?

Adair Neto
Veterano
# jul/12
· votar


Como a maioria dos overdrives são baseados no TS9 e a maioria das distorções, no Mxr Distortion+, é só ter um de cada e ser feliz ;D

Sou da mesma opinião que o Bahia. E no final das contas, sempre acabo tirando um som parecido (a gente busca o que nos agrada).

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

Bacana o post!

Cara, eu sei que você não postou a evolução do seu equipo pra se gabar! Nem pensei em você e, por sinal, eu mesmo já postei algo parecido. hehe Foi apenas um comentário geral. :)

Valeuuuu!!!

Adair Neto
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Pensando no que você disse lá no começo, olha o review desse pedal:


Vai desde o Tube Screamer a Fender, Marshall e Hi-Gain

edalko
Veterano
# jul/12
· votar


Adair Neto
MauricioBahia
Sou da mesma opinião que o Bahia. E no final das contas, sempre acabo tirando um som parecido

Fantástico!!!
Aqui acho que é o ponto da consagração timbrística do guitarrista.
Seja mudando uma coisa ou outra vc acaba buscando aquele som que para vc te agrada e na verdade, é o TEU som!

Eu acabo alterando um ou outro equipamento, mas para dar uma polida no som que eu gosto de tirar com a guita. Acho que o guitarrista busca sempre isso.
Porém, com mais informação e com mais conhecimento dos equipos consegue mais ráoido essa façanha.

Não é a toa outro dia que li uma entrevista não lembro de qual guitarrista que foi fazer um show num determinado lugar e não tinha nenhum equipo disponível, daqueles que acostumavam a usar. E viu o Santana tocando com um amp Fender e tal, mas o som do cara era igual. Ou seja: vale a timbragem do equipmento e a pegada!

henriquelhrf2
Veterano
# jul/12
· votar


Adair Neto

Qdo li que "Vai desde o Tube Screamer a Fender, Marshall e Hi-Gain", nao botei fé, ate por ser um pedal de distorção, mas o video mostrou q eu tava errado. Esse pedal é incrivelmente versatil e o timbre é foda!

krz4fx
Veterano
# jul/12
· votar


Só pra polemizar: o próprio Brian Wampler que escreveu o livro onde diz que os overdrives e distortions existentes vem basicamente dos TS e MXR Distortion tem uma linha de mais de uma dúzia de overdrives e distortions...

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


krz4fx: o próprio Brian Wampler que escreveu o livro onde diz que os overdrives e distortions existentes vem basicamente dos TS e MXR Distortion

hehe. É verdade. Eu tenho esse livro e cito isso no 1º post do tópico. Essa afirmação do Wampler foi o ponto de partida pra eu criar o tópico.

A prova: http://imageshack.us/a/img39/7956/wamplerpag65.jpg

:)

ps. fonte "How to Modify Guitar Pedals: A complete how-to package for the electronics newbie on how to modify guitar and bass effects pedals" - B. Wampler

krz4fx
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

É até engraçado a obsessão que a gente tem por drives; quase ninguém fica comprando vários chorus, flangers, delays, reverbs, phasers, etc. Mas quando o assunto é drive, parece doença: quase todos os guitarristas que conheço (brasileiros e estrangeiros) estão sempre à procura do drive "perfeito". Pra mim, como ele só existe por um período de tempo, começa todo o ciclo de novo.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


krz4fx: É até engraçado a obsessão que a gente tem por drives;

Fetiche puro!

:)

krz4fx
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Fetiche puro!

Pena que Freud não era guitarrista; talvez pudesse explicar.

\m/ \m/

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adair Neto: Pensando no que você disse lá no começo, olha o review desse pedal:

Tomara que seja isso tudo mesmo! Seria uma decepção pagar mais de R$300,00 (sem contar o frete) num pedal de drive, aparentemente normal, e depois descobrir que é mais uma "cópia da cópia da cópia" do circuito que o pessoal postou nos fóruns da vida ou que na verdade é um kit da BYOC o GGG.

Abs

henriquelhrf2
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

Pois é... não tenho idéia do custo de produzir um pedal desse, mas suponho que não passe de 100 reais... cobrar + de 300 é complicado...

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


henriquelhrf2

O lance é que tem marcas de componentes que são mais caras que outras. Potenciômetros Alpha (com camisinha) e jacks Neutrik por exemplo. A fiação interna também conta. A qualidade da solda, confecção da placa de circuito, caixa e estampa. Isso sem contar o desenvolvimento do projeto, custo homem/hora e garantia pro consumidor. Nesse somatório, eu acho que um pedal "simples" pode passar de R$300,00.

Olhando "por fora", eu não vejo nada que me apeteça. Mas sem tê-lo na mão, fica difícil avaliar, a não ser pela descrição do site. No caso do Overdrive:

" O PEDAL F!RE OVERDRIVE é feito com componentes selecionados um a um – como a chave 3PDT true bypass e o diodo de germânio – no nível dos melhores pedais “de boutique” do mundo. A sensação de tocar com o nosso OVERDRIVE é a de “plugar” a sua guitarra em um amplificador valvulado, dados a incrível dinâmica e o timbre que foi conseguido com muita dedicação da nossa equipe, a fim de respeitar a “personalidade” de cada músico, instrumento e amplificador, indo de uma leve saturação a um Drive pesado e refinado."

A descrição é bem otimista, mas eu, faz tempo, prefiro a minha própria descrição! :)

Abs

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Se vivessemos em regime de comunismo timbristico, todos com os mesmos pedais. teriamos meia duzia de topicos e uns poucos reviews no forum...

Jinkxs
Veterano
# jul/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Já disse aqui que pedal para os guitarristas é como sapatos (ou bolsas) para as mulheres.... na verdade precisamos mesmo (90% dos casos) de apenas um TS + um Boost pra solos, mas quem disse que nos contentamos só com isso....

E pra aprofundar essa comparação..... um sapato pode deixar a mulher mais sexy, mas se ela for feia galera.... não tem jeito!!!

Com relação aos pedais e a mesma coisa.... ele pode dar um colorido a mais no timbre, mas se o músico for ruim, nada adianta....

Del-Rei
Veterano
# jul/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
A sensação de tocar com o nosso OVERDRIVE é a de “plugar” a sua guitarra em um amplificador valvulado

Essas coisas que me fazem pensar bem antes de comprar.
Pelo menos esse aí soube usar as palavras: Ele disse que a sensação é a mesma, mas não o som... Embora ele tenha tentado passar que o som é o mesmo, hehehe.

Mas na boa, acho muito difícil conseguirem isso... E se conseguissem, esse pedal custaria uns 600 reais...................................... no mínimo.

E vocês parem de atiçar minha GAS, hehehe.

Adair Neto
Vai desde o Tube Screamer a Fender, Marshall e Hi-Gain

Fala aí!!
Cara, não assisti ao vídeo ainda (aqui no trabalho não abre).
Qual pedal é?

Mas só pela descrição, já achei meio prepotente e vaga ao mesmo tempo.
'Prepotente' por dizer que um pedal tem todos os timbres clássicos que se buscam em marcas consagradas, que tantos sonham em conseguir.
Se isso for verdade mesmo, nossos problemas se acabaram com esse pedal, heim.... Mas acho difícil......

E 'vago' porque Marshall e Fender têm mais de 400 amps diferentes, que soam diferentes. Hi-Gain então, nem se fala... TS é um pedal que pos si só tem mais fama do que qualidade.

Mas vou assistir depois esse vídeo.. Me deixou bem curioso!!
\o/

Um aceno de longe!!!

Adair Neto
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei
Beleza! O pedal é o Fire Custom Shop (da Cabrera) Ultimate Distortion. Não é que ele tenha exatamente o timbre de um Marshall e tals, é que ele chega num timbre parecido. Mas o que quer dizer é que é um pedal bem versátil. Pelo vídeo, pelo que vejo dos guitarristas usando, é muito bom.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Nossa velho, valeu por indicar esse livro do brian wampler.

explorer4ever
Veterano
# jul/12
· votar


Fala galera. Só pra acrescentar mais um ponto devista. eu acho que algumas marcas de pedais como death by audio, fairfield circuitry têm pedais de overdrive que podem ter TAMBÉM o som dos famoso verdinho, mas que conseguem ter outras searas de timbres além da que o famoso verdinho tem. No overdrive da fairfield circuitry(barbershop overdrive) tem um botão SAG que dá ao pedal caracteristicas muito bacanas e aos meus ouvidos. Em regulagens mais comuns me lembra o Klon. Mas só se eu quiser. O som que tiro dele é bem diferente. Rasgado e aberto como nenhum outro overdrive que tive ou toquei. Outro interessante é o interstellar deluxe overdrive da death by audio. Já distorções, além de eu não gostar muito, acho tudo parecido. Mas acho que entre um Rat (lm308) e um Emma Reezafratzitz, acho tudo que precisaria. E eles são diferentes e soam maravilhosos. Espero ter acrescentado algo. Valeu

explorer4ever
Veterano
# jul/12
· votar


...e eu gostaria de saber porque, qualquer um de nós que fosse muito rico, teria os mais caros pedais em seu board e digo mais, os defenderia como o fazem amigos meus que tocam em trabalhos grandes e dizem que a diferença do som, dentro de um aparato de palco grande de show business, é bem mais relevante do que em casa. Todos afirmam que as diferenças aumentam conforme o volume e potência de som do show ao vivo..

Del-Rei
Veterano
# jul/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


explorer4ever
Todos afirmam que as diferenças aumentam conforme o volume e potência de som do show ao vivo..

Fala, cara!
Bom, não sou expert em sonoridades e timbres, mas concordo em partes com essa frase.

Concordo no ponto em que quanto mais volume, mais evidentes ficam as características de cada drive. Eu mesmo só gosto de dar opinião sobre drives depois de testá-los bem alto.
O problema é que pra perceber essa diferença significativa, é necessário um volume de show mesmo, bem alto, e de preferência numa caixa com falante de 12".

Mas o problema é que quando se fala em som ao vivo, me vem à cabeça a idéia de tocar em banda, naquele bolo sonoro com a bateria esporrenta e talvez uma segunda guitarra, que às vezes acaba "brigando" com a primeira. E nisso, o timbre que foi calmamente equalizado e regulado, vai pro saco.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jul/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Adair Neto
é que ele tenha exatamente o timbre de um Marshall e tals, é que ele chega num timbre parecido.

Opa... Entendi. Aí sim.

Acabei de assistir ao vídeo.

Como você falou, achei PARECIDO com os timbres que ele citou. Mas eu acho que parecido, qualquer drive pode chegar, se for devidamente equalizado/ajustado.
Ou seja, o assunto principal do tópico, hehe.

Achei que o que ficou mais parecido foi com o drive da Fender, apesar dele estar tocando com uma Fender Strato, que por si só as Stratos já deixam o som bem característico.

Bacana, gostei do pedal... Mas não atiçou a GAS, hehehe.
Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Versatilidade podemos encontrar em varios pedais mas poucos tem personalidade no ganho. Quando ouvimos certos timbres já começamos a imaginar o pedal que o cara usa, se for um desses faz tudo fica iumpossivel. Não da pra saber quando " Esse timbre é um GT2 simulando Fender" ou " Hi Gain bluesy".

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


explorer4ever: ...e eu gostaria de saber porque, qualquer um de nós que fosse muito rico, teria os mais caros pedais em seu board e digo mais, os defenderia como o fazem amigos meus que tocam em trabalhos grandes e dizem que a diferença do som, dentro de um aparato de palco grande de show business, é bem mais relevante do que em casa. Todos afirmam que as diferenças aumentam conforme o volume e potência de som do show ao vivo..


Cara, se isso fosse verdade, os "pros" não usariam Boss e MXR direto nos sets. Isso é fato, basta ver os equipos dos "pros". Um exemplo:]

Pro Pedalboards 2010 - Satriani, Alice in Chains, Dave Matthews Band, Eric J, Bonamassa
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246522/

ou

Vídeos de Grandes Guitarristas Falando Sobre Seus Equipamentos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228383/

Abs

Flavio Jr.
Veterano
# jul/12
· votar


colocando no assunto do titulo do tópico

testei o boss od3 over drive e ele tem um ganho muito forte
com muit sustain e punch soando como um distortion
otimo pedal por sinal

explorer4ever
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

Fala meu velho. Eu não quis dizer que isso é uma verdade absoluta, mas de certa forma acho que a galera que usa Boss é (não na totalidade) a galera mais old school. Sim, bandas como avenged sevenfold também usam, mas as bandas mais novas e guitarristas mais contemporâneos estão cada vez mais buscando sons diferentes. Acho que quem usa só para empurra um all tube se sai bem com pedais mais clássicos. Mas quem gosta de inovar, tá correndo atrás das inúmeras marcas novas e quase novas que estão aflorando pelo mundo todo. Canadá, Austrália, Eua. Mas enfim, o comentário que fiz foi para pensarmos mesmo. Não teve teor de verdade absoluta. Valeu.

explorer4ever
Veterano
# jul/12 · Editado por: explorer4ever
· votar


Del-Rei

Fala man. O que ajuda estes caras a continuar ouvindo o belo som que tiram é tocar com fones in-ear, e também ouvir as gravações dos shows direto da mesa. E complementando, na verdade falam muito sobre diferença sonora das modulações, que muitos pedais em baixo volume enganam(mm4, nova modulator, m5,m9, mas "dizem" quem quando o bicho pega, estes pedais soam artificiais. Eu nunca tive nenhum desses então não sei dizer. Drives posso dizer e na real, não troco os meus pedais por nenhum, nem em alto nem em baixo volume. Valeu!

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


explorer4ever
O que ajuda estes caras a continuar ouvindo o belo som que tiram é tocar com fones in-ear

Mas isso acaba sendo diferente de ouvir o som real, do amp. O som do in-ear é o amp microfonado, equalizado na mesa e jogado pros fones....

A intenção do in-ear é retorno. Se o timbre está excelente ou uma porcaria, é indiferente, porque não é o som real.
:/

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?